Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 8 de maio de 2009

EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO.




ESTE
POST, SERÁ O PRIMEIRO DE OUTROS QUE SERÃO EXIBIDOS AQUI NO BLOG, MOSTRANDO PILOTOS DE DIVERSAS CATEGORIAS OFF-ROAD QUE APÓS ACIDENTES OU NASCIMENTO COM ALGUMA DEFICIÊNCIA FÍSICA DERAM A VOLTA POR CIMA E ESTÃO COMPETINDO NO BRASIL E NO MUNDO.

A ESTRÉIA DESTE POST SERÁ UMA ENTREVISTA FEITA PELO SITE MUNDO CROSS www.mundocross.com.br COM O CAMPEÃO GAUCHO 2008 DE MOTOCROSS NA CATEGORIA NACIONAL ANDERSON ALBERTON.

Está é a estréia do 10P Mundocross. Esta nova sessão do site Mundocross vai fazer 10 Perguntas aos entrevistados e levará aos fãs do esporte as novidades das carreiras dos pilotos, equipes e dirigentes. 10P quer dizer 10 Perguntas e tem a intenção de ser uma entrevista rápida, tanto para o entrevistado responder, como para o leitor do Mundocross ler.

E para estrear o 10P Mundocross vamos entrevistar o piloto Campeão Gaúcho de Motocross 2008 na categoria Nacional, o incrível Anderson Alberton. O Alberton é um ícone no Motocross brasileiro, pois além de superar todos obstáculos das pistas e os adversários, ele tem que superar a falta da sua mão direita. Alberton é um exemplo de vida, pois tem bom caráter, é carismático, bem humorado, simpático e de bem com a vida.

Anderson considera que a família sem sombra de dúvida é a base de tudo, pois sem eles, ele não teria conseguido muitas coisas. O apoio é imprescindível, e neste caso a família vem em primeiro lugar e por isto ele se orgulha muito da sua esposa Luciana, da sua filhinha Emily, do seu pai Nilson e da sua mãe Clecir, que o apóiam muito.

Quem observa ele fora das pistas, não imagina que ele se transforma num grande piloto de Motocross dentro das pistas. Ele com certeza é um exemplo de vida para quem acha que tem muitos problemas para superar. E para vocês conhecerem um pouco mais da pessoa e do piloto Anderson Alberton, agora para vocês, o 10P Mundocross com este gaúcho gente boa.

Placa de 5 segundos no ar : Largou...


1) MUNDOCROSS - Anderson, como você começou no Motocross ?

ANDERSON ALBERTON - Comecei a andar de bike nos morros de Porto Alegre, fazendo mountain bike. Comecei a fazer por causa do meu mestre, o Sérgio Paz, que andava de moto num morro atrás da minha casa e ele me dava algumas dicas. E eu sempre falava pra ele que ainda ia fazer Motocross, e ele duvidava de mim. Eu não fiz Bicicross quando comecei a andar de bike, pois não tinha uma pista perto para eu poder fazer este esporte. E quando eu andava de bike com meus amigos, nunca tive nenhum tipo de descriminação e nem diferenciação, pois eles exigiam de mim que andasse nos mesmos lugares e na mesma velocidade que eles. Também andei um pouco de skate, mas não era o que eu gostava de fazer. Meu pai queria que eu andasse de kart, mas eu falei pra ele que queria fazer Motocross. Aí meu pai disse que ia comprar uma moto de Cross pra eu me convencer que não conseguiria praticar o Motocross e depois disso ele iria comprar um kart. Aí compramos uma KX 100, que era do piloto Rodrigo Bibi Zen, e eu comecei a andar na categoria 80 do Minicross no Rio grande do Sul. Estamos até hoje pra comprar um kart rsrsrsrs



2) MUNDOCROSS - Alberton, gostaria que você, com as tuas palavras, explicasse para o pessoal qual é o caso referente a sua mão direita.

ANDERSON ALBERTON - A questão é que na década de 80, havia um remédio chamado taledomida, que muitas gestantes tomaram sem saber dos resultados dos efeitos colaterais, e minha mãe tomou e eu nasci sem a mão direita. No caso eu tenho até parte do antebraço direito só e daí que é o problema no braço. Problema que pra mim eu só vejo na hora do espelho que não tenho a mão, mas que pra mim é normal, e por isto tive que fazer uma adaptação na moto para eu poder competir.



3) MUNDOCROSS - Como foi feito o adaptador no lado direito do guidão da tua moto, que permite você competir ?

ANDERSON ALBERTON - Antes de comprar a moto de Cross, eu tinha um ciclomotor Agrale modelo Tchau, então eu coloquei o acelerador no lado esquerdo e ele ficou acelerando pra frente ao invés de acelerar pra trás. Depois na moto de Cross, que já tinha uma adaptação da bicicleta que eu andava de mountain bike nos morros, adaptação esta muito primitiva ainda, que me machucava um pouco e ainda por cima eu andava um pouco torto na bike. Depois a gente foi aperfeiçoando a adaptação, o acelerador no lado esquerdo foi virado para trás, até porque se fosse como no tempo do ciclomotor, quando eu entrasse no salto eu iria acelerar a moto e aí não teria como. A altura do suporte foi aumentada para eu alinhar o corpo em cima da moto e colocando o manete do freio dianteiro no lado esquerdo também. Com isto eu faço três movimentos com a mão esquerda, acelero, faço a embreagem e freio com a mesma mão. Fomos adaptando aos poucos, tanto que a primeira corrida que venci, em Santo Augusto, andei só com o freio traseiro, pois ainda não tínhamos adaptado o manete do freio dianteiro !!!



4) MUNDOCROSS - E de onde você tira tanto talento ? Você acredita que é um talento nato ou foi evoluindo com o tempo ?

ANDERSON ALBERTON - Pois é, eu penso que quando uma pessoa quer mesmo uma coisa, ela vai atrás e consegue fazer criando meios para atingir o que você quer. Eu no meu caso eu até tenho facilidade em aprender, observo bastante, pois sou bastante detalhista e vejo quem anda mesmo, daí eu procuro seguir os passos destas pessoas. E acredito que a vontade está acima de tudo, é por aí.



5) MUNDOCROSS - Algumas pessoas, como pilotos de Motocross e Enduro, por exemplo, sofreram sérias lesões, mas estão aí na ativa no motociclismo. O que você pensa sobre isto ?

ANDERSON ALBERTON - É, tem muita gente que se acidenta e fica com problema, alguns paraplégicos, mas criam meios para fazer o que gostam. É isto que leva a pessoa adiante, levante a cabeça e continua, pois se tu ficar se achando um coitado, que não consegue fazer isto ou aquilo, isto não vai ser pra pessoa, então tem que ir atrás do que quer, levantar a cabeça e realmente querer, de verdade !!!



6) MUNDOCROSS - Agora uma pergunta polêmica. Se você não tivesse esta questão de não ter a mão direita, tu andaria mais do que anda hoje ?

ANDERSON ALBERTON - É difícil dizer, pois se eu tivesse as duas mãos, eu não estaria fazendo Motocross !!! Eu provavelmente não daria importância para o Motocross, eu iria estar fazendo outra coisa. É isto o que eu penso.



7) MUNDOCROSS - De onde surgiu a tua parceira com o Lauro ?

ANDERSON ALBERTON - Pois é, o Lauro eu conheci através do amigo Alcides, o Tocão, lá de Sertão Santana, cidade da região sul do Rio Grande do Sul, e como o Lauro também mora e tem a Lauro Motos em Sertão, os dois se conheceram e o Lauro começou a apoiar o Tocão nas pistas. E numa destas o Alcides Tocão falou de mim para o Lauro e aí sentamos para conversar e ele acabou vendo umas corridas minhas, acreditou em mim e resolveu me apoiar. Este apoio da Lauro Motos começou em 2008 e acredito que seremos parceiros por muitos anos. Como não é fácil conseguir patrocínios, quero aproveitar para agradecer quem me patrocina, que é a Lauro Motos, Bob Racing, Satti Soldas, Centro Médico Ipanema, W12 Autopeças e Acessórios e Gemir Produtos Serigráficos.



8) MUNDOCROSS - Bom, você falou de treino, então te pergunto, qual é a tua rotina semanal de preparação física ?

ANDERSON ALBERTON - Tem que fazer muita bicicleta, aeróbica no caso, e tenho feito alguma musculação também. Quanto ao treino com moto, eu tenho andado pouco, pois o meu trabalho na minha oficina não me permite muita tempo livre. Também não treino muito porque aqui em Porto Alegre não temos pistas. Com a pista de Canoas, que vai ficar ativa depois do Brasileiro de Motocross, teremos um bom local para treinos. O ideal seria eu fazer natação segunda, quarta e sexta, treino com moto nas terças e quintas e ainda intercalar musculação e bicicleta, mas não tenho tempo para isto. Eu tenho feito sim um trabalho especifico para o meu braço esquerdo, tanto que fiz um aparelho especial para isto, pois como só tenho a mão esquerda, faço tudo com ela e isto me exige muito do anti-braço, que chega a travar na hora das provas. Tenho consciência que se eu estivesse fazendo tudo isto estaria mais tranquilo e renderia mais nas corridas. Mas eu vou devagar, conforme á a música a gente vai dançando rsrsrsrs e uma hora desta eu chego lá.



9) MUNDOCROSS - E qual a tua alimentação nos dias antes das corridas ?

ANDERSON ALBERTON - No meu dia a dia eu faço uma alimentação balanceada, maneirando na carne vermelha, tomo bastante suco, líquidos, também bastantes saladas. E nos dias de provas, olha, nos dias da corrida eu não consigo comer nada. Por isto me alimento bem nos dias antes das provas. Eu como, por exemplo, no sábado, uma boa polenta com queijo, que eu mesmo preparo. Ndr. O Bob, mecânico do Alberton, brincou e disse que o Anderson tinha acabado de dar o segredo do porque dele andar tão bem no Motocross, a polenta rsrsrsrs.



10) MUNDOCROSS - E para encerrar Alberton, o que você diria para o pessoal que tem algum problema parecido com o teu, e que pensam em andar de motocross ou praticar algum outro esporte ?

ANDERSON ALBERTON - Eu acho que se a vontade é esta, independente da deficiência, ela tem que correr atrás do que quer. Não tem pé, não tem uma mão, mas quer andar de moto, não interessa, pois tem que tentar superar este obstáculo pra fazer aquilo que gosta. Tem que levantar a cabeça ir atrás do que gosta, pois o obstáculo só está na cabeça.


JOGO RÁPIDO COM ANDERSON ALBERTON :

Data nascimento : 26 de Fevereiro de 1981
Cidade onde nasceu : Porto Alegre – RS.
Profissão : Mecânico de Automóveis
Apelido : Tchau
Primeira moto : Kawasaki KX 100
Motos atuais : CRF 230 / Tornado
Principal título : Campeão Gaúcho MX 2008 Categoria Nacional
Outro título importante : Vice-campeão Gaúcho MX 2002 Categoria 125
Ídolo no Motocross Nacional : Milton Chumbinho Becker
Ídolo no Motocross Internacional : Ricky Carmichael
Pista favorita no RS : Farroupilha
Pista favorita no Brasil : Serra Verde – Belo Horizonte
Comida favorita : Lasanha
Bebida favorita : Suco de laranja
Comida antes das corridas : Polenta com queijo
Bebida nas corridas : Chá
Lazer preferido : Passear com a família, cinema e ficar em casa
Esporte preferido fora o Motocross : Arrancada de carro
E-mail e MSN : albertonrs@hotmail.com

Entrevista e Foto by Jorge Soares

Um comentário: