Pesquisar este blog

TCM

domingo, 14 de outubro de 2012

Brasil estreia no Trial das nações em grande estilo

TCM - 14/10/2012.
Postado por: Luciano Poeys  - TCM.


Na última semana de setembro, uma nova história foi escrita no motociclismo brasileiro. Pela primeira vez uma equipe nacional participou do Trial das Nações, considerado como a “Copa do Mundo” do Trial, competição que chegou na 29ª edição. 

Cada país participante inscreve 4 pilotos e a cada seção entre as dezoito existentes para duas voltas, considera-se os três melhores resultados para a soma geral. Foram 11 equipes femininas e 19 equipes masculinas sendo que da América Latina, além do Brasil, participaram a Venezuela e uma equipe convidada formadas por pilotos da Colômbia, Equador, Guatemala e Honduras.

O Time do Brasil, formado pelo atual campeão brasileiro, Valter Fernandes, campeão mineiro Thiago Vermelho, pelo veterano e cinco vezes campeão brasileiro Caio Salerno e pelo jovem Christiano Tirado, brilhou nas montanhas suíças. 

Uma semana antes, o Team Brasil, a convite de Valério Pastorino, embarcou para a Itália acompanhado de Luciano “KDra” (Mundo Duas Rodas – ESPN Brasil) que registrou cada minuto desta grande conquista. Em Castellinaldo, norte da Itália o grupo se encontrou com as equipes Venezuelanas e Internacional e foram direto para o “Trial Park Varata” escola  onde atuava Diego Bosis e hoje comandado por Osvaldo Scremin. Estavam a espera da equipe brasileira, nada menos que a “Squadra Azzurra”, Team Italiano formado por Matteo Gratarola, Francesco Lollita, Fabio Lenzi e Daniele Maurino, terceira melhor equipe do mundo. 

Foram três dias de aprendizado e boa companhia. A recepção teve todas as honras possíveis, faixas de “Bem-vindos” estavam espalhadas por todo o clube e não faltaram presentes como camisas e uniformes do clube. Na última noite em que a equipe esteve no local, estiveram presentes diretores da FIM e também o prefeito da cidade e na ocasião foram feitas algumas homenagens de ambas as partes. O diretor de Trial da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Geraldo Coelho, recebeu um grande Troféu em respeito ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos frente à modalidade na América Latina, além de um uniforme completo da equipe “Azzurra”.

Mas, não só os italianos fizeram festas para os brasileiros. No último dia, o mineiro Thiago Vermelho foi a grande sensação ao executar nada mais nada menos que sete “Back Flips”.  Era domingo e o clube estava lotado e foi um corre-corre. Todos pararam para apreciar as façanhas de “Vermelho” e até mesmo um representante da moto “Jota Gás” que tinha uma moto em exposição não se conteve, pegou a moto, ofereceu-a junto com um uniforme da marca ao Vermelho e os dois últimos saltos assim foram feitos. Presentes a essa exibição, estava também o legendário piloto italiano “Sergio Canobbio” um dos maiores Freestyles de Trial, que o convidou a refazer a apresentação na feira de Milão em novembro, mais importante feira do motociclismo mundial.

De Castellinaldo a equipe Brasileira partiu para a Moutier-Suíça, linda e aconchegante cidade incrustada entre montanhas. Um grande e belo estande foi montado pelo Clube VARATA para os latinos, além de oferecerem todo apoio com um trailer, oficina com peças, ferramentas e motos, e um grande “Camper” com camas, banheiro e cozinha.
A equipe brasileira destacou-se entre as demais. Além de um belo e colorido uniforme, transbordava alegria e felicidade. Era sem dúvida nenhuma, o padoock mais bonito e feliz de todo o TDN. O Brasil recebeu a visita de todas as grandes equipes e marcas como Gas Gas, Sherco e JotaGas, de pilotos como Laia Sanz, Adan Raga, Jeroni Fajardo e a equipe italiana, além também da imprensa local.

Dia de competição, motos prontas e chuva davam sinais de seções muito escorregadias, mas uma a uma, os brazucas superaram todas, inclusive a eles próprios. Incrível como o Brasil é amado em toda parte. Diversos juízes faziam festas com a chegada dos brasileiros e um deles ainda ensaiou um samba no apito e nos pés quando chegou à seção.

Por onde passavam eram ovacionados: “BRASIIIILLLL” gritavam todos. Foi mesmo uma grande emoção. Várias equipes médias acompanhavam o Brasil querendo saber do que eram capazes e quanto seriam ameaças a eles. Mal sabiam eles que a grande arma do Brasil era a alegria e a felicidade de “debutar” nos “Nações” e assim começar a fazer parte da elite do Trial mundial.

Durante a última reunião do jurado internacional, o Brasil foi citado, e só ele foi citado, como exemplo de participação, alegria e descontração, país do samba, da alegria e que mostrou isso sobre as motocicletas.

Resultado da participação Brasileira segundo Geraldo Coelho: “Aprendemos que somos capazes e fizemos história.” 
A equipe Brasileira CBM-PasionporTrial contou com a participação dos pilotos Valter Fernandes, Thiago Vermelho, Caio Salerno, Christiano Tirado, Delegado Marco Martini, Mochileiro Rony Freitas, Manager Cecília Xavier e Delegado Geral Geraldo Coelho

Patrocínio: Trial Park Varata, Trial Bosis School, Máxima Oils, Galfer, 
Apoio: Clice, S3, Truana Turismo, Mundo 2 Rodas ESPN, Federação Motociclistica Italiana
Organização: CBM e Valério Pastorino 

*Com informações de Geraldo Coelho
Emilia Chacom e Reginaldo Rizzo - Comunic.Ativa
               Assessoria de Imprensa CBM

Vídeo melhores momentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário