Neozelandês Chris Birch conquista primeira vitória no mais difícil Hard Enduro do Mundo
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Predrag Vuckovic / Red Bull
A chuva dificultou ainda mais a vida dos 165 pilotos inscritos na edição 2010 da prova |
Para um dos favoritos, Taddy Blazusiak, a prova foi curta. O polonês abandonou no segundo dia, após uma queda Foto: Mihai Stetcu / Red Bull Photofiles |
pesado entre os Hard Enduros do mundo, os cinco dias do Romaniacs deste ano tiveram um tempero extra, as fortes chuvas que caíram por quase todo o evento, tornando a vida dos participantes ainda mais complicada, e os mesmos consideraram esta edição a mais difícil de todos os tempos.
Veja também: Os vídeos do Red Bull Romaniacs 2010
Já no primeiro dia, durante o legendário Prólogo Urbano, Chris Birch mostrou que não se contentaria com mais um segundo lugar - posição que ocupou em 2009 - , vencendo o evento em frente de milhares de espectadores que enfrentaram a chuva para presenciar um espetáculo de pilotagem e também de quedas constantes, devido aos escorregadios obstáculos artificiais. Graham Jarvis levou sua Sherco à segundo colocação, seguido pelo tetra campeão do Erzberg, Taddy Blazusiak.
No dia seguinte, durante a primeira etapa nas trilhas, a rodada foi descrita pelos pilotos como um "show de horrores". Para se ter uma ideia das dificuldades do terreno enlameado, o campeão do ano passado, Andreas Lettenbichler, foi o terceiro colocado, cruzando a linha de chegada duas horas depois do vencedor, o inglês Graham Jarvis. Chris Birch foi o segundo, bem perto do líder deste primeiro estágio, que teve apenas 30% dos pilotos da classe Pró conseguindo alcançar o final dentro do tempo limite.
Chris Birch cruza a linha de chegada conquistando sua primeira vitória no Romaniacs |
Descidas extremamente íngremes e escorregadias foram uma constante durante a prova |
As condições climáticas mudaram drasticamente no terceiro dia da competição, com tempo seco e sol, os 165 pilotos restantes encontraram temperaturas mais agradáveis durante quase toda a etapa. Jarvis abriu o dia, seguido por Birch e Lettenbichler, mas, como no ano passado, ele encontrou problemas de super aquecimento, tendo que parar várias vezes durante o percurso. Esta era a motivação a mais que Birch precisava para assumir a ponta, mas sua liderança não durou muito. Depois de cruzar vários rios, Birch começou a enfrentar problemas, sendo obrigado a trocar a vela de sua moto, perdendo tempo precioso.
Neste meio tempo, Lettenbichler passou e assumiu a ponta. "Depois que passei Chris, pude encontrar um ritmo perfeito e me manter veloz até a linha de chegada. Tive alguns problemas de navegação na floresta, mas no geral estou muito satisfeito com meu desempenho", comentou o alemão, que com o resultado assumiu a segunda colocação geral, 50 minutos atrás de Birch.
Vencedor de 2009, o alemão Andreas Lettenbichler foi o terceiro colocado, mesmo sofrendo com as dores de algumas costelas quebradas em uma queda no segundo dia |
Terceiro dia foi o único relativamente seco e sem chuva em 2010 |
Mesmo com os problemas do dia anterior, Jarvis mostrou mais uma vez que era o nome a ser batido nesta edição do Romaniacs, finalizando o estágio com 30 minutos de vantagem sobre os demais. O líder Chris Birch, mais uma vez perdeu tempo por problemas elétricos. "Uso as KTMs há seis anos, o que dá aproximadamente 5.000 horas de pilotagem e nunca tive um problema elétrico. Pena ter perdido tanto tempo nesta etapa, por um simples problema", lamentou o neozelandês, que finalizou o dia uma hora atrás do vencedor da etapa, mas mesmo assim ainda manteve a liderança geral.
Paul Bolton (KTM) e Andreas Lettenbichler (BMW), demonstraram neste estágio o espírito do Extreme Enduro. Mesmo competindo um contra o outro, há momentos que não se pode transpor os obstáculos sozinhos e os dois se juntaram como uma equipe, para com a ajuda mútua, terem um melhor desempenho. Na linha de chegada, apenas 4 segundos separaram Bolton, o segundo colocado, de Lettenbichler, que com mais uma excelente performance, reduziu ainda mais sua desvantagem para o líder.
Com as fortes chuvas que caíram por quase todo o evento, alguns trechos se tornaram impossíveis de transpôr sem ajuda externa |
Nesta edição, os rios foram uma constante durante o percurso |
O líder da classificação começou o dia com 23 minutos de vantagem sobre Jarvis, mas não se acomodou e andou forte, aumentando em mais seis minutos a diferença no tempo acumulado. O talentoso piloto de 29 anos de idade, demonstrou toda sua técnica em provas de Hard Enduro e era só sorrisos na linha de chegada, depois de conquistar sua primeira vitória na competição: "Considerando todos os problemas que tive nestes dias, imaginava que nem conseguiria terminar a prova, estou realmente muito feliz", declarou o simpático neozelandês.
Graham Jarvis conseguiu um heróico segundo lugar, depois de enfrentar problemas mecânicos no terceiro dia da competição. Perdendo muitas posições, seguiu sua filosofia, de "nunca desistir", e se recuperou nos dias seguintes, finalizando a apenas 29 minutos do vencedor. O mesmo pode se dizer do terceiro colocado, Andreas Lettenbichler, que trazendo a vitória na edição 2009 da competição, não perdeu a motivação mesmo depois de uma forte queda na segunda rodada, aguentando as fortes dores de algumas costelas quebradas, para alcançar o pódio.
Os obstáculos artificiais, pesadelo dos pilotos no Prólogo Urbano |
Esses fatos provaram mais uma vez a determinação dos competidores em terminar esta que é considerada a mais dura prova dentre os Hard Enduros do mundo, com cinco intermináveis dias de competição. Menos da metade dos pilotos conseguiu chegar até o fim, até mesmo na classe Pró onde apenas 10, dos 21 que largaram no primeiro dia, receberam a bandeirada final na mais difícil edição já realizada do Red Bull Romaniacs.
Assista aos vídeos do evento na MotoX TV |
Resultados - Classe Pró:
1. Chris Birch (NZL), KTM, 28:17:31 hs
2. Graham Jarvis (GBR), Sherco, 28:46:12
3. Andreas Lettenbichler (GER), BMW, 29:18:29
4. Paul Bolton (GBR), KTM, 29:52:12
5. Jade Gutzeit (RSA), KTM, 30:21:32
6. Lionel Seydoux (SUI), KTM, 33:21:58
7. Gerhard Forster (GER), BMW, 35:47:18
8. Darryl Curtis (RSA), KTM, 40:06:41
9. Emanuel Gyenes (ROM), KTM, 42:10:59 10. Erich Brandauer (AUT), Husaberg, 42:36:54
Nenhum comentário:
Postar um comentário