Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Após 25 anos, Beto Boettcher volta a competir, agora no VX.

TCM - 22/07/2011.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fotos: http://www.motosclassicas70.com.br/

Esta notícia que estou postando aqui, feita pelo site Oficial da CBM, Confederação Brasileira de Motociclismo, matéria esta feita pelo nosso amigo Adriano Winckler, me trás o maior orgulho em publica-la no Blog do TCM, pois se trata da volta nas competições do meu maior ídolo do Motocross Brasileiro, Roberto Boettcher.

Vou contar um "historinha" do inicio de minha paixão pelo esporte off-road em duas rodas, em especial o Motocross.

No início dos anos 80, com 11 anos, fui levado pelo meu tio Jobim, a cidade de Itaperuna - RJ, para assistir a 1ª prova de Motocross que tivemos conhecimento em nossa região (Noroeste do Estado do Rio de Janeiro), um grande evento que contou com a presença de muitos pilotos do Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre eles, Cláudio Assunção (Honda-Motocity), Márcio Campos (Yamaha-Maremoto-Cross-line), Mário Calcia (Montesa), Mineirinho e os pilotos de Itaperuna da Equipe Itamaha-Brasão, equipe de Itaperuna-RJ - Jânio Boechat, Marcelo Tinoco e Evelson Barroso (acho que não errei nos nomes dos caras).

Após esta corrida me aprofundei no conhecimento do esporte através das revistas da época, Duas Rodas, Revista Moto e Motoshow, esporte este que sigo ate hoje. Neste tempo que passou acompanhei a carreira deste piloto, que junto com, Nivanor Bernardes, Pedro Bernardo Raimundo o "Moronguinho", Álvaro Cândido Filho o "Paraguaio" e Ylton Veloso Cavalcante (o inesquecível Paraibinha), formaram o grupo de pilotos que impulsionaram o Motocross Brasileiro. 

Da esquerda para direita, Nivanor, Moronguinho, Paraguaio e Boettcher.

Não vou negar que o início da minha torcida por este "cara", se deve ao fato que na época e até terminar sua carreira ele defendeu a fábrica da Yamaha, (Equipe Shell-Yamaha-Peels), com o seu tradicional número 15 no number plate, marca de motocicletas que sou fã.
Boettcher #2 e Cláudio Assunção #25.
1ª Etapa do Hollywood Motocross - Belo Horizonte - MG 1983
.

Mas depois fui conhecendo sua trajetória no esporte e minha admiração aumento. Chega de "história" e vamos a uma das melhores notícias que o Blog do TCM pode divulgar.

A VOLTA DE ROBERTO BOETTCHER AS COMPETIÇÕES



Um dos maiores nomes do motocross brasileiro está de volta à ativa após 25 anos. Roberto "Beto" Boettcher, ícone do esporte nas décadas de 70 e 80, irá disputar a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross, que acontece neste fim de semana, dias 23 e 24 de julho, em Anápolis, Goiás. A prova será realizada na Praça Polifuncional Fora de Estrada, do bairro Vivian Park, e será válida também pela etapa de abertura do Campeonato Goiano da modalidade.

- Apesar dos 25 anos afastado das pistas, acho que será uma reestréia bastante interessante. Estou bem de cabeça e venho treinando fisicamente uma vez por semana. A expectativa é poder me divertir dentro da pista - declara o piloto, que também é o presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG).

Primeiro brasileiro a disputar uma temporada do Campeonato Mundial de Motocross, na categoria 125cc, em 1977, sabe que hoje o preparo-físico não é mais o mesmo, mas a experiência pode fazer toda a diferença.

- No Velocross a técnica e a estratégia contam mais do que o preparo-físico. Vou andar na categoria VX3 Nacional e espero chegar entre os dez primeiros na prova. Já será um grande resultado - afirma.

Após a etapa de Lapa/PR, disputada em junho, o catarinense Lui André Fietz, atual campeão brasileiro, é o líder da categoria VX1 com 44 pontos, seguido pelo gaúcho Mateus Basso, com 41, e pelo paranaense Paulo Stedile, com 38. Na categoria VX2 as primeiras posições se invertem. Basso lidera com 50 pontos, contra 42 de Fietz. Rodrigo Taborda é o terceiro, com 40. Os demais líderes são: João Silvério Francener (VX3 Nacional), Fabiano Ribeiro (VX3 Importada), Jacson Keil (230cc e Força Livre Nacional).

A 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross e a 1ª etapa do Campeonato Goiano são uma realização da Prefeitura de Anápolis, com apoio de Mobil Super Moto MX. A supervisão é da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Confira a classificação do Brasileiro de Velocross 2011:

VX1
1º - LUI ANDRE FIETZ - 44 pontos
2º - MATEUS BASSO - 41
3º - PAULO STEDILE - 38
4º - JEISON SCHEIDT - 34
5º - RODRIGO TABORDA - 33

VX2
1º - MATEUS BASSO - 50 pontos
2º - LUI ANDRE FIETZ - 42
3º - RODRIGO TABORDA - 40
4º - TIAGO PYKOCZ - 33
5º - LUCIANO BATTISTELLA - 30

VX3 Nacional
1º - JOAO FRANCENER - 50 pontos
2º - MARCELO MARQUES - 44
3º - BRAULIO ANDRADE - 36
4º - ADILSON HUBNER - 27
5º - RUDIMAR SEBBEN - 26

VX3 Importada
1º - FABIANO RIBEIRO - 45 pontos
2º - NASRI SARKIS - 44
3º - CARLOS RIBAS JUNIOR - 33
4º - MARCELO MARQUES - 32
5º - ALENCAR KREFTA - 30

230cc
1º - JACSON KEIL - 50 pontos
2º - PRESLEI DE CARLI - 31
3º - WYLLYN ALVES - 31
4º - JULIO VASELKOSKI - 30
5º - EDGAR NOGUEIRA - 29

Força Livre Nacional
1º - JACSON KEIL - 47 pontos
2º - MARCOS WUDARSKI - 47
3º - DANIEL SCHMITZ - 34
4º - FLAVIO CASSOU - 29
5º - DOUGLAS KORELO - 25

Adriano Winckler
IMPRENSA - CBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário