TCM - 13/01/2015.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: http://www2.uol.com.br/
Vídeo: Dakar.com
![]() |
Pablo Quintanilha (KTM 450 Rally Replica) Foto: Divulgação |
O chileno Pablo Quintanilha (KTM 450 Rally Replica) foi o mais rápido na 8ª etapa da categoria motos do Rally Dakar 2015, realizada nesta segunda-feira (12/01). Porém o resultado mais importante foi o espanhol Marc Coma (KTM 450 Rally), que apesar de terminar a etapa apenas na nona colocação, assumiu a liderança da prova, já que seus dois grandes rivais tiveram problemas: o espanhol Joan Barreda (Honda CRF 450 Rally) que liderava a prova até esta manhã teve de ser rebocado por outro competidor e despencou na classificação. Seu companheiro de equipe e vencedor da etapa anterior, o português Paulo Gonçalves foi o 15º colocado, perdendo quase cinco minutos para Coma. Mas com a saída de Barreda, Gonçalves assumiu a segunda colocação na classificação acumulada.
![]() |
Marc Coma (KTM 450 Rally) Foto: Divulgação |
Completando a etapa maratona, motos e quadriciclos partiram de Uyuni, na Bolívia, retornando ao Chile, para chegar a Iquique, onde hoje os carros e caminhões tiveram o merecido dia de repouso. Numa etapa longa, com problemas meteorológicos, quatro pilotos, que estavam entre os 20 primeiros classificados, abandonaram a prova.
![]() |
Paulo Gonçalves (Honda CRF 450 Rally) Foto: Divulgação |
O dia foi de mal a pior para o espanhol Joan Barreda. Ele completou a etapa anterior pilotando 120 km com o guidão de sua moto quebrado. Como não era permitido o auxílio mecânico das equipes de assistência em Uyuni, contou com a solidariedade do piloto argentino Demian Guiral, que também compete com Honda e trocou a peça com Barreda.
![]() |
Toby Price (KTM 450 Rally Replica) Foto: Divulgação |
Mas a longa especial acabou gerando problemas mecânicos e Barreda só conseguiu completar o primeiro trecho cronometrado sendo rebodado pela moto de Jeremias Israel Esquerre, com mais de 90 minutos de atraso em relação aos ponteiros.
Coma fez uma prova bastante cautelosa, poupando motor e pneus. Ele viu seu fiel escudeiro, o espanhol Jordi Viladoms, abandonar a prova com motor quebrado. Mesmo sem forçar o ritmo, Coma conseguiu um excelente resultado, colocando cinco minutos em Paulo Gonçalves e dando um passo importante para a conquista de sua quinta vitória no Dakar.
Além do destaque para a primeira vitória em especial de Pablo Quintanilha, justamente no retorno a sua terra natal, e assumindo a terceira colocação no acumulado, quem também mostrou as garras foi a espanhola Laila Sainz (Honda CRF 450 Rally), completando a etapa na quinta colocação e assumindo a nona colocação no acumulado.
Vídeo: 8ª Etapa:
Étape 8 - Moto/Quad - Résumé de l'étape... por Dakar
Classificação da 8ª etapa Motos (extraoficial):
1º Pablo Quintanilha (KTM 450 Rally Replica): 2h56min19s
2º Juan Pedrero Garcia (Yamaha WR 450 Rally): +11s
3º Stefan Svitko (KTM 450 Rally Replica): +12s
5º Toby Price (KTM 450 Rally Replica): +41s
3º Laila Sainz (Honda CRF 450 Rally): +2min36s
Classificação acumulada após oito etapas - Motos (extraoficial):
1º Marc Coma (KTM 450 Rally): 28h51min12s
2º Paulo Gonçalves (Honda CRF 450 Rally): +9min11s
3º Pablo Quintanilha (KTM 450 Rally Replica): +11min11s
4º Toby Price (KTM 450 Rally Replica): +15min56s
5º Stefan Svitko (KTM 450 Rally Replica): +126min30s
Colaboração especial do piloto e engenheiro Klever Kolberg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário