Pesquisar este blog

TCM

domingo, 10 de novembro de 2013

FINAL DO BRASILEIRO DE MOTOCROSS - PROVAS DE DOMINGO - SENADOR CANEDO - GO.

TCM - 10/11/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Público lotou o motódromo (Foto: Kelson Rene/CBM)

Senador Canedo-GO viveu um fim de semana de muita adrenalina. O município recebeu a 8ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross. Cerca de 25 mil pessoas  fizeram a festa no motódromo da cidade nos dois dias de competição.

Adam Chatfield (Foto: Kelson Rene/CBM)

Festa também no pódio da MX1. Adam Chatfield  ficou em terceiro na etapa, na somatória das duas baterias da categoria realizadas neste domingo, 10, com a combinação de dois segundo lugares. Mas, o inglês sagrou-se campeão Brasileiro 2013 ao somar 329 pontos na classificação geral.

“Foi um campeonato muito difícil. O nível da competição foi muito alto e estava disputado. No começo eu não estava na ponta, mas queria muito ganhar. Agora consegui o título e estou muito feliz”, conta Chatfield.

Em 2012 o inglês passou perto da conquista, quando ficou na segunda colocação da classificação geral. Nesta temporada, o título estava disputado ponto a ponto e a decisão saiu somente na última bateria. “Eu já vinha tentando conquistar o título. Ano passado passei perto. Mas agora consegui. Vamos comemorar”, declara o inglês.

Carlos Campano subiu no lugar mais alto do pódio nesta 8ª etapa. O piloto venceu a primeira bateria e chegou em segundo na prova final. Com os resultados, o  espanhol ficou com o vice-campeonato, com 323 pontos. Já Balbi Jr que disputava o título sofreu uma queda na primeira bateria e ficou fora das disputas com dores no ombro. Mesmo assim ficou com a terceira colocação no Campeonato.

Um dos nomes da etapa foi Wellington Garcia. Correndo em casa o goiano levantou o público local. O piloto chegou em terceiro na primeira bateria e venceu a segunda prova da categoria. Na classificação geral, o piloto ficou com a quarta colocação.

“Eu sofri um acidente em 2011 e quase perdi a vida. Tinha apenas 40% de chance de sobreviver e hoje consegui vencer esta bateria. Não sei de onde  tirei essa força, mas eu queria retribuir a esse público que me empurrou a todo momento”, afirmou emocionado Wellington Garcia.

Na soma das baterias, o resultado da 8ª etapa ficou assim:
1º - Carlos Campano (1º - 2º)
2º - Wellington Garcia (3º - 1º)
3º - Adam Chatfield (2º - 3º )
4º - Joaquim Rodrigues (4º - 5º)
5º - Marcello Lima (6º -6º)

1ª – Bateria
Uma prova eletrizante. Wellington Garcia larga na frente. Adam Chatfield e Carlos Campano não largam entre os ponteiros. Balbi Jr,  que brigava pelo título sofre uma queda e abandona a prova com dores no braço.

Carlos Campano e Adam Chatfield mostram porque estão na briga pelo Campeonato e conseguem boas ultrapassagens, ocupando a 3ª e 2ª colocações respectivamente. Mas, o inglês erra e cai. O espanhol aproveita e pula para segunda posição e Chatfield volta em 3º.
A partir desse momento a prova pegou fogo. A torcida pelo goiano Wellington Garcia foi à loucura. Campano partiu para cima do piloto, que restiu bem a ultrapassagem, até que o espanhol conseguiu passar o piloto por dentro da curva, mas, Welington deu o troco.

Novamente Campano conseguiu assumir a ponta, no entanto em uma bela ultrapassagem, conhecida no meio como “X”, Garcia recuperou a posição. Os pilotos ficaram pelo menos três voltas alternando posição, até Campano levar a melhor e assumiur a liderança. 

Nas duas últimas voltas, Carlos Campano teve problemas com a moto e perdeu muito rendimento.  Quase que o piloto perde a liderança da prova, mas ainda conseguiu levar a bandeira quadriculada na 1ª posição. Adam Chatfield conseguiu a ultrapassagem sobre Wellington Garcia na reta final, para ficar com a 2ª colocação.

Resultado:

1º  - Carlos Campano
2º - Adam Chatfield
3º - Wellington Garcia
4º - Joaquim Rodrigues
5º - Jean Ramos


2ª Bateria

Balbi Jr não participou da prova, lesionado da queda na primeira bateria. Na segunda corrida do dia para a categoria não teve muitas mudanças de posições. Carlos Campano largou na frente, seguido por Adam Chatfield,  Wellington Garcia, Joaquim Rodrigues e Jean Ramos.

Em boa parte da prova o pelotão da frente permaneceu assim. Mas, Wellington Garcia que estava na terceira posição ultrapassou Adam Chatfield, segundo colocado, e já em seguida Carlos Campano, que ocupava a primeira posição. Com um bom desempenho Weelington Garcia abriu vantagem até cruzar a linha de chegada.

Resultado:
1º - Wellington Garcia
2º - Carlos Campano
3º - Adam Chatfield
4º - Humberto Martin
5º - Joaquim Rodrigues


Paulo Alberto é o campeão Brasileiro na MX2

Paulo Alberto (Foto: Kelson Rene/CBM)

Depois de vencer cinco das oito Etapas do Brasileiro de Motocross na categoria MX2, o português Paulo Alberto levou o título da categoria com 351 pontos. É o primeiro ano que Paulo disputa o Brasileiro, e atingiu o objetivo, mesmo ficando em quarto lugar nesta última Etapa, em Senador Canedo-GO. “A minha intenção era vencer o campeonato. Consegui ser campeão e estou muito feliz com isso. Agradeço meus patrocinadores que confiaram em mim”, relatou o campeão.

Thales Vilardi (Foto: Kelson Rene/CBM)

Thales Vilardi, o companheiro de equipe que por várias etapas alternou de posições com o português, terminou o campeonato em segundo lugar, com 345 pontos. “Praticamente em todas as etapas eu e o Paulo disputamos ponto a ponto. Venci esta última Etapa, mas não foi suficiente. Precisava contar com o azar do Paulo para isso. Mas estou muito feliz, ser vice também é um título, e estou feliz também por meu parceiro de equipe vencer”, apontou o vice-campeão do Brasileiro na MX2.

Dudu Lima que ficou em quinto na cidade goiana, ficou em terceiro lugar na classificação geral, com 288 pontos. “Eu fiz um bom campeonato. Agora é trabalhar mais para o ano que vem, fechar alguns patrocínios, e correr. Todo mundo espera vencer, mas estou feliz com o resultado”.

Thales e Paulo (Foto: Kelson Rene/CBM)

Confira os cinco primeiros do Campeonato Brasileiro:
1º - Paulo Alberto
2º - Thales Vilardi
3º - Dudu Lima
4º - Hector Assunção
5º - Anderson Cidade

Confira a classificação completa do campeonato na categoria MX2:

1ª Bateria

Para a alegria dos goianos, o piloto do Estado sede da prova, Lucas Boettcher, largou na frente e levantou a arquibancada, mas no final da primeira volta Thales Vilardi que brigava pelo título passou e assumiu a liderança até o final.

Lucas passou pela linha de chegada em oitavo e foi aplaudido pelo público goiano. O companheiro de equipe, o português Paulo Alberto largou em sexto, recuperou duas posições e terminou em quarto. A briga pela segunda e terceira posições foi acirrada. Gustavo Amaral se manteve em segundo até os 17 minutos, quando foi ultrapassado por Anderson Cidade, Rafael Faria e Paulo Alberto.

Dudu Lima e Hector Assunção também travaram boa disputa. Nas últimas duas voltas Dudu passou Hector em uma curva e assumiu a sexta posição.

Os cinco primeiros da 1ª Bateria foram:
1º Thales Vilardi
2º Anderson Cidade
3º Rafael Faria
4º Paulo Alberto
5º Gustavo Amaral

2º Bateria

Mais uma vez Thales Vilardi largou na frente. O piloto andou bem e fechou a prova com diferença de 15 segundos para o segundo colocado. A segunda posição novamente foi muito disputada. Gustavo Amaral estava em segundo no início da prova, mas acabou terminando em 16º. Sobrou então para Rafael Faria, Paulo Alberto e Anderson Cidade travarem a briga pela posição. Ao final da disputa os três ficaram em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.

O português conta que não apertou o ritmo, pois a intenção era chegar entre os cinco primeiros, para garantir o título. “Preferi manter a segurança para não cair, e terminar a prova entre os cinco”, relata Paulo Alberto. O piloto até sofreu uma queda aos 27 minutos, mas subiu rapidamente na moto, e nem perdeu a colocação.

A disputa pela quinta posição também foi um espetáculo para o público. Aos 17 minutos Dudu Lima, que caiu na largada e estava em 12º, apertou o ritmo e passou Fábio dos Santos, garantindo a quinta colocação na prova.

Hector Assunção teve problema na moto no início da prova e fez uma prova de recuperação. Da última posição, terminou em sétimo. O goiano Lucas Boettcher ficou em nono.

Os cinco primeiros da 2ª Bateria foram:
1º Thales Vilardi
2º Rafael Faria
3º Paulo Alberto
4º Anderson Cidade
5º Dudu Lima

Somatória das baterias
1º Thales Vilardi
2º Rafael Faria
3º Anderson Cidade
4º Paulo Alberto
5º Dudu Lima

Veja a classificação completa desta Etapa:
http://cbm.esp.br/sistema/resultados.php?etapa=788&organizador=CBM&idModalidade=13

Carlos Maia vence na MX3 e campeão antecipado, Chumbinho fica em segundo.


Carlos Maia (Foto: Kelson Rene/CBM)

Carlos Maia venceu a 8ª etapa do Brasileiro de Motocross, realizada neste fim de semana, em Senador Canedo (GO), pela categoria MX3. O piloto liderou quase a prova inteira e subiu no lugar mais alto do pódio.

O piloto goiano correu com uma moto 250cc contra as 450cc da categoria. Mesmo assim conseguiu melhor desempenho. “Peguei a moto emprestada. Treinei uma semana com ela. Eu sabia que por estar com uma moto 250cc precisava largar bem. Sai entre os quatro primeiros e busquei a ponta. Tive dificuldades nas subidas, mas consegui acabar em primeiro”, conta o campeão da prova, Carlos Maia.

A prova foi muito boa. Walter Sergio Tardin fez o holeshot, mas Mariana Balbi assumiu a liderança. Carlos Maia ultrapassou Mariana e ficou na ponta da categoria. Milton Becker, o Chumbinho, que vinha na terceira posição caiu e voltou na 6ª colocação.

Chumbinho que conquistou o título antecipado, durante a 7ª etapa da competição, realizada em outubro em Foz do Iguaçu (PR) fez uma boa prova de recuperação chegando à terceira colocação. Mariana Balbi que estava na 2ª posição caiu e perdeu muitas posições. Com a queda Chumbinho terminou a prova em segundo. “Estou feliz pelo resultado no Campeonato. São 31 anos dedicados ao esporte e acho que é o prazer de correr e superar os obstáculos que me motiva. Hoje tive a infelicidade de cair, mas foi uma  prova muito boa”, ressalta

Walter Sérgio Tardin ficou em terceiro na prova e em 4º na classificação geral. Erivelto Nicoladelli ficou com a 4ª posição na etapa, mas assegurou o  título de vice-campeão da competição pela categoria. Mariana Balbi ficou na terceira colocação do Campeonato. Davis Guimarães que abandonou a prova acabou o Brasileiro na 5ª posição.


Carlos Maia e Chumbinho (Foto: Kelson Rene/CBM)


Resultado:

1º - Carlos Maia
2º - Milton Becker
3º - Walter Tardin
4º - Erivelto Nicoladellli
5º - Wolney Ferreira


Classificação Final

1º - Milton Becker -  194 pts
2º - Erivelto Nicoladelli -  152 pts
3º - Mariana Balbi – 133 pts
4º - Walter Sergio Tardin – 124 ptes
5º - Davis Guimarães – 121 pts

*Classificação completa:  http://www.cbm.esp.br/sistema/classificacao-categoria.php?idCategoria=53&idCampeonato=250&organizador=CBM&idModalidade=13

Junior


Enzo Lopes (Foto: Kelson Rene/CBM)
Mesmo que o campeão Brasileiro de Mo
tocross da categoria Junior já estava definido antes dessa última prova, os pilotos entraram na pista com muita vontade de vencer. Enzo Lopes, que é o campeão da categoria deste ano, largou na frente e administrou a prova até o fim.

Kioman de Jesus largou em segundo e também terminou a prova nesta posição. Na somatória das Etapas Kioman também ficou em segundo lugar, e é o vice-campeão Brasileiro da categoria. "Em todas as etapas eu tive um pouco de dificuldade. Mas consegui superar e terminar em segundo. 

Estou feliz com o resultado", ressalta o piloto. Kioman que é de Goiânia teve a torcida vibrando a cada volta, o que motivou o piloto. “O público me ajudou muito. Na metade da prova a suspensão esquentou muito, mas a galera gritava e me motivou a ir até o fim”, conta Kioman.

A briga ficou com as demais posições. Aos cinco minutos de prova Leonardo de Souza passou Matheus Klysman e assumiu a terceira posição. Gabriel Della Flora aproveitou, acelerou e também passou Matheus. E em seguida, Frederico, assume a posição de Gabriel.

Veja os cinco primeiros desta Etapa:
1º Enzo Lopes
2º Kioman de Jesus
3º Leonardo de Souza
4º Frederico Molina
5º Gabriel Della Flora

*Confira a classificação geral da Etapa:
http://cbm.esp.br/sistema/resultados.php?etapa=788&organizador=CBM&idModalidade=13

Classificação completa do Brasileiro, na Junior:
http://cbm.esp.br/sistema/resultados.php?etapa=788&organizador=CBM&idModalidade=13

A 8ª etapa tem a organização da Pódio Projetos Esportivos, realização da FMG (Federação de Motociclismo do Estado de Goiás) e supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo). Os patrocinadores locais são: TV Anhanguera, Moto Aires, Prefeitura de Senador Canedo e Secretaria de Estado de Indústria e de Comércio de Goiás. O Campeonato 2013 tem o patrocínio da Rinaldi, Honda, Yamaha, X Motos do Brasil, Petrobrás, Lubrax, IMS Racing, Peterlongo e Circuit.

Emilia Chacom e Reginaldo Rizzo - Comunic.Ativa
              Assessoria de Imprensa CBM

Nenhum comentário:

Postar um comentário