Pesquisar este blog

TCM

sábado, 7 de março de 2009

A ORIGEM DO TERMO "RÔIA".


Jeca Jóia

Jeca Jóia

Este mês o assunto é o rôia. Aliás, bem sugestivo o nome, pois, graças ao novo acordo ortográfico entre os países de língua portuguesa, este termo, conhecido somente pelos praticantes do motociclismo, está mudando de grafia.

O termo “Rôia”, que muitos desconhecem a origem, a partir de 1 de janeiro de 2009, se escreve roia, sem o acento na letra “o”. Ish, se o cara que anda mal é chamado de “rôia”, sem assento, vai andar pior ainda… Bom, no caso, felizmente ainda, para os “roias”, assento, quando significa “local para descanso”, ainda é com dois “esses”, e o “acento” retirado dos “rôias” é com “c”. Ish, comecei a complicar, e o objetivo é manter o foco na explicação sobre a origem do termo “rôia”.

Em minhas andanças pelo motociclismo, concluí que o termo rôia surgiu nas trilhas da região de Divinópolis (região oeste do estado de Minas Gerais). Nossa história remete a um trilheiro de lá, chamado Juninho Highlander (que já foi piloto de motocross, organizador de copas de regularidade) e que hoje em dia é um excelente piloto de regularidade ainda em atividade.

Certo dia, estava eu numa prova na cidade de Pedra do Indaiá, interior de Minas Gerais. Àquela época eu escrevia o Jornal Jeca Jóia, eram os primeiros meses de nossa atividade. Também era responsável por divulgar os resultados da maioria das provas na internet, bem como eu também era piloto, claro!!

Era dia de “Copa Oeste de Enduro de Regularidade”. Ao final do evento, após subir e descer montanhas de pedra, Juninho Highlander chegou para mim e disse: “Você sabe a origem do termo rôia?”. Eu comentei que não tinha certeza. Daí ele me contou:

“Estávamos em uma turma de 5 treieiros, em Divinópolis, fazendo uma trilha com uma cava em subida. Só passava um de cada vez, e durante todo o passeio - até aquele momento - todos estávamos andando bem. De repente, no meio da cava, um colega nosso de trilha, agarrou com a moto no meio da cava. Todos que estavam vindo em seguida tiveram que parar suas motos, e esperar… E não tinha como ir ajudar, pois onde ele agarrou, somente passava uma moto, e o morro era bastante inclinado, impedindo que deixássemos nossas motos paradas para ir ajudá-lo. Foi aí que gritei: “Ei, você tá atrapalhando nossa passagem, tá parecendo uma rolha, tampando a saída da trilha!”" Daí, de rolha, aos poucos, o “mineirês” foi transformando a palavra em “rôia”. E assim ficaram conhecidos os “tranca trilhas” das Minas Gerais.

Vale lembrar que em São Paulo, este tipo de piloto é conhecido como “Mamão”. No Paraná e o Grosso, são chamados de “Fracassados” e no Rio de Janeiro, o apelido é “Prego”, mas isso já é uma outra história…

fonte: JECA JÓIA em Pro Moto

Nenhum comentário:

Postar um comentário