Pesquisar este blog

TCM

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Paulo Gonçalves deixa Coma e Despres para trás na etapa maratona.

TCM - 29/07/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

A 5ª etapa do Sertões 2013, que aconteceu nesta segunda-feira (29), marca simbolicamente a “metade” do rali. Os competidores enfrentaram um dos trechos mais característicos da prova: a etapa maratona. O percurso pediu cautela dos pilotos, já que o apoio de mecânicos é proibido nesse dia, o que pode transformar pequenas falhas mecânicas grandes problemas. Além disso, os quilômetros foram marcados por erosões e subidas.
O deslocamento inicial partiu da cidade de Porangatu, no interior goiano, com 82 quilômetros e 295 de especial, sem contar o deslocamento para o Parque de Apoio que contabilizou mais 110 quilômetros.
Motos. A categoria duas rodas viu a briga entre Marc Coma e Cyril Despres esquentar ainda mais. O francês largou na frente de Coma, mas a diferença de tempo durou pouco, e a dupla chegou a passar lado a lado em vários pontos da prova.
O duelo de gigantes se estendeu até os quilômetros finais da prova, quando o português Paulo Gonçalves, que vinha logo atrás, fez uma ultrapassagem brilhante e cruzou a linha de chegada à frente dos dois.


No final da etapa, o trio acumula uma diferença mínima de tempos na tabela geral. Chegando logo atrás de Gonçalves, o piloto Marc Coma soma 11h38min59 e ainda lidera na categoria.
O português Gonçalves aparece logo atrás com uma diferença de 2min24, seguido de Despres, com 11h72min14. "Foi um dia longo e duro, e usei uma estratégia, já que usamos o mesmo pneu por dias e precisamos calcular a melhor maneira de guiar a moto, por isso diminui hoje para conseguir acelerar amanhã”, explicou Despres.
Entre os brasileiros da categoria, Dário Júlio esticou os cabos de sua Honda e foi o piloto verde e amarelo mais rápido, somando 4h07min10. “O dia foi completo com muita navegação. Grande parte da especial foi muito travada, com trial e um terreno muito sinuoso. O preparo físico contou muito e a minha estratégia foi poupar o equipamento, já que estamos em etapa maratona e não podemos ter auxilio mecânico. Ainda bem que pneu chegou perfeito no final”, destacou Dário.
Acidentes. O piloto Deni Do Nascimento abandonou a prova depois de sofrer uma queda leve. Ele foi atendido pela equipe médica e passa bem. O português Ruben Faria também precisou deixar a etapa após um acidente. O competidor foi removido de helicóptero pela equipe de apoio para receber atendimento. Até o fechamento da matéria, não foram divulgadas informações se o piloto largará ou não nesta terça-feira (30).
O piloto português Paulo Gonçalves fez o melhor tempo da etapa na categoria das motos. Foto: Marcelo Maragni / www.webventure.com.brO piloto português Paulo Gonçalves fez o melhor tempo da etapa na categoria das motos. Foto: Marcelo Maragni / www.webventure.com.br
Quadris.O polonês Rafal Sonik está cada vez mais próximo do título da categoria, e provou em mais uma etapa que não vai deixar a briga fácil para os brasileiros no Sertões 2013.
Novamente o piloto largou na ponta e se manteve equilibrado durante toda a prova, aproveitando a qualidade da pista e sua grande habilidade, que serviu para desviar das inúmeras erosões dos trechos desta quinta etapa.
A vantagem de Sonik em relação ao segundo colocado na geral, Marcelo Medeiros, ultrapassa os 20 minutos, já que o líder contabiliza 13h21min contra 13h44min42. Robert Nahas, mesmo não tendo feito uma boa prova, e chegando em quinto lugar, continua com a terceira colocação e 13h51min20.
Rafal Sonik acumula uma vantagem de mais de 20 minutos e começa a se aproximar do título da categoria. Foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.brRafal Sonik acumula uma vantagem de mais de 20 minutos e começa a se aproximar do título da categoria. Foto: Marcelo Maragni/ www.webventure.com.br

Podcast:


Fonte: Webventure
Por Fanni Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário