Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Rally dos Sertões: Gonçalves vence mais uma e tira diferença para Coma na liderança geral das motos.

TCM - 28/08/2014.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: sertoes.com

O brasileiro Jean Azevedo foi o quarto colocado na especial, que marcou a metade do Sertões 2014. Nos quadriciclos, rivalidade Brasil x Polônia a toda prova, com vitória de Marcelo Medeiros, após penalização a Rafal Sonik. Nos UTVs, Zé Hélio e Camargo vencem e assumem liderança

27/08 - 4ª etapa - Paracatu (MG)/São Francisco (MG)
Deslocamento inicial: 135,24 km
Trecho especial: 363,85 km
Deslocamento final: 86,21 km
Total do dia: 585,30 km


Com 363,85 km de trecho cronometrado (especial) e 585,30 km no total, a quarta etapa da 22ª edição do Rally dos Sertões, disputada nesta quarta-feira (dia 27), foi a maior e mais dura até aqui. Os competidores saíram de Paracatu rumo à cidade de São Francisco, ambas em Minas Gerais, e estreantes no percurso da competição. 


Foi um dia que lembrou as areias do deserto do Jalapão, alternando com piso duro e cascalho. Uma etapa que colocou equipamento, pilotos e navegadores à prova e foi marcada por abandonos e vários forfetes (os competidores não conseguiram terminar a especial dentro do tempo limite de 6h30min).



Paulo Gonçalves vence a segunda especial  Foto: Ricardo Leizer / Webventure 

Nas motos, o português Paulo Gonçalves (Team Honda HRC), atual campeão do Sertões, faturou a quarta etapa do rali, com o tempo de 4h24min02s, superando o espanhol Marc Coma (KTM Red Bull Factory Team), que chegou em segundo na especial, mas segue na liderança geral (9h43min55s), com apenas 2min04 de vantagem para Gonçalves. Cada um venceu duas etapas até o momento.

Marc Coma segue na liderança das motos -  Foto: Victor Eleuterio / Webventure



O terceiro lugar no dia ficou com o português Helder Rodrigues (Team Honda HRC), seguido pelo brasileiro Jean Azevedo (Honda Mobil de Rally), que está em terceiro no acumulado, a 9min37s de Coma.

Trinta e seis, das 37 motos que iniciaram o rali, largaram na especial desta quarta-feira, mas algumas ficaram pelo caminho. Apenas 26 chegaram dentro do tempo limite.

"Hoje foi uma etapa bem grande e comecei andando bastante forte. No segundo setor, acabei cometendo um pequeno erro, perdendo um pouco de tempo. No final, consegui voltar forte, recuperar tempo e abrir um pouco do Marc (Coma). Agora estamos no meio do rali, vamos disputar os três dias que tem pela frente. Espero continuar competitivo e ver o final como vai ficar", declarou Gonçalves, que já está se preparando para a etapa maratona que será realizada nesta quinta-feira (28), com chegada em Diamantina (MG), onde os competidores não poderão receber auxílio mecânico externo.

"Mais um bom dia. Uma especial grande, dura e muito boa. Tentei andar o mais rápido possível e acho que o segundo lugar foi um bom resultado para hoje", destacou o espanhol Coma, campeão do Sertões em 2010 e atual líder do Mundial de Rally Cross Country da FIM.

Azevedo também comentou sobre a etapa e sua semelhança com o Jalapão. "Foi uma etapa muito rápida, praticamente só reta, com piso de areia, diferente do que estávamos pegando até agora. Particularmente não achei muito prazerosa, uma etapa que mede mais moto do que piloto. Faz parte do rali, mas ainda prefiro etapas mais técnicas, mais travadas. Espero que amanhã comece essa característica. Foi um dia parecido com o Jalapão, lá também é plano, rápido, com piso de areia. Talvez lá a areia seja mais pesada, mas foi uma etapa bem parecida", comparou o pentacampeão do Sertões.

Categoria Quadriciclos tem rivalidade Brasil e Polônia


Na categoria quadriciclos, que teve 13 competidores na disputa, a rivalidade Brasil x Polônia só aumenta. O polonês Rafal Sonik (Sonik Team) chegou na frente na etapa, mas recebeu uma penalização de 16 minutos, que foram acrescentados ao seu tempo final (por não ter parado no abastecimento). 


O maranhense Marcelo Medeiros lidera nos quadriciclos - Foto: Marcelo Machado / Webventure 


Vitória então do maranhense Marcelo Medeiros (Taguatur Racing), que assumiu a liderança no geral (10h56min32s), seguido pelo atual campeão Robert Nahas (RNN Sports), que "se estranhou" com Sonik na disputa do dia.

"Eu achei o trecho espetacular. Esse é o meu 11º Sertões e essa foi uma das especiais mais gostosas que eu fiz. Hoje eu não consegui zerar o problema com a estabilidade do quadri, mas melhorou muito. Consegui andar muito bem, mas como eu não andei bem ontem, peguei muita poeira, consegui passar alguns. O (Gabriel) Varela foi muito bom comigo. Eu já vinha na poeira dele e quando ele viu me deu passagem, mas na hora que chegou no Rafal Sonik, ele não me deixou passar de jeito nenhum. Só consegui passar quando ele deu uma bobeada na navegação e a hora que ele tirou a mão eu consegui passar", relatou Nahas.

"Quando chegou no abastecimento ele entrou muito colado em mim. Então eu sai no limite do radar para não tomar penalização. Na hora que ele saiu do radar, ele enfiou a mão no acelerador e deu de lado no meu quadri, me jogou pro barranco. Ainda bem que não tinha nada pra bater. Depois ele veio me falar que foi sem querer, que pegou algum obstáculo e que acabou acelerando sem querer", completou o piloto.

Sonik se defendeu: "Numa curva cega, eu sai um pouco da trilha e então senti alguma coisa me tocar pelo lado. Não cheguei a sair completamente, mas me jogou para fora. Foi uma sorte não ter sido um toque forte, então fiquei bastante assustado durante a etapa", disse o polonês, que venceu o Sertões em 2010.

Longe da confusão, Medeiros disse que teve um dia tranquilo. "Uma etapa totalmente diferente de ontem, com muitas retas, mas com piso de areia. Foi tudo tranquilo nessa especial mais longa. Hoje vamos fazer uma revisão no quadri, como fazemos todos os dias e tentar fazer uma boa etapa amanhã", completou o campeão de 2012.

Apenas nove quads completaram a especial dentro do tempo limite.

Categoria UTV tem nova vitória de Zé Hélio e Edmilson de Camargo


Dos 21 UTVs que iniciaram a disputa da 22ª edição do Rally dos Sertões, 18 competiram na etapa desta quarta e só 12 não forfetaram. Pentacampeão nas motos, José Hélio Rodrigues e o navegador Edmilson de Camargo Jr. (Polaris Racing / Zé e os Caras 4x4) venceram a etapa, a segunda neste rali, com o tempo de 5h03min43s. Rodrigo Varela/João Arena (Divino Fogão Rally Team) ficou em segundo e Bruno Sperancini/Lourival Roldan (Casarini Can-AM) terminou em terceiro.



José Hélio e Edmilson Camargo vencem mais uma - Foto: Gustavo Epifanio / Webventure


Com o resultado, Zé Hélio e Camargo assumiram a liderança no acumulado (11h12min18s), mas a diferença está apertada para os vice-líderes Varela e Arena, que estão a apenas 1min01s da dupla.

Denisio Casarini e Eduardo Shiga (Casarini Can-Am), que vinham entre os primeiros no geral da categoria, tiveram um dia difícil, com a quebra na manga de eixo no km 139 da especial. Eles forfetaram e caíram para 10º no geral.

"Hoje foi bom. Uma especial espetacular. Extremamente prazerosa, acho que o rali está nota 10. Esse novo formato de prova está me agradando muito. Ganhei a maior especial do Sertões neste ano, mesmo com alguns imprevistos no caminho. Minha estratégia hoje era colocar algum tempo na liderança para ficar mais tranquilo, mas não deu certo. Tive um pneu furado e perdi algum tempo, mas mesmo assim fico na liderança. Agora a estratégia muda e o rali só termina em Belo Horizonte. Me lembrou bastante o Jalapão, um piso com muita cara de Jalapão", disse Zé Hélio.

Colado nos líderes, Varela prevê que a etapa maratona nesta quinta pode mudar todo o rali. "Hoje era uma especial longa e muito areião. Foi um dia difícil para quem corre de UTV porque muita gente teve problema de correia. Era um dia para poupar para entrar na maratona um pouco melhor. O resultado final não foi tão ruim. Ficamos em segundo, com o Zé Hélio abrindo um minuto de vantagem no geral. Amanhã e depois é que o rali vai dar uma bela reviravolta", acredita.

Quinta Etapa: São Francisco (MG) / Diamantina (MG) - Maratona 
Nesta quinta-feira (28), os competidores do Rally dos Sertões disputam a "temida" etapa maratona. Ao final, eles não poderão receber auxílio mecânico externo, então todo o cuidado é pouco. Eles partem de São Francisco para Diamantina, em Minas Gerais, para um total de 645,44 km (223,57 km de deslocamento inicial, 335,98 km de especial e 85,89 km no deslocamento final).

"Esta é a maior etapa de 2014. Teremos um deslocamento inicial longo por asfalto com um pequeno desvio de 15 km por terra, bem sinuoso e estreito. A etapa ‘Maratona’ começa no início da especial. Logo após a largada, teremos um trial de aproximadamente 5 km em uma serra com muitas erosões e pedras. Em seguida, a prova fica rápida com muito cascalho seguindo por um longo trecho de reflorestamento bem sinuoso com muita navegação. Logo após o abastecimento, a prova fica travada com muitas trilhas que lembram muito a região da Canastra. Fica travada até a travessia do Rio Jequitinhonha. Deste trecho até o final, muitos mata-burros, lombas e estradas de fazenda. Para os caminhões, esta etapa também será reduzida. O deslocamento final será em zona de velocidade controlada (radar) até o parque fechado em Diamantina (Maratona)", explica Eduardo Sachs, diretor técnico da prova.

Entre Goiânia e Belo Horizonte, o Sertões vai passar por mais cinco cidades. Três são sede do rali pela primeira vez: a goiana Catalão e as mineiras Paracatu e São Francisco. Completam o percurso, Caldas Novas (GO) e Diamantina (MG), que já receberam o Sertões em outras edições.

Além de motos, UTVs e quads, o Sertões também tem as disputas das categorias carros e caminhões. São sete etapas até a chegada no dia 30 em Belo Horizonte e mais de 2,6 mil km percorridos. A prova conta com 197 competidores no total e pilotos de seis países, além do Brasil: Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o Sertões também é válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).


Vídeo: melhores momentos 4ª etapa:


Os melhores na 4ª Etapa e no acumulado (resultado extraoficial):

Motos - 4ª Etapa

1. #1 PAULO GONCALVES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 04h24min02s
2. #2 MARC COMA (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 04h25min17s
3. #4 HELDER RODRIGUES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 04h30min51s
4. #5 JEAN AZEVEDO (HONDA / HONDA MOBIL DE RALLY) 04h31min20s
5. #3 JORDI VILADOMS (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 04h31min34s

Motos - Acumulado
1. #2 MARC COMA (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 9h43min55s
2. #1 PAULO GONCALVES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 9h45min59s 
3. #5 JEAN AZEVEDO (HONDA / HONDA MOBIL DE RALLY) 9h53min32s 
4. #4 HELDER RODRIGUES (HONDA / TEAM HONDA HRC) 9h55min29s 
5.#3 JORDI VILADOMS (KTM / KTM RED BULL FACTORY TEAM) 9h58min15s 

Quads - 4ª Etapa
1. #102 MARCELO MEDEIROS (TAGUATUR RACING) 04h59min45s
2. #100 ROBERT NAHAS (PROTOTIPO / RNN SPORTS) 05h03min39s
3. #101 RAFAL SONIK (HONDA / SONIK TEAM) 05h10min01s
4. #105 GABRIEL VARELA (CAN-AM / DIVINO FOGAO RALLY TEAM) 05h20min55s
5. #106 ANDRE SUGUITA (BIKE BOX) 5h35min00s

Quads - Acumulado
1. #102 MARCELO MEDEIROS (TAGUATUR RACING) 10h56min32s 
2º # 100 ROBERT NAHAS (PROTOTIPO / RNN SPORTS) 11h02min24s 
3º #101 RAFAL SONIK (HONDA / SONIK TEAM) 11h10min34s 
4º #105 GABRIEL VARELA (CAN-AM / DIVINO FOGAO RALLY TEAM) 11h22min54s 
5º #103 TOM ROSA (YAMAHA / NC RALLY TEAM) 12h05min36s 

UTVs - 4ª Etapa
1. # 202 JOSE HELIO/EDMILSON CAMARGO JR. (POLARIS RACING) 05h03min43s
2. #203 RODRIGO VARELA/JOAO HENRIQUE ARENA (CAN-AM / DIVINO FOGAO RALLY TEAM) 05h06min40s
3. # 201 BRUNO SPERANCINI/LOURIVAL ROLDAN (CASARINI CAN-AM) 5h12min10s
4. #213 VINÍCIUS MOTA/RAFAEL SHIMUK (TAGUATUR RACING) 05h16min22s
5. #222 ANDRE SAWAYA/EDUARDO COSTA (S2 RALLY / BIKE BOX) 05h18min47s

UTVs - Acumulado
1. # 202 JOSE HELIO/EDMILSON CAMARGO JR. (POLARIS RACING) 11h12min18s 
2. #203 RODRIGO VARELA/JOAO HENRIQUE ARENA (CAN-AM / DIVINO FOGAO RALLY TEAM) 11h13min19s
3. #222 ANDRE SAWAYA/EDUARDO COSTA (S2 RALLY / BIKE BOX) 11h27min26s
4. #218 HENRIQUE GUTIERREZ/ WEIDNER MOREIRA (PODIUM) 11h38min55s 
5. #213 VINÍCIUS MOTA/RAFAEL SHIMUK (TAGUATUR RACING) 11h55min34s

Acompanhe o Sertões ao vivo e veja os resultados completos:
http://www.webventure.com.br/sertoes2014/resultados/dia

Confira a sequência da programação da 22ª edição Rally dos Sertões:


28/08 - 5ª etapa - São Francisco (MG)/Diamantina (MG) - MARATONA
Deslocamento inicial: 223,57 km
Trecho especial: 335,98 km
Deslocamento final: 85,89 km
Total do dia: 645,44 km

29/08 - 6ª etapa - Diamantina (MG)/Diamantina (MG)
Deslocamento inicial: 0 km
Trecho especial: 178,87 km
Deslocamento final: 25,42 km
Total do dia: 204,29 km

30/08 - 7ª etapa - Diamantina (MG)/Belo Horizonte (MG)
Deslocamento inicial: 54,38 km
Trecho especial: 125,88 km
Deslocamento final: 151,96 km
Total do dia: 336,96 km
12h00 às 18h00: Chegada dos competidores
21h00: Cerimônia e Festa de Premiação

*Programação sujeita a alteração

Fotos do Rally dos Sertões para download: 
http://www.fotoarena.com.br/busca/index/t/Rally+dos+Sert%C3%B5es+2014+13-08-2014/?ide=26206

Vídeos / Rally dos Sertões:
A Arco Media é responsável pela produção, captação e edição de todas as imagens em vídeo do Rally dos Sertões. A empresa também é detentora dos direitos de comercialização e distribuição destes conteúdos para pilotos, equipes e veículos de comunicação.

A cada etapa do Sertões será disponibilizado um vídeo release, para uso jornalístico, no seguinte endereço: 

http://www.arco.tv/ftp/2014release
User: sertoesrally2014
senha: release2014

Os interessados em mais imagens e conteúdo exclusivo deverão entrar em contato com Bruna Verga Sá, da Arco Media:bruna@arco.tv / Telefones: (11) 3038.0887 ou (11) 99753.8081

Outras informações: www.sertoes.com

Acesse o Rally dos Sertões no Facebook:
http://facebook.com/sertoesoficial

Siga o Sertões no Twitter:
www.twitter.com/sertoesoficial

YouTube - Canal Rally dos Sertões:
www.youtube.com/dunasrace

Imprensa Rally dos Sertões:
FGCom

Fernanda Gonçalves / Caio Scafuro / Guilherme Silva
fernanda@fgcom.com.br / caio@fgcom.com.br / guilherme@fgcom.com.br
Tel. 11 3473.4841 / 11 3473.4845 
Cel. 11 9.8245.4511 / 11 9.5170.2324

Nenhum comentário:

Postar um comentário