Pesquisar este blog

TCM

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Prévia da Temporada 2012 do AMA Motocross.

TCM - 14/05/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

O AMA Motocross 2012, começa neste fim de semana 19/05/2012, com a etapa de abertura na pista de Hangtown - Sacramento.

Abaixo a prévia feito pelo site Motox.

Coluna do Edu Erbs:  AMA Motocross PreviewRedação MotoX.com.br - Por Eduardo Erbs - fotos: Divulgação / Supercross.com / Arquivo MotoX

O novo colunista do MotoX conta os bastidores, fofocas e segredos direto dos Estados Unidos. Eduardo Erbs vive e respira motocicletas 24 horas por dia, no centro do coração do motocross norte-americano, no Sul da Califórnia.

Olá amigos e leitores do MotoX, talvez alguns de vocês já me conheçam por meus trabalhos jornalísticos anteriores. Meu nome é Eduardo Erbs, sou natural de Santa Catarina e moro no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, desde 2004.



Embora o supercross tenha um público maior nos Estados Unidos é no motocross onde está a essência do esporte e onde os verdadeiros fãs se sentem em casa.

Desde criança sempre estive ligado e fui apaixonado por motocicletas, e desde 2005 tenho trabalhado e estive envolvido na indústria motociclística norte-americana, trazendo na bagagem, vários contatos, dezenas de corridas, e o envolvimento com a agência de comunicação Broop na organização do time brasileiro nos dois últimos Motocross das Nações. 

Esta coluna será escrita de forma bem pessoal, sendo que muitas das informações trazidas são baseadas em rumores, opiniões e informações obtidas através da mídia norte-americana, deixando claro que muitas das vezes, essas informações e boatos podem virar um fato consumado... ou não.

Há alguns meses atrás, decidi aposentar a minha carreira de repórter por estar envolvido com muitas coisas ao mesmo tempo, mas a vontade de escrever nunca acabou, e depois de uma ‘conversa de bar’ e uma proposta ‘multimilionária’ (risos) feita pelo MotoX, não consegui resistir, e eu estou por aqui, trazendo informação, opinião e um pouco de sarcasmo novamente ao ar. Espero que gostem!


A Rockstar dará lugar à Red Bull como energético oficial do campeonato

Nesta primeira coluna, quero trazer à tona os preparativos de pilotos e equipes para o Lucas Oil AMA Motocross Championship, que neste ano estará de cara nova, com a entrada da Red Bull como um dos principais patrocinadores do evento, que trará uma plástica nova ao campeonato, do jeito que só a empresa sabe fazer. Além disso, a FMF está de volta, depois de ser quase ‘banida’ de vários eventos por outros patrocinadores maiores (Monster / Rockstar), por um certo ‘conflito’ de interesses, quando a marca lançou um energético. Além disso, houve mudanças no calendário e a final foi transferida de Pala para Lake Elsinore, ambos localizadas no sul da Califórnia.

Neste ano, a Alli Sports, organizadora do evento, fará a estreia de algo que, em minha opinião, é importantíssimo. Agora todos os pilotos inscritos na competição deverão ter feito seu ‘Impact-test’, pelo pessoal da Asterisk, antes do gate cair em Hangtown. Este teste foi realizado durante a temporada 2012 de supercross e, basicamente, testa a capacidade e velocidade de raciocínio dos pilotos após alguma queda severa que poderia gerar um risco de concussão. Se os profissionais médicos da Asterisk não gostarem do que virem nos testes, eles terão o poder de impedir que o piloto largue na próxima prova.

Vamos ao resumo dos principais pilotos e equipes que disputarão a competição:

Suzuki e James Stewart:


O anúncio de James Stewart na Suzuki sacudiu a pré-temporada do Motocross


James Stewart
O campeonato de Supercross mal acabou, e logo no domingo de manhã, ainda em Las Vegas, de ressaca, o meu Facebook já me contava a história que todos estavam esperando ouvir. James Stewart e a Joe Gibbs Racing assinaram o divórcio. 

Há poucos mais de dez dias, Stewart tuitou algo como ‘Mal posso esperar para ver meus fãs em Hangtown, de trás do gate’, indicando que pretendia participar do motocross. E na segunda-feira, 7, cerca de 24 horas após o seu divórcio, saiu a nota da Yoshimura Suzuki anunciando o casamento entre eles e James por tempo indeterminado.

Para se ter uma ideia da vontade de James em competir no motocross basta dizer que não vai receber um centavo da Suzuki, além de motos e peças. O piloto que assinou contratos apenas para o supercross nos últimos anos vai correr "de graça" até 2013, quando seu contrato com a nova marca efetivamente entra em vigor. Ele não terá direito nem mesmo ao "bonus por vitórias" comum nos acertos com as fábricas.

Minha opinião é que muita gente culpa a Suzuki por Dungey perder o SX e o MX, por problemas mecânicos (quebra da corrente em Anaheim, falta de gasolina no Texas, moto não funcionando em Southwick) e que a equipe não é mais a mesma desde que DeCoster e Gosselar saíram. Talvez haja um fundo de verdade aí, porém, as Suzukis tem uma ótima reputação por sua ciclística, o que não é segredo, que agradou muito a James quando as testou no final do ano passado. Além disso, Mike Web (team manager) é um profissional muito respeitado no mundo off-road e, este ano, o time esta sob a direção da Yoshimura, marca que tem muito respeito em circuitos mundiais. Ainda não podemos esquecer que a Suzuki foi a marca que deu a Rick Carmichael, Ryan Dungey e Chad Reed vários títulos.


Bret Metcalfe

O único desafio que eles podem encontrar é desenvolver um acerto de motor, suspensão e chassis para um piloto tão ‘inconvencional’ como James Stewart em apenas duas semanas, mas eu posso dizer com extrema confiança que James neste momento é o único piloto que poderia tirar algum favoritismo de Ryan Dungey este ano, e que se ele se mantiver nas duas rodas, com certeza ganhará provas.

Ainda com nota na Factory Yoshimura Suzuki, Bubba terá como companheiro de equipe o veterano Brett Metcalf, que no ano passado obteve sua primeira vitória em Southwick e que promete ser um dos pilotos que brigarão pelo pódio em 2012.


Assista ao segundo vídeo de Stewart treinando com a Suzuki


Mike Alessi
Ainda podemos destacar nas amarelinhas, Mike Alessi, que voltou às Suzukis este ano, depois de ser substituído por Ryan Dungey na KTM, e que aparentemente se sente muito confortável sob a tenda da Motoconcepts e sob a supervisão do chefe de equipe, Tony Alessi. Mike, que teve o que seria provavelmente a melhor temporada de supercross da sua carreira, vem confiante para 2012 e, com seus holeshots fenomenais, não me surpreenderia se o mesmo liderar, ou quem sabe ganhar, algumas baterias este ano.

Na Lites, o time Rockstar Suzuki conta com a experiência de Blake Warthon, vencedor do Indy SX, com o veterano equatoriano Martin Davalos, e com a raça dos novatos Jason Anderson e Hunter Hewitt.


Factory Kawasaki / Pro Circuit Kawasaki:

A segunda novidade mais chocante de 2012 (depois da novela Stewart) foi a notícia que Ryan Vilopotto estaria fora da temporada com uma lesão no joelho, depois de um ‘tombinho besta’ em Seattle. Jake Weimer assume agora a liderança do time, mas o que todo mundo queria saber é se a equipe vai dar a posição de Vilopotto para outro piloto e quem seria ele.


Jake Weimer


Tyla Rattray
Na semana que passou, Brock Tickle que atualmente corre pela Pro Circuit Kawasaki, já fez testes na moto de fábrica, porém, Tyla Rattray é quem acabou sendo confirmado nesta terça-feira (8) para o posto, o que na minha opinião, faz mais sentido, pois além do ótimo trabalho que o sul-africano fez à bordo de uma 450 no Nações na França, Tyla declarou abertamente no final do ano passado que teria muita vontade de estrear na classe neste ano. O piloto, que deixou a temporada de SX mais cedo com uma fratura na coluna, voltou a treinar com moto há poucas semanas, porém, ele é conhecido pelo excelente condicionamento físico, o que talvez seja necessário para dominar a 450 no verão escaldante norte-americano.

Sinceramente, eu não consigo me lembrar de um ano em que a Pro Circuit Kawasaki saiu sem um título no Supercross, mas este ano, Mitch Payton e seus pupilos não foram suficientes para bater de frente com a Geico Honda, que levou os dois títulos na Lites, com Barcia e Tomac. Eu acredito que o time encontrará uma competição um pouco mais forte do que no ano passado, mas com certeza, o time que dominou quase que todas as baterias de 2011 no motocross, ainda é provavelmente o grande favorito.


Dean Wilson, campeão da Lites em 2011 é dúvida em Hangtown


Blake Baggett será a principal arma da Kawasaki Pro Circuit na Lites
Com Tickle nas 450cc e Rattray andando no time de fábrica, Blake Baggett será a maio esperança da equipe.  O atual campeão Dean Wilson precisa de uma cirurgia no ombro e é dúvida na fase inicial do campeonato. Mas algo inesperado ainda pode acontecer com a possível adição do ex-campeão Ivan Tedesco ao time. Ivan fez testes com a equipe há alguns dias atrás e ambos saíram extremamente satisfeitos com os resultados. Ivan atualmente corre pela Hart & Huntington, que pretende disputar somente algumas corridas, mas que aparentemente não teria problemas em liberar o piloto para a Pro Circuit, que faz parte dos seus patrocinadores. 

Para completar o time, Darrin Durhan, piloto natural da Pensilvania, que ano passado teve ótimos resultados, considerando que corria com uma Honda quase que totalmente privada, e usava como pits uma Van, seria o mais indicado, mas que há duvidas sobre a volta do piloto às pistas depois de um ombro deslocado há poucas semanas.

The Red Riders:


Justin Bayton


Será que o bigodinho de Justin Barcia resiste até o final do ano?
A Muscle Milk American Honda também está sem seu piloto principal, Trey Carnard que ainda se recupera de uma lesão na coluna depois de ser usado como ‘pista de pouso’ para a Yamaha de Ryan Morais. Liderando o time, vem o veterano Justin Brayton, que lutou contra as contusões obtidas em San Diego, por mais da metade do campeonato. A moto de Trey Canard é a segunda mais cobiçada para esta temporada e, pelo o que os rumores indicam, o texano Tommy Hahn assumirá a vaga. 

Ainda por conta das motos com apoio de fábrica, temos que pensar na Two Two Motorsports, que depois de desfalcada pela ausência de seu dono e piloto Chad Reed, chocou os padocks com a contratação de Ben Townley que, infelizmente, viu o que seria sua última chance na América despencar depois de uma lesão na bacia enquanto treinava para uma prova do Campeonato Australiano de Motocross. Até o momento, não há ninguém confirmado para assumir a vaga de Chad.

Outro time quase inteiramente desfalcado é o Troy Lee Designs Honda. Cole Seely e Travis Baker caíram forte durante os treinos em Seattle, sendo que Seely, com certeza estará fora de até mais ou menos a metade do campeonato, porém Baker estará alinhando no gate em Hangtown. O terceiro piloto do time seria Christian Craig, que também se recupera de uma lesão no pulso, mas terá o seu posto assumido pelo veterano Billy Laninovich pelas primeiras quatro corridas da temporada com uma CRF450R.


Eli Tomac - O filho do multi-campeão do Mountain Bike John Tomac, conquistou seu primeiro grande título profissional e vem animado para a temporada de motocross

Já na Lites, a Geico Honda vem confiante depois de conquistar os dois títulos no Supercross. Justin Barcia, que no ano passado não teve uma temporada muito boa, em 2012 vem muito mais confiante e, tomara, que com o calor do verão, ele decida raspar aquele bigode rídiculo que teve a audácia de deixar durante toda a temporada do supercross. Além dele, Eli Tomac, que surpreendeu a todos em 2010 com sua vitória em Hangtown, em sua primeira corrida como profissional, espera se recuperar da temporada passada de altos e baixos e ir rumo à conquista do título. Além deles, o jovem Justin Boggle e o veterano Will Hahn também são pilotos que merecem atenção, pois podem vir a ocupar as posições dianteiras em algumas provas.

Factory Red Bull KTM:

Ken Roczen - foto: Hoppenwolrd.com


Ryan Dungey ao lado do chefão Roger DeCoster era o favorito absoluto na classe principal... até James Stewart confirmar sua participação.foto: Hoppenwolrd.com
Não é segredo que a Red Bull KTM, que vem dominado os circuitos europeus, vem com todas as intenções de dominar também os Estados Unidos. O time que já fez história este ano com as quatro vitórias de Ryan Dungey no supercross, vem forte como o principal candidato ao título deste ano, com uma moto nova e um piloto consistente que sabe ganhar um campeonato, além de um chefe de equipe de reputação invejável chamado Roger DeCoster.

Já na Lites, a equipe importou os donos dos três últimos títulos mundiais da categoria, com o carismático alemão Ken Roczen, que teve uma temporada de supercross um pouco menos que brilhante, já que se recuperou de uma fratura no braço no início do campeonato que inclusive o fez mudar de região para ganhar tempo de se recuperar, e o francês Marvin Musquin, que com o seu estilo ‘leve’ sobre a motocicleta, ainda não conseguiu mostrar todo o seu potencial na terra do Tio Sam e não deve mostrar tão cedo. Essa semana foi diagnosticado um metacarpo quebrado, apesar disso ainda vai tentar largar em Hangtown..

Além da equipe oficial, a fábrica austríaca ainda tem como time satélite a JDR Jstar KTM, que tem como destaques, PJ Larsen, que não tem tido muita sorte desde que voltou da Austrália no ano passado, Malcolm Stewart, que alguns dizem que pode vir a ‘incomodar’ este ano, além das feras australianas Ryan Marmont e Matt Moss, que subiu ao pódio no San Diego SX.


Malcolm Stewart, o irmão do Bubba - foto: Hoppenwolrd.com

Yamaha:

Quase sem querer David Millsaps tornou-se o piloto principal da Yamaha


Kyle Regal já esteve ao lado de James Stewart na San Manuel Yamaha, agora ocupa sua vaga na JGRMX
O ano de 2012 não foi o melhor para a Yamaha no esporte. Claramente, a ‘nova’ YZ450F não agradou aos gregos, e também não muito aos Troianos, nem mesmo James ‘o homem mais rápido do Mundo’ Stewart conseguiu ser muito rápido com ela. Além disso, sua irmã menor, a YZ250F, sendo a única 250F ainda carburada, não está mais sendo a escolha de pilotos privados pelo alto investimento requerido para fazer a moto ser competitiva.

No acampamento da JGR, Davi Millsaps teve algum sucesso com a marca terminando a temporada na segunda colocação e o time, aparentemente, não tem nada fechado para um segundo piloto para o motocross. Vale a pena salientar que algumas semanas atrás, o chefe de equipe Jeremy Albretch, ‘tuitou sem querer’, Andrew Short, perguntando se ele tinha algo fechado para o motocross; jogada de marketing... Talvez, mas com certeza ali estava a prova de que Bubba estava já com um pé fora da equipe. Outra opção seria manter Gavin Faith na equipe, que teve um bom início de campeonato à bordo da Geico Honda de Will Hahn, e acabou o campeonato sob a moto de Stewart, enquanto o mesmo se recuperava de uma lesão na mão. Mas o contratado confirma foi mesmo Kyle Regal que fechou a temporada nos estádios na 25ª posição com uma Kawasaki da Hart&Huntington


Kyle Cuningham

Para 2012, as duas principais equipes do ano passado juntaram forças para criar o Star/Valli Yamaha Team. Apesar da vitória de Ryan Sipes em Seattle, o time teve um ano meio desastroso, marcado por muitas contusões, e finais de semana horrendos como, por exemplo, em Los Angeles, quando o time não conseguiu colocar nenhum dos seus pilotos no Main Event. Para as 450cc, o time contará com Austin Stroupe (que não participou de nenhum Main Event esse ano), e Nico Izzi, que se recupera de um nariz quebrado, mas também está confirmado para Hangtown. Infelizmente, Ryan Morais, depois do seu trágico acidente com Trey Canard em Los Angeles, ainda está se recuperando e estará fora das pistas pelo menos até o fim do ano.


Ryan Sipes
Nas Lites, Gareth Swanepol, que foi o único piloto a bater a Pro Circuit no ano passado, ainda se recupera de uma lesão no joelho e é dúvida para o início do campeonato. Além dele, temos Ryan Sipes, vencedor do Seatlle Supercross, Kyle Peters, que largará pela primeira vez em sua carreira no campeonato nacional, e completando o elenco, está Kyle Cuningham, que também se recupera de uma temporada difícil no Supercross.

Entre os mortos e feridos, eu acredito que Davi Millsaps será o principal piloto da fábrica japonesa, e que em um ‘dia bom’, poderá levar a sua JGR Yamaha ao pódio, e quem sabe, Swanepol, se conseguir se recuperar 100% da sua lesão no joelho, poderá repetir a façanha de superar o favoritismo da Kawasaki, Honda e KTM.

Dia 19 de maio, o MotoX estará ao vivo em Hangtown, observando cada movimento dos times e pilotos, e trará uma cobertura exclusiva para os internautas de plantão sobre os detalhes da primeira etapa do Lucas Oil AMA Motcross Championship.

Calendário 2012

19 de Maio - FMF Hangtown Motocross Classic - Sacramento,CA
26 de Maio - Freestone National - Wortham, TX
2 de Junho - Toyota Thunder Valley National - Lakewood, CO
9 de Junho - FMF High Point National - Mt. Morris, PA
16 de Junho - Red Bull Budds Creek National - Mechanicsville, MD
7 de Julho - Red Bull RedBud National - Buchanan, MI
14 de Julho - Spring Creek National - Millville, MN
21 de Julho - Caterpillar Washougal National - Washougal, WA
11 de Agosto - Moto-X 338 National - Southwick, MA
18 de Agosto - Red Bull Unadilla National - New Berlin, NY
1º de Setembro - Steel City National - Delmont, PA
8 de Setembro - Lake Elsinore National - Lake Elsinore, CA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário