Pesquisar este blog

TCM

domingo, 19 de outubro de 2014

BRASILEIRO DE MOTOCROSS - 8ª ETAPA - TOLEDO - PARANÁ.

TCM - 19/10/2014.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

A 8ª e grande final do Campeonato Brasileiro de Motocross, foi disputada neste fim de semana na cidade de Toledo no Paraná. Vejam como foram as disputas deste domingo, onde coroaram os vencedores das categorias MX1, MX2 e MXF.

Piloto espanhol garante título no Brasileiro de Motocross na MX1.

Foto: Kelson Rene/ CBM

O piloto Carlos Campano sagrou-se campeão da MX1, a principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motocross. O espanhol assegurou o título neste domingo, 19, durante a 8ª e última etapa da competição realizada em Toledo (PR).

O Campeonato, que teve início em abril, passou por sete estados: MS, MG, SC, SP, RJ, RS e PR. Nesta final, o espanhol  chegou com apenas nove pontos de vantagem. Na primeira bateria da MX1, Carlos Campano venceu e ampliou a vantagem sobre os adversários. Na segunda prova do dia para a classe, o piloto administrou a diferença na classificação e terminou em sexto, ficando em terceiro lugar na somatória das provas.

Carlos Campano chegou a 310 pontos e terminou a competição com três pontos a mais que o segundo colocado Jean Ramos, garantindo mais uma vez o título na principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motocross. O espanhol já possuía uma conquista em 2012, quando estreou na competição.  

“Foi um ano muito difícil. Sofri com uma lesão nesta Temporada e cheguei a ficar muito atrás dos líderes. Mesmo assim consegui chegar brigando pelo título e me tornei campeão de novo. Agora é descansar e me recuperar para o próximo ano”, declara Carlos Campano.
Jean Ramos ficou com o vice-campeonato. O piloto venceu esta final, mas não conseguiu alcançar o espanhol. Jean Ramos ficou em segundo na primeira bateria e recebeu a bandeira quadriculada na primeira colocação na segunda prova do dia.

“Acredito que foi uma ótima vitória. Queria ser campeão, mas acho que deixei a desejar no começo do Campeonato, quando não consegui fazer boas provas. Espero que ano que bem eu comece a Temporada melhor para poder brigar pelo título”, explica Jean Ramos.

Foto: Kelson Rene/ CBM

5 primeiros do Campeonato:
1º -      Carlos Campano     310 pts         
2º -      Jean  Ramos          307 pts
3º -      Jorge Balbi Junior  299 pts
4º -      Jetro Salazar          281 pts
5º -      Adam Chatfield      240 pts



1ª Bateria
Carlos Campano largou na frente. O inglês Adam Chatfield saiu na segunda posição, mas logo foi ultrapassado por Jean Ramos.

Balbi que estava na briga pelo Campeonato largou na 6ª colocação. O pelotão dos seis primeiros colocados andaram muito próximos boa parte da prova.  O espanhol sofreu uma grande pressão inicial de Jean Ramos, mas logo Carlos Campano começou a abrir vantagem.

Badiali, que estava em terceiro sofreu pressão de Miguel Cordovez e acabou caindo. Adam Chatfield perdeu posições e Balbi pulou para a quarta colocação e logo iniciou pressão sobre o equatoriano Miguel Cordovez até assumir a terceira colocação.

Nas últimas voltas Balbi foi para cima de Jean Ramos, mas não conseguiu a ultrapassagem. Carlos Campano ficou com a primeira colocação na bateria. Com o resultado, o espanhol abriu na classificação do Campeonato  13 pontos sobre Jean Ramos e Balbi caiu para a 3ª posição com  14 pontos a menos do que o líder.

 Resultado:
1º - Carlos campano
2º - Jean ramos
3º - Jorge balbi junior
4º - Jetro salazar
5º - Adam chatfield


2ª Bateria:
Na prova que decidiu o título da categoria, Carlos Campano largou na frente novamente, mas logo perdeu muitas posições. Com uma boa vantagem na pontuação o espanhol só administrava a prova.

Jean Ramos assumiu a ponta e disparou na liderança da prova, cruzando a linha de chegada em primeiro. O equatoriano Jetro Salazar que chegou a cair no início da prova fez uma grande prova de recuperação e terminou em segundo.

Foto: Kelson Rene/ CBM

Resultado:
1º - Jean Ramos
2º - Jetro Salazar
3º - Adam Chatfield
4º - Jorge Balbi Junior
5º - Marcello Lima


Hector vence a final e leva o título do Brasileiro na MX2

A categoria MX2 teve uma verdadeira reviravolta na 7ª etapa do Brasileiro de Motocross. Para a final, neste fim de semana, dias 18 e 18 de outubro, em Toledo (PR) Hector Assunção chegou com uma vantagem de sete pontos para o segundo colocado, o português Paulo Alberto.

Thales Vilardi que também estava na briga pelo título ficou fora da final, já que na penúltima etapa, em Santa Maria (RS) deslocou os dois ombros e precisou passar por cirurgia.

Hector precisava apenas ficar em segundo nas duas baterias para garantir o título. Mas na primeira disputa acelerou e terminou em primeiro, aumentando para 10 pontos a diferença para o companheiro de equipe, Paulo. Assim, na segunda bateria, a quinta colocação já seria suficiente, e Hector ainda terminou em terceiro.  O piloto ficou na primeira colocação na última etapa e levou o título de campeão Brasileiro na MX2.

Este é o quinto título de Hector que segue na categoria MX2 em 2015. “Depois da primeira etapa eu torci meu tornozelo e acabei diminuindo o ritmo de treino, e meu desempenho não foi tão bom quanto na primeira etapa (ficou em primeiro lugar). Mas, como mantive a regularidade no Campeonato acabei vencendo”, ressalta Hector.

Foto: Kelson Rene/ CBM

Classificação do Brasileiro:
1º Hector Assunção (335 pts)
2º Paulo Alberto (327 pts)
3º Thales Vilardi (273 pts)
4º Anderson Cidade (244 pts)
5º Gustavo Pessoa (240 pts)

1ª bateria
Depois de um fim de semana com temperaturas elevadas, a chuva chegou bem na largada da primeira bateria da MX2. Anderson do Amaral largou na ponta seguido de Paulo Alberto e Hector Assunção. Nas primeiras voltas Paulo pressionou Anderson, por duas vezes o piloto chegou a fazer a ultrapassagem, mas acabou perdendo a liderança, até que finalmente conseguiu assumir a ponta.

Hector Assunção também aproveitou e passou Anderson do Amaral e partiu para cima de Paulo Alberto, conseguindo fazer a ultrapassagem aos 20 minutos de prova. O piloto chegou a abrir nove segundos de vantagem.


                                         Paulo Alberto - Facebook Imprensa CBM.

Anderson do Amaral teve problemas na moto e diminuiu um pouco o ritmo perdendo a terceira posição para Anderson Cidade, e na sequencia ainda acabou sendo ultrapassado por Gustavo Pessoa.

Dudu Lima sofreu uma queda quando estava na quarta posição e abandonou a disputa.

5 primeiros da bateria:
1º Hector Assunção
2º Paulo Alberto
3º Anderson Cidade
4º Gustavo Pessoa
5º Anderson do Amaral

2ª bateria
A largada da segunda bateria repetiu quase as mesmas posições da primeira. Anderson do Amaral largou na frente, seguido de Paulo Alberto, Hector Assunção e Anderson Cidade. Logo no início da prova Gustavo Pessoa assumiu a quarta posição.

Hector que precisava terminar a segunda bateria até a quinta colocação para levar o título sofreu uma queda, mas foi ultrapassado apenas por Gustavo Pessoa. No final da prova Hector ainda reagiu e assumiu novamente a terceira posição.

Anderson do Amaral manteve bom ritmo na prova e desta vez não deu chance para ser ultrapassado por Paulo. A diferença entre os dois foi de 19 segundos.

5 primeiros da bateria:
1º Anderson do Amaral
2º Paulo Alberto
3º Hector Assunção
4º Gustavo Pessoa
5º Dudu Lima

Foto: Kelson Rene/ CBM

Soma das baterias:
1º Hector Assunção
2º Paulo Alberto
3º Anderson do Amaral
4º Gustavo Pessoa
5º Anderson Cidade


Stefany Serrão vence e é campeã Brasileira na MXF.



A categoria MXF (mulheres com idade a partir de 14 anos) foi disputada apenas na última etapa do Brasileiro de Motocross, em Toledo (PR), neste fim de semana. As meninas mostraram que realmente não devem nada aos homens e fizeram uma bela disputa.

Mariana Balbi foi a mais rápida na largada, seguida de Stefany Serrão, Maiara Basso, Janaina Todeschini e Marcely Cazadini. A prova foi quase inteira com as meninas nestas posições. Stefany não saiu de perto de Mariana, até que aos 14 minutos ultrapassou a mineira e assumiu a primeira posição.

Foto: Kelson Rene/CBM

“Como choveu, eu sabia que seria uma prova difícil, mas que eu tinha condições de vencer. Não me arrisquei muito, pois estava sendo uma prova muito difícil. Estava na segunda colocação até que no final da prova resolvi atacar e consegui a ultrapassagem. Estou feliz de mais com esse título”, ressalta Stefany Serrão.


Stefany Serrão - Facebook Imprensa CBM.

Na última volta Mariana ainda sofreu uma queda, mas subiu rápido e passou em segundo no arco de chegada. No final, Marcely e Janaina também inverteram as posições.


Mariana Balbi - Facebook Imprensa CBM.

Marcely Cazadini - Facebook Imprensa CBM.

Foto: Kelson Rene/CBM


5 primeiras:
1º Stefany Serrão
2º Mariana Balbi
3º Maiara Basso
4º Marcely Cazadini
5º Janaina Todeschini


A 8ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross é uma realização da Federação Paranaense de Motociclismo (FPRM), Moto Clube Toledo, Secretaria de Esportes e Lazer e Prefeitura de Toledo, com patrocínio da Cerveja Colônia. O Campeonato Brasileiro de Motocross 2014 é organizado pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e tem o patrocínio da Honda, Yamaha, Rinaldi, Peterlongo, Levorin, Petrobras, Lubrax e IMS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário