Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mundial de Enduro - Final - Brioude - França.

TCM - 19/09/2014.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.


Christophe Nambotin (E1) e Matthew Phillips (E3) são coroados campeões na França

Redação MotoX.com.br - Carolina Arruda - Fotos: Future7Media 



Christophe Nambotin, campeão E1



No último fim de semana, na França, a rodada de encerramento do Mundial de Enduro 2014 definiu dois campeões entre as principais categorias do campeonato. Christophe Nambotin faturou o troféu na E1 e Matthew Phillips na E3, enquanto o campeão antecipado da E2, Pela Renet, dominou as provas da classe no evento realizado em Brioude. Cerca de sete mil espectadores prestigiaram as disputas e não à toa uma vez que os pilotos da casa se destacam cada vez mais no cenário da modalidade. 

No sábado (13), a E1 exemplificou a dominação francesa. Christophe Nambotin reafirmou porque é o principal nome da categoria e, mesmo com uma pequena queda no final do cross teste, venceu com vantagem. "Foi um dia brilhante. E o público é fantástico! É incrível ver como estão nos apoiando." 



Eero Remes, vice-campeão E1



Logo atrás de Nambotin, outros pilotos da casa marcaram presença: Jeremy Tarroux levou a melhor na disputa pelo segundo lugar contra Antony Boissiere, por uma diferença de cerca de oito segundos. A batalha foi apertada já que Marc Bourgeois somou apenas um segundo a mais durante o dia para terminar na quarta colocação. Eero Remes completou o top 5.



Pela Renet, campeão E2



Apesar de já ter o título definido antes da disputa em terras francesas, a E2 não foi menos disputada. Pela Renet não demonstrou qualquer intenção de pegar leve e venceu. "Me senti bem com a minha pilotagem e simplesmente estava muito divertido correr na frente dos fãs. Em cada curva de cada teste, e mesmo no meio do mato, haviam pessoas te animando", explicou Renet. 

Alex Salvini colocou a Itália no segundo lugar do pódio, intercalando com a bandeira francesa de Romain Dumontier, terceiro colocado. Perdendo o último lugar do pódio por cerca de três segundos, Oriol Mena completou em quarto à frente de Lorenzo Santolino. 



Alex Salvini, vice-campeão E2



A E3 largou no primeiro dia na França ainda sem troféu de campeão entregue. Retornando após recuperar o pé lesionado na etapa italiana, Matt Phillips foi em busca do primeiro lugar. Ainda na briga pelo título, Ivan Cervantes também deu tudo em busca da vitória, porém não foi o bastante para ir além da vice-liderança. Fabien Planet e Aigar Leok duelaram pelo terceiro lugar, com final feliz para o francês. Matti Seistola foi o quinto. 

O segundo dia de provas foi histórico para Matt Phillips. O australiano aproveitou a vantagem sobre Ivan Cervantes e precisou apenas da terceira colocação para ser coroado campeão mundial. Com a conquista o australiano se tornou também o primeiro piloto a vencer em temporadas seguidas o campeonato da Junior e de uma classe senior, no caso a E3. "Estou sem palavras, é uma sensação incrível. Vencer o campeonato no meu ano de estreia nas categorias adultas é mais do que eu esperava. Durante toda a temporada, eu e Ivan Cervantes competimos bastante, estou feliz por ter vencido", confessou o campeão. 



Matt Phillips, campeão E3



Ivan Cervantes tentou de todas as formas por as mãos no título, mas nem mesmo a vitória de domingo foi suficiente. "Tentei o meu melhor, mas não era para ser. Foi um ano difícil, cheio de altos e baixos. Apenas estou feliz de encerrar com a vitória", explicou o piloto da KTM. Na segunda colocação, Matti Seistola também pôde terminar o ano sorrindo ao retornar ao pódio na etapa final depois de mais de quatro etapas sem um resultado entre os três mais rápidos. Logo atrás de Phillips, completaram Aigar Leok e Fabien Planet.

Na E1, Christophe Nambotin apenas manteve o ritmo e venceu novamente. "Me senti forte durante todo o dia e aproveitei. É ótimo terminar o ano com vitória", comemorou o francês. Jeremy Tarroux também reapareceu como vice-líder à frente de Marc Bourgeouis. Eero Remes e Jaume Betriu foram quarto e quinto colocados. 



Ivan Cervantes, vice-campeão E3



Também seguiu sem alterações no topo do pódio a E2, Pela Renet conquistou a oitava vitória da temporada: "Foi o final fantástico para a temporada perfeita. É maravilhoso vencer os dois dias em casa". Alex Salvini e Johnny Aubert completaram o pódio. Estreando na competição, Gregory Aranda surpreendeu com o quarto lugar à frente de Romain Dumontier. 

Além das categorias principais, foram realizadas também as provas finais da categoria Enduro Junior, para pilotos de até 23 anos, e Enduro Women, para mulheres.



Danny McCanney, campeão Junior



Na Junior, Danny McCanney finalmente colocou as mãos no troféu de campeão mundial. A missão de chegar a frente do rival Giacomo Redondi foi cumprida com sucesso. "É o máximo para mim vencer o campeonato. Já são alguns anos tentando, mas por fim consegui", contou McCanney, que apesar do título, não foi o mais rápido da classe e sim o segundo colocado. A vitória ficou com Loic Larrieu e o terceiro lugar com Redondi.



Laia Sanz, campeã da Enduro Women



Entre as mulheres, Laia Sanz faturou a sexta vitória da temporada à frente de Jane Daniels e Jessica Gardiner, mas mesmo assim somente no domingo a espanhola pode comemorar o título. "Este ano não tem sido tão fácil, mas estou muito feliz de conquistar meu terceiro campeonato", afirmou Sanz. 

O calendário da temporada 2015 do Campeonato Mundial de Enduro ainda não foi divulgado.

Vídeos:


Resultados da etapa

E1 
1. Christophe Nambotin (FRA), KTM (1-1)
2. Jeremy Tarroux (FRA), Sherco (2-2)
3. Marc Bourgeois (FRA), Yamaha (4-3)
4. Eero Remes (FIN), TM (5-4)
5. Jaume Betriu (ESP), Husqvarna (6-5)

E2 
1. Pierre-Alexandre Renet (FRA), Husqvarna (1-1)
2. Alex Salvini (ITA), Honda (2-2)
3. Johnny Aubert (FRA), Beta (DNS-3)
4. Gregory Aranda (FRA), Yamaha (7-4)
5. Romain Dumontier (FRA), Yamaha (3-5)

E3 
1. Ivan Cervantes (ESP), KTM (2-1)
2. Matti Seistola (FIN), Sherco (5-2)
3. Matthew Phillips (AUS), KTM (1-3)
4. Aigar Leok (EST), TM (4-4)
5. Fabien Planet (FRA), Sherco (3-5)

Classificação final da temporada após 16 etapas

E1 
1. Christophe Nambotin, 271 pontos (Campeão 2014)
2. Eero Remes, 201
3. Cristobal Guerrero, 181
4. Jeremy Tarroux, 176
5. Anthony Boissiere, 160

E2 
1. Pierre-Alexandre Renet, 258 pontos (Campeão 2014)
2. Alex Salvini, 202
3. Johnny Aubert, 177
4. Lorenzo Santolino, 163
5. Oriol Mena, 122

E3 
1. Matthew Phillips, 229 pontos (Campeão 2014)
2. Ivan Cervantes, 220
3. Matti Seistola, 155
4. Mathias Bellino, 148
5. Aigar Leok, 138

Nenhum comentário:

Postar um comentário