Pesquisar este blog

TCM

domingo, 31 de maio de 2009

PREPARAÇÃO PSICOLÓGICA DE PILOTOS: O DIFERENCIAL PODE ESTAR NA CABEÇA!

Preparação psicológica é fundamental para o sucesso nas pistas.
MotoX.com.br - Texto: Fabiano Mello* - Fotos: Maurício Arruda / Arquivo MotoX.

Extremamente competitivo, o motocross exige nível máximo de concentração.

É preciso ressaltar que um piloto de Motocross ou Supercross hoje em dia cada vez mais precisa adquirir o status de atleta. Isso significa pensar a sua preparação para um campeonato do ponto de vista técnico, tático, físico e psicológico. Sabemos que apenas o talento não é suficiente para construir um campeão com uma carreira sólida.

O cuidado no desenvolvimento de cada uma das características acima resultará em alta performance. Nenhuma dessas características pode ser pensada isoladamente, e sim como complementares numa preparação eficaz.

Um exemplo disso está no fato de muitos pilotos sentirem dores no antebraço como se "travassem" no decorrer de uma corrida ou treino. É obvio que essa sensação é fisiológica, ou seja, acontece no corpo e os pilotos realmente a sentem, porém, muitas vezes a causa é de fundo emocional. A ansiedade manifestada em tensão excessiva provoca esse tipo de reação.

Uma boa preparação psicológica contempla técnicas para controle da ansiedade e dos níveis de ativação, manutenção do estado de atenção/concentração ideal, regulação dos níveis de estresse, etc. Ou seja, variáveis cognitivas que bem administradas podem trazer um diferencial no rendimento do piloto.

Rodrigo Selhorst foi um exemplo disso na temporada 2008. Desde o primeiro contato com o piloto, pôde-se perceber que se tratava de um atleta muito talentoso e com várias características de um campeão. Durante toda a temporada buscou-se o desenvolvimento de algumas competências psicológicas específicas aliadas ao objetivo (meta) de ser campeão brasileiro na categoria MX2.


Rodrigo Selhorst comemorou o título Brasileiro de Motocross MX2 em 2008. Para alcançar o número 1 piloto trabalhou, além da técnica e do físico, a parte psicológica.

O resultado não foi outro. O trabalho desenvolvido para que o piloto chegasse a sua máxima performance na hora planejada e seu foco que em nenhum momento foi perdido, foram algumas das "armas secretas" para a conquista do título.

Concluindo, hoje em dia com o alto nível alcançado nas competições nacionais e internacionais, é preciso que o piloto que busca alcançar sua melhor performance esteja familiarizado com seu estado emocional conhecendo suas limitações e suas potencialidades de modo a explorar o que se tem de melhor e criar estratégias para melhor administrar suas características emocionais.

*Fabiano Mello é psicólogo esportivo, atualmente trabalha com o piloto Rafael Faria e já trabalhou com pilotos como Rodrigo Selhorst e Rafael Zenni.
Email: fabiano@bottomello.com.br


sábado, 30 de maio de 2009

ZANOL SUPERA ADVERSIDADES PARA CONQUISTAR O BI-CAMPEONATO PORTUGUÊS DE ENDURO.

Numa prova difícil, brasileiro conquistou o bicampeonato em Portugal. Felipe Zanol enfrentou contratempos como uma penalização no primeiro dia de prova e a notícia de um acidente com seu pai no Brasil
Redação Motox.com.br - Fotos: Luiz Fernando Gondim Ribeiro

Felipe Zanol enfrentando o difícil percurso da última etapa. Piloto brasileiro ficou sabendo pouco antes da prova que seu pai havia se acidentado no Brasil.

Além da preocupação com a prova, e os apenas 2 pontos que o separavam do segundo colocado, Zanol teve uma preocupação a mais durante esta etapa final. Muito ligado a família, antes das provas, o brasileiro sempre conversa com o pai, Jaci Zanol, que mora em Belo Horizonte (MG). Isso tranquiliza o piloto antes de encarar os desafios. Desta vez, Zanol não conseguiu contato e esta foi uma preocupação a mais para o piloto. Apenas alguns instantes antes da largada, finalmente o campeão ficou sabendo que, durante uma trilha, Jaci fraturou um osso da perna (tíbia). Mesmo com mais de 60 anos, o Sr. Jaci Zanol, se mantém ativo no off-road até hoje. Apesar do susto e da lesão, felizmente Jaci já encontra-se em recuperação. O pai é o grande exemplo para Zanol, fonte da enorme determinação do agora bi-campeão português.

Veja também: Copa Pakato de Enduro promete disputas acirradas em Guararema

Mesmo tranquilizado pelos familiares, manter-se concentrado e focado certamente foi um desafio, mas o mineiro foi para a prova disposto a conquistar mais este título. Com muito Sol, apenas na última volta do sábado e domingo, é que a chuva esteve presente de uma forma muito complicada, valorizando ainda mais sua conquista. “Achei que iriam terminar a corrida antes, devido a tempestade que caiu no domingo, o vento era muito forte e não se via nada nas trilhas colocando em risco a segurança dos pilotos, mas graças a Deus deu tudo certo”, comentou Zanol. Devido à chuva no domingo, a organização acabou cancelando a última passagem pelo extreme teste visando à segurança dos pilotos.

Sem tempo para comemorar: piloto mineiro parte para a Hungria, onde disputará nos dias 30 e 31/5, o Europeu de Enduro.

Após a disputa da penúltima etapa do campeonato português em Rio Maior, Zanol partiu para esta prova final do campeonato precisando ficar a frente de seu concorrente, o português Gonçalo Reis pelo menos em um dia de corrida e foi o que aconteceu no domingo. Depois de vencer o primeiro dia de prova (sábado) na somatória das especiais, o piloto da equipe CRN-Yamaha-Motofundador acabou cometendo um erro e foi penalizado em dois minutos na entrada da última assistência (pré finish), caindo para o quinto lugar geral. Com este resultado, a vitória seria o único resultado para o brasileiro conseguir o titulo e ela só veio na última especial do segundo dia do evento. “Acabei falhando no primeiro extreme e tive que fazer uma corrida intensa atrás da vitória, cheguei a última especial com 2,9 segundos de desvantagem, mas consegui vencer a especial por 12 segundos e a vitória no fim do dia foi de 9 segundos, realmente um duelo muito grande”, explicou o campeão.

O piloto da ASW conseguiu assim se tornar bi-campeão português de enduro absoluto, mantendo o numero 1 para o próximo ano. “Gostaria de agradecer a minha equipe e a meus patrocinadores que sempre me apoiaram e a todos que acreditaram na minha vitória, esse titulo é pra vocês”, desabafou o piloto ao final da corrida - que teve três voltas no sábado e quatro no domingo.

Felipe Zanol mal pôde comemorar o segundo titulo consecutivo, pois já tem seu próximo desafio agendado: a disputa da segunda etapa do campeonato europeu de enduro, que acontece no próximo final de semana, dias 30 e 31 de maio na cidade de Tokod- Hungria. Neste campeonato Zanol ocupa a vice-líderança. Integrante da equipe CRN-Yamaha-Mofundador, Felipe Zanol conta com o patrocínio de ASW, Mr Pró, Ateliê do Gesso, Água Mineral Ingá e Print Press.

Classificação final:

Categoria Absoluto:

1. Felipe Zanol, 219 pts
2. Gonçalo Reis, 190 pts
3. Paulo Felicia, 179 pts
4. Mário Patrão, 166 pts
5. Gustavo Gaudêncio, 134 pts




quarta-feira, 27 de maio de 2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

AMERICANO DE MOTOCROSS - 1ª ETAPA - NOTÍCIAS DO BALBI.

26/05/2009 - Blog do Balbi – 20 pontos na cabeça.


Olá amigos do blog ! Como todos sabem no último sábado aconteceu a tão esperada abertura do AMA Motocross. Estava muito ansioso nos dias que antecederam o evento. Muitas coisas aconteceram nas últimas semanas e tive que me controlar ao máximo para tomar as melhores decisões com patrocinadores, equipes e etc. Este ano o campeonato foi reformulado para somente um dia de evento, ou seja, treinei na moto do Team Solitaire somente na quarta para no sábado estar 100%.

Ansiedade de lado, finalmente chegou o sábado e a hora de entrar na pista chegou. Estava confiante e fui muito feliz para o primeiro treino, porém as coisas começaram um pouco complicadas...Dei uma volta devagar, reconhecendo a pista e na segunda volta tive que parar porque o escapamento da minha moto quebrou...

Incrivelmente, o escapamento zero, estourou. Acredito ter agarrado em uma das gigantescas canaletas da pista. Parei no pit e o Max logo começou a trocar o escapamento. Quando ia voltar a pista o treino já tinha acabado. Confesso que isso me abalou um pouco, já que a pista tinha muitos saltos diferentes e eu não pude treinar e nem mesmo fazer uma volta rápida para me classificar.

Fui para o segundo treino bem tenso e sem nem mesmo conhecer a pista enfiei a mão rs...Dei 2 voltas logo no inicio, sem forçar tudo para garantir a minha classificação. Parei no pit, mudei a suspensão porque não estava me sentindo muito confortável e fui para outra volta.

Saí logo atrás do Tedesco. Vinha junto com ele a volta inteira e em uma das decidas da pista tomei a linha de fora, pois achei que era mais rápida ao saltar o duplo. Descendo descobri que ainda tinha muita lama na recepção e a moto agarrou e eu acabei passando por cima do guidão, virando de frente.

Caí feio. Muito feio... Não lembro muito bem o que aconteceu. Daí em diante, apaguei e quando voltei a mim, vi que minha cabeça além de não estar funcionando perfeita, estava sangrando bastante.

Fui levado para ambulância e confesso a vocês que eu estava muito confuso neste momento. Fui atendido pelos médicos que ao tirar meu capacete descobriram um corte bem grande na parte traseira da cabeça.

Sentia muito mal e por um momento achei que tinha jogado tudo por água abaixo. Felizmente, os médicos da AMA tem uma estrutura incrível e são muito bem treinados. Após uma mini cirurgia com 10 pontos internos e mais 10 externos o pior tinha já tinha passado.

Saí do ambulatório e os médicos me aconselharam a não correr. Fiquei muito triste, mas pedi a Deus que me ajudasse a tomar a melhor decisão. De uma coisa eu tinha certeza, ele já estava lá comigo durante todo o tempo e graças a ele nada mais serio aconteceu. Algo dentro de mim me disse você pode.

Cheguei no caminhão da equipe, comi algo rápido e o Max, como sempre, já tinha arrumado a moto que se empenou bastante no tombo. Coloquei o equipamento e lá estava eu, pronto para mais uma largada. Não tinha uma posição boa no gate já que só dei aquelas 2 voltas para me classificar.

Cai o gate.......................segunda,terceira,quarta,quinta marcha. A largada de Glen Helen é algo sensacional !! Larguei no bolo e cruzei a primeira volta em 14º lugar. Larguei bem, mas confesso a vocês que após tudo que aconteceu pela manha, estava muito assustado e não estava nem um pouco agressivo como de costume nas primeiras voltas. Os primeiros 15 minutos de corrida foram muito difíceis. Errava muito e estava com dificuldade para me concentrar. Errava bastante. Não treinei quase nada pela manha e não acertava as linhas da pista. Fui ultrapassado por alguns pilotos. Em um momento cheguei a andar em vigésimo, mas aos poucos fui melhorando. Recuperei algumas posições e no fim da corrida terminei a prova na 17ª colocação.

Descansei no intervalo e fui para ambulância trocar o curativo da cabeça. Conversei mais um pouco com os médicos e saí de lá me sentindo melhor pois eles me assustaram muito tentando não me fazer correr a primeira bateria, porém ao voltar lá me disseram que estava muito bem fechado e que eu dei muita mais muita sorte pois poderia ter sido algo muito mais sério.

Agradeci muito a Deus mais uma vez e fui para a segunda bateria.

Dessa vez larguei muito mal e fechei a primeira fora dos vinte melhores. Estava bem mais tranqüilo e por mais que não estivesse agressivo como de costume, com muita cautela fui recuperando posições. Alguns pilotos caíram e aos 20 minutos de corrida estava já em 16º lugar.

Daí em diante meu preparo físico começou a fazer diferença. Comecei a chegar no pelotão da frente e com a adrenalina da disputa, finalmente me sentia como o Balbi que eu conheço rs... Briguei muito com o M.Byrne, T.bowers e também com o mais novo piloto chegado da Nova Zelândia, J.Mcdonald.

Acredito que andei muito bem nas últimas voltas de corrida, saindo de 16º para 13ª colocação. Além de ter tirado muita diferença para o piloto C.Cooper, que foi o 12º colocado.

Com certeza, após tudo que aconteceu, saí de Glen Helen bem feliz. Foi um dia difícil, muito duro e um dos mais difíceis da minha carreira. Lutei com todas as forças que tinha e graças a Deus consegui transformar o que poderia ser um péssimo dia num excelente resultado.

Estava muito preocupado com o a minha cabeça e fui ao médico hoje pela manhã. Está cicatrizando muito bem, vou descansar o resto da segunda e se Deus quiser, amanhã, terça, volto a treinar. Agora é trabalhar duro. Treinar mais com o equipamento novo e que venha a próxima corrida.

Agradeço muito a Deus por toda a proteção e por ter me dado força para ir em frente. Agradeço a torcida e vibração positiva de todos vocês brasileiros que torcem e acompanham o Balbi. É claro que sem meus patrocinadores, que são quem paga a conta e me dão condições para estar aqui lutando pelas cores verde e amarela. Obrigado a 2B Racing e os patrocinadores Mart Plus, Consórcio Realizar, ASW/FOX, Orbital. Também a Silva Mattos (ASW/FOX),a MR Pro, L’acqua di Fiori e LEM.

Balbi.

Acessem e comentem no Blog do Balbi : www.balbi.blogspot.com

domingo, 24 de maio de 2009

VEJA O QUE MUDOU PARA O CAMPEONATO AMERICANO DE MOTOCROSS 2009.


A MX Sports, empresa organizadora do Lucas Oil AMA Motocross Championship, vai estrear hoje várias mudanças no formato do campeonato. O AMA Motocross, Campeonato Americano de Motocross é realizado desde 1972, e vai começar a temporada deste ano hoje, dia 23 de Maio, no circuito de Glen Helen, na cidade de San Bernardino, na Califórnia. Serão 12 etapas, sendo que a última será no 05 de Setembro em Steel City, na Pensilvânia.


CORRIDAS SERÃO AOS SÁBADOS
A mudança mais significativa para a temporada 2009 do AMA Motocross é que as corridas serão aos sábados à tarde, e não mais aos domingos. Depois das experiências das etapas Thunder Valley, que foi num sábado à noite, e Steel City, que foi num sábado à tarde, a MX Sports e a AMA resolveram que todas as etapas de 2009 serão aos sábados à tarde, com toda a programação, treinos livres, treinos cronometrados e corridas num mesmo dia. Um outro ponto alterado para 2009, será que entre o início e o fim do campeonato, haverá quatro finais de semana sem corrida, para as equipes e pilotos poderem descansar e retomarem as energias.


ALTERAÇÃO DA SEQÜÊNCIA DAS ETAPAS
Também foram feitas alterações quanto a seqüência das etapas. Para facilitar a logística das equipes e também para reduzir custos, algumas etapas foram trocadas de datas em relação à 2008. As pistas onde foram disputadas as doze etapas da temporada 2008 serão mantidas para 2009. Até a sexta etapa as etapas de 2009 serão na mesma sequencia de locais de 2008, sendo que a sétima etapa realizada em 2008 em Budds Creek, será em Spring Creek. A oitava que foi em Unadilla, será em Washougal. A nona etapa que foi em Washougal, será em Unadilla e a décima etapa que foi em Millville, será em Budds Creek.

ESTE ANO SERÃO OITO ETAPAS DO WMA
O WMA, Womens Motocross Association, fechou uma parceria com a MX Sports e as etapas do campeonato Americano de Motocross Feminino este ano terá oito etapas e elas serão disputadas também no sábado. O WMA a cada ano vem crescendo em número de etapas, na organização e também dentro das pistas, com as garotas evoluindo muito a cada ano. Veja o calendário completo do WMA no final da matéria.


NOVOS NOMES DAS CATEGORIAS
O nome das categorias do AMA Motocross também mudam para 2009. A Motocross passa a ser 450, e a Motocross Lites passa a ser 250, como eram antes do domínio total das motos 4 Tempos, quando as categorias se chamavam simplesmente 125 e 250. A entrada das categorias no dia da prova também irá mudar. Em 2009 a categoria 450 (ex-Motocross) será a primeira a ser disputada, depois virá a 250 (ex- Motocross Lites). Depois novamente a 450 entrará na pista, e a última bateria do dia será a segunda da categoria 250.


CAMPEÕES TERÃO QUE USAR NÚMERO 1
Os campeões do ano anterior em suas categorias, serão obrigados a usar o número 1 em seus numbers plates, ao contrário do que acontecia até o ano passado, quando podiam usar o número do ranking. E os números laterais deixaram de ser exigidos de forma destacada, sendo que as equipes estão usando aquele espaço para divulgar seus patrocinadores. Ryan Villopoto, campeão da temporada 2008 na Motocross Lites, atual 250, este ano vai estrear na categoria 450 e terá como grande adversário Chad Reed e sua RMZ450 (foto), já que o campeão da temporada passada, o americano James Stewart, não vão correr o AMA Motocross este ano.


CALENDÁRIO DO LUCAS OIL AMA MOTOCROSS 2009 :
Primeira etapa - 23 de Maio
Glen Helen Raceway
San Bernardino (Califórnia)
www.glenhelen.com


Segunda etapa - 30 de Maio
Hangtown Motocross Classic
Sacramento (Califórnia)
www.hangtownmx.com


Terceira etapa - 06 de Junho
Freestone Raceway
Wortham (Texas)
www.freestonemx.com


Quarta etapa - 13 de Junho
High Point Raceway
Mt. Morris (Pensilvânia)
www.mxnationals.com


Quinta etapa - 27 de Junho
Thunder Valley MX Park
Lakewood (Colorado)
www.mxthundervalley.com

Sexta etapa - 04 de Julho
Red Bud Track and Trail
Buchanan (Michigan)
www.redbudmx.com


Sétima etapa - 18 de Julho
Spring Creek MX Park
Millville (Minesotta)
www.springcreekmx.com


Oitava etapa - 25 de Julho
Washougal MX Park
Washougal (Washington)
www.washougalmx.com


Nona etapa - 15 de Agosto
Unadilla Valley MX Park
New Berlin (New York)
www.unadillamx.com


Décima etapa - 22 de Agosto
Budds Creek MX Park
Budds Creek (Maryland)
www.buddscreek.com


Décima primeira etapa - 29 de Agosto
Motocross 338
Southwick (Massassuchets)
www.moto338.com


Décima segunda etapa - 05 de Setembro
Steel City Raceway
Delmont (Pensilvânia)
www.mxnationals.com


CALENDÁRIO DO WMA 2009 (CAMPEONATO FEMININO):

Primeira etapa - 23 de Maio
Glen Helen Raceway
San Bernardino (Califórnia)
www.glenhelen.com


Segunda etapa - 30 de Maio
Hangtown Motocross Classic
Sacramento (Califórnia)
www.hangtownmx.com


Terceira etapa - 06 de Junho
Freestone Raceway
Wortham (Texas)
www.freestonemx.com


Quarta etapa - 13 de Junho
High Point Raceway
Mt. Morris (Pensilvânia)
www.mxnationals.com


Quinta etapa - 27 de Junho
Thunder Valley MX Park
Lakewood (Colorado)
www.mxthundervalley.com


Sexta etapa - 25 de Julho
Washougal MX Park
Washougal (Washington)
www.washougalmx.com


Setima etapa - 29 de Agosto
Motocross 338
Southwick (Massassuchets)
www.moto338.com


Oitava etapa - 05 de Setembro
Steel City Raceway
Delmont (Pensilvânia)
www.mxnationals.com


Texto by Jorge Soares
Foto by GuyB

sábado, 23 de maio de 2009

ONG AMINATUR REALIZA MAIS UM CAMINHADA PARA COLETA DE LIXO EM NOSSA CIDADE.

No último domingo dia 17/05/209 a ONG Aminatur (Amigos da Natureza) realizou mais um caminhada para coleta de lixo em Miracema, no período entre as 14:30 e 16:30, foram recolhidos 10 sacos de lixo, no trecho entre a Usina Santa Rosa e a fazenda da Dª Iara Ramos, tabalho realizado com alegria e por um ideal, fazer alguma coisa pela natureza. Convidamos você a fazer parte conosco deste movimento ecológico em Miracema RJ. .

Aminatur é uma ONG sem fins lucrativos de Miracema-RJ que luta pelo meio ambiente saudável e consciente em nossa região.
Membros da ONG: Coordenadores: Melqui Duarte, Wesley, Celeste. Secretários: Marlene, Rafael, Zoreth. Tesoureiros: Joaquim (Kimzin), Paulinho. Dir. Esportes: Paulo Santos, Adalberto (PM), Paulinho. Rel. Públicas: Bertho Júnior, Nicelson, Zoreth. Dir. Social: Joaquim (Kimzin), Reginaldo( Re), Dilson. Cons. Fiscal: Reginaldo (Re), Nicelson, Tão Sardela, Adalberto, Lourival.


A ALEGRIA DOS MEMBROS DA ONG .

Visitem o flog da AMINATUR: http://fotolog.terra.com.br/aminatur

sexta-feira, 22 de maio de 2009

MAIS UM BRASILEIRO REALIZA O BACKFLIP.

Fred Kyrillos completa manobra com sucesso nos Estados Unidos
Redação MotoX.com.br

O último domingo, 17/05/2009, foi especial para o piloto Fred Kyrillos. O paulista, que segue com uma série de treinos e apresentações nos Estados Unidos, realizou pela primeira vez um Backflip, manobra em que a moto completa um giro para trás.

O salto do atleta de Motocross Freestyle foi registrado em vídeo, assim como sua emoção pelo sucesso na realização da manobra. Confira abaixo as imagens do piloto da equipe Ride and Party:

Party:

domingo, 17 de maio de 2009

BRASILEIRO DE MX - ETAPA CANOAS - RS - SEGUNDO DIA DE COMPETIÇÕES.

Wellington vence etapa do Brasileiro de Motocross. Leandro sofre acidente e abandona.

17.05.2009

WELLINGTON GARCIA MX 1.
Vinte mil pessoas assistiram neste domingo (17/05), em Canoas, Rio Grande do Sul, o piloto goiano Wellington Garcia, da equipe Honda/Mobil/Pirelli/Oakley/Reebook, vencer a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e assumir a liderança da classificação geral da categoria MX-1, com 67 pontos. Ele superou o seu companheiro de equipe, Leandro Silva – até então o líder absoluto -, que sofreu uma queda na sequência de costela que antecede o salto de chegada e abandonou a prova com suspeita de fratura no pulso. Na MX-2, a vitoria foi comemorada por outro piloto Honda, o paranaense Jean Carlos Ramos.

Apesar da vitória, Wellington teve dificuldades para chegar ao primeiro posto. Ele largou na terceira posição, atrás de Roosevelt Assunção, piloto Suzuki/Petrobrás e de Jean Carlos. Ele teve dificuldades para ultrapassa-los, só obtendo sucesso há oito minutos para a bandeirada final. Roosevelt se cansou e foi batido.

“Foi um ótimo resultado. Tive problemas na Mx-2 e consegui me recuperar na 1, conquistando, além da vitória, a liderança da classificação. Só lamento pelo meu companheiro de equipe que sofreu um acidente e, infelizmente, teve que abandonar a corrida”, disse Wellington.

DOMINGO PERFEITO

JEAN RAMOS - MX 2.

Mx-2 – Um domingo perfeito para o paranaense Jean Carlos Ramos. Pela manhã foi o piloto mais rápido dos treinos cronometrados, anunciando que estava disposto a lutar pela vitória na bateria a todo custo. Sua disposição se confirmou à tarde, ao fazer uma largada perfeita e se distanciar volta a volta dos seus adversários, isolando-se na ponta.

A briga ficou para as posições intermediárias. Wellington Garcia que teve dificuldade no início da corrida – ele largou em oitavo – rapidamente chegou ao segundo lugar. Começava aí uma desesperada perseguição a Jean, protagonizando os melhores momentos da categoria. O resultado foi uma queda na décima primeira volta e a perda de uma posição que foi retomada por ele minutos depois. A diferença entre Jean e Wellington que era de 9 segundos, subiu para 21. Mesmo assim, Wellington voltou a buscar o primeiro lugar. Sereno, Jean administrou a vantagem e, certamente, encerrou o domingo bastante feliz. O catarinense Cristopher Castro chegou em terceiro.

“Foi um dia 100 por cento. Larguei na frente e a pista me favoreceu . Imprimi um ritmo forte e consegui abrir uma boa vantagem. No final foi só administrar o primeiro lugar no pódium. Agora é continuar me preparando forte e, se eles deixarem eu largar na frente, com certeza irei buscar o título deste ano”, afirmou.

EVERALDO LIMA 85 CC.

85 CC – Uma bateria que parecia cheia de alternativas. Endrews Armstrong fez uma boa largada e dominou por seis voltas, sugerindo que iria repetir os bons desempenhos registrados nas duas etapas anteriores. Ele, entretanto, não contava com o ritmo forte de Everaldo Rodrigues Lima que não permitiu que ele se descolasse do pelotão intermediário. Pilotando com muita técnica, ele conseguiu superar o primeiro colocado e receber a bandeirada de vitória.

“A pista estava muito difícil. O sol forte me desgastou, mas mesmo assim consegui chegar até o fim e vencer”, afirmou bastante extenuado. Ele, entretanto, não deixou de destacar que este resultado o coloca no páreo do título da temporada.

MARCOS ROBERTO CRF 230.

CRF 230 – O equilíbrio é a marca desta categoria. Com motos Honda genuinamente nacional, a categoria tem registrado uma boa aceitação entre os pilotos que se preparam para atingir outros patamares no motocross nacional. Por esta razão quem larga bem garante uma grande possibilidade de comemorar a vitória. Ontem, em Canoas, a situação não foi diferente. Marcos Roberto Rosa pulou na frente, conseguiu se distanciar sem cometer nenhum erro e superou seus adversários. O destaque foi para o piloto Richard Bruno Rezende, o Piaba, que largou em último com problemas no freio e, mesmo assim subiu ao pódium ao terminar a corrida em quinto lugar. Ele havia vencido em Canelinha.

“Foi uma vitória difícil. Nesta categoria largar bem é fundamental por ser uma bateria bastante equilibrada e todos os pilotos estarem praticamente no mesmo nível. Melhor para mim que consegui manter uma boa distância dos outros competidores”, afirmou Marcos Roberto.

RESULTADOS

MX 1 – (Motos 2 tempos de 100 até 250cc e 4 tempos de 175 a 450 cc. Pilotos de 15 a 50 anos)

1 – Wellington Garcia Matos (Honda/Oakley/Mobil/Reebook/Pirelli) Goiás

2 – Roosevelt de Freitas Assunção (Suzuki/Petrobrás) São Paulo

3 – Jean Carlos Ramos (Honda/Oakley/Mobil/Reebook/Pirelli)

4 – Cristopher Castro (2B/Consórcio Realizar/Mart-plus) Santa Catarina

5 – Swian Zanoni (Honda/Oakley/Mobil/Reebook/Pirelli) Minas Gerais

MX 2 – (Motos 2 tempos de 100 a 150cc e 4 tempos de 175 a 250cc. Pilotos de 15 a 50 anos)

1 – Jean Carlos Ramos (Honda/Mobil/Pirelli/Oakley) - Paraná

2 – Wellington Garcia (Honda/Mobil/Pirelli/Oakley) Goiás

3 – Cristopher Castro (2B Racing/Consórcio Realizar/Mart-Plus) Santa Catarina

4 – Roosevelt Assunção (Suzuki) São Paulo

5 – Swian Zanoni (Honda/Mobil/Pirelli/Articular) Minas Gerais

85 cc (Motos 2 tempos de 70 a 105cc e 4 tempos de 75 a 150cc. Pilotos homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos)

1 – Everaldo Rodrigues Lima (Honda/Racing/ASW) – Goiás

2 – Endrews Armstrong (Dunas/General Motos/Flash Power) Paraná

3 – Anderson Pereira – São Paulo

4 – Cézar Zamboni (Honda/Mobil/Pirelli) Mato Grosso

5 – Gustavo Rorato (Brasil Racing/Motul/Todeschini) RJ

CRF 230cc (Motos 230 Honda. Pilotos de 14 a 55 anos)

1 – Marcos Roberto Rosa Moraes (IMS/Novamoto/Caldebrás) São Paulo

2 – Germano Hermesmeer (Grilo Motos/Auto Posto Santa Rosa) Santa Catarina

3 – Nivaldo Viana (Sanmellmotos/ET Racing) São Paulo

4 – Alex Costa de Lucena – Sergipe

5 – Richard Bruno Rezende (2 B/Consórcio Realizar/Martplus) Minas Gerais

sábado, 16 de maio de 2009

BRASILEIRO DE MX - ETAPA CANOAS - RS - PRIMEIRO DIA DE COMPETIÇÕES.


MX 3 - CRISTIANO LOPES.

16.05.2009

O paulista Cristiano Lopes (BM Motos/Jundiaí/IMS/Casa Mário) venceu neste sábado, em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a categoria MX-3 da terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Milton Becker, o Chumbinho, (Pro-Tork/TBT/Dipro) chegou em segundo. Mariana Balbi (2B Racing/Consórcio Realizar/Martplus/Orbital), que havia se transformado na primeira mulher a vencer uma prova do Brasileiro de Motocross, em Canelinha, Santa Catarina, não repetiu a performance e chegou em terceiro lugar. Neste domingo (17/05) a etapa terá as disputas das categorias principais da competição: MX-1, MX2, CRF Honda e 85cc.

O resultado retirou Mariana Balbi da liderança geral da categoria. Ela caiu para a segunda posição, dois pontos atrás de Lopes que assumiu o primeiro posto. Ele tem 67 pontos contra 65 de Mariana. Cristiano que ficou em quinto lugar quando Mariana venceu, comemorou bastante seu desempenho.

“Aqui em Canoas foi diferente de Canelinha. Prevaleceu o preparo físico, Treinei bastante e acertei a moto. Lá teve muita chuva”, afirmou

Mariana não fez uma boa largada. Mesmo assim o seu resultado tem que ser aplaudido. Largou em décimo, reclamando que foi tocada na largada, e imprimiu um ritmo forte fazendo uma corrida de grande recuperação.

“Estou tranqüila. O resultado foi bom para o campeonato. Agora vou buscar de novo a ponta. Não fiz uma boa largada mas consegui chegar em terceiro”, lamentou.

Participaram desta bateria 35 pilotos. Eduardo Saçaki, o japonês voador, que retornou às pistas depois de um grave acidente há quatro anos, ficou com a décima terceira colocação.

MX JÚNIOR - HECTOR ASSUNÇÃO

MX Júnior – O paulista Hector de Freitas Assunção viveu um dia de ponteiro. Foi o mais rápido nos treinos cronometrados e, ao posicionar-se no gate de largada para disputar a bateria, repetiu o desempenho anterior, saindo em segundo, assumindo a liderança e mantendo o posto até a bandeirada da vitória. A briga ficou pelos segundo e terceiro lugares entre Gabriel Gentil, Rodrigo Rodrigues e Marçal Muller. Melhor para Gabriel que conseguiu se distanciar dos seus adversário conseguindo ter uma melhor performance na sequência de costelas do percurso na parte final do circuito.

“Trabalhei forte durante toda a semana. Cheguei aqui com esperança de vitória e graças a Deus eu consegui o meu objetivo. Digo isto por que as minhas dificuldades são muitas. Sou piloto privado, e mesmo assim tenho conseguido bons resultados”, afirmou Hector, bastante emocionado.

RODRIGO RIFFEL 65CC.

65 CC – Teve de tudo nesta bateria. Quedas, troca de posições e a perda da vitória do piloto por não ter observado a bandeira médica. Assim podemos resumir a disputa da categoria, classificada como a que mais emocionou, após a MX-3, ao público que compareceu ao motódromo Parque Eduardo Gomes. No final a vitória ficou com Rodrigo Riffel que estava em segundo lugar, após ter também ocupado a liderança, beneficiado pela punição de 30 segundos sofrida pelo ponteiro Wilgner Francisco. Um piloto se acidentou e recebia atendimento na pista. Mesmo assim Wilgner ficou com a quarta posição.

“Eu fiz a minha parte. Estive na frente, cai três vezes, me recuperei e cheguei em segundo lugar. Infelizmente ele foi punido. Felizmente estava em segundo e fiquei com a vitória”, comemorou Riffel.

ENZO LOPES 50CC.

50 CC – A segunda prova disputada nesta tarde de sábado (16/05) foi quase uma repetição da Mx Júnior. O gaúcho Enzo Lázaro Lopes saltou na frente na largada, manteve esta posição até a terceira volta e depois se desconcentrou, permitindo a aproximação de Guilherme Torres que vinha forte logo atrás. Empurrado pela torcida local, Enzo voltou a acelerar forte e se distanciou dos demais adversários até confirmar a vitória com cerca de 10 segundos na frente. Enzo também foi o mais rápido nos treinos cronometrados e manteve a tocada forte também na disputa da bateria.

“Foi muito bom ter ganhado em casa. A prova não foi muito fácil. Tinha muitas canaletas. Mas larguei bem, mantive o ritmo e depois comemorei com a nossa torcida”, explicou Enzo.

A categoria 50cc também teve a disputa de uma outra bateria da segunda etapa, de Canelinha. A forte chuva que caiu no motódromo forçou o cancelamento da competição e seu adiamento para a etapa de Canoas. Enzo voltou a vencer.

RESULTADOS

MX 3 (motos 2 tempos de 100cc até 150cc e 4 tempos de 175cc até 450 cc para pilotos masculinos de 35 a 55 e feminino de 21 a 55 anos)

1 – Cristiano Lopes (BM Motos/Jundiaí/IMS) São Paulo

2 – Milton “chumbinho”Becker (Pro Tork) Santa Catarina

3 – Mariana Balbi (2 B Racing/Consorcio Realizar/MartPlus/Orbital) Minas Gerais

4 – Vagner Lachi (Free Way/SK Sports/Enzo Suspensào) Paraná

5 – Márcio Rogério – São Paulo

MX Júnior (Motos 2 tempos de 100 até 150cc e 4 tempos de 100cc até 250cc – Pilotos homens de 13 a 17 anos e mulheres de 13 até 25 anos)

1 – Hector de Freitas Assunção (Honda) São Paulo

2 – Gabriel Gentil (Rinaldi/Motoshop/TBT) Santa Catarina

3 – Gustavo Bonaventura (Honda/Pirelli/Mobil/ASW/Oakley) São Paulo

4 – Marcal Muller (Sobre Rodas/ASW/Ramarim) Rio Grande do Sul

5 – Gabriel Montenegro - São Paulo

65 CC (motos de 2 Tempos de 59cc até 65cc. Pilotos de 7 a 12 anos)

1 – Rodrigo Riffel (Lem Motor EMX/ASW/Tolokko) Santa Catarina

2 – Gustavo Pessoa –São Paulo

3 – Gustavo Alves Santos (Bil preparações/Minchev Modas) Goiás

4 – Wilgner Francisco – São Paulo

5 – Kioman de Jesus Navarro (Rinaldi/Tonin Bala/Governo do Estado de Goiás) Goiás

50 CC (motos de 2 tempos até 50cc, monomarcha, automática, aro 10 na traseira e até aro 12 na dianteira. Pilotos de 4 a 9 anos)

1 – Enzo Lazaro Lopes (Leomotos/Canaan Honda) Rio Grande do Sul

2 – Guilherme Torres – Sergipe

3 – Gabriel Gomes dos Santos (Chulin Motos/Sementes Vedovatti) Paraná

4 – Carlos Tavares Evangelista (Brasil Racing/Rx Graphics) São Paulo

5 – Pietro Grazik – Santa Catarina


Fonte: www.cbm.esp.br

Estados Unidos sedia campeonato de Supercross para motos elétricas.




Primeiro Supercross de motos elétricas ocorreu em Las Vegas.


A fabricante suíça de motos elétricas “Quantia”, conquistou esta semana a primeira e a segunda posição no primeiro duelo multimarcas de Supercross sem gasolina (motos elétricas). Sua rival, a marca norte-americana Zero Motorcycles, já anunciou a revanche.
O campeonato que aconteceu em Las Vegas, no dia 1 de Maio, partiu com as Zero X como favoritas, porém os problemas mecânicos do piloto Ryan Dudek, permitiram as motos Quantya, teoricamente menos potentes, garantirem a primeira e segunda posição respectivamente.
Uma das propostas desta modalidade era ver uma resposta do público em relação às motos totalmente silenciosas. Mas ao mesmo tempo, isto era uma preocupação para o organizador do evento, que optou por uma idéia no mínimo diferente; tocar música estilo Metal para acompanhar as silenciosas motocicletas.
Segundo as críticas que chegam dos Estados Unidos, o público pareceu não apoiar esta ideia a fundo, preferindo ficar ouvindo o som das suspensões trabalhando dentro das pistas.
O vencedor da prova foi o piloto Brian Roth, seguido de seu companheiro de equipe David Lodermeier ambos da marca Quantia.

Fonte: www.mxracing.com.br

sábado, 9 de maio de 2009

EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO - 2.


Uma lição de vida.
A superação de Éderson Lópes, o Panda, que mantém sua paixão pelo esporte após um sério acidente
MotoX.com.br
Texto: Maurício Arruda (com colaboração de Matheus Honori) - Fotos: Arquivo Pessoal.


Panda, com o fundamental apoio da família, preparando-se para voltar a pilotar uma motocicleta.

A história do mineiro Éderson Lopes está desde sua infância ligada ao motociclismo fora de estrada. O piloto de Belo Horizonte, mais conhecido como Panda, começou a acelerar ainda criança no motocross na categoria 60cc. O ano era 1998 e ao longo do tempo os títulos vieram fortalecendo a paixão pelas pistas. Campeão da Copa Skol Minas, campeão da Copa Turinhos Motos, Vice-campeão Mineiro de Motocross, foram várias conquistas nas classes 80cc, 125cc e Força Livre.

Ex-piloto de freestyle, Panda sofreu um sério acidente em 2006 que deixou-o paraplégico.

Em 2004 o atleta passou por uma mudança em sua carreira focando uma nova modalidade, o Freestyle Motocross, que começou a praticar e dedicar a maior parte do seu tempo. O sucesso foi enorme com várias apresentações pelo Estado de Minas Gerais ganhando ainda mais destaque por ser na época um dos poucos pilotos da região a realizar manobras de alto nível. Os convites para novas apresentações levaram Panda a outras localidades do país e também a participação na principal equipe brasileira da modalidade.

Em 2006 o piloto viajou ao Pará onde faria uma apresentação. Durante os treinos um acidente mudou drásticamente a vida de Éderson. A queda provocou sérias lesões na coluna e deixou o atleta paraplégico. Superar este novo desafio passou a fazer parte do cotidiano de Panda, que continuou acompanhando o esporte junto com amigos frequentando as pistas com um quadriciclo adaptado. Fazer trilhas com o veículo acompanhando o sogro "Tonin Róia" e a equipe Os Pererecas de Barbacena (MG), foi outra atividade que alimentou o sonho de voltar a pilotar uma motocicleta. "As vezes eu ia à pista com meu amigo Léo para vê-lo treinar, mas na verdade eu queria mesmo era que ele desse uma volta comigo em sua moto", conta Panda.

Um banco especial e suportes para as pernas foram desenvolvidos no projeto que teve a frente Helon Lopes, pai do piloto.

Recentemente, pesquisando na internet, Éderson encontrou informações de um piloto norteamericano, também paraplégico, que pratica motocross em uma moto adaptada. Sem pensar duas vezes ele, o sogro "Róia" e seu pai Helon resolveram tentar o mesmo. Com recursos que tinham em casa mesmo, e com Helon no comando em apenas duas semanas o projeto pioneiro no Brasil estava pronto. A adaptação americana conta com sistema de marcha elétrico e embreagem de acionamento automático. A feita pela família de Panda conta com um sistema de alavancas no guidão para trocar as marchas, uma manete a mais para o freio traseiro, um banquinho fabricado em fibra de vidro com cinto de segurança que se acopla em cima do banco original, e o sistema de barras de proteção para as pernas. Tudo desmontável porque a moto é dividida entre Panda e seu "velho" Helon, que fica com ela guardada em Belo Horizonte. Panda mora em Barbacena com sua noiva Lívia, e no primeiro sábado de fevereiro ele viajou para a capital do estado onde fez seu primeiro teste com a motocicleta adaptada.

Panda no dia em que voltou a pilotar.

O público presente no local acompanhou tudo e se emocionou muito ao ver Panda novamente em cima de uma moto, já que conhecem sua história e sabem que esse cara não para por aí não! "A emoção de voltar a acelerar uma moto foi muito grande, apesar da dificuldade de me adaptar a todos esses comandos nas mãos e aprender a pilotar sem o auxilio das pernas cheguei até a arriscar um saltinho. A meta agora é conseguir o sistema americano de adaptação e aperfeiçoar a pilotagem", afirma.

"A emoção de voltar a acelerar uma moto foi muito grande", afirmou Panda.

Esse é um dos grandes exemplos que vemos no meio esportivo, de um piloto de determinação incrível! "Eu fiquei imaginando a dificuldade de pilotar sem poder apoiar os pés, o equilíbrio tem de ser muito grande. Mas ele deu conta, e está muito animado a continuar treinando", afirma Matheus Honori, amigo do piloto e nosso colaborador nesta matéria.

Panda lembrou daqueles que lhe apoiaram e foram fundamentais para este momento: "Gostaria de aproveitar esse espaço para agradecer primeiramente a Deus, a minha família, minha noiva e seus pais, todas as empresas e amigos que se sensibilizaram em me ajudar no momento em que mais precisei: Benattubos, Morato Racing, Moto Street Racing, JCar Veículos, Terra Motos, Turinhos Motos e tantos outros."

Os amigos e a família acompanharam e se emocionaram com o piloto
Quem quiser mandar sua mensagem ou falar com Éderson Panda pode entrar em contato pelo e-mail pandafmx@hotmail.com ou pelo telefone (32) 8833-7770.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO.




ESTE
POST, SERÁ O PRIMEIRO DE OUTROS QUE SERÃO EXIBIDOS AQUI NO BLOG, MOSTRANDO PILOTOS DE DIVERSAS CATEGORIAS OFF-ROAD QUE APÓS ACIDENTES OU NASCIMENTO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA DERAM A VOLTA POR CIMA E ESTÃO COMPETINDO NO BRASIL E NO MUNDO.

A ESTRÉIA DESTE POST SERÁ UMA ENTREVISTA FEITA PELO SITE MUNDO CROSS www.mundocross.com.br COM O CAMPEÃO GAUCHO 2008 DE MOTOCROSS NA CATEGORIA NACIONAL ANDERSON ALBERTON.

Está é a estréia do 10P Mundocross. Esta nova sessão do site Mundocross vai fazer 10 Perguntas aos entrevistados e levará aos fãs do esporte as novidades das carreiras dos pilotos, equipes e dirigentes. 10P quer dizer 10 Perguntas e tem a intenção de ser uma entrevista rápida, tanto para o entrevistado responder, como para o leitor do Mundocross ler.

E para estrear o 10P Mundocross vamos entrevistar o piloto Campeão Gaúcho de Motocross 2008 na categoria Nacional, o incrível Anderson Alberton. O Alberton é um ícone no Motocross brasileiro, pois além de superar todos obstáculos das pistas e os adversários, ele tem que superar a falta da sua mão direita. Alberton é um exemplo de vida, pois tem bom caráter, é carismático, bem humorado, simpático e de bem com a vida.

Anderson considera que a família sem sombra de dúvida é a base de tudo, pois sem eles, ele não teria conseguido muitas coisas. O apoio é imprescindível, e neste caso a família vem em primeiro lugar e por isto ele se orgulha muito da sua esposa Luciana, da sua filhinha Emily, do seu pai Nilson e da sua mãe Clecir, que o apóiam muito.

Quem observa ele fora das pistas, não imagina que ele se transforma num grande piloto de Motocross dentro das pistas. Ele com certeza é um exemplo de vida para quem acha que tem muitos problemas para superar. E para vocês conhecerem um pouco mais da pessoa e do piloto Anderson Alberton, agora para vocês, o 10P Mundocross com este gaúcho gente boa.

Placa de 5 segundos no ar : Largou...


1) MUNDOCROSS - Anderson, como você começou no Motocross ?

ANDERSON ALBERTON - Comecei a andar de bike nos morros de Porto Alegre, fazendo mountain bike. Comecei a fazer por causa do meu mestre, o Sérgio Paz, que andava de moto num morro atrás da minha casa e ele me dava algumas dicas. E eu sempre falava pra ele que ainda ia fazer Motocross, e ele duvidava de mim. Eu não fiz Bicicross quando comecei a andar de bike, pois não tinha uma pista perto para eu poder fazer este esporte. E quando eu andava de bike com meus amigos, nunca tive nenhum tipo de descriminação e nem diferenciação, pois eles exigiam de mim que andasse nos mesmos lugares e na mesma velocidade que eles. Também andei um pouco de skate, mas não era o que eu gostava de fazer. Meu pai queria que eu andasse de kart, mas eu falei pra ele que queria fazer Motocross. Aí meu pai disse que ia comprar uma moto de Cross pra eu me convencer que não conseguiria praticar o Motocross e depois disso ele iria comprar um kart. Aí compramos uma KX 100, que era do piloto Rodrigo Bibi Zen, e eu comecei a andar na categoria 80 do Minicross no Rio grande do Sul. Estamos até hoje pra comprar um kart rsrsrsrs



2) MUNDOCROSS - Alberton, gostaria que você, com as tuas palavras, explicasse para o pessoal qual é o caso referente a sua mão direita.

ANDERSON ALBERTON - A questão é que na década de 80, havia um remédio chamado taledomida, que muitas gestantes tomaram sem saber dos resultados dos efeitos colaterais, e minha mãe tomou e eu nasci sem a mão direita. No caso eu tenho até parte do antebraço direito só e daí que é o problema no braço. Problema que pra mim eu só vejo na hora do espelho que não tenho a mão, mas que pra mim é normal, e por isto tive que fazer uma adaptação na moto para eu poder competir.



3) MUNDOCROSS - Como foi feito o adaptador no lado direito do guidão da tua moto, que permite você competir ?

ANDERSON ALBERTON - Antes de comprar a moto de Cross, eu tinha um ciclomotor Agrale modelo Tchau, então eu coloquei o acelerador no lado esquerdo e ele ficou acelerando pra frente ao invés de acelerar pra trás. Depois na moto de Cross, que já tinha uma adaptação da bicicleta que eu andava de mountain bike nos morros, adaptação esta muito primitiva ainda, que me machucava um pouco e ainda por cima eu andava um pouco torto na bike. Depois a gente foi aperfeiçoando a adaptação, o acelerador no lado esquerdo foi virado para trás, até porque se fosse como no tempo do ciclomotor, quando eu entrasse no salto eu iria acelerar a moto e aí não teria como. A altura do suporte foi aumentada para eu alinhar o corpo em cima da moto e colocando o manete do freio dianteiro no lado esquerdo também. Com isto eu faço três movimentos com a mão esquerda, acelero, faço a embreagem e freio com a mesma mão. Fomos adaptando aos poucos, tanto que a primeira corrida que venci, em Santo Augusto, andei só com o freio traseiro, pois ainda não tínhamos adaptado o manete do freio dianteiro !!!



4) MUNDOCROSS - E de onde você tira tanto talento ? Você acredita que é um talento nato ou foi evoluindo com o tempo ?

ANDERSON ALBERTON - Pois é, eu penso que quando uma pessoa quer mesmo uma coisa, ela vai atrás e consegue fazer criando meios para atingir o que você quer. Eu no meu caso eu até tenho facilidade em aprender, observo bastante, pois sou bastante detalhista e vejo quem anda mesmo, daí eu procuro seguir os passos destas pessoas. E acredito que a vontade está acima de tudo, é por aí.



5) MUNDOCROSS - Algumas pessoas, como pilotos de Motocross e Enduro, por exemplo, sofreram sérias lesões, mas estão aí na ativa no motociclismo. O que você pensa sobre isto ?

ANDERSON ALBERTON - É, tem muita gente que se acidenta e fica com problema, alguns paraplégicos, mas criam meios para fazer o que gostam. É isto que leva a pessoa adiante, levante a cabeça e continua, pois se tu ficar se achando um coitado, que não consegue fazer isto ou aquilo, isto não vai ser pra pessoa, então tem que ir atrás do que quer, levantar a cabeça e realmente querer, de verdade !!!



6) MUNDOCROSS - Agora uma pergunta polêmica. Se você não tivesse esta questão de não ter a mão direita, tu andaria mais do que anda hoje ?

ANDERSON ALBERTON - É difícil dizer, pois se eu tivesse as duas mãos, eu não estaria fazendo Motocross !!! Eu provavelmente não daria importância para o Motocross, eu iria estar fazendo outra coisa. É isto o que eu penso.



7) MUNDOCROSS - De onde surgiu a tua parceira com o Lauro ?

ANDERSON ALBERTON - Pois é, o Lauro eu conheci através do amigo Alcides, o Tocão, lá de Sertão Santana, cidade da região sul do Rio Grande do Sul, e como o Lauro também mora e tem a Lauro Motos em Sertão, os dois se conheceram e o Lauro começou a apoiar o Tocão nas pistas. E numa destas o Alcides Tocão falou de mim para o Lauro e aí sentamos para conversar e ele acabou vendo umas corridas minhas, acreditou em mim e resolveu me apoiar. Este apoio da Lauro Motos começou em 2008 e acredito que seremos parceiros por muitos anos. Como não é fácil conseguir patrocínios, quero aproveitar para agradecer quem me patrocina, que é a Lauro Motos, Bob Racing, Satti Soldas, Centro Médico Ipanema, W12 Autopeças e Acessórios e Gemir Produtos Serigráficos.



8) MUNDOCROSS - Bom, você falou de treino, então te pergunto, qual é a tua rotina semanal de preparação física ?

ANDERSON ALBERTON - Tem que fazer muita bicicleta, aeróbica no caso, e tenho feito alguma musculação também. Quanto ao treino com moto, eu tenho andado pouco, pois o meu trabalho na minha oficina não me permite muita tempo livre. Também não treino muito porque aqui em Porto Alegre não temos pistas. Com a pista de Canoas, que vai ficar ativa depois do Brasileiro de Motocross, teremos um bom local para treinos. O ideal seria eu fazer natação segunda, quarta e sexta, treino com moto nas terças e quintas e ainda intercalar musculação e bicicleta, mas não tenho tempo para isto. Eu tenho feito sim um trabalho especifico para o meu braço esquerdo, tanto que fiz um aparelho especial para isto, pois como só tenho a mão esquerda, faço tudo com ela e isto me exige muito do anti-braço, que chega a travar na hora das provas. Tenho consciência que se eu estivesse fazendo tudo isto estaria mais tranquilo e renderia mais nas corridas. Mas eu vou devagar, conforme á a música a gente vai dançando rsrsrsrs e uma hora desta eu chego lá.



9) MUNDOCROSS - E qual a tua alimentação nos dias antes das corridas ?

ANDERSON ALBERTON - No meu dia a dia eu faço uma alimentação balanceada, maneirando na carne vermelha, tomo bastante suco, líquidos, também bastantes saladas. E nos dias de provas, olha, nos dias da corrida eu não consigo comer nada. Por isto me alimento bem nos dias antes das provas. Eu como, por exemplo, no sábado, uma boa polenta com queijo, que eu mesmo preparo. Ndr. O Bob, mecânico do Alberton, brincou e disse que o Anderson tinha acabado de dar o segredo do porque dele andar tão bem no Motocross, a polenta rsrsrsrs.



10) MUNDOCROSS - E para encerrar Alberton, o que você diria para o pessoal que tem algum problema parecido com o teu, e que pensam em andar de motocross ou praticar algum outro esporte ?

ANDERSON ALBERTON - Eu acho que se a vontade é esta, independente da deficiência, ela tem que correr atrás do que quer. Não tem pé, não tem uma mão, mas quer andar de moto, não interessa, pois tem que tentar superar este obstáculo pra fazer aquilo que gosta. Tem que levantar a cabeça ir atrás do que gosta, pois o obstáculo só está na cabeça.


JOGO RÁPIDO COM ANDERSON ALBERTON :

Data nascimento : 26 de Fevereiro de 1981
Cidade onde nasceu : Porto Alegre – RS.
Profissão : Mecânico de Automóveis
Apelido : Tchau
Primeira moto : Kawasaki KX 100
Motos atuais : CRF 230 / Tornado
Principal título : Campeão Gaúcho MX 2008 Categoria Nacional
Outro título importante : Vice-campeão Gaúcho MX 2002 Categoria 125
Ídolo no Motocross Nacional : Milton Chumbinho Becker
Ídolo no Motocross Internacional : Ricky Carmichael
Pista favorita no RS : Farroupilha
Pista favorita no Brasil : Serra Verde – Belo Horizonte
Comida favorita : Lasanha
Bebida favorita : Suco de laranja
Comida antes das corridas : Polenta com queijo
Bebida nas corridas : Chá
Lazer preferido : Passear com a família, cinema e ficar em casa
Esporte preferido fora o Motocross : Arrancada de carro
E-mail e MSN : albertonrs@hotmail.com

Entrevista e Foto by Jorge Soares

quinta-feira, 7 de maio de 2009

29º MX DE MIRACEMA - PILOTOS DO TCM FAZEM BONITO.



Os pilotos do TCM, Edson Wander, Newton "Becker" Jr. e Juninho "Veiúdo", participaram da 29ª edição do motocross de Miracema no dia 1º de maio de 2009 na pista do Bar do Beto, obtendo excelentes classificações nas baterias disputadas.

Categoria 230, destinada as CRF'S e TTR's, com uma excelente largada Edson Wander #38 faz o holeshot da prova nas cede a primeira colocação para Ricardinho #51 (piloto de Miracema) e Tasso Maurício (piloto de Itaperuna), logo após a queda do líder Ricardinho, Maurício toma a liderança que não durou muito, pois em uma excelente corrida de recuperação vinha chegando a cada volta o piloto Arnaldo Jr #01 (Miracema), que consegue a liderança até o final da bateria com Maurício em 2º e Edson Wander (TCM) em terceiro. Newton Jr. após uma péssima largada (12º lugar) se recupera até a 6ª colocação.


Newton Jr #101 - 6ª posição após corrida de recuperação na categoria 230.

Categoria Nacional B.


Largada Nacional B - #38 Edson Wander - # 51 -Ricardinho - # 101 Newton Jr.

Final Categoria Nacional B - Edson Vander #38 - mais um largada na ponta,no melhor estilo "Mike Alessi".


Categoria Nacional B.

Resultado:
2º - Edson Wander - TCM.
3º - Newton Jr.


Categoria Estreante.

Resultado:
2º - Newton Jr. - TCM
3º- Juninho "Veiúdo" - TCM


FREESTYLE: O FRONT FLIP ESTÁ CHEGANDO.

Irmãos Page realizam a manobra em treinamento

Já está no You Tube um vídeo dos pilotos franceses Tom e Charles Page treinando a manobra. Enquanto Tom completa o giro, mas erra na aterrissagem, Charles consegue concluir a manobra em pé. Assista o vídeo abaixo:
Redação MotoX.com.br

quarta-feira, 6 de maio de 2009

1ª ETAPA DO ESTADUAL DE MX LEMERJ – RIO DAS OSTRAS - RJ

Rio das Ostras recebe abertura do Estadual
MotoX.com.br - Texto e fotos: Renato Fernandes

Largada Força Livre Importada.

Como há vários anos, a já tradicional pista de Rocha Leão em Rio das Ostras (RJ), foi o cenário da abertura do Campeonato Estadual de Motocross da LEMERJ, contando como sempre com um grande número de pilotos inscritos. A presença em massa também do público foi uma prova do sucesso do campeonato, já que era dia de final do Carioca de futebol entre Flamengo e Botafogo, mas mesmo assim os muitos espectadores presentes não arredaram o pé da pista até o termino da última bateria.

Assim como no ano passado, em função do feriado de 1º de Maio, o evento foi realizado apenas no domingo com os treinos ocorrendo pela manhã. O Sol provocou forte calor, uma dificuldade a mais para os pilotos que enfrentaram uma pista desgastante com muitas subidas e descidas, onde o preparo físico foi muito exigido. Sérgio Monteiro por exemplo, um dos favoritos da Força Livre, brigou pela ponta por mais de meia prova, mas sentiu uma contusão no braço devido ao grande esforço, e não conseguindo mais acompanhar os líderes.

Logo após o término dos treinos e uma rápida manutenção de pista para conter a poeira, deu-se início as provas com a Sênior 43+ abrindo o campeonato. Max Rocha larga na frente seguido por Paulo Monteiro e Antonio "Thor" Ferreira. Os três andam juntos e brigam pela ponta o tempo todo. Logo na segunda volta Thor assume a segunda posição e passa a pressionar Max. Ele consegue superá-lo próximo ao meio da prova conseguindo abrir um pouco dos demais. A briga pela segunda colocação prossegue entre Max e Monteiro que consegue a ultrapassagem na última volta. Márcio de Almeida e Jesus "Sucito" seguiram brigando pela quarta posição ao longo da prova quando, a três voltas do fim, Márcio leva a melhor conseguindo a quarta posição. Jesus fecha o pódio em quinto.

Antônio "Thor" Ferreira - Sênior 43.


A 2 Tempos alinhou na sequência, e viu Fabiano de Lima largar bem e acelerar forte garantindo uma vitória de ponta a ponta. Mesmo também imprimindo bom ritmo Vagner Coutinho e Auériton Castro não conseguiram alcançar o líder, terminando em segundo e terceiro respectivamente. Ambos mantiveram suas posições desde a largada. Depois de perder a quarta colocação no início da bateria, Alcimar dos Santos a reconquistou logo na volta seguinte, assegurando o pódio enquanto Sérgio de Souza, depois de uma má largada, fez uma ótima prova de recuperação terminando com o quinto lugar.

Fabiano de Lima - Cat. 2 Tempos.

Fabiano de Lima venceu sua segunda prova consecutiva na Sênior 33+. Assumindo a ponta logo na segunda volta, passou a administrar a pequena vantagem que conseguiu sobre Adeilton Gonçalves, segundo colocado. Enquanto isso a briga era quente pelas demais posições: Sérgio de Souza, que também participava de sua segunda bateria consecutiva, não resistiu às investidas de Paulo Monteiro e Fabiano Fontes, terminando em quinto. Monteiro se manteve em terceiro após assumir a posição, enquanto Fontes foi o quarto.

Fabiano de Lima - Cat. Sênior 33.

Gate lotado para a Força Livre Nacional, e uma largada disputada, Toninho Guzzo pulou na frente, mas logo foi ultrapassado por Juan Rodrigues, que teve muito trabalho para vencer. Pressionado por Guzzo - que finalizou em segundo - ele soube ressistir até a bandeirada final. Ivanilson Venâncio foi o terceiro, também muito pressionado nas voltas finais por Ricardo Borges que saiu das posições intermediárias, trazendo com ele Giovani Montequiari.

Juan Rodrigues - Cat. Força Livre Nacional.

A Amador foi mais uma prova onde o gate atingiu sua capacidade máxima. Fabrício Biana largou em primeiro, mas não conseguiu segurar Robson Marcelino que fez uma fantástica prova. Depois de largar apenas na 13ª posição ele assumiu a ponta à três voltas do fim numa brilhante vitória. Fabrício se manteve em segundo, enquanto Márcio de Almeida conquistou com boa regularidade durante a prova a terceira colocação. Outros dois pilotos que fizeram uma boa prova de recuperação foram Patrick "Pupilo" Willian e Ernani Gonçalves, que saíram do pelotão intermediário para terminarem em quarto e quinto respectivamente.

Robson Marcelino - Cat. Amador.

Apesar dos primeiros colocados manterem suas posições desde o começo da prova, a 50cc não teve nada de monótona. A molecada acelerou como gente grande, mostrando que em poucos anos darão trabalho nas categorias maiores. Lucas Erthal, atual campeão desta categoria, mostrou que está determinado a manter o título por mais um ano. Mas Felipe Gonçalves, que foi o segundo, acelerou forte prometendo dificultar as coisas para Lucas e dar muita emoção para o campeonato que está apenas começando. Completando o pódio, não muito distantes dos líderes, chegaram Miguel Piersant em terceiro, Lucas Pavani em quarto e Gabriel da Silva em quinto.

Lucas Erthal - Cat. 50cc.

Preocupada com a qualidade do espetáculo e a segurança dos pilotos, a organização fez mais uma parada para a manutenção da pista, já que o forte calor não castigava apenas os pilotos, mas também o terreno. Depois disto foi dada a largada da MX1, onde Sérgio Monteiro teve muito trabalho para vencer depois de perseguir de perto Fabiano de Lima por mais da metade da prova. Mesmo conseguindo a ultrapassagem Monteiro não teve folga. Os dois receberam a bandeirada praticamente juntos e com isso Fabiano conquista seu terceiro pódio do dia. Antonio Plontkovsky assumiu a terceira posição logo na segunda volta para não perdê-la mais, enquanto Antonio Thor e Vagner Coutinho completaram na sequência.

Sérgio Monteiro - Cat. MX1.

Mais uma vitória para a família Erthal, desta vez com Hugo na 65cc. Largando muito bem, ele logo conquistou vantagem suficiente para apenas administrar a vitória de ponta a ponta. Assim como o líder, João Vargas manteve a segunda colocação desde a largada, deixando a briga para as demais posições. Diego Moraes garantiu a terceira posição ainda nas primeiras voltas depois de ultrapassar Pedro Henrique, que foi quarto. Felipe Gonçales terminou na quinta colocação.

Hugo Erthal - Cat. 65cc.

Sempre muito equilibrada e disputada, neste evento a MX2 não foi diferente. Daniel Peçanha e Gabriel Montenegro brigaram pela vitória por toda a prova se alternando na liderança. A poucas voltas do fim Daniel assumiu o primeiro lugar em definitivo. Gabriel terminou em terceiro quando, na tentativa de retomar a liderança, cometeu um pequeno erro que suficiente para perder a segunda posição para João Batista Jr. que acompanhava a briga de perto. Em quarto chegou Caio Cesar que também se manteve sempre no pelotão da frente.
Mário de Andrade saiu das posições intermediárias para terminar numa boa quinta posição.


Daniel "Federal" Peçanha - Cat. MX2.

Outro piloto que venceu de ponta a ponta foi Petrus Veloso, na 85cc. Largando muito bem logo Petrus abriu distância suficiente para vencer com certa tranquilidade. Nick Rodriguez também se consolidou na segunda posição logo no início, seguido por Matheus Venâncio em terceiro. Pedro Henrique, andando de 65cc, voltou ao pódio na quarta colocação.

Petrus Veloso - Cat. 85cc.

Sempre a prova mais aguardada, a Força Livre Importada não decepcionou o público presente que pode vibrar com muitos pegas e ultrapassagens. Sérgio Monteiro logo assume a ponta sendo perseguido por Gabriel Montenegro. Restando poucas voltas para o fim Montenegro assume a primeira posição e garante a vitória. Como citado no início da reportagem Monteiro acusou uma contusão no braço nesta bateria e além de não ressistir a pressão de Montenegro, perdeu várias posições finalizando em quinto. Também nas últimas voltas, Daniel Peçanha e João Batista protagonizam uma bonita batalha pela segunda colocação. Peçanha terminou em segundo com uma ultrapassagem na volta final sobre Batista que finalizou no terceiro posto. Na quarta posição, o incansável Fabiano de Lima garantiu seu quarto troféu do dia.

Gabriel Montenegro - Cat. Força Livre Importada.

Fechando esta primeira etapa, a categoria Local, formada apenas por pilotos de Rio das Ostras, teve como vencedor Rafael Morgado. Largando em segundo, Rafael assumiu a ponta ainda no início ultrapassando Emanuel Ramiro (que se manteve em segundo). Gedaias Neves foi o terceiro, seguido por Rodrigo Neves em quarto e Welton Farias em quinto.

Rafael Morgado - Cat.Local.

RESULTADOS:

Força Livre Importada
1º 53 Gabriel Montenegro
2º 213 Daniel Peçanha
3º 411 João Batista Lopes Jr
4º 714 Fabiano Del Bastos
5º 69 Sergio Cury Monteiro

MX1
1º 69 Sergio Cury Monteiro
2º 714 Fabiano de Lima Bastos
3º 23 Antonio Frederico PIontkovsky
4º 154 Antonio Ferreira "Thor"
5º 100 Vagner G Coutinho

MX2
1º 213 Daniel Peçanha
2º 411 João Batista L
3º 53 Gabriel Montenegro
4º 122 Caio Cesar
5º 242 Mario Eduardo de Andrade

Amador
1º 728 Robson O Marcelino
2º 181 Fabrício Biana
3º 88 Marcio Jone de Almeida
4º 101 Patrick "Pupilo" Willian
5º 9 Ernani Gonçalves Couto

2 tempos
1º 500 Fabiano L Bastos
2º 100 Vagner G Coutinho
3º 03 Auériton de O Castro
4º 259 Alcimar dos Santos
5º 36 Sergio de Souza Jr

Nacional Força Livre
1º 210 Juan Sergio Rodrigues
2º 122 Toninho Guzzo
3º 110 Ivanilson Venâncio da Silva
4º 10 Ricardo Borges dos Santos
5º 14 Giovani Montequiari

Sênior 33
1º 714 Fabiano de L Bastos
2º 7 Adeilton Gonçalves
3º 150 Paulo Monteiro
4º 964 Fabiano Fontes Pinto
5º 36 Sergio de Souza

Sênior 43
1º 154 Antonio Ferreira "Thor"
2º 150 Paulo Monteiro
3º 34 Max Rocha de Souza
4º 88 Marcio Jone de Almeida
5º 518 Jesus R Fernandes "Sucito"

85cc
1º 89 Petrus Veloso
2º 310 Nicoláz Rodrigues Rodrigues
3º 199 Matheus Venâncio da Silva
4º 55 Pedro Henrique dos S Silva

65cc
1º 32 Hugo Erthal
2º 6 João Pedro B Vargas
3º 601 Diego Moraes
4º 55 Pedro Henrique da s Silva
5º 78 Felipe Golçales

50cc
1º 66 Lucas Erthal
2º 78 Felipe Gonçales
3º 13 Miguel Piersant
4º 70 Lucas Pavani
5º 5 Gabriel A H da Silva

Local
1º 34 Rafael Morgado
2º 85 Emanuel F S Ramiro
3º 58 Gedaías Neves
4º 12 Rodrigo B M Neves
5º 86 Welton Farias