Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Enzo Lopes. O “Guri” de Ouro do Motocross.

TCM - 26/09/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Com apenas 13 anos, sendo dez deles numa moto, o gaúcho Enzo Lopes vem revolucionando no cenário.
Sempre soa um tanto estranho entrevistar um guri (equivalente a garoto para o Sul do pais) de 13 anos e escutar que ele já tem dez anos de corridas nas costas. Mas é justamente isso: Enzo Lopes, o “Guri de Ouro” do motocross, aos 13 anos já demonstra sua grande experiência e seu imenso talento dentro e fora das pistas.
Durante sua vitória na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross dia 15/09 em São José (Santa Catarina) o Redbull.com entrevistou esse pequeno grande gaúcho que vem atraindo olhares até de lendas do esporte.
RB: Conte um pouco de como você se envolveu com as motos

ENZO: Com 3 anos, antes disso com 2 pra 3 anos meu pai me deu a primeira moto, antes eu já andava um pouco de bicicleta. Eu sempre assistia DVDs de moto ficava “olha que legal isso!”. Com 3 anos eu corri minha primeira prova, como eu nem conseguia frear meu mecânico amarrou uma corda no para-lama e ia me segurando, só dei uma volta na pista mas esse foi o dia mais feliz da minha vida!

RB: E quem lhe apoia mais dentro da família? Pois, parece que todos lhe dão muita força já que estão todos aqui presentes, pai mãe, irmã, padrinho...

ENZO: Meu pai sempre me apoiou desde cedo, então acho que é ele quem mais apoia. Ele fazia trilha de moto quando eu era pequeno e isso sempre me influenciou, ele sempre deu muita força.


RB: Nos conte um pouco sobre essa temporada 2013 tão movimentada, grades resultados, correndo no Brasil, Estados Unidos e também na Europa.

ENZO: Essa temporada está bastante movimentada, várias conquistas, várias vitórias e agora estou aqui para defender o título do brasileiro. Muito bom viajar para os Estados Unidos, aprendo muito lá, correndo lá. Esse ano também consegui treinar com o Stefans Everts, o que foi muito legal, pois ele tem 10 títulos mundiais e me ensinou muito. De resultados também estou muito feliz, lidero o campeonato brasileiro, mesmo com um acidente no mundial junior mostrei que posso ser muito rápido e ainda fiquei em segundo o Red Bull AMA Amateur National Motocross Championship na famosa pista de Loretta lynn’s nos Estados Unidos, só na minha categoria tinha.



Aumentar
Enzo Lopes
Enzo Lopes© Divulgação
RB: Como você conseguiu essa chance de ouro de treinar com uma lenda do esporte?

ENZO: Ano passado ele fez um curso de pilotagem aqui no Brasil, de início eu não iria, mas a Red Bull entrou em contato e me pagou tudo, no final aprendi muito com o estilo suave dele. Após ele me ver no curso esse ano ele me chamou para treinar na casa dele na Bélgica em preparação para o Mundial Junior. O que foi muito legal e me ajudou no mundial mesmo me envolvendo em um acidente e correndo na categoria mais disputada.

RB: Como você vem conseguindo conciliar todas essa viagens e sua vida normal de um guri tão novo com escola, família e tudo mais.

ENZO: É bem difícil, a pior parte é a escola, mas estou conseguindo conciliar bem, estou indo bem na escola. Mas as viagens não são tão complicadas pois tenho uma estrutura aqui e outra nos Estado Unidos.


RB: Duas estruturas? Excelente não?

ENZO: Sim, fica muito mais fácil, pois posso só viajar, sem me preocupar, tenho 2 motos aqui, estrutura (Van, motor home, tendas) e minha pista de treino e 3 motos nos EUA, pois lá ando mais! 



RB: Me conte um pouco mais, você ainda treina com as bicicletas como parte de seu treinamento?


ENZO: Sim, eu ainda pedalo, pois dá um bom preparo e ainda faço um pouco de academia. Nesse momento estou sem bicicleta, mas deve receber uma em alguns dias. Tenho um patrocinador que também trabalha com bicicletas, isso deve ajudar já que estamos vendo se corro com os uniformes e outras coisas deles também para 2014, pelo menos a bicicleta nova está garantida.


Aumentar
Enzo Lopes
Enzo Lopes© Divulgação
RB: E desde que você se tornou atleta Red Bull o que vem mudando em seu treinamento?

ENZO: Muita coisa vem mudando, tenho me esforçado muito mais para mostrar que mereço estar aqui. A Red Bull vem me ajudando bastante com contatos e tudo mais, me levaram para o curso com o Stefan Everts e depois para treinar com ele na Bélgica também.

RB: E você já teve oportunidade de ir no hangar da Red Bull na Áustria?

ENZO: Ainda não, estou ancioso para ir, mas me disseram que só com 15 anos para fazer treinamentos da pré-temporada. Deve ser muito legal lá, só ouço falar.

RB: E outros hobbies, você ainda tem algum?

ENZO: Ainda jogo um pouco de futebol com meus amigos na escolinha quando estou em casa, pude jogar com o Antonio Cairolli(Red Bull/KTM campeão da principal categoria do motocross) enquanto treinava para o mundial na Bélgica.

RB: Lembro de outras entrevistas suas que você sempre teve o Senna como um ídolo, mas no motocross em quem você se espelha?

ENZO: Ricky Carmichael sempre foi um grande, ídolo mesmo não correndo mais. Depois dele o Ryan Villapoto também, pois é o mais preparado, mostrando grande superação também.

RB: E nunca teve vontade de andar de moto por ai, sair da pista e curtir o resto do mundo?

ENZO: Ah sim, sempre quis andar de moto por tudo, mas é lei, tem que ter carteira então em quando isso só de bicicleta mesmo. Mas a vontade é grande, ia ser muito legal poder andar por tudo com minha moto!

Fonte: http://www.redbull.com/br/pt/motorsports/offroad/stories/1331612710276/fast-talk-enzo-lopes

Por: Felipe Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário