Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Mais uma vez 4° Enduro de Aracruz é sucesso.

TCM - 29/06/216.
Postado por: Luciano Poeys - TCM
Fonte: cbm.esp.br

A cidade de Aracruz, pelo 4º ano consecutivo,  fez parte do calendário do Campeonato Brasileiro  Borilli de Enduro FIM. E mais uma vez, foi bastante elogiado pelos pilotos, que afirmaram que as especiais estavam dignas de etapa do Mundial. Um dos pilotos que se entusiasmou bastante com a prova foi Luiz Felipe Braga Bastos, experiente piloto com várias participações em provas do Mundial de Enduro e Medalha de Ouro no Six Days.

 “Foi uma prova sensacional! Verdadeiras especiais de enduro! A disputa por posições foi até a ultima especial! Sem dúvida, foi a melhor prova do ano até agora!”, afirmou o piloto.
A disputa começou com domínio do piloto local, o aracruzense Bruno Crivilin, vencedor da última prova na Geral. No sábado o piloto começou imprimindo um ritmo muito forte e deixando a briga pelo segundo lugar com Rômulo Bottrel, do Zanol Team ASW Rinaldi, e Ian Blythe, também da Orange BH.

Foto: Janjão Santiago

Mas na última volta do dia, Bruno teve uma torção no joelho e abandonou a prova, deixando a disputa para Blythe e Bottrel, que foram se alternando na frente até a última especial. Com uma queda de Bottrel a poucos metros do fim, a especial foi vencida por Ian Blythe, que terminou o dia apenas com dois segundos de vantagem na frente.

No domingo a prova se manteve como no sábado, com Bottrel e Ian disputando cada especial e se alternando. Mais uma vez, chegaram na última especial do dia praticamente empatados – a diferença era de menos de um segundo (74 centésimos). E novamente, vitória do norte-americano Ian Blythe, seis segundos na frente de Rômulo Bottrel.

Ian Blythe Foto: Janjão Santiago

Nas disputas das Categorias, Rômulo Bottrel foi o campeão da E1, com Bruno Batista Martins (Zanol Team ASW Rinaldi) na segunda colocação, e Ronald Santi (Motofield Honda) em terceiro.

Na E2 vitória de Ian Blythe, que se mantém invicto na temporada, vencendo todas as etapas até aqui. Em segundo ficou Julio Ferreira (Zanol Team ASW Rinaldi) e na terceira colocação Lucas Busatto Marques.

A E3 viu se repetir no degrau mais alto do pódio o mesmo piloto, desde o início de 2015. Gustavo Pellin (Equipe Sacramento KTM), que foi campeão invicto na temporada passada, caminha para repetir o feito. Venceu todas esse ano também. Na segunda colocação ficou Ripi Galileu (3R – Orange BH) e em terceiro Thiago Vermelho Pimenta (Thiago Vermelho Team – Orange BH).

A Categoria E4 viu os favoritos, que estão na disputa do título brasileiro, ficarem pelo caminho. Com isso, a vitória ficou com o piloto Tiago Wernewrsbach, com Anderson Simoni (Irmão Simoni) na segunda colocação, ambos capixabas. Na terceira colocação ficou o mineiro Vitor Borges Garcia (Speed Timming).

Na Categoria Junior o capixaba Bruno Crivilin perdeu a invencibilidade, ao abandonar a prova. A vitória ficou com Vinicius Calafatti (Equipe Sacramento KTM), com Willian Dalmonech na segunda colocação. Em terceiro ficou Gelson Almeida Carlos (Margel).  

A Categoria E35 teve vitória de Nielsen Bueno (Equipe Sacramento KTM), que foi homenageado pelo Trail Clube Tribo da Trilha, organizador do evento. Com isso, está a apenas dois pontos do líder Michel Cechet (Zanol Team ASW Rinaldi), que ficou na terceira colocação na prova. O segundo colocado foi Luiz Felipe Braga Bastos (Equipe Orange BH KTM Racing).

Na E40 o vencedor foi Cassiano Tebaldi (Equipe Sacramento KTM), com Jouber Zambaldi na segunda colocação. Em terceiro ficou o campeão do Regularidade Jomar Grecco (Equipe Orange BH KTM Racing).

A Categoria E45 teve mais uma vitória de Pélmio Carvalho Filho (Equipe Orange BH KTM Racing). Na segunda colocação ficou Evandro Bozetti (Zanol Suport) e em terceiro Rodrigo Cavaline (Auto Center Cavaline).   

Futuro garantido – O Enduro de Aracruz contou com uma inédita participação das crianças em uma prova do Brasileiro. Na “Especial Edgers”, que contava com parte de uma pista de Motocross, a criançada pode soltar a adrenalina e mostrar suas habilidades. No Campeonato Capixaba foram criadas esse ano as categorias Infantil A (até 8 anos), Infantil B (de 9 a 12 anos), e Juvenil (de 13 a 15 anos). E a gurizada acelerou com vontade! Na Infantil A, vitória de Hugo Capoani Crivilin. Na Infantil B, o vencedor foi Danilo Vescovi Sfalsim. E na Juvenil, vitória de Eduardo José Sagrilo.

A prova contou com três especiais dignas de etapas do Mundial. Os pilotos largavam da Praça da Paz e seguiam em direção a Especial Edgers, com 4,4 kms de extensão, dentro da cidade. Depois encaravam a Especial Borilli, em meio a uma grande quantidade de pedras, com visual incrível. E pra finalizar, a Especial ASW, em meio a muitas subidas e descidas em mata.

Mais Rápidos – A organização destinou uma premiação especial aos pilotos mais rápidos do fim de semana. Na Especial Borilli o mais rápido foi o Bruno Crivilin, que estabeleceu o recorde da especial, e mesmo abandonando a prova ainda no sábado, não conseguiu perder a marca estabelecida e levou um par de pneus de premiação. Na Especial Edgers, o mais rápido entre os pilotos da categoria Ragional Importadas é que levaria o prêmio. E o recorde na categoria foi estabelecido por Ângelo Luminato Barcelos, que levou um kit de produtos Edgers com disco de freio, coroa, manoplas e manetes. Na especial ASW a premiação foi pro mais rápido dentre os pilotos da categoria Regional Nacional. E quem levou um capacete ASW pra casa foi Bruno Petter, o mais rápido da categoria.

Janjão Santiago
Assessoria de Imprensa Campeonato Brasileiro Borilli de Eduro FIM


segunda-feira, 27 de junho de 2016

26/06/2016 - TRILHA - MIRACEMA-RJ/PALMA-MG/SILVEIRA CARVALHO -MG/MIRACEMA-RJ.

TCM - 27/06/2016.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fotos: Leonam Braga - TCM
Paulinho Poiani - TCM
Vídeos: Leonam Braga - TCM
Nando Lima.

Saída do Posto Bendengó.

Neste último domingo 26/06, os integrantes do TCM e amigos reuniram-se para mais uma trilha em Miracema. O que seria mais uma trilha "Ligth" se transformou num "trilhaço", além de um excelente número de participantes no total de 19, o ponto alto foi a presença de um "treieiro" da cidade de Palma - MG, o Isaque que antes de chegarmos a Silveira Carvalho - Mg, "desviou" nossa rota nos levando para um trecho das trilhas de sua cidade.




Vamos lá, saída do Posto Bendengó às 08:00, seguindo pela estrada do Moura, chegando a divisa partimos pa Fazenda do Sr. Euber, indo em direção a Trilha da Diarreia e depois a Matinha da Diarreia.

Aí que entra o nosso novo guia o Isaque de Palma, descemos alguns pastos, tudo tranquilo, um "barranquinho" muito show para subir, logo após para a galera brincar dois paredões com desvio alternativo, mais uma mata muito boa e a surpresa final a subida do "Cantinho do Céu", formada inicialmente por uma plantação de eucaliptos e no restante mata fechada e uma distancia que não acabava mais, quanto mais subia mais morro aparecia, um luxo de morro.Após o "cantinho do Céu", mais matas fechadas com muito cipó até chegarmos a Silveira Carvalho - MG, um pit-stop para um lanche, recuperar as energias.

Silveira Carvalho - MG.



Após aquele papo de treieiro, umas "Brejas" e tira-gosto, partimos para a parte de retorno à Miracema: subimos a "Trilha do escorrega lavai 1", seguindo em direção a Fazenda Santa Cruz, finalizando pela estrada da Boa Vista que estava um quiabo devido a uma chuvinha fraca que caiu na parte da tarde, onde ocasionou algumas "rôiadas" sem maiores consequências, chegando a Miracema.

Vídeo:

Participantes:

Adriano Soares​  TCM - Adrian Moura TCM - Cenim TCM - Clodô -  Daniel Noronha - Flávio - Flávio Jr. - Nando Lima - Galegão - Hudson Carvalho​ TCM - Igor "Batoré" - Izaque (Palma MG) - Tio Jorge TCM - Kiko  TCM - Leonam Braga TCM - Luciano Poeys TCM - Marcelo - Rodrigo Poeys​ TCM - Rodolfo Rezende.

O TCM agradece por mais este domingo de trilha e a todos os participantes. Até a próxima!

Pit-Stop em Silveira Carvalho - MG.





quinta-feira, 23 de junho de 2016

Vídeo - Britânico de Extreme Enduro 2016.

TCM - 23/06/2016.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.



Quem gosta de lama ai?.

Imagens da primeira etapa do Campeonato Britânico de Extreme Enduro 2016. Muita chuva, muita lama, muita pedra! "Quer mais"?

O vencedor da principal categoria foi simplesmente o lendário David Knight.



Tudo pronto para o 4° Enduro de Aracruz, válido pelo Brasileiro Borilli.

TCM - 23/06/216.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: cbm.esp.br



Os trabalhos em Aracruz não param e a cidade volta afazer parte do cenário nacional pelo 4º ano consecutivo com uma etapa válida pelo Campeonato Brasileiro Borilli de Enduro FIM. O 4º Enduro de Aracruz já está em fase final e os membros do Trail Clube Tribo da Trilha prepararam, mais uma vez, uma prova de alto nível para medir a qualidade dos melhores pilotos do país.

As inscrições estão abertas e até a quarta-feira podem ser feitas com desconto (R$ 305,00) pelo sitewww.brasileirodeenduro.esp.br. Após esta data, o valor passa a ser de R$ 350,00 e, se houver vagas, feito apenas na secretaria de prova, na sexta e sábado até o fechamento do Parque fechado.

A prova começa na Praça da Paz, no centro de Aracruz, onde o público poderá acompanhar de perto os principais personagens do esporte no país e suas estruturas, além do parque fechado, rampa de largada e chegada e pódio da prova e premiação.
Após a largada os pilotos partem rumo ao Cross Teste 1 – Especial Edgers. Um percurso dentro da cidade com muitas subidas, descidas, curvas, algumas lages de pedras e parte de uma pista de Motocross. A especial tem 4 kms.

Após finalizar a Especial Edgers os competidores seguem rumo ao Enduro Teste 1 – Especial Borilli. Nesse local os pilotos vão enfrentar um percurso totalmente inédito, com 4,1 kms.

Depois de completarem o Enduro Teste Borilli, fazem um deslocamento por uma estrada de terra e passam por um Controle Horário - CH1. Aí começam as trilhas da prova. Um bom trecho de trilhas como deslocamento, mais um CH e então aceleram no Extreme Test – Especial do Tchera. Um percurso de dois quilômetros todo em trilhas, com subidas e descidas em single track, de alto nível técnico.

Ao finalizarem o Extreme, deslocam até o Enduro Teste 2 – Especial ASW. Uma especial rápida, bastante técnica e praticamente dentro da cidade novamente, com 2,3 kms.


Depois é só seguir para a Praça da Paz, local de largada, e finalizar a volta. Serão 44 quilômetros percorridos por volta.



Percurso e especiais:

Trajeto (volta)
Largada até o CT 01 - 1.5 Km
Cross Teste 1 - (Especial Edgers) - 4.0 Km
Deslocamento até ET1 - 5.10 Km
Enduro Teste 1 - (Especial Borilli) - 4.1 Km
Deslocamento até CH2 - 13.0 Km
Deslocamento CH2 até XT - 0.6 Km
Extreme Teste 1 - (Tchera) - 2.0 Km
Deslocamento até ET2 - 9.7 Km
Enduro Teste 2 (Especial ASW) - 2.3 Km
Deslocamento ET2 até a base - 3.0 Km
TOTAL: 44 kms




Programação do 4° Enduro de Aracruz:

Sábado dia 25 de Junho de 2016
7h - Abertura da praça para recepção das equipes e inscrições.
08h - Início das vistorias técnicas e abertura do "parque fechado".
09h30 - Término das vistorias e fechamento do "parque fechado".
09h35 - Briefing para pilotos e na sequência Hino Nacional.
10h - Largada do primeiro piloto (2 pilotos por minuto).
16h30 - Previsão de chegada do último piloto.
20h - Resultados, shopping Oriundi.

Domingo dia 26 de Junho de 2016
07h - Abertura da praça
08h - Largada do primeiro piloto (2 pilotos por minuto).
14h - Previsão de chegada para o último piloto.
16h30 - Início das premiações.
18h30 - Encerramento do evento.



Para mais informações, consulte o site do Campeonato (www.brasileirodeenduro.esp.br) ou pelo telefone (27) 98122- 8611 – Aloísio Telão.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Rômulo Bottrel conquista liderança isolada da Copa EFX Brasil.

TCM - 21/06/2016.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: Agência Publix.


Mineiro fatura etapa de Três Corações (MG) e desponta no campeonato 

Rômulo Bottrel, vencedor da categoria Elite na terceira etapa da Copa EFX Brasil em Três Corações (MG) - Foto: Maurício Arruda/PubliX


Com uma prova de alto nível, Três Corações (MG) recebeu neste domingo (19) a Copa EFX Brasil de Enduro. O percurso técnico e cheio de novidades da terceira etapa da competição, testou os pilotos com uma grande variedade de obstáculos intercalados com algumas surpresas. O público prestigiou as disputas e acompanhou a passagem das motos por saltos, curvas, pedras, pontes, areia, troncos e muito mais. Bastante completa, a prova com largada no Parque Dondinho foi muito elogiada pelos participantes. 

Parque fechado da terceira etapa da Copa EFX Brasil em Três Corações - Foto: Maurício Arruda/PubliX

Cerca de 130 competidores percorreram três especiais cronometradas em quatro voltas pelas trilhas da cidade. Na categoria Elite, a principal categoria da competição, Rômulo Bottrel conquistou a segunda vitória consecutiva e assumiu a liderança isolada do campeonato. O mineiro protagonizou uma equilibrada disputa com o companheiro de equipe Júlio César Ferreira vencendo por cerca de 10 segundos. A concorrência interna também puxou a dupla do Zanol Team para as primeiras colocações da Geral. Ronald Santi, da Honda Motofield, completou o pódio da Elite na terceira colocação. 

"Consegui ganhar de novo e melhorar no campeonato. Foi ótimo. Minha primeira etapa não foi boa, fiquei em segundo, já na segunda e na terceira, terminei na frente. Agora vamos para as próximas tentar novas vitórias e vencer o campeonato", declarou Bottrel.

O campeão gostou do percurso em Três Corações. "Foi uma prova bem variada. O Extreme Teste estava bem completo, com um circuito de grama bem legal. Tinha que trabalhar bastante nas curvas. Tinha mata fechada também, um trecho bem traiçoeiro e exigente. Então foi uma prova bacana."

Piloto da Copa EFX Brasil passa por ponte flutuante do exército em Três Corações (MG) - Foto: Maurício Arruda/PubliX

Com o resultado, o mineiro se distancia um pouco de Bruno Crivilin na briga pela liderança do campeonato. O piloto da OrangeBH KTM, que largou empatado com Bottrel, sofreu uma indisposição durante a primeira volta e não completou todo o percurso do dia. Com o quarto lugar na etapa, o capixaba perdeu pontos importantes na disputa, mas continua em segundo na tabela.

Júlio César, com o segundo lugar, teve seu melhor resultado na temporada. "Do início ao fim, tive uma boa disputa com o Rômulo. Acabei vencendo algumas especiais e perdendo outras. O resultado foi positivo e só tem a agregar. Nós treinamos juntos e esse entrosamento tem sido muito bacana. Temos muito o que evoluir treinando um com o outro", avalia o piloto que segue em terceiro no campeonato da Elite. 

Vinícius Calafati, vencedor da categoria Júnior na terceira etapa da Copa EFX Brasil em Três Corações (MG) - Foto: Maurício Arruda/PubliX

Vinícius Calafati, da Sacramento Racing, despontou na Júnior e ainda foi o terceiro mais rápido na geral. O paulista venceu com quase um minuto de vantagem sobre o atual campeão Vinícius Musa. Vice-líder do campeonato, Tunico Maciel ficou com o terceiro lugar. "Hoje foi mais o estilo de percurso que eu gosto. Tinha uma especial bem travada e é onde me dou bem, mas acabei perdendo a geral nesse trecho por que estava rápido e errei nas três voltas. Acabei caindo três vezes", comentou Calafati. Mas o piloto quer ir além. "Deixei a desejar na briga pela geral, mas acho que o ritmo está ficando bom e pelo campeonato da Júnior está dando tudo certo."

Com a ausência de Bruno Batista, Renan Bueno se destacou na E1, com a sua primeira vitória da temporada, e assumiu a liderança da categoria. "Foi uma etapa bem bacana com as especiais bem travadas. Principalmente, no Enduro Teste. Vim para tentar melhorar minha pontuação no campeonato e consegui andar bem, sem cometer muitos erros. Então veio um bom resultado. Agora é focar na próxima etapa e tentar melhorar ainda mais no ranking do campeonato", avaliou o piloto da equipe Honda Motofield. 

Cauê Aguiar, vencedor da categoria Elite na terceira etapa da Copa EFX Brasil em Três Corações (MG) - Foto: Maurício Arruda/PubliX

Já na E2, Cauê Aguiar manteve a invencibilidade com mais de dois minutos de diferença sobre Tunico Miranda e Claudiney da Silva, segundo e terceiro colocados, respectivamente. "Ano passado não participei, mas todo mundo falou super bem da prova de Três Corações. Esse ano pude vir e comprovar que realmente a prova é excelente. O Extreme no meio da cidade teve bastante público. E o traçado foi muito legal", destacou. "Consegui vencer todas as especiais na minha categoria. Imprimi um bom ritmo. Infelizmente, tive um problema na última especial da última volta, o que me atrapalhou um pouquinho no resultado geral. Mesmo assim deu para vencer a E2 com uma boa vantagem. Demos um passo importante para tentar conquistar o título", completou o paulista.

Janaína Souza, vencedora da categoria Feminina na terceira etapa da Copa EFX Brasil em Três Corações (MG) - Foto: Maurício Arruda/PubliX
Na Feminina, Janaína Souza obteve mais uma vitória tranquila com ampla vantagem sobre a segunda colocada Jéssica Sâmia. Tainá Aguiar, que costuma ser a principal oponente da líder do campeonato, largou com a clavícula lesionada e encerrou o dia com a quinta colocação, preservando pontos importantes na disputa do campeonato. 

Outras nove categorias movimentaram as trilhas com muitas disputas. Tiago Luis Rodrigues venceu a E3; Wanderson Andrade a E4; Nielsen Bueno a Over 35; Evandro Bozetti a Over 45; José Alexandre Tommaso a Over 50; Guilherme Ambrósio a E5; Eduardo Pereira a E6; Guilherme da Silva a E8 e Ricardo Tavares faturou a Taça Cidade.

José Alexandre Tommaso, vencedor da categoria Over 50 na terceira etapa da Copa EFX Brasil em Três Corações (MG) - Foto: Maurício Arruda/PubliX


Entre as equipes, beneficiada pelas vitórias de  Vinícius Calafati, Cauê Aguiar e Nielsen Bueno, a Sacramento Racing reagiu e superou o Zanol Team faturando a primeira posição. 

O organizador Fabião Simões ressaltou a importância dos parceiros locais para o grande sucesso da prova. "Tivemos apoios fundamentais na realização da etapa de Três Corações. Tenho que agradecer ao Clóvis Antônio Tereza, proprietário da fazenda por onde passou grande parte do percurso, aos seus familiares, ao Bradock Silva, figura conhecida em toda cidade, ao Serginho da Honda MotoGerais e ao prefeito municipal Dr. Cláudio Pereira". 

"Acho que a prova agradou todos. Criamos novidades no Extreme, obstáculos diferentes. Fizemos uma ponte no trecho de mata e outra flutuante com o apoio do exército. A especial de Enduro, como em todas as provas que temos feito, teve largada e chegada no mesmo local. Deu tudo certo e esperamos voltar no ano que vem", completou o diretor do Adrenatrilha Trail Club. 

A quarta etapa da Copa EFX Brasil de Enduro será realizada no dia 7 de agosto em local a ser definido. 


Resultados

Elite
1. 1 Rômulo Bottrel, 0:51:08.53
2. 3 Julio César Ferreira Eliziário, 0:51:18.61
3. 4 Ronald Santi, 0:54:13.21
4. 2 Bruno Crivilin, 7:22:00.61

Júnior
1. 5 Vinicius Calafati Ribeiro, 0:51:31.30
2. 8 Vinicius Luis Lopes da Silva, 0:52:24.90
3. 6 Tunico Maciel, 0:52:44.18
4. 7 Nicolas Rodriguez Rodriguez, 0:51:39.20
5. 9 Washington Pereira Silva, 1:02:19.84

Enduro 1
1. 13 Renan Bueno da Silva Filho, 0:53:54.40
2. 12 Renato Hermann dos Santos, 0:54:48.37
3. 14 Matheus Figueiredo Girardelli, 1:02:04.08
4. 16 Gustavo Oliveira de Aquino, 1:02:44.38
5. 15 Leonardo Ribeiro Ferrero, 1:04:37.15

Enduro 2  
1. 19 Cauê Paulini Aguiar, 0:52:51.99
2. 20 Antonio de Miranda Junior, 0:55:15.31
3. 21 Claudiney da Silva Couto, 0:59:39.57

Enduro 3  
1. 31 Tiago Luis Rodrigues Pimenta, 0:58:11.23  
2. 22 Bruno Jose Rodrigues da Silva, 1:01:19.51
3. 30 Eduardo Namiji Tomita, 1:03:15.71
4. 24, Douglas Kawabe, 1:04:34.14
5. 29 Flavio Yatsugafu, 1:04:40.42

Enduro 4  
1. 33 Wanderson Andrade, 0:54:23.43
2. 36 Victor Camargo Miranda, 0:57:11.40
3. 35 Fabrício Lasmar Silva, 0:57:53.36
4. 34 Vitor Martins Menino, 0:57:55.20
5. 39 Felipe Arantes, 0:58:54.24

Over 35  
1. 44 Nielsen Bueno, 0:55:10.64
2. 45 Dario Julio, 0:56:40.06
3. 48 Gustavo Henrique Correia Sena, 0:57:39.79
4. 46 Rodolfo Ripamonti, 0:57:56.42
5. 49 Leonardo da Graça Ribeiro, 1:00:14.35

Over 45  
1. 56 Evandro Bozetti, 0:57:57.08
2. 52 José Roberto Polaz, 0:59:22.90
3. 54 Julio Cesar Pereira, 0:59:47.29
4. 57 Ernest Maiolini, 0:59:57.56
5. 53 Fabio Bizarria, 1:00:38.55

Over 50  
1. 59 José Alexandre Tommaso, 1:00:27.95
2. 60 Washington Caipira, 1:01:48.08

Enduro 5  
1. 62 Guilherme Ambrosio Medeiros, 0:57:19.68
2. 74 Gilsimar Prudente Inácio, 0:59:43.01
3. 77 Leonardo Pereira Vaz de Melo, 1:00:29.77
4. 63 Rodrigo Matavelli Pagano, 1:00:36.29
5. 72 Francis Felipe Tonon da Silva, 1:01:58.78

Enduro 6  
1. 93 Eduardo Valerio Pereira, 0:59:10.06
2. 92 Romualdo de Moura Neder, 0:59:55.24
3. 85 Yuri de Menezes Alves Magalaes, 1:00:19.35
4. 84 Reinaldo Muniz de Almeida, 1:01:53.11
5. 86 Lucas Lanes Santos, 1:02:02.10

Enduro 8  
1. 96 Guilherme da Silva Bittencourt, 0:57:47.29
2. 104 Yago Caldas Reis, 0:57:59.42
3. 97 Felipe Manduca Nunes, 0:58:29.08
4. 98 Yan Bueno Proque, 1:00:38.23
5. 100 Marcos Adriano Ferreira, 1:02:23.27

Feminina  
1. 119 Janaina Souza, 1:04:38.35
2. 121 Jéssica Sâmia, 1:18:53.97
3. 122 Isadora Tavares Oliveira, 2:15:40.29
4. 129 Cristiane Pereira da Silva, 5:46:47.62
5. 120 Tainá Aguiar, 8:25:00.00 1

Taça Cidade  
1. 123 Ricardo Tavares, 1:02:40.44
2. 126 Luis Fernando da Silva Guidis, 1:17:48.21
3. 128 Reginaldo Santos Bastos, 1:27:25.96
4. 127 Ivan Ferreira de Oliveira, 1:58:38.99
5. 124 Thiago Avellar da Silva, 2:57:04.54

Equipes
1. Sacramento Racing
5 Vinicius Calafati Ribeiro
19 Cauê Paulini Aguiar
44 Nielsen Bueno

2. Honda/ASW/Rinaldi Zanol Team
1 Rômulo Bottrel
3 Julio César Ferreira Eliziário
56 Evandro Bozetti

3. Honda/ASW/Rinaldi Zanol Team 2
8 Vinicius Luis Lopes da Silva
33 Wanderson Andrade
20 Antonio de Miranda Junior

4. Honda Motofield
13 Renan Bueno da Silva Filho
4 Ronald Santi
34 Vitor Martins Menino
5. R&D/Os Aloprados
48 Gustavo Henrique Correia Sena
92 Romualdo de Moura Neder
57 Ernest Maiolini

Download dos resultados completos em PDF


A Copa EFX Brasil é realizada pelo Adrenatrilha Trail Club com o patrocínio da Honda, o co-patrocínio da Rinaldi e IMS Racing, o apoio da Prefeitura Municipal de Três Corações, Honda Motofield, Honda MotoGerais, Shopping SerrAzul, Quality Hotel, Sig Visual, ColorArt, Edgers, Auto Socorro Águia Branca, Revista Pró Moto e Stocovich.

BRASILEIRO DE MOTOCROSS 2016 - 2ª ETAPA - PATY DO ALFERES - RJ.

TCM - 21/06/2016.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: cbm.esp.br

Jean vence de novo na MX1 no Brasileiro de Motocross PRÓ

Jean Ramos

O dia começou com tempo fechado em Paty do Alferes (RJ), mas a temperatura de 12 graus no início da manhã não afastou o público de comparecer à 2ª Etapa do Brasileiro de Motocross PRÓ.

Aos poucos o tempo foi abrindo e cerca de 20 mil pessoas foram até a pista do Horto de Avelar. A arquibancada natural (os barrancos de terra) ficou lotada. Os moradores de Paty e região foram conferir de perto as disputas dos melhores pilotos de Motocross do País.

Na categoria MX1, Jean Ramos venceu a Etapa e ampliou a diferença na classificação geral, já que também venceu na primeira Etapa, no mês passado em Limeira. "Fiz boas largadas, imprimi um bom ritmo nas provas e consegui vencer. Era isso que eu esperava e consegui. A pista estava muito boa e deu para fazer uma boa corrida. Agora é continuar assim para levar o Campeonato", destaca o campeão.

O espanhol, Carlos Campano era um dos favoritos dessa Etapa, já que venceu nos últimos dois anos em Paty. Mas, no final da última bateria acabou sofrendo uma queda e teve que abandonar a disputa, mas completou 70% da prova. Mesmo assim ficou em quarto lugar no pódio.

1ª bateria
Jean largou na ponta, seguido de Campano, Jetro e Adam. Hector Assunção, que fez o melhor tempo no cronometrado, não largou bem e ainda caiu no início da prova. Aos oito minutos de prova o espanhol Carlos Campano assumiu a ponta.
Jean Ramos comete um erro e acaba indo para a quinta posição. A partir daí vai para cima para recuperar algumas colocações.
A briga nas demais posições também foi boa entre Wellington Garcia, Balbi Junior e Dudu Lima.

5 primeiros:
1º Carlos Campano
2º Jetro Salazar
3º Paulo Alberto
4ª Jean Ramos
5° Adam Chatfield
2ª bateria

Jean largou na ponta, seguido de Marcello Lima (Ratinho), Paulo Alberto e Campano. Jean erra e perde a posição para Ratinho, mas Jean logo dá o troco. Nos primeiros minutos de prova tiveram muitas trocas de posições.

Aos três minutos o espanhol já estava na ponta, mas pouco mais de um minuto depois sofre uma queda e perde posições, voltando em oitavo. Jean assume novamente a frente da prova. Campano começa então uma intensa prova de recuperação, e rapidamente recupera várias colocações.

Faltando sete minutos Campano ultrapassa Jetro Salazar e conquista a terceira posição. Mas Jetro continua pressionando, no entanto logo em seguida o espanhol cai no arco de chegada. O aro e o rádio da roda dianteira da moto dele quebraram e ele teve que abandonar a prova.

Salazar assume novamente a terceira posição. Jean passa em primeiro no arco de chegada.

5 primeiros da bateria:
1º Jean Ramos
2º Paulo Alberto
3º Jetro Salazar
4º Hector Assunção
5º Dudu Lima

Pódio final da MX1

5 primeiros da Etapa
1º Jean
2º Paulo Alberto
3º Jetro Salazar
4º Campano
5º Adam Chatfield

Enzo vai da 5ª para 1ª colocação e é campeão da MX2 em Paty do Alferes

Enzo Lopes

Muitos saltos e alta velocidade na pista do Horto de Avelar em Paty do Alferes (RJ). Os jovens da MX2 aceleraram ma disputa com a primeira prova do domingo (19). E dessa vez quem mostrou que é possível se recuperar depois de uma fase difícil é Enzo Lopes que conquistou a vitória na 2ª etapa do Brasileiro.


Na abertura do Campeonato, no dia 15 de maio em Limeira (SP), Enzo passou apuros com duas caídas nas baterias. Ele ultrapassou os concorrentes recuperando muitas posições e conseguiu terminar a etapa em 5º no placar geral.

Em Paty, as coisas mudaram e o piloto gaúcho largou disparado na frente nas duas baterias sem perder a posição para ninguém. Fruto de um trabalho de recuperação intenso que Enzo precisou fazer para conquistar a vitória é assumir a terceira colocação do Campeonato com 84 pontos.

“Trabalhei muito para isso, estou muito feliz com o resultado. Agradeço a todos que torceram por mim. A prova foi muito boa, a pista tava bem legal”, conta o campeão.

Gustavo Pessoa, que ganhou a etapa de abertura em Limeira, chegou perto, mas não conquistou a vitória dessa vez. Com o 3º lugar na primeira bateria e 2º na seguinte, Gustavo ficou atrás de Enzo na soma das baterias, mas se manteve na liderança competição com 89 pontos.

O vice-líder da categoria, Fábio Santos (98 pts) ficou com a terceira colocação na etapa, seguido de João Perdro Ribeiro e Pedro Bueno.

1ª Bateria
Enzo Lopes fez o melhor tempo no Treino Cronometrado e repetiu o resultado na primeira bateria. Apesar de Leonardo Souza e Fabio Santos terem largado na frente quase que ao mesmo tempo, Enzo não deixou barato e tomou as posições de Fabio e Leonardo logo no começo da prova.

Na quarta e quinta posições, Pedro Bueno e Gustavo Pessoa brigaram para manter suas colocações. Leonardo Souza, que havia começado bem, foi deixado para trás por Fábio Santos que acelerou fundo. Entretanto foi difícil para Santos chegar perto de Enzo. Gustavo Pessoa deu um show de recuperação ultrapassando Leonardo e Pedro. ‘Pepê’ Bueno por sua vez não deixou barato e deixou ‘Léo’ Souza com a quinta posição.

Resultado da 1ª bateria:
1º Enzo Lopes
2º Fábio Santos
3º Gustavo Pessoa
4º Pedro Bueno
5º Leonardo Souza

2ª Bateria
Dessa vez Enzo largou na ponta, seguido de Gustavo Pessoa, João Pedro Ribeiro, Pedro Bueno e Fábio Santos. Nessa bateria a disputa começou com posições bem definidas e uma distância grande entre cada um dos cinco primeiro colocados. Mas o jogo virou com Fábio Santos que ultrapassou ‘Pepê’ Bueno e João Pedro Ribeiro conquistando a terceira colocação e permanecendo assim até o final da prova.

‘Pepê’ Bueno foi gradativamente perdendo as posições e acabou em sétimo. No caminho contrário quem subiu aos poucos foi José Brayan Soares que conseguiu conquistar o último lugar do pódio.


Resultado da 2ª bateria
1º Enzo Lopes
2º Gustavo Pessoa
3º Fábio Santos
4º João Pedro Ribeiro
5º José Brayan Soares

Pódio final da MX2

Placar geral
1º Enzo Lopes
2º Gustavo Pessoa
3º Fábio Santos
4º João Pedro Ribeiro
5º Pedro Bueno

Balbi vence novamente na MX3 na 2ª etapa do Brasileiro de MX PRÓ

Balbi Junior (Foto: Tiago Lopes/CBM)


O estreante da MX3, Antonio Jorge Balbi Jr. venceu novamente a MX3 na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross PRÓ neste sábado (18) em Paty do Alferes (RJ).

O piloto mineiro havia vencido a etapa de abertura em Limeira (SP) no dia 14 de maio e consagrou mais uma vitória na segunda etapa e segue na liderança do Campeonato.

Sobre o desempenho no circuito, Balbi Jr. disse ter apostado em uma largada boa o que assegurou a liderança. “Estou sentindo muita dor porque lesionei o braço no treino cronometrado da MX1 então sabia que tinha fazer boa largada. Agora descansar bastante e vencer e os adversários amanhã”, explica o piloto.

Outra integrante da família Balbi que deu um show na pista foi Mariana, irmã do campeão. A brasileira foi a única a competir no Mundial este ano e conseguiu a 9ª colocação no GP da Alemanha e o 11º lugar no GP da França e fechou com o quarto de lugar na sua estreia do Brasileiro em Paty.

“Senti uma diferença grande, não muito pela pista, mas pela moto. No Mundial eu competia com uma de 250cc e aqui são 450cc. Exige muita preparação, mas estou contente com a estreia e tenho boas expectativas com meus treinos. Tem um Campeonato inteiro pela frente”, conta Mariana.

Os irmãos Balbi largaram juntos, porém Mariana ficou pra trás logo na primeira volta. Roman Jelen assumiu a segunda posição e apesar de ter caído no meio da prova, ninguém conseguiu ultrapassá-lo.

“É uma pista muito dura, bem úmida e trabalhosa, é fácil cometer erros aqui. Mas isso não quer dizer que é ruim, a organização está de parabéns o circuito é parecido com o de Mundial e até ainda melhor no quesito de manutenção de pista, é mais preservada. Está perfeita,” declara Jelen.

O terceiro colocado, William Guimarães, não fez uma boa largada, entretanto surpreendeu a todos tomando as posições de Stocovich e Balbi.
Nas primeiras voltas Walter Tardin tentou alcançar Mariana, mas não foi páreo para a mineira que abriu distância. Tardin esteve perto de conquistar um lugar no pódio, mas acabou em sétimo.
André Stocovich chegou a tomar o quarto lugar de Mariana, entretanto a piloto virou o jogo nas últimas voltas e se recuperou mantendo a posição. Stocovich completou o pódio com o 5º lugar.

Pódio MX3 (Foto: Tiago Lopes/CBM)


No domingo (19) as disputas continuaram com as categorias MX1, MX2 e Junior. Nos treinos cronometrados neste sábado, Enzo Lopes foi o mais rápido na MX2 e será o primeiro a alinhar no gate de largada da prova. Na MX1, Hector Assunção fez o melhor tempo, e na Junior, Léo Cassarotti foi o melhor.

Cassaroti volta a vencer MX Junior no Brasileiro de Motocross Pró

Leonardo Cassaroti

O jovem piloto Leonardo Cassaroti voltou a vencer a categoria MX Júnior no Campeonato Brasileiro de Motocross Pró na segunda etapa que aconteceu neste domingo (19) em Paty do Alferes (RJ).

Cassaroti havia ganhado a etapa de abertura em Limeira (SP) e consagrou mais uma vitória no Rio de Janeiro. O piloto manteve a liderança durante toda a prova e foi difícil de alcançar. Ele largou na frente junto com Rafael Ribeiro e abriu vantagem contra os outros pilotos desde o começo.

“Fiz uma boa largada. Apista de Paty é bem diferente de Limeira. O terreno lá era mais ‘duro’ e aqui é mais fofo e tem bastante canaletas. Procurei pistas parecidas para saber como ia ser e estar preparado para a etapa”, explica Cassaroti.

Tallys Natan que teve problemas com sua moto nos treinos e nos aquecimentos (warm ups). Apesar disso teve um ótimo desempenho tomando a segunda posição. Ele disse que continua tentando patrocínio principalmente para melhorar o equipamento.

“Foi difícil com a falha da moto no treino livre no sábado e também no warm up logo antes da prova. Consegui comprar um cilindro para substituir, mas ainda precisa de muito investimento para alcançar a liderança. Mesmo assim eu dei o melhor de mim por uma boa largada e alcancei meu objetivo”, revela Tallys Natan.

O piloto Gabriel Andrigo assumiu a terceira colocação no começo da prova, mas caiu e perdeu várias posições e acabou não classificado na etapa. Rafael Araújo aproveitou para se manter no lugar de Gabriel.

Leonardo Nunes e Joaquim Neto brigaram lado a lado pelas últimas posições. O resultado foi Leonardo em quarto e Joaquim em quinto lugar.

Pódio MX3 Jr.


Resultado do etapa:
1º Leonardo Cassaroti
2º Tallys Nathan
3º Rafael Araújo
4º Leonardo Nunes
5º Joaquim Neto