Pesquisar este blog

TCM

sábado, 20 de outubro de 2012

Balbi Jr. fala de sua expectativa para a Monster Cup.

TCM - 20/10/2012.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.


Nesse final de semana, Las Vegas receberá a segunda edição da Monster Energy Cup. Uma corrida especial, única na temporada, que pode premiar o vencedor com um milhão de dólares e que conta com os melhores pilotos do supercross do mundo. Entre eles, estará Jorge Balbi Jr. 
Elton Souza/Pro Tork
Balbi vai participar da corrida do milhão em Las Vegas nesse sábado
Balbi vai participar da corrida do milhão em Las Vegas nesse sábado
Maurício Arruda/Pro Tork
Treinando por duas semanas no supercross, Balbi já notou uma boa evolução
Treinando por duas semanas no supercross, Balbi já
notou uma boa evolução em sua pilotagem























Balbi recebeu o convite da organização do evento para disputar a prova na qual participam apenas pilotos convidados. A princípio ele considerou não participar da prova, já que o investimento seria muito alto para um evento único. Porém pouco depois uma nova oportunidade surgiu para disputar a Monster Energy Cup. "Felizmente, uma semana após receber o convite da organização, recebi um email da equipe americana Brown Motorsports. O piloto que corre para eles, Nick Way, está se recuperando de uma lesão então me chamaram para substituí-lo", disse Balbi em entrevista por email para o ESPN.com.br/EXPN. O piloto já trabalhou com a equipe durante a temporada 2008 nos Estados Unidos.
Ao seu lado no gate estarão pilotos do calibre de Ryan Dungey, Chad Reed, Ken Roczen, Justin Barcia e Ryan Villopoto que embolsou a quantia de US$ 1 milhão no ano passado ao vencer as três baterias do evento. Balbi sabe o tamanho do desafio de competir contra esses pilotos, mas também valoriza sua participação no evento. "Simplesmente pelo fato de estar correndo em um evento onde só correrão os melhores pilotos de Supercross do mundo já me considero vitorioso. Não tive tempo de me preparar como a maioria dos pilotos que vivem aqui na América, mas estou feliz. Nas duas semanas de treinos no supercross evolui bastante e acredito que tudo isso sempre contribui para meu futuro como piloto".
Jeff Bottari
Ryan Villopoto (#2) durante a largada da Monster Cup em 2011. Villopoto venceu as três baterias
Ryan Villopoto (#2) durante a largada da Monster Cup em 2011. Villopoto venceu as três baterias e levou o prêmio milionário
Elton Souza/Pro Tork
Balbi correrá com o número 903 na Monster Energy Cup
Balbi correrá com o número 903 na Monster Energy Cup

                                                                   










A participação na Monster Energy Cup é um grande encerramento para uma temporada que não teve um início positivo. Afastado da moto por três meses por uma lesão no punho no início do ano, Balbi teve que batalhar durante sua recuperação com resultados que não o agradavam. 
"Muitas pessoas às vezes não entendiam minha insatisfação pois o que para mim parecia péssimo, para quem está de fora às vezes era algo normal já que estive no pódio em todas as corridas, exceto na abertura onde me machuquei. Fui o melhor piloto brasileiro em quase todas as ocasiões e talvez se tivesse aceitado e acreditado ser suficiente jamais iria vencer sequer uma corrida. Mas mesmo com todo o respeito pelos pilotos estrangeiros que correm atualmente no Brasil e que brigaram pela ponta dos campeonatos, sabia que meu lugar era junto deles disputando cada curva, salto, corrida e vitórias!".
Essa reação veio justamente na reta final da temporada, com duas vitórias no Campeonato Brasileiro e a terceira posição na classificação geral. "Sinceramente mesmo não conquistando os campeonatos me orgulho pois no fim venci duas corridas e conquistei talvez o que fosse mais importante: encontrei alegria em correr novamente. Me senti leve nas últimas corridas e pude até mesmo saborear um terceiro lugar na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro com sabor de vitória", disse Balbi.
A Monster Energy Cup ocorre nesse sábado, dia 20 de outubro, na arena construída dentro do Sam Boyd Stadium, em Las Vegas. Acompanhe a cobertura completa do evento aqui no ESPN.com.br/EXPN.
Jeff Bottari
A Monster Energy Cup acontece nesse sábado em Las Vegas
A Monster Energy Cup acontece nesse sábado em Las Vegas
Maurício Arruda/Pro Tork
Balbi terminou o Campeonato Brasileiro na terceira colocação
Balbi terminou o Campeonato Brasileiro na 3ª colocação
Confira abaixo a entrevista com Jorge Balbi Jr. na íntegra:
ESPN.com.br/EXPN: Primeiro gostariamos que você fizesse um breve balanço de como foi sua temporada em 2012
Jorge Balbi Jr.: Tive um começo bem complicado quando sofri uma lesão no punho. A princípio parecia ser simples, porém depois de algumas semanas meus médicos encontraram uma nova fratura, o que resultou em uma cirurgia complicada e três meses longe da moto. Talvez a coisa mais certa que tenha feito durante o ano foi não desistir, não aceitar os resultados e continuar trabalhando, por mais que minha confiança estivesse abalada. Quando tudo parecia bem eu caia durante um treino e sofria uma pequena lesão ou pegava uma virose antes de uma corrida… Ou até mesmo fazia uma boa corrida e pensava 'na próxima eu vou com tudo' e bum, voltava a estaca zero pois a vontade era tanta que errava, caia ou simplesmente me cobrava tanto que não pilotava aquilo que sou capaz. As coisas pareciam não dar certo de maneira nenhuma, porém minha equipe Protork Mobil Kawasaki Racing e minha família estiveram sempre ao meu lado confiando em mim e me dando força para a cada derrota trabalhar mais, procurar mais e não aceitar os resultados. 
Muitas pessoas às vezes não entendiam minha insatisfação pois o que para mim parecia péssimo, para quem está de fora às vezes era algo normal já que estive no pódio em todas as corridas, exceto na abertura onde me machuquei. Fui o melhor piloto brasileiro em quase todas as ocasiões e talvez se tivesse aceitado e acreditado ser suficiente jamais iria vencer sequer uma corrida. Mas mesmo com todo o respeito pelos pilotos estrangeiros que correm atualmente no Brasil e que brigaram pela ponta dos campeonatos, sabia que meu lugar era junto deles disputando cada curva, salto, corrida e vitórias! Fiz de tudo, treinei mais, mudamos a moto inúmeras vezes, troquei as pistas em que treinava, fui para os Estados Unidos…
Maurício Arruda/Pro Tork
Balbi já correu com a equipe que vai disputar o Monster Cup em 2008
Balbi já correu com a equipe que vai disputar o Monster Cup em 2008
Jeff Bottari
Para embolsar a quantia de um milhão de dólares, o piloto precisa vencer as três baterias do evento
Para embolsar a quantia de um milhão de dólares, o piloto
precisa vencer as três baterias do evento
Sinceramente mesmo não conquistando os campeonatos me orgulho, pois no fim venci duas corridas e conquistei talvez o que fosse mais importante: encontrei alegria em correr novamente. Me senti leve nas últimas corridas e pude até mesmo saborear um terceiro lugar na penúltima etapa do Campeonato Brasileiro com sabor de vitória. No meu íntimo sabia que se tudo tivesse dado certo, teria vencido. Às vezes, muito mais do que vencer e estar no lugar mais alto do pódio, o que realmente nos dá a vitória e a satisfação pessoal é saber que consegui dar meu melhor, poder olhar um mapa de volta e ver que se não fosse o tombo no início da corrida teria vencido e ver que minha melhor volta da corrida foi a última volta da segunda bateria! Voltei para casa esgotado, porém sabendo que tudo o que eu tinha ficou dentro da pista. Com o fim dos campeonatos, após conseguir terminar com vitória na etapa final do Brasileiro de MX, acredito que entre erros e acertos dentro das condições que tive fiz uma excelente temporada. Cresci, aprendi muito e felizmente atingi a minha melhor forma no fim, o que me deixa muito motivado!
Como surgiu a oportunidade de disputar a Monster Energy Cup?
Morei nos Estados Unidos onde corri durante algum tempo e consegui me destacar em várias ocasiões, me tornando conhecido pela indústria do motocross americano. Recebi o convite da organização, porém a princípio nem dei muita bola pois sabia que teria que investir em montar uma estrutura para correr somente uma corrida. Felizmente, uma semana após receber o convite da organização, recebi um email da equipe americana Brown Motorsports. O piloto que corre para eles, Nic Way, está se recuperando de uma lesão, então me chamaram para substituí-lo. Essa equipe, apesar de ter mudado de nome algumas vezes, é a equipe em que corria na temporada 2008. Conversei com meus patrocinadores brasileiros e com a equipe, e aqui estou pronto para correr.
Jeff Bottari
A Monster Energy Cup reúne os melhores pilotos de supercross no mundo
A Monster Energy Cup reúne os melhores pilotos de supercross no mundo
Qual expectativa para a disputa da prova? E como está sendo sua preparação para correr no supercross?
Sinceramente minha expectativa maior é de me divertir. Simplesmente pelo fato de estar correndo em um evento onde só correrão os melhores pilotos de Supercross do mundo já me considero vitorioso. Não tive tempo de me preparar como a maioria dos pilotos que vivem aqui na América, mas estou feliz. Nas duas semanas de treinos no supercross evolui bastante e acredito que tudo isso sempre contribui para meu futuro como piloto. Se conseguir chegar à final, ficarei feliz como se tivesse faturado 1 milhão!
Por falar no Supercross, você planeja voltar a correr no AMA Supercross na próxima temporada?
Com certeza está nos meus planos correr o supercross em 2013, mas ainda estou em negociação com os meus patrocinadores para conseguir viabilizar minha participação. Quero muito agradecê-los por me apoiarem durante todo o ano e também em mais uma oportunidade na Monster Cup. Muito obrigado, Protork, Mobil, Kawasaki, Pirelli e Race Tech.
Por: Ricardo Assumpção

Nenhum comentário:

Postar um comentário