Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mundial de Enduro 2012 – 9ª e 10ª etapas – Itália.

TCM - 05/07/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.


Após algumas semanas de intervalo, o Mundial de Enduro 2012 voltou no último fim de semana, 30 de junho e 1º de julho, para a disputa da nona e da décima etapas da temporada, o GP da Itália, realizado na cidade de Castiglion Fiorentino. Na categoria Enduro 1, Antoine Meo venceu no sábado e mesmo depois de abandonar no domingo, segue liderando o campeonato.
Na Enduro 2 Cristobal Guerrero venceu pela primeira vez e assumiu a liderança que antes era de Pierre Alexandre-Renet. Já na Enduro 3, David Knight reencontrou o caminho da vitória no primeiro dia. Entretanto, Christophe Nambotin venceu no domingo e se isolou ainda mais na liderança. O intenso calor italiano foi um obstáculo a mais na vida dos pilotos, com os termômetros chegando a marcar 35 graus.
Primeiro Dia
Na categoria Enduro 1 o francês Antoine Meo da KTM cravou sua oitava vitória da temporada na última volta, sob o escaldante sol italiano. Admitindo lutar contra o nervosismo na parte da manhã, Meo quase não conseguiu terminar a prova, quando caiu duro na segunda volta e torceu o joelho. Apesar da lesão, o francês recuperou a liderança e garantiu a vitória, após uma difícil disputa com o finlandês Matti Seistola da Husqvarna. Seistola liderou a maior parte do dia mas foi incapaz de segurar a pressão de Meo e teve que se contentar com o segundo lugar. Eero Remes da KTM terminou apenas três segundos atrás de seu compatriota. Correndo em casa, Simone Albergoni da Honda e Thomas Oldrati da KTM travaram uma batalha pela quarta posição que durou o dia inteiro. No fim das contas Oldrati levou a melhor.
Antoine Meo
Antoine Meo
Na Enduro 2 o finlandês Juha Salminen da Husqvarna voltou a se encontrar no sol italiano ao garantir a vitória. No terreno seco, empoeirado e rochoso, Salminen encontrou o que mais gosta, conquistando uma merecida vitória. Único piloto a incomodar Salminen, o espanhol Cristobal Guerrero da KTM finalizou na segunda posição. Guerrero terminou menos de 18 segundos atrás do piloto da Husqvarna, após marcar alguns dos tempos mais rápidos no Enduro Test. O francês Pierre Alexandre-Renet da Husaberg venceu a disputa pelo terceiro lugar contra outro espanhol, Ivan Cervantes da Gas Gas. Graças ao quinto lugar, o também francês Antoine Basset da Yamaha conquistou seu melhor resultado na temporada até agora.
Na Enduro 3 o britânico David Knight fez um bem-vindo retorno ao degrau mais alto do pódio. Após encontrar alguns traçados rápidos e suaves no crucial Extreme Test, o piloto da KTM foi capaz de manter-se na liderança ao longo do dia. Líder do campeonato, o francês Christophe Nambotin, também da KTM, foi incapaz de acompanhar o ritmo definido por Knight e teve que se contentar com a segunda posição. O sueco Joakim Ljunggren da Husaberg fez uma solitária corrida na terceira posição, quase 30 segundo na frente de seu companheiro de equipe, o espanhol Oriol Mena. Beneficiado pelas condições difíceis, Mena garantiu a quarta posição ao superar o estoniano Aigar Leok da TM, que completou os cinco primeiros 25 segundos atrás do espanhol.
Christophe Nambotin
Christophe Nambotin
Resultados do primeiro dia
Categoria Enduro 1
Antoine Meo – KTM
Matti Seistola – Husqvarna
Eero Remes – KTM
Thomas Oldrati – KTM
Simone Albergoni – Honda
Categoria Enduro 2
Juha Salminen – Husqvarna
Cristobal Guerrero – KTM
Pierre Alexandre-Renet – Husaberg
Ivan Cervantes – Gas Gas
Antoine Basset – Yamaha
Categoria Enduro 3
David Knight – KTM
Christophe Nambotin – KTM
Joakim Ljunggren – Husaberg
Oriol Mena – Husaberg
Aigar Leok – TM
Segundo Dia
Na Enduro 1 o domingo foi um desastre para dois dos principais candidatos ao título. Líder do campeonato, Meo abandou ainda na primeira volta, depois que sua KTM apresentou um problema mecânico no Cross Test. Seu conterrâneo e companheiro de equipe, Johnny Aubert, também foi forçado a abandonar ainda na primeira volta com problemas mecânicos. Estes mesmos problemas também acabaram com a corrida de Aubert no sábado. Remes aproveitou o abandono precoce de Meo para cravar sua primeira vitória na temporada. Após uma discreta disputa com Seistola, Remes finalizou quase 34 segundos na frente de seu compatriota. Seistola sofreu com o intenso calor italiano e foi incapaz de manter o mesmo ritmo que Remes, contentando-se com o segundo lugar. Oldrati conquistou outro sólido resultado correndo em casa, ao finalizar na terceira posição. 

Na sequência vieram dois franceses. Rodrig Thain da Honda foi o quarto e Fabien Planet da Sherco completou os cinco primeiros. Com estes resultados, Meo segue na liderança do campeonato com 160 pontos, 30 na frente de Thain, que está apenas dois na frente de Remes. Seistola é o quarto e Oldrati fecha os cinco primeiros.
Na Enduro 2 Guerrero desencantou e finalmente garantiu sua primeira vitória na temporada, aproveitando-se para herdar a liderança após um tombo de Salminen na terceira volta, durante o Enduro Test. Salminen tinha esperança de repetir o resultado vencedor do primeiro dia, mas viu tudo ir por água abaixo após o tombo, que o fez perder um tempo precioso. Cervantes voltou ao pódio desde o GP da Argentina graças à terceira posição. Basset finalizou em um impressionante quarto lugar, mostrando mais uma vez que pode se tornar uma ameaça real aos favoritos da categoria. O italiano Oscar Balletti da Beta completou os cinco primeiros. Com estes resultados, Guerrero assumiu a liderança do campeonato, mas com apenas quatro pontos de vantagem sobre Renet. Salminen é o terceiro, Cervantes o quarto e Aubert fecha os cinco primeiros.
Na Enduro 3 o líder Nambotin voltou a vencer, após uma grande disputa com Ljunggren e Knight, garantindo a vitória com uma margem de 12 segundos. Ljunggren conquistou seu melhor resultado do fim de semana ao finalizar em segundo. Prejudicado por um erro cometido no Extreme Test, Knight teve que se contentar com a terceira posição, 16 segundos na frente de Leok, o quarto colocado. Oito segundos atrás do estoniano, Mena completou os cinco primeiros. Com estes resultados, Nambotin segue na liderança do campeonato com 54 pontos de vantagem sobre Knight, que está apenas um ponto na frente de Ljunggren. Leok é o quarto e Mena fecha os cinco primeiros.
Aigar Leok
Aigar Leok
Resultados do segundo dia
Categoria Enduro 1
Eero Remes – KTM
Matti Seistola – Husqvarna
Thomas Oldrati – KTM
Rodrig Thain – Honda
Fabien Planet – Sherco
Categoria Enduro 2
Cristobal Guerrero – KTM
Juha Salminen – Husqvarna
Ivan Cervantes – Gas Gas
Antoine Basset – Yamaha
Oscar Balletti – Beta
Categoria Enduro 3
Christophe Nambotin – KTM
Joakim Ljunggren – Husaberg
David Knight – KTM
Aigar Leok – TM
Oriol Mena – Husaberg
Classificação do campeonato após dez etapas
Categoria Enduro 1
Antoine Meo – 160 pontos
Rodrig Thain – 130
Eero Remes – 128
Matti Seistola – 117
Thomas Oldrati – 108 pontos
Categoria Enduro 2
Cristobal Guerrero – 155 pontos
Pierre Alexandre-Renet – 151
Juha Salminen – 137
Ivan Cervantes – 120
Johnny Aubert – 98 pontos
Categoria Enduro 3
Christophe Nambotin – 197 pontos
David Knight – 143
Joakim Ljunggren – 142
Aigar Leok – 133
Oriol Mena – 124 pontos
Fonte: Mundocross.
Por: Renato Dalzochio Jr.
Fotos: Divulgação.

VÍDEOS:
1º dia - melhores momentos:

2º dia - melhores momentos:

On board - Fabien Planet:

Nenhum comentário:

Postar um comentário