Pesquisar este blog

TCM

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Federação Fluminense resgata moto clubes de tradição no Rio de Janeiro.

TCM - 26/09/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

(FFM, 26/09) - Nem a chuva que castigou a capital do Rio de Janeiro na noite desta terça-feira, dia 25, foi capaz de atrapalhar a primeira Assembleia Geral Extraordinária da Federação Fluminense de Motociclismo, que contou com a presença de 34 participantes, entre pilotos, organizadores, diretores de prova, representantes e presidentes de moto clubes.

Confirmando a nova fase que vive o esporte fluminense, os cinco moto clubes fundadores da FFM (Trail Clube Esqueleto do Mato, Pró Racing MC, MX-Rio MC, Trail Club Miracema e MC Mão na Lata) aprovaram de forma unânime a filiação de cinco novos membros à entidade, entre eles dois dos clubes mais tradicionais e históricos do estado, como Rio Trail Clube e União Moto Clube. Além do RTC e do União, também foram filiados os clubes Cripaul Racing, Grupo Trilha e Moto Clube Enduro3Rios, responsável pelas únicas provas de Campeonatos Brasileiros nos últimos dois anos no Rio de Janeiro.

- Este foi um dia histórico para todos. Mais do que filiar novos membros, a FFM fez justiça aos clubes afastados de forma absurda e autoritária do motociclismo, sofrendo severas represálias por parte da antiga federação - declarou Adriano Winckler, presidente da FFM.

- O União e o RTC são clubes que dispensam apresentação; o Cripaul, pelo que sua diretoria demonstrou nos últimos anos, tem, sem dúvida, o corpo técnico mais qualificado e as melhores provas de motocross no estado; e o Grupo Trilha e o Enduro3Rios destacam-se ano após ano pelos seus grandes eventos no Enduro - completou Winckler.


Parte da diretoria da FFM com integrantes dos novos clubes filiados à entidade - Divulgação FFM

Responsável por históricas competições de motocross no passado, o União Moto Clube é referência no esporte tanto dentro quanto fora do Rio de Janeiro. Seu presidente, Rodolfo Rezende, colocou a sede do clube, em Duque de Caxias, à disposição para a realização de eventos ainda este ano.

- Por três vezes tentamos fazer parte da antiga federação. Pagamos jóia, mensalidade, e não tivemos o pedido aceito em nenhuma delas. A FFM conseguiu fazer o que muitos tentaram mas não tiveram sucesso. Agora, cabe aos clubes se empenhar em realizar eventos de qualidade para fortalecer o esporte no estado - disse Rodolfo Rezende.
Único piloto a ter participado de todas as 30 edições do Enduro da Independência, Adhemar Euclydes, do RTC, é a história viva da modalidade no estado. Casado com Monica Cury, que presidiu o RTC e foi durante muitos anos a única mulher a disputar o Independência, Euclydes ressaltou a importância de apagar o passado e pensar neste novo começo para o motociclismo fluminense.

- O RTC realizava eventos grandiosos há décadas, e se não tivesse sido desfiliado da antiga federação, por uma suposta e injustificada dívida, poderia ter ainda hoje o Enduro Imperial, em Petrópolis, como uma das principais provas do país. Agora, estamos em uma nova fase. Colocaremos uma pedra em cima desse passado e vamos partir para um novo começo - afirmou Euclydes.

Entre as novidades confirmadas na assembleia, o presidente do Cripaul Racing, juntamente com o senhor Paulo Monteiro, anunciou para dezembro um grande evento de motocross, como prévia para a temporada 2013, marcando a primeira prova da modalidade a ser realizada por um dos clubes filiados à FFM. O anúncio teve grande apoio dos presentes e promete ser um dos maiores eventos do estado este ano.

- Fico muito feliz que o motociclismo do Rio de Janeiro esteja sendo comandado de forma tão correta. O retorno de clubes tão tradicionais é a prova de que é possível recuperar o prestígio do esporte fluminense. A FFM tem todo o apoio da CBM nessa nova jornada, e me alegra perceber que o pedido das federações estaduais que votaram a favor da FFM, na assembléia da CBM em maio, para que houvesse conversa e união no Rio de Janeiro, foi atendido. Tenho certeza de que em breve o estado voltará a figurar no calendário nacional de todas as modalidades - garantiu Firmo Alves, presidente da CBM.

Através de votação democrática, também foram escolhidos os nomes de três diretores de modalidade: Sérgio Barbosa Neves (Enduro de Regularidade), José Carlos Infante (Motocross/Supercross) e Richard Brokaw (Velocross/Cross-Country). Os três irão definir mais três nomes para compor a "Comissão Esportiva" de suas respectivas modalidades. Os demais diretores serão anunciados após apreciação da diretoria e da assembleia da FFM nas próximas semanas.

Estrutura Institucional da FFM:
Presidente: Adriano Winckler
1º vice-presidente: Antonio Amaral
2º Vice-presidente: Gabriel Boardman
Diretor Financeiro: Ilk Lopes Araújo
Diretor Geral: Marcello Marques
Diretor Esportivo: Gabriel Boardman
Diretor de Motocross: José Carlos Infante
Diretor de Enduro de Regularidade: Sérgio Neves
Diretor de Velocross/Cross-Country: Richard Brokaw

Clubes filiados:
Trail Clube Esqueleto do Mato
Trail Clube Miracema
MX-Rio Moto Clube
Pró Racing Moto Clube
Moto Clube Mão na Lata
União Moto Clube
Rio Trail Clube
Cripaul Racing Clube
Grupo Trilha Volta Redonda
Moto Clube Enduro3Rios



Nenhum comentário:

Postar um comentário