Pesquisar este blog

TCM

segunda-feira, 4 de maio de 2009

STEWART É O NOVO NÚMERO 1 DO AMA SUPERCROSS.


No dia 02 de Maio, aconteceu no Sam Boyd Stadium, em Las Vegas, estado de Nevada, a décima sétima e última etapa do AMA e do Mundial de Supercross 2009. Na categoria principal, a Supercross do campeonato, a corrida serviu para decidir o título que estava em aberto e que ficaria entre James Stewart e Chad Reed. Bubba Stewart (foto) tinha uma vantagem de 6 pontos na liderança do campeonato, e mesmo se Reed vencesse, poderia chegar até em terceiro lugar para levar o caneco pra casa. Para saber os detalhes do que aconteceu nas corridas da grande final da temporada 2009 em Las Vegas, prossiga lendo o texto a seguir...


CATEGORIA SUPERCROSS

Expectativa e ansiedade na hora da largada, afinal a decisão do título estava para ser definida. Cai o gate e como de costume, o dono do holeshot é o companheiro de equipe de um dos pretendentes ao título. Mike Alessi, da equipe oficial Suzuki, dispara na liderança, com James Stewart, da equipe semi-oficial San Manuel / Yamaha / JSE, em segundo e Ryan Villopoto, piloto oficial da Kawasaki, em terceiro. O australiano Chad Reed, companheiro de equipe de Alessi, faz uma péssima largada, apenas na oitava posição. Ao final da primeira volta, Stewart já é o líder, com Villopoto em segundo, Alessi em terceiro e Reed em quarto.

Na terceira volta, Villopoto ultrapassa Stewart e assume a liderança, Reed já está em terceiro, mas longe dos dois primeiros, cerca de 8 segundos. Villopoto imprime um ritmo forte na ponta e vai abrindo cada vez mais vantagem, Stewart faz uma corrida com a cabeça, pensando no título, sem arriscar nada para não cometer erros que lhe custem caro. Sua diferença para Reed já é de apenas 2 segundos. Kevin Windham, da equipe semi-oficial Geico / Honda, aparece na quarta posição e Ivan Tedesco, oficial da equipe Honda, em quinto.

Na 12ª volta Reed encosta em Stewart e os dois começam uma disputa pelo segundo lugar. A batalha entre os dois dura até a 15ª volta quando, na parte da pista que vai para fora do estádio, Reed em uma manobra agressiva coloca por dentro e “empurra” Stewart para fora da pista. Reed assume a segunda posição. Mesmo com o toque de Reed, Stewart consegue manter o equilíbrio e não cair, voltando a pista em terceiro, ainda com uma vantagem bastante confortável sobre Kevin Windham. Distante 8 segundos de Villopoto e faltando 5 voltas para o final da corrida, e Reed, se ainda sonhava com o título, precisava milagrosamente alcançar a liderança e ainda torcer para que Stewart caísse uma posição.

Mas o piloto da Yamaha soube pilotar com a cabeça e apenas se manteve na terceira posição, o suficiente para garantir o seu segundo título na categoria. Chad Reed não conseguiu descontar muito a diferença para Villopoto, e na última volta se conformou que não havia tempo para mais nada e também diminuiu o ritmo forte que vinha imprimindo, se contentando com a segunda posição. Stewart conquistou o título com 4 pontos de vantagem sobre Reed na classificação final, 377 contra 373.

E assim termina mais um emocionante campeonato americano e também Mundial de Supercross. A temporada de 2009 tiveram vários episódios que entraram para a história, como as primeiras vitórias de Josh Grant e Ryan Villopoto na categoria principal e na categoria Lites os primeiros títulos de Ryan Dungey e Chris Pourcel. Para o francês Pourcel realmente foi um grande título, que fez um retorno triunfal as competições oficiais, desde o seu acidente numa etapa do Mundial de Motocross MX2 em 2007, e que no começo alguns achavam que havia acabado com a carreira dele.

Nos desculpem por algum erro durante as matérias publicadas nas dezessete etapas do AMA Supercross, pois foram involuntários. E é como diz aquele ditado : Quem faz algo corre o risco de errar, mas quem não faz, já errou !! Ano que vem tem mais AMA Supercross !!!


RESULTADO DO AMA E MUNDIAL DE SUPERCROSS - ETAPA LAS VEGAS :
1. Ryan Villopoto - Kawasaki
2. Chad Reed - Suzuki
3. James Stewart - Yamaha
4. Kevin Windham - Honda
5. Ivan Tedesco - Honda
6. Mike Alessi - Suzuki
7. Josh Grant - Yamaha
8. Andrew Short - Honda
9. Nathan Ramsey - Yamaha
10. Davi Millsaps - Honda


CLASSIFICAÇÃO FINAL DO AMA SUPERCROSS APÓS 17 ETAPAS :
1. James Stewart (Haynes City / Flórida) Yamaha - 377 pontos
2. Chad Reed (Dade City / Flórida) Suzuki - 373
3. Andrew Short (Smithville / Texas) Honda - 270
4. Josh Grant (Riverside / Califórnia) Yamaha - 237
5. Kevin Windham (Centerville / Missouri) Honda - 236
6. Ryan Villopoto (Poulsbo / Washington) Kawasaki - 233
7. Ivan Tedesco (Tallahassee / Flórida) Honda - 226
8. Davi Millsaps (Tallahassee / Flórida) Honda - 219
9. Mike Alessi (Apple Valley / Califórnia) Suzuki - 218
10. Josh Hill (Murrieta / Califórnia) Yamaha - 146 pontos

Texto by Renato Dalzochio Jr.
Colunista do site www.mundocross.com.br
Foto by Steve Cox

Nenhum comentário:

Postar um comentário