TCM - 08/12/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Apesar da chuva, o segundo dia da grande final da Copa Minas Gerais de Motocross tirou mais de 28 mil pessoas de casa e, mais uma vez, superou em muito a população da cidade, que é de 9.777 habitantes. Quem compareceu ao Parque de Exposições de São Gonçalo do Rio Abaixo, pôde conferir disputas eletrizantes nas categorias MX2, 85cc, MX3, Júnior, 65cc e MX1.
A categoria mais importante da competição foi vencida pelo goiano Wellington Garcia. Jorge Balbi, líder da MX1, resolveu não correr para não forçar o ombro lesionado na última etapa do Brasileiro de Motocross. Thales Vilardi, terceiro colocado também não compareceu por problemas particulares.
Dessa forma, Garcia entrou na pista já com a mão na taça. A prova terminou com Rafael Faria em primeiro, Adam Chatfield em segundo, Marcelo Lima em terceiro e Wellington em sexto (confira os resultados abaixo).
![]() |
Na MX2, Balbi estava com uma vantagem de 17 pontos em relação ao segundo colocado do campeonato, Wellington Garcia. Por isso, não quis abrir mão da corrida. Mesmo terminando em quinto lugar, o piloto mineiro confirmou o título.
Garcia garantiu o vice-campeonato ao chegar na segunda posição. O vencedor da corrida foi o paranaense Rafael Faria, que largou na frente e liderou toda a prova.
![]() |
![]() |
Já na MX3, categoria predominantemente masculina, a temporada foi conquistada por uma mulher. Mariana Balbi, confirmou o favoritismo e levou a taça. O vice foi Everaldo Chaves. Os primeiros colocados da prova foram, Mariana Balbi, Stefany Serrão e Sydnei da Silva.
![]() |
Pódio prova MX3. Foto: Fred Mancini. |
Na categoria 85cc, quem faturou o título foi o Vinícius Abreu, com 83 pontos. Iuri Naves ficou em segundo, com 60. Pedro Bento também estava na briga pelo título, mas caiu duas vezes, terminando na quinta posição. A corrida teve o pódio formado pelos atletas Renato Muguinho, Frederico Spagnol e Eric Domingos.
Depois, vieram os garotos da Júnior. O pódio da prova foi composto pelos pilotos Fábio dos Santos, João Carvalho e Gabriel Soares, o que deu o campeonato para Fábio e Gabriel Soares.
Na categoria 65cc, as primeiras posições ficaram com Rafael Araújo, Joaquim Neto e Carlos Pereira. O grande campeão foi Carlos Pereira e o vice Joaquim Neto.
No final do dia, houve o sorteio de uma moto para o público. O sortudo foi Augusto Henrique Lobato P. de Freitas, de Santa Bárbara. Para agradar toda a família, a Copa ofereceu uma área kids e um show de Freestyle com a equipe Rodrigão FMX. A festa dos campeões da temporada foi embalada pelas bandas de rock Neanderthal e Dark Rose.
Balanço
O primeiro ano da Copa Minas Gerais de Motocross surpreendeu. As quatro etapas, que ocorreram nas cidades de Sarzedo, Betim e São Gonçalo do Rio Abaixo, contaram com uma média de público de 37mil pessoas e 200 pilotos em cada edição.
A premiação foi uma das maiores do país. Em cada etapa foram distribuídos 37mil reais em prêmios para pilotos de 11 categorias. Na final, além do dinheiro, o campeão da MX1 levou um carro 0Km e o da MX2 uma moto 0Km. O vencedor e o vice de todas as outras categorias ganharam brindes, como barracas e caixas de ferramentas. O total de prêmios na última prova foi de 100mil reais.
Outra característica que chamou a atenção das autoridades e atletas presentes foi a estrutura do evento. As pistas construídas tiveram obstáculos com padrão internacional. As equipes de locução e cronometragem contratada são consideradas as melhores do país.
Ao longo do ano, a Copa cresceu e atingiu padrão superior ao do campeonato nacional. Agora, a expectativa dos organizadores é melhorar ainda mais a competição. “Ano que vem a Copa Minas Gerais de Motocross será maior e melhor. Vamos realizar mais etapas e trazer um programa diferente para os pilotos”, finaliza Cássio Marques da Silva, presidente do Motoclube Cassios Racing, entidade promotora do campeonato.
O GP Cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo tem o patrocínio de Ampla Motos Yamaha, X11 Equipamentos para Motociclistas, Pirelli e ASW. Apoio Prefeitura e Câmara Municipal de SGRA, Associação Comércio Industria e Agricultura de SGRA, Bristol Monte Verde Hotel, TV Globo Minas, Jornal O Tempo e Jornal Super Notícias. A Supervisão é da Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais. Organização Motoclube Cassios Racing.
Resultados do campeonato:
MX1
1º #21 Wellington Garcia
2º #3 Jorge Balbi
3º #116 Rafael Faria
MX2
1º #3 Jorge Balbi
2º #21 Wellington Garcia
3º #116 Rafael Faria
MX3
1º #81 Mariana Balbi
2º #42 Everaldo Chaves
3º #123 Tiago Costa
85cc
1º #Vinícius Abreu
2º #Iuri Naves
3º #Renato Muguinho
Júnior
1º #70 Fábio dos Santos
2º #119 Gabriel Soares
3º #33 Matheus Miranda
65cc
1º #77 Carlos Pereira
2º #11 Joaquim Neto
3º #Luiz de Oliveira
Resultados das provas:
MX1
1º #116 Rafael Faria
2º #407 Adam Chatfield
3º #5 Marcelo Lima
4º #211 Paulo Alberto
5º #2 Eduardo Lima
MX2
1º #116 Rafael Faria
2º #21 Wellington Garcia
3º #5 Marcelo Lima
4º #211 Paulo Alberto
5º # 3 Jorge Balbi
MX3
1º #81 Mariana Balbi
2º #29 Stefany Serrão
3º #14 Sideney da Silva
4º #Alexsandro Vieira
5º #123 Tiago Bueno
85cc
1º #101 Renato Muguinho
2º #61 Frederico Spagnol
3º #149 Eric Domingos
4º #143 Vinícius Abreu
5º #111 Iuri Naves
Júnior
1º #70 Fábio dos Santos
2º #22 João Carvalho
3º #119 Gabriel Soares
4º #142 João Vitor
5º #697 Rodolpho Moraes
65cc
1º #99 Rafael Araújo
2º #11 Joaquim Neto
3º #77 Carlos Pereira
4º #17 Mateus Mendes
5º #22 Filipe Vieira
Fonte: ysports.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário