TCM - 08/12/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Apesar da chuva, o segundo dia da grande final da Copa Minas Gerais de Motocross tirou mais de 28 mil pessoas de casa e, mais uma vez, superou em muito a população da cidade, que é de 9.777 habitantes. Quem compareceu ao Parque de Exposições de São Gonçalo do Rio Abaixo, pôde conferir disputas eletrizantes nas categorias MX2, 85cc, MX3, Júnior, 65cc e MX1.
A categoria mais importante da competição foi vencida pelo goiano Wellington Garcia. Jorge Balbi, líder da MX1, resolveu não correr para não forçar o ombro lesionado na última etapa do Brasileiro de Motocross. Thales Vilardi, terceiro colocado também não compareceu por problemas particulares.
Dessa forma, Garcia entrou na pista já com a mão na taça. A prova terminou com Rafael Faria em primeiro, Adam Chatfield em segundo, Marcelo Lima em terceiro e Wellington em sexto (confira os resultados abaixo).
Na MX2, Balbi estava com uma vantagem de 17 pontos em relação ao segundo colocado do campeonato, Wellington Garcia. Por isso, não quis abrir mão da corrida. Mesmo terminando em quinto lugar, o piloto mineiro confirmou o título.
Garcia garantiu o vice-campeonato ao chegar na segunda posição. O vencedor da corrida foi o paranaense Rafael Faria, que largou na frente e liderou toda a prova.
Já na MX3, categoria predominantemente masculina, a temporada foi conquistada por uma mulher. Mariana Balbi, confirmou o favoritismo e levou a taça. O vice foi Everaldo Chaves. Os primeiros colocados da prova foram, Mariana Balbi, Stefany Serrão e Sydnei da Silva.
Pódio prova MX3. Foto: Fred Mancini. |
Na categoria 85cc, quem faturou o título foi o Vinícius Abreu, com 83 pontos. Iuri Naves ficou em segundo, com 60. Pedro Bento também estava na briga pelo título, mas caiu duas vezes, terminando na quinta posição. A corrida teve o pódio formado pelos atletas Renato Muguinho, Frederico Spagnol e Eric Domingos.
Depois, vieram os garotos da Júnior. O pódio da prova foi composto pelos pilotos Fábio dos Santos, João Carvalho e Gabriel Soares, o que deu o campeonato para Fábio e Gabriel Soares.
Na categoria 65cc, as primeiras posições ficaram com Rafael Araújo, Joaquim Neto e Carlos Pereira. O grande campeão foi Carlos Pereira e o vice Joaquim Neto.
No final do dia, houve o sorteio de uma moto para o público. O sortudo foi Augusto Henrique Lobato P. de Freitas, de Santa Bárbara. Para agradar toda a família, a Copa ofereceu uma área kids e um show de Freestyle com a equipe Rodrigão FMX. A festa dos campeões da temporada foi embalada pelas bandas de rock Neanderthal e Dark Rose.
Balanço
O primeiro ano da Copa Minas Gerais de Motocross surpreendeu. As quatro etapas, que ocorreram nas cidades de Sarzedo, Betim e São Gonçalo do Rio Abaixo, contaram com uma média de público de 37mil pessoas e 200 pilotos em cada edição.
A premiação foi uma das maiores do país. Em cada etapa foram distribuídos 37mil reais em prêmios para pilotos de 11 categorias. Na final, além do dinheiro, o campeão da MX1 levou um carro 0Km e o da MX2 uma moto 0Km. O vencedor e o vice de todas as outras categorias ganharam brindes, como barracas e caixas de ferramentas. O total de prêmios na última prova foi de 100mil reais.
Outra característica que chamou a atenção das autoridades e atletas presentes foi a estrutura do evento. As pistas construídas tiveram obstáculos com padrão internacional. As equipes de locução e cronometragem contratada são consideradas as melhores do país.
Ao longo do ano, a Copa cresceu e atingiu padrão superior ao do campeonato nacional. Agora, a expectativa dos organizadores é melhorar ainda mais a competição. “Ano que vem a Copa Minas Gerais de Motocross será maior e melhor. Vamos realizar mais etapas e trazer um programa diferente para os pilotos”, finaliza Cássio Marques da Silva, presidente do Motoclube Cassios Racing, entidade promotora do campeonato.
O GP Cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo tem o patrocínio de Ampla Motos Yamaha, X11 Equipamentos para Motociclistas, Pirelli e ASW. Apoio Prefeitura e Câmara Municipal de SGRA, Associação Comércio Industria e Agricultura de SGRA, Bristol Monte Verde Hotel, TV Globo Minas, Jornal O Tempo e Jornal Super Notícias. A Supervisão é da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais. Organização Motoclube Cassios Racing.
Resultados do campeonato:
MX1
1º #21 Wellington Garcia
2º #3 Jorge Balbi
3º #116 Rafael Faria
MX2
1º #3 Jorge Balbi
2º #21 Wellington Garcia
3º #116 Rafael Faria
MX3
1º #81 Mariana Balbi
2º #42 Everaldo Chaves
3º #123 Tiago Costa
85cc
1º #Vinícius Abreu
2º #Iuri Naves
3º #Renato Muguinho
Júnior
1º #70 Fábio dos Santos
2º #119 Gabriel Soares
3º #33 Matheus Miranda
65cc
1º #77 Carlos Pereira
2º #11 Joaquim Neto
3º #Luiz de Oliveira
Resultados das provas:
MX1
1º #116 Rafael Faria
2º #407 Adam Chatfield
3º #5 Marcelo Lima
4º #211 Paulo Alberto
5º #2 Eduardo Lima
MX2
1º #116 Rafael Faria
2º #21 Wellington Garcia
3º #5 Marcelo Lima
4º #211 Paulo Alberto
5º # 3 Jorge Balbi
MX3
1º #81 Mariana Balbi
2º #29 Stefany Serrão
3º #14 Sideney da Silva
4º #Alexsandro Vieira
5º #123 Tiago Bueno
85cc
1º #101 Renato Muguinho
2º #61 Frederico Spagnol
3º #149 Eric Domingos
4º #143 Vinícius Abreu
5º #111 Iuri Naves
Júnior
1º #70 Fábio dos Santos
2º #22 João Carvalho
3º #119 Gabriel Soares
4º #142 João Vitor
5º #697 Rodolpho Moraes
65cc
1º #99 Rafael Araújo
2º #11 Joaquim Neto
3º #77 Carlos Pereira
4º #17 Mateus Mendes
5º #22 Filipe Vieira
Fonte: ysports.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário