Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 16 de julho de 2010

MX 230: Polaco Preparações e Nivaldo Viana anunciam parceria.

TCM - 16/07/2010.

Piloto utilizará kits de suspensão e motor desenvolvidos pela Polaco Motos
Redação MotoX.com.br - Fotos: Valmir Polaco


Nivaldo Viana e Valmir Polaco comemoram parceria. Piloto utilizará kits de suspensão e motor desenvolvidos pela Polaco Motos

Após 10 anos trabalhando intensamente no desenvolvimento de motocicletas nacionais para competições, o preparador Valmir Polaco aposta no modelo CRF 230 com uma nova parceria com o piloto Nivaldo Viana, integrante da equipe 2B Duracell Racing, que disputa o Campeonato Brasileiro, Superliga e Mineiro de Motocross na categoria.


O piloto destacou a elasticidade do motor em médias e altas rotações após as alterações feitas em sua Honda CRF 230
A empresa Polaco Motos disponibilizou para o piloto santista, um projeto com ótimo benefício e acessível para qualquer praticante da modalidade. Nivaldo irá competir o restante da temporada com um projeto desenvolvido na empresa, que já vem fazendo sucesso desde o lançamento do modelo CRF 230 pela Honda.

Ele utilizará um jogo de suspensões com molas dianteiras maiores e válvulas especiais. Há também um projeto de motor, com trabalho no cabeçote, carburador, caixa de filtro de ar, além de remapeamento da ignição e enquadramento de comando de válvulas, deixando a cilindrada original para manter as características que se encaixem nos regulamentos dos campeonatos que o atleta participa.

Para se ter uma idéia do excelente custo benefício do projeto, segundo o preparador Polaco, as alterações na motocicleta de Nivaldo, no conjunto de suspensões e no motor, custam respectivamente R$ 750,00 e R$ 1.000,00. "Com as mudanças conseguimos extrair do motor 28CV a 8100 RPM com 2.55 KGMF a 7000RPM. Este é apenas um dos projetos oferecidos pela Polaco Motos para a motocicleta CRF 230", afirma Valmir Polaco.

Após a bateria de testes, o piloto comentou sobre a elasticidade do motor e sobre a força em média e alta rotações, muito diferente do motor que ele utilizava antes, que trabalhava bem apenas em baixa e média rotações. Nivaldo relata também sobre a potência do motor, que foi superada nesta versão: "O motor é capaz de 'empurrar' muito mais na saída de curva e principalmente nos saltos, onde anteriormente não conseguia alcançar velocidade suficiente em distâncias muito curtas", explica o piloto.

Ele destacou outro ponto forte, as novas suspensões, que são bem firmes e progressivas, conseguindo trabalhar suave em baixas velocidades e com mais rigidez em alta velocidade, principalmente nos saltos. "Outro detalhe importante, é que no final das retas, na parte mais crítica da pista, na 'buraqueira', consigo passar com tranquilidade e executar a frenagem dentro da curva. Resumindo, agora preciso mudar as características do meu treinamento e pilotagem, para me adaptar as mudanças da nova motocicleta. Estou muito feliz e satisfeito com esta nova parceria e espero melhorar minha performance como piloto e competidor", afirma Nivaldo.


Parte das instalações da Polaco Motos

O piloto também explicou a opção pela nova parceria: "Escolhi a Polaco Motos por ser uma empresa que trabalha sério na preparação de motos nacionais e por Valmir Polaco ser um piloto experiente, já ter sido bicampeão nesta mesma modalidade, também com motos nacionais, nos anos de 2007 e 2008. Assim posso ter, além de uma moto bem preparada, um amigo que consiga me transmitir seus conhecimentos no comportamento da motocicleta dentro e fora das pistas".

Mais informações sobre os projetos para a CRF 230 e outros modelos desenvolvidos pela empresa estão disponíveis no site da Polaco Motos.

Um comentário:

  1. polaco meu velho vc tem o amortecedor da lander 250 traseiro meu email é leotuningshow@hotmail.com

    ResponderExcluir