Pesquisar este blog

TCM

sábado, 28 de fevereiro de 2009

TRILHAS DE MIRACEMA.

Trilha da Mata da Beijaúba.

Atoleiro - Fazenda do Sr. José Augusto Tostes.

Rampa de Vôo Livre - Morro da Ventania.

Rampa de Vôo Livre - Morro da Ventania.


Alto da Trilha do Telefone - Fazenda União.

Trilha do Telefone - Fazenda União.

Final da subida do Morro da Garganta -Areias.





SOBRE O TCM - TRAIL CLUB MIRACEMA RJ.

O TCM - TRAIL CLUB MIRACEMA RJ - foi criado em 1º de abril de 2006, como entidade sem fins lucrativos, sua missão principal é promover o motociclismo off-road nas modalidades trail, enduro, cross country e motocross no município de Miracema RJ.

Participação Social

Através do convivo junto às comunidades da zona rural e distritos de nosso município, o TCM passou a desenvolver um trabalho de cunho social, como por exemplo: distribuição de brinquedos e roupas “Trilha do Papai Noel”, plantio de árvores” Caminhada Ecológica 2008”, apoio junto a organização de eventos esportivos de outras modalidade.

Composição Atual

O Presidente, Vice-presidente e Diretores são pessoas que têm trabalho próprio e se dedicam ao clube pelo mero prazer em ajudar tanto ao próprio clube quanto ao esporte que escolheram praticar.



Da Es. para dir. - Derossi. Paulinho, Hudson e Luciano.

Abaixo relação dos mesmos e respectivos:
  • Presidente - Paulo Roberto Poiani Guimarães.
  • Vice-Presidente - Hudson da Silva Carvalho.
  • Diretores Financeiros – Luciano Poeys Seraquini.
  • Conselho Fiscal – Adalberto Tostes.
Edson Wander Campos Bastos.


Aos 15/09/2008, após decreto na Câmara Municipal de Miracema foi sancionada pelo Emxº. Sr. Prefeito Municipal a Lei nº 1.227 que concede o título de Utilidade Pública ao TCM, tendo como autor o Vereador Juedyr Orsay.

Localização
A sede do TCM fica na Rua Marcílio de Poly nº 69 – Bairro Boa Vista – Miracema RJ - CNPJ nº 08.193.953/0001-25
e-mail: trailclubmiracema@hotmail.com


sábado, 21 de fevereiro de 2009

1ª POSTAGEM DO BLOG DO TCM


(TRILHA DO TELEFONE - FAZENDA DA UNIÃO)


A PARTIR DE HOJE ESTAREMOS DIVULGANDO NOTÍCIAS RELACIONADAS AO MOTOCICLISMO OFF-ROAD NACIONAL E MUNDIAL, COM PRIORIDADE AOS EVENTOS REALIZADOS, PARTICIPAÇÕES DO TCM EM TODA REGIÃO E MOSTRAR AS BELEZAS NATURAIS DE NOSSO MUNICÍPIO.













O QUE É TRAIL . E QUANDO SURGIU NO BRASIL.


1ª Edição do Enduro da Independência - passando em Tiradentes MG.
  • O TRAIL surgiu no Brasil, na década de 70, quando os amigos apaixonados por motos, carentes por um lazer alternativo para os finais de semana, procuraram uma forma de fugir da rotina, formando um interminável ciclo de amizades e confraternização.
  • A topografia do Brasil extremamente favorável, aliada à ausência de lazer de massa e pela limitação dos clubes campestres, tornou-se em pouco tempo propicio a prática deste esporte.

O ENDURO surgiu do Hobby de fazer Trail.
  • QUE É ENDURO ?
  • A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência.
    Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado em trilhas (caminho, picada). Estas trilhas podem ser constituídas de estradas abandonadas ou secundárias, estradas pavimentadas ou não.
    Sendo assim, uma competição de trail ou enduro de regularidade, associa geralmente a resistência do piloto e da moto, ao longo das irregularidades de uma trilha, seguindo as orientações básicas descritas em planilha (mapa indicando o caminho) e a média de velocidade em cada trecho da competição, confeccionada pela organização da prova. Não se engane, em muitos trechos tem que acelerar pra valer para permanecer na média.
    Vence a prova aquele que obtiver maior regularidade nos diversos trechos do percurso, que não pode estar adiantando e nem atrasado durante a prova. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.
    As provas normalmente duram algumas horas, mas podem ter longos trajetos, com duração de vários dias, passando por diversas Cidades e Estados.

    Desta forma, máquina e piloto têm que estar sempre bem preparados, em sintonia para enfrentar as dificuldades do percurso.
    Para cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido e para cada segundo adiantado corresponde a 3 pontos perdidos. São tolerados alguns segundos de atraso sem perder pontos com PC. Esta tolerância depende do regulamento da prova e por categoria do piloto. No caso do piloto passar adiantamento essa tolerância não é permitida. O piloto que perder menos pontos, é considerado o vencedor da competição.
  • O Enduro de Regularidade é praticado exclusivamente no Brasil. Em outros países se pratica o Enduro F.I.M., que é uma modalidade onde todo o trecho é bandeirado e não é necessária a planilha. O Enduro FIM mistura trechos de velocidade cronometrados com trechos de regularidade e deslocamentos.

Abaixo uma matéria de como foi criada a mais tradicional prova de enduro de Regularidade no Brasil, o Enduro da Independência.


Na história do Brasil há um relato sobre uma viagem efetuada por D. Pedro I do Rio de Janeiro até Belo Horizonte, para tentar o apoio mineiro à causa da Independência, já defendida por São Paulo e Rio.

Isso foi em 1822, poucos meses antes da Independência. D. Pedro I e sua comitiva de mais 8 pessoas, cavalgou por 15 dias, e esse trajeto ficou conhecido como "Caminho Novo" e posteriormente como "Estrada Real".

O Trail Clube de Minas, com total apoio da Honda estava pensando em criar uma prova de longa duração para difundir o Enduro nacionalmente, pois já era praticado nas trilhas de Minas Gerais. E a Rede Globo estava planejando uma comemoração especial e diferente para a Semana da Pátria.

Daí surgiu o Enduro da Independência !

Após 5 longos meses de preparação, levantamento da trilha em bases de registros históricos, muitas viagens Rio - Belo Horizonte, finalmente chega setembro !

Serão 800 Km, percorridos em 3 dias !

São 440 motos, divididos em 220 duplas de pilotos, que irão disputar esse grande desafio, enfrentando chuva, lama, poeira, frio, e cansaço, pelas trilhas da Estrada Real !