Pipo Castro voa alto nos treinos em uma pista particular no Vale do Itajaí, Santa Catarina - Foto: Elton Souza
O site BRMX acompanhou o treino de Cristopher “Pipo” Castro nesta semana e aproveitou para pedir ao catarinense uma dica de pilotagem, que traz aos seus internautas nesta matéria. Pipo, integrante da equipe 2B Duracell Racing, mora em São José, na Grande Florianópolis, e tem ao alcance rápido uma seleção de pistas para treinar.
Em sua cidade, a pista local oferece um traçado em que se destacam os saltos e curvas travadas. Próximo dali, a 60km, está a pista de Canelinha, famosa por receber a última etapa do Mundial de Motocross em 2009 e considerada por muitos pilotos o circuito mais técnico do Brasil.
Mas, para o treino que o BRMX acompanhou foi escolhida uma pista particular na cidade de Brusque, a aproximadamente 100km da capital catarinense. O local serviu para Pipo explicar a técnica que ele utiliza para fazer curvas rápidas e sem parede.
- Tenho aqui na região, algumas pistas com características diferentes. Por exemplo, sei que o chão em Chapecó (SC) é muito duro. Por este motivo, treinei em Canelinha nesta semana, com o mesmo conjunto de equipamentos com que vou correr. A Rinaldi, por exemplo, me forneceu um jogo de pneus especiais para essas características de pista – explica o piloto, que se prepara para disputar a terceira etapa da Superliga Brasil de Motocross neste sábado e domingo, 19 e 20.
Rotina de treinos
Mas, antes de chegar ao assunto, vamos aproveitar para saber de Pipo Castro como é organizada sua rotina de treinamentos. O piloto explicou que, em função de sua pré-temporada 2010 ter iniciado muito tarde, seu ritmo de treino tem se mantido forte em plena metade do ano.
Neste ano, o atleta defende o título Mineiro na MX1, pretende fazer o restante das etapas na MX2 do mesmo Estadual, além de correr o Pro Tork Brasileiro de Motocross e a Superliga Brasil de Motocross.
- Normalmente, o ideal é diminuir a intensidade dos treinos na semana que antecede a prova, mas por eu ter iniciado minha pré-temporada muito tarde, estou tendo que treinar forte sempre, dentro do risco de chegar cansado na prova – justifica.
O atleta inclui treinos de ciclismo speed de duas a três vezes por semana para auxiliar no fortalecimento das pernas, completando percursos de 20km a 30km por sessão.
- É um trabalho de fortalecimento de pernas e a bike ajuda muito nisso – garante.
E nas pistas, Pipo?
- Nas pistas, tenho treinado o fator explosão. Quero fazer tiros mais rápidos no início das provas, que não são da minha característica. Para compensar, tenho treinado baterias curtas, mas em grande quantidade – revela o piloto.
Acompanhe agora, a dica de pilotagem com Pipo Castro.
Como ser rápido em curvas sem paredes
Fotos: Elton Souza
Ao se aproximar da curva, posicione o corpo para trás da moto, mantendo uma pequena altura do banco. A transição do peso do corpo para a parte traseira da moto permite que você acione o freio dianteiro com mais precisão, sem perder a aderência da frente da moto. O freio traseiro serve como um apoio e deve ser dosado sem permitir que a roda trave. Dessa maneira você mantém a trajetória da moto em direção a entrada da curva de forma correta. Não se esqueça de manter os olhos fixos na curva.
Ao entrar na curva, é hora de transferir o corpo para frente da moto, sentando próximo ao tanque de combustível, mais para o lado de fora do banco. Estique a perna do lado interno à curva para frente, quase que paralelamente a suspensão dianteira. Mantenha sempre o cotovelo que fica do lado externo da curva para cima, com um dedo na embreagem e outro no freio dianteiro. Esta posição permite que você incline a moto para o sentido da curva e esteja pronto para iniciar a aceleração de forma suave e constante. Procure manter seu foco a frente e não no paralamas dianteiro para não ser surpreendido em caso de alguma pedra ou outra moto que possa estar na mesma linha da sua.
Mantendo o cotovelo para cima e a perna do lado interno da curva esticada, é hora de acelerar suavemente. Quanto mais cedo você iniciar a aceleração, melhor. Para isso, o posicionamento deve estar correto, não permitindo que a moto saia de traseira na hora de tracionar.
Aumente a aceleração gradativamente conforme você vai sentindo que a moto está tracionando. Na saída da curva o acelerador já deverá estar cheio. Não permita que a tração da moto desloque seu corpo para trás. É importante manter a cabeça alinhada com o guidão da moto, deixando o peso na parte da frente. Curvas sem parede ou escoras são difíceis de fazer corretamente, mas com bastante treino, você perceberá que elas fazem a diferença na hora de ganhar alguns segundos numa volta.
Bom treino!
Fonte: http://brasileiromx.com.br
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