Temporada 2011 promete ser uma das mais equilibradas e disputadas de todos os tempos
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: www.supercross.com
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: www.supercross.com
Atual campeão do AMA Supercross, Ryan Dungey é o nome a ser batido em 2011 |
O ano está apenas começando, mas já está tudo pronto para o gate cair no próximo dia 8 de janeiro, para mais uma temporada do AMA Supercross. Os melhores pilotos do planeta estarão presentes no Angel Stadium, em Anaheim, onde Ryan Dungey tem a tarefa de provar que seus êxitos na temporada passada não foram sorte de principiante, enquanto os experientes Chad Reed, James Stewart e Ryan Villopoto, tentam deixar a maré de azar de lado.
James Stewart pretende dar a volta por cima e apagar a péssima temporada de 2010 |
Sem dúvida nenhuma, assim como em 2010, a temporada promete ser uma das mais emocionantes da história da competição, com mais de uma dezena de pilotos em condições de brigar pelo título. Deixando de ser um novato nas 450cc, Dungey colocou seu nome na história do AMA Supercross no ano passado, sendo apenas o segundo piloto durante os 37 anos de história do campeonato, a conquistar o titulo da categoria principal em seu ano de estreia. Antes dele, apenas Jeremy McGrath havia realizado tal feito.
Montando sua própria equipe e pilotando uma Honda, Chad Reed pretende disputar o título desta temporada Foto: Divulgação Two Two Motorsports |
No próximo sábado, certamente Dungey será a principal estrela da rodada de abertura, tentando manter a boa fase e conquistar o bicampeonato. A tarefa não será nada fácil, já que muitos dos favoritos de 2010 estiveram afastados por lesões e vêm com sede de vitórias.
O veterano Kevin Windham parte para sua 18ª temporada como profissional |
Caso de Chad Reed, que esta ano estreia sua própria equipe, a Two Two Motorsports, e James Stewart, que se diz em forma para brigar pelo campeonato. Além deles, é claro, um grande número de jovens talentos, deverão também dar trabalho, em suas buscas por reconhecimento e "um lugar ao sol".
Talvez, o mais determinado para esta nova temporada seja Villopoto. O piloto Monster Energy Kawasaki vinha brigando de igual para igual com Dungey, até sua forte queda em St. Louis, que o deixou afastado por cinco meses. Agora, Villopoto está determinado a cuidar do que ele mesmo chama de "negócio inacabado", contra um adversário que ele conhece muito bem.
Talvez, o mais determinado para esta nova temporada seja Villopoto. O piloto Monster Energy Kawasaki vinha brigando de igual para igual com Dungey, até sua forte queda em St. Louis, que o deixou afastado por cinco meses. Agora, Villopoto está determinado a cuidar do que ele mesmo chama de "negócio inacabado", contra um adversário que ele conhece muito bem.
Ryan Villopoto é apontado como o principal rival de Dungey na briga pelo título |
Já um dos duelos mais aguardados de 2010, interrompido prematuramente na terceira etapa, deve voltar a acontecer. Reed e Stewart, dois dos principais nomes desta última década, começam o campeonato correndo por fora, mas mesmo sem figurar como favoritos absolutos, a histórica rivalidade entre os dois deve esquentar a competição ao longo da competição, fazendo com que ambos certamente briguem por vitórias e consequentemente pelo título.
Broc Tickle é um dos pilotos com grandes chances na série Lites |
Além destes quatro nomes já consagrados no Supercross norte americano, um sem número de jovens talentos estão determinados a transformar seus sonhos em realidade. O principal nome entre os novatos na classe principal, certamente é Trey Canard, que ano passado surpreendeu quando participou de algumas baterias da 450cc. Neste grupo ainda figuram Brett Metcalfe, que se junta a Dungey no time Rockstar Makita Suzuki, Josh Grant do Team Honda e Davi Millsaps, que integra a equipe Muscle Milk Toyota JGR.
Do lado dos veteranos, Andrew Short, que este ano se une ao manager Roger DeCoster na Red Bull KTM, deve mostrar que ainda tem "gás" para brigar pelas primeiras colocações. Outros pilotos que mudaram de equipe para esta temporada e chegam com uma motivação a mais mesmo integrando times privados são: Ivan Tedesco, agora representando a Dodge Hart & Huntington Kawasaki, Tommy Hahn, que pilotará pela MotoConcepts Yamaha, e Dan Reardon, que integrará a JDR Motorsports Motorex KTM.
Do lado dos veteranos, Andrew Short, que este ano se une ao manager Roger DeCoster na Red Bull KTM, deve mostrar que ainda tem "gás" para brigar pelas primeiras colocações. Outros pilotos que mudaram de equipe para esta temporada e chegam com uma motivação a mais mesmo integrando times privados são: Ivan Tedesco, agora representando a Dodge Hart & Huntington Kawasaki, Tommy Hahn, que pilotará pela MotoConcepts Yamaha, e Dan Reardon, que integrará a JDR Motorsports Motorex KTM.
Já familiarizado com as 450cc, Trey Canard deve brigar por vitórias este ano |
Certamente 2011 será o ano que agrupará o maior número de talentos brigando pelo título, independente da experiência e idade. Exemplo disto é Kevin Windham, que aos 32 anos de idade, parte para sua 18ª temporada como profissional, buscando seu primeiro título depois que o AMA Supercross virou um campeonato mundial. Justin Brayton, Kyle Chisholm, Chris Blose e Mike Alessi, também não podem ser esquecidos, pois sempre aparecem entre os primeiros colocados com bastante regularidade.
Justin Barcia amadureceu e figura entre os principais pilotos da Lites |
Andando de Yamaha, mas por equipes diferentes, o trio de estreantes Kyle Regal (San Manuel), Austin Stroupe (Valli Motorsports) e Vince Friese (MotoConcepts), não devem ser apenas meros coadjuvantes, engrossando a lista de pilotos com chances de despontar na competição.
Como se não bastasse todo este equilíbrio e quantidade de estrelas na 450cc, a série Lites deverá continuar emocionante e imprevisível como sempre. Com o jogo de xadrez entre as equipes e pilotos ainda em andamento, uma das poucas coisas que não deve mudar este ano, tanto na costa Leste ou Oeste, será o domínio das duas principais equipes da categoria, a Monster Energy Pro Circuit Kawasaki e GEICO Powersports Honda.
O time Pro Circuit continua como uma das principais potências nas 250cc |
Como se não bastasse todo este equilíbrio e quantidade de estrelas na 450cc, a série Lites deverá continuar emocionante e imprevisível como sempre. Com o jogo de xadrez entre as equipes e pilotos ainda em andamento, uma das poucas coisas que não deve mudar este ano, tanto na costa Leste ou Oeste, será o domínio das duas principais equipes da categoria, a Monster Energy Pro Circuit Kawasaki e GEICO Powersports Honda.
Nova contratação da KTM, Ken Roczen mostrará seu talento nas primeiras provas da temporada Foto: G. Milan |
Baseado em sua experiência na classe das 250cc, Josh Hansen é um dos principais favoritos, enquanto o estreante do ano em 2010, Justin Barcia, deve ser seu principal rival. Além deles, os pilotos da Pro Circuit Dean Wilson, Broc Tickle, Tyla Rattray e Blake Baggett, juntos aos demais representantes da GEICO Powersports, Eli Tomac, Blake Wharton e Wil Hahn, devem se destacar nesta temporada.
Outros times também deverão chamar a atenção ao longo da temporada da Lites, entre eles destaca-se o Rockstar Energy Suzuki, DNA Shred Stix Star Racing Yamaha e Troy Lee Designs Lucas Oil Honda, que se cercaram de bons profissionais e pilotos para 2011. Tudo isto, sem contar a jovem revelação alemã, Ken Roczen, que este ano defende as cores da KTM e disputará as primeiras provas da temporada.
Um dos principais pilotos brasileiros da atualidade, o mineiro Jorge Balbi fez sua pré-temporada nos EUA e deve participar das primeiras etapas do AMA Supercross. O piloto usará a competição norte americana como preparação para os campeonatos nacionais, que devem começar em março.
Com quase tudo pronto e definido, resta aguardar o próximo sábado, 8 de janeiro, para acompanhar o maior e mais eletrizante campeonato de Supercross do planeta e rezar para que nenhuma contusão tire o brilho das disputas, que prometem. Na semana seguinte à prova, o MotoX trará todos os detalhes da etapa de abertura em Anaheim, Califórnia.
Outros times também deverão chamar a atenção ao longo da temporada da Lites, entre eles destaca-se o Rockstar Energy Suzuki, DNA Shred Stix Star Racing Yamaha e Troy Lee Designs Lucas Oil Honda, que se cercaram de bons profissionais e pilotos para 2011. Tudo isto, sem contar a jovem revelação alemã, Ken Roczen, que este ano defende as cores da KTM e disputará as primeiras provas da temporada.
Um dos principais pilotos brasileiros da atualidade, o mineiro Jorge Balbi fez sua pré-temporada nos EUA e deve participar das primeiras etapas do AMA Supercross. O piloto usará a competição norte americana como preparação para os campeonatos nacionais, que devem começar em março.
A série Lites de 2011 deverá ser ainda mais equilibrada do que nos anos anteriores |
Com quase tudo pronto e definido, resta aguardar o próximo sábado, 8 de janeiro, para acompanhar o maior e mais eletrizante campeonato de Supercross do planeta e rezar para que nenhuma contusão tire o brilho das disputas, que prometem. Na semana seguinte à prova, o MotoX trará todos os detalhes da etapa de abertura em Anaheim, Califórnia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário