O Campeonato Brasileiro de Supermoto começou neste fim de semana no kartódromo "Toca da Coruja", em Bauru, interior de São Paulo. Afastado das pistas há dois anos devido a uma lesão no joelho, o campeão brasileiro de 2005 e 2006, Marcel Sona, terminou em segundo na primeira bateria da categoria SM1 e venceu a outra, empatando nos pontos com o atual tricampeão Rafael Fonseca. Pelo critério de desempate, Sona assumiu a liderança do campeonato, e, apesar de ainda não estar 100% recuperado de sua lesão, já planeja uma boa disputa pelo título em 2010.
- Foi uma prova excelente, com um resultado bastante satisfatório e animador, me deixando bastante motivado para o restante da temporada. Estava afastado das pistas há dois anos e vinha de duas cirurgias no joelho, sendo a mais recente há cerca de seis meses - declarou Sona, após a prova. - Eu estava fora de ritmo e isso dificulta muito. Isso, aliado à evolução da categoria, que agora tem novos equipamentos, mais testes, e vem crescendo de nível ano a ano. Acho que o Supermoto é uma das categorias mais técnicas do motociclismo - completou.
Ex-campeão brasileiro, Marcel Sona estava afastado das pistas há dois anos - Foto Divulgação/CBM
A primeira bateria da SM1 foi vencida por Rafael Fonseca, com Sona em segundo. Já na última bateria do dia, Fonseca vinha liderando com tranquilidade, até que começou a chover em Bauru. O diretor de prova não interrompeu a corrida, pois apesar de os pilotos ainda estarem com pneus slick (para pista seca), o piso não estava escorregadio. Restando duas voltas para o fim, Sona ultrapassou Fonseca, garantindo a vitória e a liderança do Brasileiro.
- Para mim foi muito difícil. Peguei uma moto original há 15 dias, não preparei nada, e ainda utilizei alguns equipamentos de 2006. Era uma moto praticamente "standard" e isso dificultou bastante. Mas a prova foi excelente, o nível dos pilotos está bem alto e a pista é uma das melhores que temos atualmente - ressaltou Sona, que apesar de ter participado da abertura do Brasileiro ainda não está totalmente liberado para disputar o campeonato inteiro.
A etapa teve grande presença de público e estrutura elogiada pelos pilotos.
- Foi um fim de semana excelente. Uma bela abertura de Brasileiro. O kartódromo de Bauru comporta muito bem o público e a pista estava muito boa. A parte de terra tinha três curvas e três saltos, sendo uma atração a parte. A prova da SM2 foi emocionante, com muitas disputas e ultrapassagens. O Brasileiro de Supermoto começou em alto nível - afirmou Carlos Senise, diretor nacional da categoria.
Na categoria SM2, a liderança do Brasileiro ficou com Kurt Rudolf Alves, de Goiás, que venceu a primeira bateria e chegou em segundo na seguinte, ficando à frente de Avenir Vilela e Sinval Perez, respectivamente em segundo e terceiro. Na SM3, Paulo Nicoletti é o líder, após vencer as duas baterias. Gerson Incerti está em segundo, e Wagner Pavaneli em terceiro.
O Campeonato Brasileiro de Supermoto tem supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), e patrocínio de Metzeler e Triton.
Resultado geral da abertura do Brasileiro (1ª e 2ª etapas):
SM1
1º - Marcel Sona - 47 pontos
2º - Rafael Fonseca - 47
3º - Francisco Velasco - 38
4º - Paulo Nicoletti - 33
5º - Airton Daré - 32
SM2
1º - Kurt Rudolph - 47 pontos
2º - Avenir Vilela - 42
3º - Sinval Perez - 38
4º - Sírio Neto - 36
5º - Juliano Meira - 36
SM3
1º - Paulo Nicoletti - 50 pontos
2º - Gerson Incerti Jr. - 44
3º - Wagner Pavaneli - 40
4º - Wanderson Oliveira - 36
5º - Rodrigo Bento da Silva - 31
SM3 Incentivo
1º - Wagner Solla Jorge - 47 pontos
2º - Uanderson Menezes - 42
3º - Juscelino Oliveira - 25
SM4
1º - Ricardo Sato - 50 pontos
2º - Charles Marinho - 42
3º - Marcelo Souza - 38
4º - Simão Lawant - 22
5º - Uanderson Menezes - 16
Adriano Winckler
IMPRENSA - CBM
imprensa@cbm.esp.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário