Pesquisar este blog

TCM

sábado, 30 de maio de 2009

ZANOL SUPERA ADVERSIDADES PARA CONQUISTAR O BI-CAMPEONATO PORTUGUÊS DE ENDURO.

Numa prova difícil, brasileiro conquistou o bicampeonato em Portugal. Felipe Zanol enfrentou contratempos como uma penalização no primeiro dia de prova e a notícia de um acidente com seu pai no Brasil
Redação Motox.com.br - Fotos: Luiz Fernando Gondim Ribeiro

Felipe Zanol enfrentando o difícil percurso da última etapa. Piloto brasileiro ficou sabendo pouco antes da prova que seu pai havia se acidentado no Brasil.

Além da preocupação com a prova, e os apenas 2 pontos que o separavam do segundo colocado, Zanol teve uma preocupação a mais durante esta etapa final. Muito ligado a família, antes das provas, o brasileiro sempre conversa com o pai, Jaci Zanol, que mora em Belo Horizonte (MG). Isso tranquiliza o piloto antes de encarar os desafios. Desta vez, Zanol não conseguiu contato e esta foi uma preocupação a mais para o piloto. Apenas alguns instantes antes da largada, finalmente o campeão ficou sabendo que, durante uma trilha, Jaci fraturou um osso da perna (tíbia). Mesmo com mais de 60 anos, o Sr. Jaci Zanol, se mantém ativo no off-road até hoje. Apesar do susto e da lesão, felizmente Jaci já encontra-se em recuperação. O pai é o grande exemplo para Zanol, fonte da enorme determinação do agora bi-campeão português.

Veja também: Copa Pakato de Enduro promete disputas acirradas em Guararema

Mesmo tranquilizado pelos familiares, manter-se concentrado e focado certamente foi um desafio, mas o mineiro foi para a prova disposto a conquistar mais este título. Com muito Sol, apenas na última volta do sábado e domingo, é que a chuva esteve presente de uma forma muito complicada, valorizando ainda mais sua conquista. “Achei que iriam terminar a corrida antes, devido a tempestade que caiu no domingo, o vento era muito forte e não se via nada nas trilhas colocando em risco a segurança dos pilotos, mas graças a Deus deu tudo certo”, comentou Zanol. Devido à chuva no domingo, a organização acabou cancelando a última passagem pelo extreme teste visando à segurança dos pilotos.

Sem tempo para comemorar: piloto mineiro parte para a Hungria, onde disputará nos dias 30 e 31/5, o Europeu de Enduro.

Após a disputa da penúltima etapa do campeonato português em Rio Maior, Zanol partiu para esta prova final do campeonato precisando ficar a frente de seu concorrente, o português Gonçalo Reis pelo menos em um dia de corrida e foi o que aconteceu no domingo. Depois de vencer o primeiro dia de prova (sábado) na somatória das especiais, o piloto da equipe CRN-Yamaha-Motofundador acabou cometendo um erro e foi penalizado em dois minutos na entrada da última assistência (pré finish), caindo para o quinto lugar geral. Com este resultado, a vitória seria o único resultado para o brasileiro conseguir o titulo e ela só veio na última especial do segundo dia do evento. “Acabei falhando no primeiro extreme e tive que fazer uma corrida intensa atrás da vitória, cheguei a última especial com 2,9 segundos de desvantagem, mas consegui vencer a especial por 12 segundos e a vitória no fim do dia foi de 9 segundos, realmente um duelo muito grande”, explicou o campeão.

O piloto da ASW conseguiu assim se tornar bi-campeão português de enduro absoluto, mantendo o numero 1 para o próximo ano. “Gostaria de agradecer a minha equipe e a meus patrocinadores que sempre me apoiaram e a todos que acreditaram na minha vitória, esse titulo é pra vocês”, desabafou o piloto ao final da corrida - que teve três voltas no sábado e quatro no domingo.

Felipe Zanol mal pôde comemorar o segundo titulo consecutivo, pois já tem seu próximo desafio agendado: a disputa da segunda etapa do campeonato europeu de enduro, que acontece no próximo final de semana, dias 30 e 31 de maio na cidade de Tokod- Hungria. Neste campeonato Zanol ocupa a vice-líderança. Integrante da equipe CRN-Yamaha-Mofundador, Felipe Zanol conta com o patrocínio de ASW, Mr Pró, Ateliê do Gesso, Água Mineral Ingá e Print Press.

Classificação final:

Categoria Absoluto:

1. Felipe Zanol, 219 pts
2. Gonçalo Reis, 190 pts
3. Paulo Felicia, 179 pts
4. Mário Patrão, 166 pts
5. Gustavo Gaudêncio, 134 pts




Nenhum comentário:

Postar um comentário