Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Acidentes no mundo esportivo. Mera coincidência?

TCM - 06/09/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.



Olá internautas amigos do MOTO.com.br, nesta coluna irei abordar o momento atual do MX e SX, suas evoluções e consequências, que acabam por tornar o MX e o SX um dos esportes que mais machucam os atletas na atualidade e que representam sérios riscos de vida.
Além dos acidentes fatais que testemunhamos recentemente de duas das maiores estrelas do motociclismo Off Road nacional, Swian e Marronzinho, houve os graves acidentes de Chad Reed, Tray Canard, Ryan Villopoto e inclusive do colunista que vos escreve.
Após trinta dias de internação (21 de UTI), mais o período de recuperação por 3 costelas fraturadas, fratura múltipla do úmero (4) inclusive uma na cabeça do osso, luxação do ombro e ruptura de esôfago, pude refletir e entender um pouco melhor o que nos tem levado a tantos acidentes e todos com pilotos experientes, detentores de títulos e com vasta bagagem.
Todos nós estávamos acelerando canhões de 450 cc e de última geração!!! Não tenho observado graves acidentes com motos de 250 cc, apesar de andarem no mesmo tempo das 450 cc. O que acontece é que as motos de 450 cc evoluíram demais! Seus limites praticamente não existem e o menor erro pode ser fatal!
Essas motocicletas atingiram um nível tecnológico tamanho que chegam a ser muito mais rápidas eeficazes do que as antigas 250 cc 2 tempos que foram substituídas pelas 450 cc 4 tempos. Esta evolução tornou o MX e o SX o único esporte a motor do planeta em que os melhores pilotos pedem um motor para andar menos!!!
Essas 450 cc desenvolvem até algo em torno de 52 cavalos de potência o que gera uma relação peso potência de praticamente 0,5 cavalo por kg. Seu torque se concentra em baixas rotações de respostas imediatas pela injeção eletrônica e seu cabeçote de 4 ou 5 válvulas dependendo do modelo, que permitem rotações acima dos 12000 RPM’s tornando-as algo sem limites.
A tração destas motos ao solo é fantástica e muito melhor do que as antigas 2 tempos. Em qualquer marcha que se acelera a resposta é imediata. O centro de gravidade mais baixo, inclusive pelo peso maior do motor 4 tempos, permite um manejo perfeito, que nos leva ao limite máximo daquilo que podemos fazer.
A sensação de pilotagem firme e eficaz nos faz querer sempre mais e mais, e é aí que acontecem os acidentes mais graves. Elas andam muito sem que nos apercebamos o quanto rápido estamos andando! Qualquer desequilíbrio pode pesar no guidão e justamente na mão do acelerador de respostas imediatas! Chão!!!  Normalmente a consequência é ir direto para o hospital. Elas te mandam ao chão sem aviso prévio!
Mas elas são uma delícia para acelerar, supermacias, confortáveis e na mão! O problema é que não admitem erros!!! Nem os pequenos!!!
Assim caros internautas, lembrem-se que, quando subirem para acelerar uma 450 F, vocês estarão montando em uma verdadeira puro sangue! Não as subestimem!
Abraços,

Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross e dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário