TCM - 17/01/2018.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Os pilotos de
motocross já podem se preparar para mais uma edição do Campeonato
Brasileiro de Motocross. A competição é uma referência na América Latina
e reúne os pilotos mais habilidosos do Brasil. Para a temporada 2019
serão sete etapas, uma a menos em relação ao ano passado.
A decisão foi tomada para buscar uma padronização na qualidade dos eventos. "A
temporada 2018 foi muito boa mesmo com as dificuldades que tivemos, mas
para 2019 queremos manter uma qualidade técnica em todas as etapas e
entendemos que sete será um número ideal para a realidade desta
temporada, proporcionando um grande evento tanto às equipes, pilotos
como para o público. Porém, nada impede que no futuro o número de etapas
possa ser ainda maior." - comentou o presidente da CBM, Firmo Alves.
A abertura da
competição que tradicionalmente era realizada em Cornélio Procópio-PR,
foi substituida este ano pela cidade de São José em Santa Catarina,
localizada a 18km de Florianópolis (SC). O início da temporada está
previsto para o dia 14 de abril. Outros estados que também vão sedirar
pelo menos uma etapa do campeonato são Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas
Gerais e Rio Grande do Sul.
Este ano a
Confederação Brasileira de Motociclismo vai adotar um novo critério de
idade para pilotos das modalidades Motocross, Velocross, Cross Country,
Motovelocidade e Enduro Regularidade. Para determinação da idade nessas
modalidades, o piloto deverá ter a idade mínima completa, até o dia do
encerramento da inscrição da prova escolhida. Por exemplo, se um piloto
que tem 17 anos e pretende competir numa categoria onde a idade mínima
exigida é de 18 anos, ele só poderá participar da categoria assim que
completar tal idade, mesmo que o campeonato já tenha se iniciado, ou
seja, se a competição começou em março e o piloto fizer 18 anos em
junho, ele só poderá entrar na categoria após o seu aniversário.
O documento
ainda ressalva sobre a idade máxima, onde o piloto ao estar apto, com
sua idade mínima de entrada, automaticamente poderá completar a Classe
do campeonato em questão, mesmo que atinja idade superior. Havendo ainda
a possibilidade de participação em uma outra classe ao completar a
idade mínima solicitada para o seu acesso. “A mudança no regulamento
quanto a idade para participação ocorreu devido a questões jurídicas,
pois quando se completa a idade mínima exigida, o participante tem
direitos legais estabelecidos. Em 2018 a interpretação quanto a idade
mínima exigida não estava juridicamente correta, então vimos a
necessidade de readequação para atender questões legais. Com isso, o
piloto que até o ano passado tinha que ter a idade mínima exigida até
dia 1º de janeiro, agora se completar a idade até o prazo final das
inscrições já poderá participar da categoria, não precisando esperar um
ano para o acesso.” – esclareceu Wilson Yasuda, presidente do Conselho
Técnico Desportivo Nacional.
Outra alteração
no regulamento da competição está na categoria Nacional, que além de
motocicletas com 230cc (categoria Nacional A) também aceitará motos com
250cc de fabricação original nacional (categoria Nacional B).
Calendário temporada 2019:
1a Etapa - 14 de abril – São José - SC
2ª Etapa - 05 de maio – Morrinhos - GO
3a Etapa - 02 de junho – Caldas Novas – GO
4ª Etapa - 07 de julho – Nova Alvorada do Sul - MS
5ª Etapa - 04 de agosto – Fama/Alfenas - MG
6ª Etapa – 01 de setembro – Extrema - MG
7ª Etapa – 15 de setembro – Fagundes Varela - RS
Obs.: As datas e locais poderão ser alterados por motivo de força maior.
Assessoria de Comunicação - (67) 3306-0969
Confederação Brasileira de Motociclismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário