TCM - 22/02/2019.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: cbm.esp.br
O
Campeonato Brasileiro de Motocross se inicia dia 14 de abril em novo
local. A cidade de Alfenas (MG) dará a largada na temporada no lugar da
cidade mencionada anteriormente. O Confederação Brasileira de
Motociclismo ressalta que para a realização de uma etapa, os governos,
municipal, estadual e federal, mais as empresas locais são resposáveis
por grande parte da viabilização do evento. Apesar de muitos municípios
terem desmonstrado a intenção em realizar uma etapa do campeonato, nem
sempre conseguem atender no prazo determinado as ações solicitadas pela CBM, sendo, em algumas situações como esta, a instituição obrigada a buscar soluções rápidas preservando a qualidade da competição e impactando
o menos possível no cronograma dos pilotos e todos envolvido. Por
isso, a CBM tem se esforçado para manter a data já mencionada, mesmo
com a alteração do local.
Mudanças também estão previstas no regulamento da temporada 2019 do Campeonato Brasileiro de Motcross. Este
ano a Confederação Brasileira de Motociclismo vai adotar um novo
critério de idade para pilotos das modalidades Motocross, Velocross,
Cross Country, Motovelocidade e Enduro Regularidade. Para determinação
da idade nessas modalidades, o piloto deverá ter a idade mínima
completa, até o dia do encerramento da inscrição da prova escolhida. Por
exemplo, se um piloto que tem 17 anos e pretende competir numa
categoria onde a idade mínima exigida é de 18 anos, ele só poderá
participar da categoria assim que completar tal idade, mesmo que o
campeonato já tenha se iniciado, ou seja, se a competição começou em
março e o piloto fizer 18 anos em junho, ele só poderá entrar na
categoria após o seu aniversário.
O documento
ainda ressalva sobre a idade máxima, onde o piloto ao estar apto, com
sua idade mínima de entrada, automaticamente poderá completar a Classe
do campeonato em questão, mesmo que atinja idade superior. Havendo ainda
a possibilidade de participação em uma outra classe ao completar a
idade mínima solicitada para o seu acesso. “A mudança no regulamento
quanto a idade para participação ocorreu devido a questões jurídicas,
pois quando se completa a idade mínima exigida, o participante tem
direitos legais estabelecidos. Em 2018 a interpretação quanto a idade
mínima exigida não estava juridicamente correta, então vimos a
necessidade de readequação para atender questões legais. Com isso, o
piloto que até o ano passado tinha que ter a idade mínima exigida até
dia 1º de janeiro, agora se completar a idade até o prazo final das
inscrições já poderá participar da categoria, não precisando esperar um
ano para o acesso.” – esclareceu Wilson Yasuda, presidente do Conselho
Técnico Desportivo Nacional.
O regulamento
prevê ainda alteração na tomada de tempo para denifição do gate nas
provas das categorias MX1 e MX2, nas quais serão feitas em baterias de
12 minutos, diferentemente do ano passado que era através dos treinos
cronometrados.
Outra alteração
está na categoria Nacional, que além de motocicletas com 230cc
(categoria Nacional A) também aceitará motos com 250cc de fabricação
original nacional (categoria Nacional B).
Este ano os
pilotos estrangeiros vão poder pontuar em todas as classes,
diferentemente de 2018 onde era possível a pontuação apenas na categoria
MX1, com ressalva ao pilotos estrangeiros que possuem apoio ou contrato
com empresas ou equipes que atuam em solo brasileiro poderão pontuar
apenas nesta categoria.
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