Pesquisar este blog

TCM

domingo, 25 de outubro de 2020

Guto Lima é bicampeão mundial de motocross nos EUA.

TCM - 25/10/2020.

Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Fonte: https://tribunademinas.com.br/

Por: Bruno Kaehler


 Juiz-forano conquista título entre veteranos depois de casa ser atingida por tragédia na Califórnia: “me emociono sempre por ainda estar vivo”.

Guto Lima já havia sido campeão do Mundial em 1997, em outra categoria, e repetiu o feito 23 anos depois (Foto: Arquivo pessoal)


Lenda do motocross brasileiro, o juiz-forano Antônio Augusto Monteiro Rodrigues Lima, popularmente conhecido como Guto Lima, 54 anos, se sagrou bicampeão mundial na modalidade, agora pela categoria veterana, de 50 a 55 anos. A conquista ocorreu no início do mês de outubro, na Califórnia, Estados Unidos, onde o piloto mora desde 2016 com a família.

Juiz-forano é especialista em esportes radicais e mora e compete nos EUA desde 2016 (Foto: Arquivo pessoal)

Guto já era o primeiro brasileiro a correr e vencer o Mundial (Glen Helen) nos EUA, em 1997. “Em 1998 ainda fui segundo, aí só voltei em 2013 com a terceira posição. Já morando aqui, em 2017, fui terceiro mais uma vez, assim como no ano passado. Agora em 2020, nas 2T (motor a dois tempos), pulei para primeiro novamente. 

O último Mundial de 2T que participei foi em 1997, aí veio a era das 4T”, conta o experiente atleta. Ele ainda acumula, ao longo de sua vitoriosa trajetória, títulos cariocas e mineiros, por exemplo, bem como os de campeão brasileiro em 1984, 1985 e 1998.

O novo triunfo na carreira veio com a torcida e companhia de uma dupla mais que especial. “Eu estou treinando com os meus meninos, o Guilherme (filho, 12 anos) e Gustavo (enteado, 14) de KTM 150cc a 2T e vi que estava indo bem, então resolvemos arriscar. Eu esperava um top 5 ou top 3, porque no ano passado, na 4T, fui terceiro lugar, mas consegui boas largadas nas corridas e isso me manteve brigando lá na frente”, recorda Guto, que dedica sua vida também aos ensinamentos aos jovens da família Lima.

“Eles sempre esperam que eu ganhe! E fizeram uma minicobertura com câmeras e fotos, assim como faço com eles. E também sabem que nada é fácil, mas precisa de dedicação, disciplina e saber lidar com os desafios. Nada fica perdido se você tem determinação, fé e coragem. Depois da última corrida classificatória, fizemos uma oração para agradecer. Eles participam de tudo. Não sei até quando estarei ao lado deles em pessoa, mas tenho que dar o melhor de mim como exemplo”, destaca Guto.

“Me emociono sempre por ainda estar vivo”

Guto não se cansa de vencer e de se superar. A nova vitória no Mundial veio após grandes dificuldades vivenciadas pela família Lima na cidade de Ventura. A maior delas ocorreu no recente incêndio na Califórnia, que atingiu milhares de casas do município em que Guto mora com a esposa Fernanda Lima, além de Guilherme e Gustavo. Eles perderam veículo, a casa, motos e outros bens, e passaram a morar, se recuperando, aos poucos, em um trailer. Nada que abale a alegria do piloto.

“Eu tenho uma luta muito grande aqui, mas me emociono sempre por estar ainda vivo e podendo tentar os desafios. As dificuldades e acontecimentos são muitos, às vezes bem difíceis. Eu acredito que Deus me dá coragem e força, por maior que seja a dificuldade. Não tenho outra escolha. Às vezes me pergunto por que tem que ser tão doloroso e difícil. Vem um silêncio, eu penso em fé, vontade e coragem. Não desista, vai a luta com amor e paixão. Se de tudo eu não vencer, eu tenho o caminho batalhado e, nele, muitos amigos. Troféus a gente guarda e relembra. Amigos nós levamos para todo lugar e isso é incrível”, discursa o bicampeão mundial.

Guto com Guilherme e Gustavo, principais pupilos do piloto (Foto: Arquivo pessoal)


Também por tudo o que vivenciou fora das corridas, Guto, que vai atrás de novos títulos ainda em 2020, alicerçado na família, enfatiza sua conquista. “Foi uma vitória em todos os sentidos para mim. Dentro e fora da pista. Minha carreira é sempre isso, tentando vencer as dificuldades, batalhando, acreditando e não desistindo. E estar sempre educando e criando futuros campeões, seja dentro ou fora das pistas, usando a fantástica magia do esporte na vida das pessoas”, destaca o também professor, visto que Guto compartilha tudo o que sabe em sua escola de Motocross.


Nenhum comentário:

Postar um comentário