Pesquisar este blog

TCM

domingo, 9 de março de 2014

AMA SUPERCROSS - 10ª ETAPA - DAYTONA.

TCM - 09/03/2014.
Por: Luciano Poeys - TCM.
Fotos: Racer X/Cudby Photo

A prova mais esperada da temporada do AMA Supercross 2014, foi realizada neste sábado 08/03. Vencer em Daytona faz com que um piloto entre para o grupo seleto dos vencedores da mais famosa prova de supercross do mundo. 
O traçado da pista projetado por Ricky Carmichael no interior do Daytona Motor Speedway é o maior desafio para os competidores, totalmente diferente das outras etapas: maior extensão, piso bem macio onde formam várias canaletas, volta com tempo superior as demais provas cerca de 10 segundos, são as características do evento mais esperado do ano.
Com o campeonato entrando em sua reta final, as batalhas por ambas categorias, 450 e 250 intensificaram-se fazendo com que cada vitória seja muito mais importante.

250 Heat 1:

Apesar de sofrer uma lesão na mão e pulso, nos treinos, o piloto  Monster Energy / Pro Circuit / 's Kawasaki Blake Baggett garantiu a vitória na Heat 1.

Resultados 250 Heat 1.

1. Blake Baggett 
2. Blake Wharton 

3. Gavin Fé 

4. Justin Bogle 

5. Alex Martin 

6. AJ Catanzaro 

7. Kyle Cunningham 

8. Mitchell Oldenburg 

9. Justin Starling 

10. Jace Owen


250 Heat 2:

Adam Cianciarulo piloto Monster Energy/Pro Circuit/Kawasaki companheiro de equipe Martin Davalos fez holeshot, seguidos por Jeremy Martin - Yamalube/Racing Star/Yamaha, o piloto Yamaha assume a liderança da Heat após a primeira curva.
Cianciarulo recupera a a liderança e Davalos, que vem com o retrospecto de 3 vitórias em Heat's, rapidamente faz a ultrapassagem sobre Martin partindo para a perseguição sobre seu parceiro no Team Monster Energy/Pro Circuit/Kawasaki. 
Davalo fazia voltas com décimos de segundo mais rápido que Cianciarulo, quando a moto de Cianciarulo apresentou problemas na última volta, dando a Davalos a liderança da Heat e a vitória.
Cianciarulo veio arrastando sua moto no final da bateria terminando em quinto lugar.

Resultados 250 Heat 2:

1. Martin Davalos 
2. Jeremy Martin 

3. Cole Thompson 

4. Jimmy Decotis 

5. Adam Cianciarulo 

6. Matt Bisceglia 

7. Matt Lemoine 

8. Vince Friese 

9. Jackson Richardson 

10. Brady Kiesel


250 LCQ

Vitória de Kyle Peters com Auston Albers, Jace Owen e Jacob Baumert garantindo as quatro última vagas para o evento principal.

250 resultados LCQ

1. Kyle Peters 
2. Auston Albers 

3. Jace Owen 

4. Jacob Baumert 

5. Ryan Zimmer



250 Main Event.

Mantendo a linha de dentro Martin Davalos assume a liderança do evento final, logo atrás vem seu companheiro de equipe no Team Monster Energy/Pro Circuit/Kawasaki Adam Cianciarulo os dois dividem uma curva.


Blake Baggett
Volta nº 2, Davalos mantém a lideranças e Blake Baggett, passa Cianciarulo assumindo o segundo lugar nesta bateria final disputada em 15 voltas. Baggett aproveitou um erro cometido por Davalos nesta mesma volta e assume a liderança. 


Davalos e Cianciarulo

Rapidamente Baggett abre vantagem sobre Davalos cerca de três segundos e meio. Na volta nº 7 o traçado rápido da pista favoreceu o estilo de pilotagem de Cianciarulo e ele passou Davalos assumindo o segundo lugar. 

A vantagem enorme construída por Baggett nas primeiras voltas deu tanto a ele quanto Cianciarulo uma "pista limpa" para competir.

Baggett manteve o ritmo, mesmo quando ficou atrás de um grupo de pilotos retardatários garantindo a sua segunda vitória em Daytona com mais de 16 segundos de vantagem para Cianciarulo. Martin Davalos, fechou o pódio para o Team Pro Circuit, o piloto GEICO Honda Blake Wharton finalizou em quarto.


Davalos - Baggett - Cianciarulo
Vídeo Main Event - 250 Leste:
250 Leste Main Event - Resultados:

1. 
Blake Baggett 

2. Adam Cianciarulo 
3. Martin Davalos 
4. Blake Wharton 
5. Justin Bogle 
6. Jeremy Martin 
7. Matt Bisceglia 
8. Vince Friese 
9. Kyle Cunningham 
10. Matt Lemoine 
11. Kyle Peter 
12. Jimmy Decotis 
13. Cole Thompson 
14. Alex Martin 
15. Mitchell Oldenburg 
16. Gavin Fé 
17. Jackson Richardson 
18. Justin Starling 
19. AJ Catanzaro 
20. Jacob Baumert 
21. Auston Albers 
22. Jace Owen

250 Costa Leste - Classificação geral (após 4 de 9 rodadas):


1. Adam Cianciarulo 94pts/ 2 vitórias
2. Martin Davalos 87pts / 1 vitória 
3. Blake Baggett 79pts / 1 vitória 
4. Justin Bogle 72pts 
5. Vince Friese 61pts 
6. Blake Wharton 51pts 
7. Cole Thompson 48pts 
8. Kyle Cunningham 45pts 
9. Jimmy Decotis 43pts 
10. Matt Lemoine 37pts


Categoria 450 SX:

450 Heat 1:


Justin Barcia  a bordo de sua  Muscle Milk Equipe Honda larga na frente, mas perde a liderança para Mike Alessi - Smartop / MotoConcepts. Villopoto assume a segunda posição deixando Barcia em terceiro. Alessi,  abre vantagem deixando Ryan Villopoto e Barcia, lutarem pelo segundo lugar. Nas últimas voltas, Villopoto ataca Alessi e após um salto no fim da grande reta assume a liderança e conquista a vitória.

Ryan Villopoto

Ryan Dungey terminou em quarto garantindo sua vaga no evento principal.

Resultados 450 Heat 1.

1. Ryan Villopoto 
2. Mike Alessi 
3. Justin Barcia 
4. Ryan Dungey 
5. Cole Seely 
6. Justin Brayton 
7. Broc Tickle 
8. Jimmy Albertson 
9. Chris Blose 
10. Les Smith

450 Heat 2.

Dean Wilson piloto da categoria 250 Oeste, que compete substituindo Chad Reed na equipe Discount Tire / twotwo Motorsports Kawasaki larga na frente em segundo James Stewart Yoshimura/Suzuki. Wilson, parecia não se incomodar com os pilotos mais experientes na categoria 450 que o perseguiam e manteve a liderança da prova fazendo voltas mais rápidas. Stewart aumentou a pressão nas últimas voltas, marcando os melhores tempos volta após volta, mas Wilson conquistou a vitória na Heat 2.
O piloto Troy Lee Designs / Lucas Oil / Honda - Malcolm Stewart irmão de Bubba, competiu na classe 450 neste fim de semana, e após uma batalha com Andrew Short nas primeiras voltas, conquistou o quarto lugar indo para o evento principal.

450 Heat 2 - Resultados:

1. Dean Wilson 
2. James Stewart 
3. Ken Roczen 
4. Malcolm Stewart 
5. Andrew Short
6. Wil Hahn 
7. Josh Colina 
8. Matt Goerke 
9. Cody Gilmore 
10. Phil Nicoletti

450 Semi 1:

Jimmy Albertson roubou a liderança de Matt Goerke - BTO Esporte KTM Matt Goerke e liderou o início desta semi-final. Goerke logo teve companhia de Wil Hahn, e o piloto GEICO Honda passou a maior parte da corrida pressionando Georke na disputa do segundo lugar, na última volta Hahn, assumiu o segundo lugar e começo a atacar Albertson, assumindo a liderança a a poucos metros da bandeira quadriculada.

450 Semi 1: Resultados

1. Wil Hahn 
2. Jimmy Albertson 
3. Matt Goerke 
4. Justin Brayton 
5. Phil Nicoletti

450 Semi 2:

Andrew Short assume o controle da semi 2 na primeira curva, com Josh Grant, Cole Seely, Josh Hill, e Broc Tickle logo atrás. Embora Short e Seely distanciaram-se nas primeiras voltas, os companheiros de equipe RCH/Soaring Eagle/Suzuki - Hill e Tickle disputavam a 5ª posição com o piloto JGRMX/Toyota/NFab/Yamaha- Josh Grant. Grant perdeu posições ainda para Chris Blose e Nick Wey. 

Wey garantiu sua passagem para o Main Event com uma ultrapassagem sobre Blose na sessão de costelas próximo a bandeira quadriculada.

450 Semi 2: Resultados

1. Andrew Short 
2. Cole Seely 
3. Josh Hill 
4. Broc Tickle 
5. Nick Wey


450 LCQ - Resultados:

1. Josh Grant 
2. Ronnie Stewart 
3. Chris Blose 
4. Nick Schmidt

450 Main Event

Dean Wilson fez o holeshot, Alessi toca em Dungey e vai para o chão, Ryan Villopoto assumiu a liderança rapidamente após segunda curva abrindo distância dos demais. Quem se deu mal na largada foi James Stewart, que acertou sua Suzuki na moto de Alessi, e vinha em ritmo lento, até que na 3ª volta para no Pit lane para fazer reparos em sua moto.

O piloto Monster/Energy/Kawasaki aproveitou a pista livre à frente e já na 5ª abriu uma vantagem de cerca de seis segundos para o segundo colocado. Enquanto Villopoto se distanciou, a atenção de Wilson passou agora para a presença Ryan Dungey, já que o piloto da Red Bull KTM pressionava na disputa pelo segundo lugar.
Malcolm Stewart começou o evento principal no bloco da frente, o piloto Troy Lee Designs/Lucas Oil/Honda protagonizou várias disputas neste início de prova. Em primeiro lugar, com Ken Roczen - Red Bull KTM Ken Roczen pelo quinto lugar, em seguida, Justin Barcia disputova com Malcolm quando eles entraram numa curva fechada, Barcia mergulhou para o interior da curva para uma tentativa de passagem e os dois pilotos chocaram-se, levando os dois pilotos ao chão. A colisão prendeu as duas motos e Stewart empurrou Barcia para retornar a prova. 

Malcolm Stewart

Ken Roczen continuou na sua prova atrás de melhores resultados na última metade do evento principal. Depois de passar Malcolm Stewart, ele voltou sua atenção para o seu companheiro de equipe Ryan Dungey. Ele alcançou o terceiro lugar com uma passagem próxima em uma seção rápida e técnica do percurso, agora o próximo alvo seria, Dean Wilson pelo segundo lugar. 

Dean Wilson  #15 e Ken Roczen #94


Wilson defendeu a primeira tentativa de Roczen, mas na volta seguinte o piloto alemão repetiu o ataque assumindo o segundo lugar. Dungey, por sua vez, aproveitou-se das circunstâncias e assumiu o terceiro lugar de Wilson uma volta mais tarde.

Ryan Dungey

Villopoto seguia firme na liderança, com sua vantagem aumentado para 18 segundos, pela volta nº 12. Mesmo sofrendo uma queda rápida, Villopoto retornou a prova e terminou 12 segundos à frente de Ken Roczen. 

Faltando 5 voltas para o fim Dungey começa a atacar Roczen, pela segunda posição, mas o piloto KTM, resiste aos ataques de seu companheiro de equipe.

A vitória, a terceira do ano, coloca Villopoto com uma vantagem total de 25 pontos à frente de Ryan Dungey no campeonato.

Ryan Villopoto


Vídeo: Main Event 450 SX:
Main Event Resultados:

1. Ryan Villopoto 
2. Ken Roczen 
3. Ryan Dungey 
4. Broc Tickle 
5. Andrew curto 
6. Wil Hahn 
7. Dean Wilson 
8. Matt Goerke 
9. Justin Brayton 
10. Josh Grant 
11. Cole Seely 
12. Justin Barcia 
13. Phil Nicoletti 
14. Mike Alessi 
15. Josh Colina 
16. Chris Blose 
17. Jimmy Albertson 
18. James Stewart 
19. Nick Schmidt 
20. Ronnie Stewart 
21. Malcolm Stewart 

22. Nick Wey



450 SX - Classificação do Campeonato (após 9 de 17 rodadas):

1. Ryan Villopoto (209pts / 3 vitórias) 

2. Ryan Dungey (181pts / 1 vitória) 

3. Ken Roczen (180pts / 2 vitórias) 

4. James Stewart (157pts / 2 vitórias) 

5. Justin Brayton (155pts) 
6. Andrew Short (125pts) 
7. Justin Barcia (118pts) 
8. Chad Reed (111pts / 2 vitórias) 
9. Broc Tickle (111pts) 
10. Wil Hahn (108pts)

Nenhum comentário:

Postar um comentário