Pesquisar este blog

TCM

terça-feira, 21 de junho de 2016

BRASILEIRO DE MOTOCROSS 2016 - 2ª ETAPA - PATY DO ALFERES - RJ.

TCM - 21/06/2016.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: cbm.esp.br

Jean vence de novo na MX1 no Brasileiro de Motocross PRÓ

Jean Ramos

O dia começou com tempo fechado em Paty do Alferes (RJ), mas a temperatura de 12 graus no início da manhã não afastou o público de comparecer à 2ª Etapa do Brasileiro de Motocross PRÓ.

Aos poucos o tempo foi abrindo e cerca de 20 mil pessoas foram até a pista do Horto de Avelar. A arquibancada natural (os barrancos de terra) ficou lotada. Os moradores de Paty e região foram conferir de perto as disputas dos melhores pilotos de Motocross do País.

Na categoria MX1, Jean Ramos venceu a Etapa e ampliou a diferença na classificação geral, já que também venceu na primeira Etapa, no mês passado em Limeira. "Fiz boas largadas, imprimi um bom ritmo nas provas e consegui vencer. Era isso que eu esperava e consegui. A pista estava muito boa e deu para fazer uma boa corrida. Agora é continuar assim para levar o Campeonato", destaca o campeão.

O espanhol, Carlos Campano era um dos favoritos dessa Etapa, já que venceu nos últimos dois anos em Paty. Mas, no final da última bateria acabou sofrendo uma queda e teve que abandonar a disputa, mas completou 70% da prova. Mesmo assim ficou em quarto lugar no pódio.

1ª bateria
Jean largou na ponta, seguido de Campano, Jetro e Adam. Hector Assunção, que fez o melhor tempo no cronometrado, não largou bem e ainda caiu no início da prova. Aos oito minutos de prova o espanhol Carlos Campano assumiu a ponta.
Jean Ramos comete um erro e acaba indo para a quinta posição. A partir daí vai para cima para recuperar algumas colocações.
A briga nas demais posições também foi boa entre Wellington Garcia, Balbi Junior e Dudu Lima.

5 primeiros:
1º Carlos Campano
2º Jetro Salazar
3º Paulo Alberto
4ª Jean Ramos
5° Adam Chatfield
2ª bateria

Jean largou na ponta, seguido de Marcello Lima (Ratinho), Paulo Alberto e Campano. Jean erra e perde a posição para Ratinho, mas Jean logo dá o troco. Nos primeiros minutos de prova tiveram muitas trocas de posições.

Aos três minutos o espanhol já estava na ponta, mas pouco mais de um minuto depois sofre uma queda e perde posições, voltando em oitavo. Jean assume novamente a frente da prova. Campano começa então uma intensa prova de recuperação, e rapidamente recupera várias colocações.

Faltando sete minutos Campano ultrapassa Jetro Salazar e conquista a terceira posição. Mas Jetro continua pressionando, no entanto logo em seguida o espanhol cai no arco de chegada. O aro e o rádio da roda dianteira da moto dele quebraram e ele teve que abandonar a prova.

Salazar assume novamente a terceira posição. Jean passa em primeiro no arco de chegada.

5 primeiros da bateria:
1º Jean Ramos
2º Paulo Alberto
3º Jetro Salazar
4º Hector Assunção
5º Dudu Lima

Pódio final da MX1

5 primeiros da Etapa
1º Jean
2º Paulo Alberto
3º Jetro Salazar
4º Campano
5º Adam Chatfield

Enzo vai da 5ª para 1ª colocação e é campeão da MX2 em Paty do Alferes

Enzo Lopes

Muitos saltos e alta velocidade na pista do Horto de Avelar em Paty do Alferes (RJ). Os jovens da MX2 aceleraram ma disputa com a primeira prova do domingo (19). E dessa vez quem mostrou que é possível se recuperar depois de uma fase difícil é Enzo Lopes que conquistou a vitória na 2ª etapa do Brasileiro.


Na abertura do Campeonato, no dia 15 de maio em Limeira (SP), Enzo passou apuros com duas caídas nas baterias. Ele ultrapassou os concorrentes recuperando muitas posições e conseguiu terminar a etapa em 5º no placar geral.

Em Paty, as coisas mudaram e o piloto gaúcho largou disparado na frente nas duas baterias sem perder a posição para ninguém. Fruto de um trabalho de recuperação intenso que Enzo precisou fazer para conquistar a vitória é assumir a terceira colocação do Campeonato com 84 pontos.

“Trabalhei muito para isso, estou muito feliz com o resultado. Agradeço a todos que torceram por mim. A prova foi muito boa, a pista tava bem legal”, conta o campeão.

Gustavo Pessoa, que ganhou a etapa de abertura em Limeira, chegou perto, mas não conquistou a vitória dessa vez. Com o 3º lugar na primeira bateria e 2º na seguinte, Gustavo ficou atrás de Enzo na soma das baterias, mas se manteve na liderança competição com 89 pontos.

O vice-líder da categoria, Fábio Santos (98 pts) ficou com a terceira colocação na etapa, seguido de João Perdro Ribeiro e Pedro Bueno.

1ª Bateria
Enzo Lopes fez o melhor tempo no Treino Cronometrado e repetiu o resultado na primeira bateria. Apesar de Leonardo Souza e Fabio Santos terem largado na frente quase que ao mesmo tempo, Enzo não deixou barato e tomou as posições de Fabio e Leonardo logo no começo da prova.

Na quarta e quinta posições, Pedro Bueno e Gustavo Pessoa brigaram para manter suas colocações. Leonardo Souza, que havia começado bem, foi deixado para trás por Fábio Santos que acelerou fundo. Entretanto foi difícil para Santos chegar perto de Enzo. Gustavo Pessoa deu um show de recuperação ultrapassando Leonardo e Pedro. ‘Pepê’ Bueno por sua vez não deixou barato e deixou ‘Léo’ Souza com a quinta posição.

Resultado da 1ª bateria:
1º Enzo Lopes
2º Fábio Santos
3º Gustavo Pessoa
4º Pedro Bueno
5º Leonardo Souza

2ª Bateria
Dessa vez Enzo largou na ponta, seguido de Gustavo Pessoa, João Pedro Ribeiro, Pedro Bueno e Fábio Santos. Nessa bateria a disputa começou com posições bem definidas e uma distância grande entre cada um dos cinco primeiro colocados. Mas o jogo virou com Fábio Santos que ultrapassou ‘Pepê’ Bueno e João Pedro Ribeiro conquistando a terceira colocação e permanecendo assim até o final da prova.

‘Pepê’ Bueno foi gradativamente perdendo as posições e acabou em sétimo. No caminho contrário quem subiu aos poucos foi José Brayan Soares que conseguiu conquistar o último lugar do pódio.


Resultado da 2ª bateria
1º Enzo Lopes
2º Gustavo Pessoa
3º Fábio Santos
4º João Pedro Ribeiro
5º José Brayan Soares

Pódio final da MX2

Placar geral
1º Enzo Lopes
2º Gustavo Pessoa
3º Fábio Santos
4º João Pedro Ribeiro
5º Pedro Bueno

Balbi vence novamente na MX3 na 2ª etapa do Brasileiro de MX PRÓ

Balbi Junior (Foto: Tiago Lopes/CBM)


O estreante da MX3, Antonio Jorge Balbi Jr. venceu novamente a MX3 na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross PRÓ neste sábado (18) em Paty do Alferes (RJ).

O piloto mineiro havia vencido a etapa de abertura em Limeira (SP) no dia 14 de maio e consagrou mais uma vitória na segunda etapa e segue na liderança do Campeonato.

Sobre o desempenho no circuito, Balbi Jr. disse ter apostado em uma largada boa o que assegurou a liderança. “Estou sentindo muita dor porque lesionei o braço no treino cronometrado da MX1 então sabia que tinha fazer boa largada. Agora descansar bastante e vencer e os adversários amanhã”, explica o piloto.

Outra integrante da família Balbi que deu um show na pista foi Mariana, irmã do campeão. A brasileira foi a única a competir no Mundial este ano e conseguiu a 9ª colocação no GP da Alemanha e o 11º lugar no GP da França e fechou com o quarto de lugar na sua estreia do Brasileiro em Paty.

“Senti uma diferença grande, não muito pela pista, mas pela moto. No Mundial eu competia com uma de 250cc e aqui são 450cc. Exige muita preparação, mas estou contente com a estreia e tenho boas expectativas com meus treinos. Tem um Campeonato inteiro pela frente”, conta Mariana.

Os irmãos Balbi largaram juntos, porém Mariana ficou pra trás logo na primeira volta. Roman Jelen assumiu a segunda posição e apesar de ter caído no meio da prova, ninguém conseguiu ultrapassá-lo.

“É uma pista muito dura, bem úmida e trabalhosa, é fácil cometer erros aqui. Mas isso não quer dizer que é ruim, a organização está de parabéns o circuito é parecido com o de Mundial e até ainda melhor no quesito de manutenção de pista, é mais preservada. Está perfeita,” declara Jelen.

O terceiro colocado, William Guimarães, não fez uma boa largada, entretanto surpreendeu a todos tomando as posições de Stocovich e Balbi.
Nas primeiras voltas Walter Tardin tentou alcançar Mariana, mas não foi páreo para a mineira que abriu distância. Tardin esteve perto de conquistar um lugar no pódio, mas acabou em sétimo.
André Stocovich chegou a tomar o quarto lugar de Mariana, entretanto a piloto virou o jogo nas últimas voltas e se recuperou mantendo a posição. Stocovich completou o pódio com o 5º lugar.

Pódio MX3 (Foto: Tiago Lopes/CBM)


No domingo (19) as disputas continuaram com as categorias MX1, MX2 e Junior. Nos treinos cronometrados neste sábado, Enzo Lopes foi o mais rápido na MX2 e será o primeiro a alinhar no gate de largada da prova. Na MX1, Hector Assunção fez o melhor tempo, e na Junior, Léo Cassarotti foi o melhor.

Cassaroti volta a vencer MX Junior no Brasileiro de Motocross Pró

Leonardo Cassaroti

O jovem piloto Leonardo Cassaroti voltou a vencer a categoria MX Júnior no Campeonato Brasileiro de Motocross Pró na segunda etapa que aconteceu neste domingo (19) em Paty do Alferes (RJ).

Cassaroti havia ganhado a etapa de abertura em Limeira (SP) e consagrou mais uma vitória no Rio de Janeiro. O piloto manteve a liderança durante toda a prova e foi difícil de alcançar. Ele largou na frente junto com Rafael Ribeiro e abriu vantagem contra os outros pilotos desde o começo.

“Fiz uma boa largada. Apista de Paty é bem diferente de Limeira. O terreno lá era mais ‘duro’ e aqui é mais fofo e tem bastante canaletas. Procurei pistas parecidas para saber como ia ser e estar preparado para a etapa”, explica Cassaroti.

Tallys Natan que teve problemas com sua moto nos treinos e nos aquecimentos (warm ups). Apesar disso teve um ótimo desempenho tomando a segunda posição. Ele disse que continua tentando patrocínio principalmente para melhorar o equipamento.

“Foi difícil com a falha da moto no treino livre no sábado e também no warm up logo antes da prova. Consegui comprar um cilindro para substituir, mas ainda precisa de muito investimento para alcançar a liderança. Mesmo assim eu dei o melhor de mim por uma boa largada e alcancei meu objetivo”, revela Tallys Natan.

O piloto Gabriel Andrigo assumiu a terceira colocação no começo da prova, mas caiu e perdeu várias posições e acabou não classificado na etapa. Rafael Araújo aproveitou para se manter no lugar de Gabriel.

Leonardo Nunes e Joaquim Neto brigaram lado a lado pelas últimas posições. O resultado foi Leonardo em quarto e Joaquim em quinto lugar.

Pódio MX3 Jr.


Resultado do etapa:
1º Leonardo Cassaroti
2º Tallys Nathan
3º Rafael Araújo
4º Leonardo Nunes
5º Joaquim Neto




Nenhum comentário:

Postar um comentário