TCM - 03/08/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Na última etapa do Rally dos Sertões 2013 os pilotos saíram da cidade de Goianésia e chegaram em direção a Goiânia, mesma cidade que recebeu a largada do rali. Durante as dez etapas de competição, os competidores enfrentaram todos os tipos de terreno, passando por estradas que cruzavam fazendas, trechos de trial, pisos sinuosos, serras, travessias de rios e pistas de altas velocidades.
Motos, carros, caminhões, quadris e UTVs ultrapassaram a marca dos 4.000 mil quilômetros entre os estados e Goiás e Tocantins e encerraram a 21ª edição do Rally dos Sertões, considerada uma das mais difíceis da história, na tarde deste sábado (3).
Penúltima etapa do Sertões define favorito ao título nas motosCom mais uma vitória, Peterhansel é virtual bicampeão
Motos. A categoria conheceu seu grande campeão depois de 123 quilômetros de trechos especiais. Durante o rali, o campeão nas duas rodas, o português Paulo Gonçalves, fez etapas equilibradas e preferiu poupar seu veículo nos últimos dias – para andar com mais segurança. Mesmo não vencendo todas as etapas, o piloto se consagrou na última fase e também fez o melhor tempo.
“Conquistei algumas etapas na competição. Das dez especiais, eu estive em nove entre os três primeiros. Quase não cometi erros e venci com uma margem de acertos muito maior do que esperava. Estou muito satisfeito e agora continuarei a trabalhar para fazer mais ganhos”, comemorou Gonçalves.
A briga do português com Cyril Despres e Marc Coma durou todo o Sertões, mas após Despres sofrer um acidente leve e ser penalizado e o espanhol quebrar a roda da motocicleta em uma das etapas, Gonçalves arrancou uma boa vantagem e se manteve sempre na ponta na classificação geral.
Finalizando o dia em 1h26min57, o piloto português chegou em terceiro lugar – atrás de Cyril Despres com pouco mais de um minuto. Coma foi o vencedor, seis segundos à frente do francês. "O Sertões é sempre muito especial e um pouco diferente. Eu perdi 15 minutos em uma etapa e conseguir chegar ao pódio me deixa muito feliz. Eu saio daqui confiante para as próximas provas", afirmou Coma.
Já no acumulado, Gonçalves fecha o rali com 30h27min38, enquanto Despres encerra sua participação 25 minutos atrás, seguido de Coma com 31h04min02.
O brasileiro Jean Azevedo foi o melhor da categoria, terminando o Sertões 2013 em quarto lugar (31h47min47) em sua primeira prova pela equipe Honda.
“Fiz uma preparação intensa para disputar a primeira colocação com os estrangeiros, e estava triste por não estar brigando pela ponta, mas no fim estou comemorando por ser o melhor brasileiro e o quarto na classificação geral”, revelou Azevedo.
Quadris. A disputa na categoria foi a mais acirrada do Sertões 2013. No início da competição, o polonês Rafal Sonik liderava com grande vantagem, mas na etapa maratona foi penalizado após trocar um pneu do veículo, o que lhe rendeu mais de três horas de prejuízo.
Após a maratona, os pilotos que brigavam pelo segundo lugar com uma diferença de minutos, Robert Nahas e Marcelo Medeiros, começaram a disputar o troféu de campeão. Durante as etapas os competidores revezaram os melhores tempos.
Na última etapa, Nahas acelerou mais forte e decidiu a briga, levando a vitória por apenas 2min10 de vantagem sobre Marcelo Medeiros, sendo campeão 2013 nos quadris. "No trecho de radar uma moto me passou e mesmo andando mais que ele, eu não conseguia ultrapassá-lo por causa da poeira. Meu desespero foi aumentando, mas acho que deu, foi por pouco que consegui", descreve o piloto mais rápido e campeão da categoria Quadris.
Sertões 2013: resumo da 9ª etapa – Goianésia (GO)
Podcast:
Fonte: webventure
Por: Fanni Duarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário