Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Dakar 2018 - 4ª e 5ª etapas.

TCM - 10/01/2018.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: motosport.com

#4 Yamaha Official Rally Team: Adrien van Beveren - Foto: Yamaha Motor Racing


Adrian van Beveren, da Yamaha, assumiu a liderança do Rally Dakar de 2018 na categoria de motos depois de ganhar a quarta etapa marcada pelo abandono do campeão de 2017 Sam Sunderland

O piloto da KTM, Sam Sunderland, teve que ser evacuado por helicóptero depois de sofrer um acidente na especial de San Juan de Marcona de 330 quilômetros desta terça, depois de duas vitórias nos três primeiros estágios do Rally Dakar.
Sam Sunderland - Foto: Red Bull Content Pool

O britânico sofreu uma lesão nas costas no acidente que foi grave o suficiente para que os médicos descartem sua permanência no evento.
A saída de Sunderland abalou a ordem da classificação geral, que agora é liderada por Adrian van Beveren, depois que o francês garantiu sua segunda vitória da carreira de um estágio do Dakar.
Os pilotos começaram o estágio em grupos de 15 partindo em intervalos de cinco minutos, e foram justamente aqueles que começaram no segundo grupo - incluindo van Beveren - que lideraram a maioria do estágio.
an Beveren e o piloto da Honda, Joan Barreda, chegaram ao sexto waypoint separados por apenas seis segundos, mas o espanhol perdeu 10 minutos nos estágios finais, chegando em nono.
No final, foi Xavier de Soultrait, companheiro de Beveren na equipe Yamaha, que ficou com o segundo lugar da especial, cinco minutos atrás do novo líder do rali.
Matthias Walkner, da KTM, ficou em terceiro lugar, dois minutos atrás de Soultrait, e agora é o piloto mais bem colocado da KTM, após o abandono de Sunderland.
Apenas 1m55s atrás de Van Beveren na classificação geral está o piloto da Husqvarna, Pablo Quintanilla - o quarto mais rápido no estágio desta terça-feira - seguido pelo piloto principal da Honda Kevin Kevin Benavides e Walkner.
Apesar de terminar apenas em nono no estágio, Barreda subiu três posições no geral e agora está em nono, 22m08s atrás do líder do rali.

Vídeo: Dia 4.

Classificação geral após estágio 4 (top 10):

Pos.PilotoMotoTempo/Diferença
1
 Adrien van Beveren
Yamaha11h03m23s
2
 Pablo Quintanilla
Husqvarna1m55s
3
 Kevin Benavides
Honda3m15s
4 Matthias WalknerKTM5m23s
5 Xavier de SoultraitYamaha7m34s
6 Toby PriceKTM10m14s
7
 Jose Ignacio Cornejo
Honda12m06s
8
 Franco Caimi
Yamaha12m48s
9 Gerard FarresKTM13m05s
10 Antoine MeoKTM13m47s
Dia 5:

Barreda domina estágio, mas Van Beveren mantém liderança.

Joan Barreda - Foto: Honda Racing.

Piloto espanhol da Honda conseguiu vitória tranquila e ocupa a quarta posição no geral agora

Joan Barreda, que perdeu mais de 20 minutos no terceiro estágio e ganhou pouco terreno no dia seguinte, foi confortavelmente o mais rápido durante o percurso de 266 quilômetros, no último dia do evento que foi realizado inteiramente no Peru, saindo de San Juan Marcona e chegando a Arequipa.
Enquanto o intervalo entre o primeiro e o segundo na classe foi consistentemente inferior a cinco minutos nos últimos três estágios, Barreda teve uma liderança de 6min42s já no segundo dos seis waypoints.
Ele continuou aumentando o domínio para finalmente vencer com 10min26s, em cima de Matthias Walkner, que superou Kevin Benavides, após grande luta entre os dois.

Adrien Van Beveren - Foto: 

Yamaha Motor Racing


Adrien Van Beveren, que assumiu a liderança geral, após o quarto estágio, ficou em quinto. No entanto, o seu adversário mais próximo, Pablo Quintanilla, caiu no final do estágio e ficou mais de 14 minutos atrás. 

Companheiro de equipe de Barreda, Benavides assumiu o segundo lugar no geral, exatamente um minuto atrás de Van Beveren. Os pilotos da Yamaha e da Honda estão acompanhados pelo líder da KTM, Walkner, em uma estreita luta das três marcas pela ponta, já que o austríaco está a apenas 14 segundos de Benavides. 

Barreda agora é o quarto colocado no geral, nove segundos à frente de Xavier De Soultrait. 

Nesta quinta-feira (11) as motos sairão de Arequipa e chegarão em La Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário