Ufa! Fechando o mês de outubro, vai ai nosso Feliz aniversário TCM, agora é nosso amigo e integrante Adriano Soares o Colózinho.
Adriano (esquerda) com o seu sobrinho João Vitor.
Feliz aniversário Chegou... O dia esperado O momento falado A data querida Que deu luz à nova vida Vida esta que hoje Mais um ano completa Iniciando nova meta Torço para dar tudo certo Que eu esteja por perto Para ver as vitórias Que entrarão na história Da sua existência É seu aniversário Dia ainda não vivido Que jamais será banido Da sua mente Pode sorrir Fique contente Felicidades Nesse dia tão especial e de tantas alegrias Parabéns... Feliz aniversário...
Postado por: Luciano poeys - TCM. Brasileiro faturou a 85cc modificada em Gatorback. Na Supermini 1 e Supermini 2 ele foi o segundo colocado.
O brasileiro Enzo Lopes disputou no último fim de semana, 26 e 27 de outubro, a rodada final do campeonato americano Florida Gold Cup, na pista de Gatorback, a mesma que receberá milhares de pilotos para o último grande campeonato americano do ano, o Winter Olympics (Mini O's), que acontece de 25 a 30 de novembro.
Competindo em três categorias, Enzo conquistou o primeiro lugar na geral da 85cc modificada, com vitória nas duas baterias. Nas categorias Supermini 1 (12-15 anos) e Supermini 2 (13-16 anos), ambas para motos de 112cc, Enzo obteve dois segundos lugares, competindo com sua KTM 105cc.
De acordo com Léo Lopes, pai de Enzo, as disputas valeram como preparação para o Mini O's, sendo que alguns dos principais concorrentes do piloto estavam presentes em Gatorback. "Foram seis baterias no total, das quais o Enzo venceu quatro. Estamos no caminho certo e preparados para a competição em novembro".
Considerado como um dos principais pilotos da Equipe KTM Orange Brigade, Enzo recebeu confirmação de seu patrocinador WMR1/Nihilo Concepts que competirá no Mini O's com uma KTM 112cc 2014 nova, preparada com o que há de melhor em termos de motor e suspensão.
De volta ao Brasil nesta quarta-feira (30), Enzo retoma ainda nessa semana seus treinos para a final do Campeonato Brasileiro de Motocross em Goiás, cuja etapa trará rodada dupla para a sua categoria (Junior). O piloto lidera a competição com 147 pontos.
A edição de novembro da Dirt Action trás com total exclusividade o primeiro teste com a Honda CRF 250R, totalmente reformulada. Esta motocicleta utilizada é uma pré-produção, já que a fábrica irá disponibilizar o novo modelo para suas concessionárias nos Estados Unidos e Europa somente no próximo mês. Saiba como se comportou o novo modelo de 250cc cross da Honda.
Catálogo de Motos Off-Road Divulgação
A segunda parte do Catálogo de Motos 2014, desta vez apresentamos os modelos off-road da Honda, Husaber, Gas Gas, Kawasaki, Mormaii, Sherco e X Motos.
Loth é campeão brasileiro Paulo Viana
Entrevistamos os novos campeões nacionais, Carlo Collet (Rally dos Sertões - cat.UTV) e Emerson Loth, o Bombadinho (Brasileiro de Enduro).
Aceleramos a moto do Balbi Idário Café
Aceleramos a moto do piloto brasileiro que disputa o campeonato nacional, Antonio Jorge Balbi Jr. uma Kawasaki superpreparada.
Apresentamos o lançamento da Honda mundial, a nova Honda CRF 450 Rally, que será utilizado no Dakar pelo brasileiro Jean Azevedo.
As novidades do Salão Idário Café
Publicamos as novidades do Salão Duas Rodas e o tradicional Especial de Natal, para você escolher seu presente.
Adquira sua nova Dirt Action e fique informado do que acontece no mundo off-road!
Após um período sem equipe, devido à crise na economia americana, Pat Alexander, proprietário da Suzuki nos EUA, decidiu investir em uma equipe oficial no motocross amador. Entre os primeiros pilotos convidados está o brasileiro Tauan Brenner, que chamou a atenção após o título no Loretta Lynn’s deste ano.
Há mais de 30 anos a Suzuki apoia pilotos amadores e contribuiu em carreiras de estrelas como Travis Pastrana, Nico Izzi, Ryan Dungey e Austin Politelli entre muitos outros.
“É uma honra fazer parte de uma equipe de fábrica como a Suzuki. Estou muito feliz pelo reconhecimento que tiveram ao fazerem esse convite logo no meu primeiro ano competindo nos Estados Unidos. É um privilégio muito grande e uma oportunidade única”, declarou Tauan.
Rodney Smith, treinador de Tauan e proprietário da RSMX foi quem intermediou as negociações e antes de Tauan embarcar de volta para o Brasil a parceria foi firmada. Pat Alexander, disse estar contente com a presença de Tauan e que ele vai agregar um grande valor ao time amador.
O catarinense já pilota as versões RMZ-250 e RMZ-450 e foi o primeiro brasileiro a vencer no Loretta Lynn’s, conquistando o título na categoria 250C. Além disso, outro resultado positivo foi o título de campeão em sua estreia na 450cc, durante o Dogde Amatuer National, fechando com chave de ouro sua primeira temporada nos EUA em 2013.
“Esse ano foi um ano de muita evolução para mim e com o esforço vieram inúmeras conquistas. Foram três títulos nacionais e mais dois estaduais. Nada mais gratificante do que passar a integrar esta equipe. São sonhos se realizando e graças a Deus tudo vem dando certo. Com esse apoio espero poder repetir os bons resultados e trazer muitas alegrias para o Brasil e a equipe Suzuki no próximo ano”, anseia Tauan.
Na temporada 2014 Tauan competirá nas categorias 250B, 450B e College Boy (16-24 anos) e estará presente nos grandes campeonatos amadores dos EUA, como Loretta Lynn’s, Dodge, Mammoth, Mini`OS e Ponca City.
Após duas temporadas distante do Mundial, Rob Adelberg retorna para vencer e alterar a classificação do campeonato
Oliver Franke/IFMXF.com
Rob Adelberg venceu a 8ª etapa do Mundial de Freestyle Motocross. A prova ocorreu neste sábado, 26, em Riga, capital da Letônia. Após duas temporadas afastado do circuito, o australiano alcançou o topo do pódio disparando manobras desafiadoras. Maikel Melero terminou em segundo, e o novo líder do campeonato, Libor Podmol, em terceiro. Topo da tabela conquistado acima de tudo pelo sétimo lugar do então ponteiro David Rinaldo.
A vitória de Adelberg começou a se desenhar já na classificatória. O australiano avançou em primeiro. Podmol ficou em segundo e Melero em terceiro. A surpresa da fase se deu com o sétimo lugar de David Rinaldo. O ex-líder do campeonato errou. Tocou a parede da arena, e ao retomar a volta saltou sem manobrar. Consequências: sétimo lugar para Rinaldo, ausência na final (os seis melhores avançam), e a queda para a segunda posição na tabela.
Oliver Franke/IFMXF.com
Maikel Melero, segundo em Riga, marcou o seu melhor resultado no Mundial de FMX este ano
Na final, Adelbeg e Melero encabeçaram as disputas. Rotinas com abordagens distintas. Adelberg manobrando à base do desafio, o tempo todo. Melero por sua vez fluindo pela pista de modo equilibrado, executando os movimentos precisamente. Panorama das voltas:
Inverso, Rob Adelberg executou combinações de backflip, como backflip cordova, backflip tsunami e backflip cliffhanger. Deslocou a moto de eixo, num acentuado underflip. Contudo abusou um pouco dos grabs, colocando na rotina sideshow, one hand hartattack e double hart attack indy. Quebrou o ritmo da apresentação ao, no final da rotina, com tempo ainda restante, praticamente parar e aguardar o Double Up (último salto com pontuação dobrada).
Melero manteve a consistência da rotina. E mesmo em manobras como cliffhanger para no hander lander, manteve a definição dos movimentos e consistência nas transições. Ainda na combinação, apesar da proximidade da parede da recepção, manteve e transmitiu confiança. Nos flips, destaque para o flip cordova, e para a marca registrada, o flip double grab. Definido.
Oliver Franke/IFMXF.com
Mesmo perturbado por Adelberg e Melero, o terceiro lugar de Podmol rendeu ao tcheco a liderança no campeonato
Libor Podmol terminou em terceiro. Posição conquistada graças a uma coleção extrema de manobras, porém, pecando nas execuções. Como acontece corriqueiramente nas apresentações do tcheco. Manobras como backflip cordova no kicker, flip seat grab e flip cliffhanger. Comparado a Melero, o cliffhanger para no hander lander ocorreu sem tanta precisão. Ainda assim, uma rotina de primeira grandeza.
Surpresa no Highest Air. Kai Haase desbancou o favorito Massimo Bianconcini. O alemão saltou 7,80 metros. Massimo errou na primeira, e chegou a cair (sem maiores consequências) na segunda tentativa do salto derradeiro. Bianconcini parou nos 7,50 metros.
Com a vitória em Riga, Podmol agora colocou três pontos de vantagem sobre David Rinaldo (128 a 125). A nona etapa do Mundial ocorrerá em Liberec, República Tcheca, em 8 de novembro.
Revivam através das lentes do programa Bike Show e do site Memória Motor, do jornalista João Mendes, as imagens da etapa do Pré mundial de Motocross categoria 250 no ano de 1986, realizada no lendário circuito Sobre as Nuvens, na cidade de Campos do Jordão - SP.
Grandes nomes do Motocross mundial e brasileiro, como o italiano Michele Rinaldi (Suzuki), o austríaco Heinz Kinigadner (KTM), os americano Rodney "Brazuca" Smith e Kenny Keylon (ambos Shell-Yamaha), o francês Jacky Vimond e seu famoso equipamento na cor rosa da JT Racing USA (Sonauto-Yamaha), o espanhol Pablo Colimina (KTM) os brasileiros Pedro Bernardo Raimundo o "Moronguinho" e Álvaro Cândido Filho o Paraguaio (Honda), Eduardo Saçaki e Guilherme Boeing (Shell-Yamaha), Jorge Negretti e Rogério Nogueira (Amparo Racing Team-Cagiva), Márcio D'ávila (Shell-Yamaha). Márcio Campos (Crossline-Yamaha), Guto Lima, Remi Morgado e Rodolfo Rezende (Banerj-Kawasaki), Guingo Pareto, Nuno Narezzi, Wellington Valadares e muitos outros. Tempos de ouro do Motocross Brasileiro, pista de alto nível no melhor estilo motocross, gate cheio e as saudosas 2 tempos acelerando.
Pré mundial de motocross cat 250cc BRASIL- Bat1 - 1986
Pré mundial de motocross cat 250cc BRASIL- Bat2 - 1986
Com o objetivo de reforçar os atributos das motocicletas da família CRF e homenagear o motociclismo fora de estrada, a Honda lança hoje, em todos os seus perfis da web, um vídeo que traduz a experiência de pilotar uma verdadeira aventureira.
Com uma trilha envolvente e cenas que remetem ao prazer da prática do esporte ao ar livre, o filme mostra o poder dos modelos Honda CRF, também reconhecidos pela força e agilidade, além do DNA off-road.
Esportiva, com excelente performance em trilhas e competições, a linha formada pelas nacionais CRF 150F e CRF 230F e pelas importadas CRF 150R, CRF 250R, CRF 450R, CRF 250X, CRF 450X e CRF 250L ainda traz a opção para crianças de 8 a 11 anos iniciantes no segmento off-road, a CRF110F.
Acompanhem os melhores momentos da ultima etapa da Copa EFX Honda ASW de Enduro, que foi realizada no dia 20/10/2013 na cidade de Poços de Caldas - MG. Imagens Corrosivo Filmes e ACSvídeos.
Fotos: Beto Tostes - Paulo Poiani - Luciano Poeys.
Paulo Poiani, Norton Jr. e Norton "Pai".
Norton Jr., a mamãe Magna e Norton "Pai".
Na última quarta-feira 16/10, o TCM, com o maior orgulho, empossou seu mais novo integrante. Orgulho este que nós praticantes do off-road mais esperamos, o momento em que um filho ou filha, venha dividir as trilhas em nossa companhia.
Ao amigo Norton Rodrigues, imaginamos a sua alegria em poder trilhar pela primeira vez com seu filho, pilotando sua própria moto. (E em pouco tempo tomando poeira do moleque).
Começando em alto estilo, pilotando uma TTR 125cc.
Sua primeira trilha foi no dia 13/05/2013. Nortinho foi "batizado" em uma de nossas tradicionais trilhas, percorrendo a Mexiriquinha, chegando até a cidade de Silveira Carvalho - MG e retornando a Miracema.
Não basta ser Pai, tem que ensinar a pilotar.
Trilha da Mexiriquinha com a galera do TCM.
Para comemorar o dia de sua posse, 16/10, o Paitrocinador, Norton Rodrigues, recebeu a o TCM em sua residência servindo um feijoada para galera. Valeu Norton e Magna, Luísa e Nortinho pela recepção.
Com a galera do TCM.
Seja bem-vindo Nortinho. Esperamos que daqui a um tempo, mais "Filhos do TCM" estejam nas trilhas.
Depois de garantir pontos valiosos e expandir sua liderança na 7a etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Foz do Iguaçu, Enzo Lopes embarca para os Estados Unidos na próxima quinta-feira, (24/10).
O piloto irá participar da etapa final do Campeonato Florida GoldCup na pista de Gatorback, na Flórida, a mesma que será palco do Campeonato Winter Olympics (Mini O"s) em Novembro.
O Florida Gold Cup é composto por cinco etapas, sendo a etapa final no próximo final de semana, (26 e 27/10).
- A idéia é esquentar os "motores" já em preparação para o Mini O"s, que também tem baterias de motocross e de supercross e será realizado nessa mesma pista daqui a um mês, comenta Leo Lopes.
O contato com os pilotos e com a pista será muito importante para que Enzo esteja preparado para a competição em Novembro. Em 2011 o piloto foi campeão na categoria 65cc Open (7-11), e em 2012 ele não participou da competição.
Última prova da temporada, em Poços de Caldas (MG), revelou os campeões 2013
Rômulo Bottrel superou Nielsen Bueno e faturou o título da categoria Elite.
Rômulo Bottrel sagrou-se campeão da categoria Elite na Copa EFX Honda ASW de Enduro - Foto: Luiz Garcia / Publix
A Copa EFX Honda ASW de Enduro chegou ao fim neste domingo (20) ensolarado, com a sexta etapa, realizada em Poços de Caldas (MG). Depois de uma temporada agitada, foram conhecidos os campeões 2013 da competição. Na categoria Elite, a principal em disputa, o título ficou com o mineiro Rômulo Bottrel, o Oncinha, por apenas um ponto de vantagem sobre Nielsen Bueno - já descartando o pior resultado de cada piloto como previsto no regulamento.
Nielsen Bueno e Rômulo Bottrel antes da largada da etapa decisiva - Foto: Luiz Garcia / Publix
A etapa final contou com a participação de 137 competidores, de mais de quatro estados, que percorreram 135 quilômetros. O estádio Dr. Ronaldo Junqueira sediou a largada da prova e também um extreme teste, no asfalto, com cerca de 500 metros. Além da disputa tradicional, houve também uma demonstração de trial, estreia do primeiro Desafio Pró Moto, que contou com a participação da equipe Gas Gas.
Nielsen Bueno para conquistar o título da Elite precisava concluir a trilha alcançando até a terceira colocação. Entretanto o mineiro não esteve em um de seus melhores dias neste domingo e completou a prova na quarta colocação. Com isso, a vantagem foi de Oncinha, que chegou em primeiro para garantir o título da categoria. Cauê Aguiar foi o segundo mais rápido, à frente de Rigor Rico. A trilha impôs grande dificuldade aos pilotos, que precisaram ficar atentos às pedras presentes no caminho.
Cauê Aguiar, segundo colocado na Copa EFX Honda ASW em Poços de Caldas - Foto: Luiz Garcia / Publix
“Para mim foi a prova mais dura do ano”, ressaltou Nielsen. "Não andei bem hoje. Cometi alguns erros que prejudicaram meu desempenho. Muita coisa deu errado. Mas, na minha avaliação geral, foi um ano bacana. Tivemos um campeonato muito disputado, com várias equipes prestigiando a competição”, completou o piloto que recebeu o troféu final das mãos do amigo e multicampeão Felipe Zanol. No próximo ano, Nielsen irá utilizar o número 1 por ter computado mais pontos na classificação geral, que engloba todas as categorias.
Para Oncinha, a vitória na última etapa foi um grande feito. “O Nielsen estava sob pressão por estar na liderança. Eu cometi alguns erros durante a temporada e cheguei aqui mais relaxado. O nível do campeonato está cada vez mais forte e isso é muito bom", analisou o mineiro.
Parque fechado da Copa EFX Honda ASW de Enduro ao lado do Ginásio de Poços de Caldas - Foto: Luiz Garcia / Publix
Segundo Fábio Simões, diretor do Adrenatrilha Trail Clube, organizador da Copa, essa foi uma etapa diferente. “O ponto alto da prova foi o grande número de pedras no percurso. Os pilotos tiveram sempre que pensar que iriam encontrá-las em todos os trechos".
Fabio Simões, organizador da Copa EFX Honda ASW de Enduro - Foto: Luiz Garcia / Publix
Popularmente conhecido como Fabião, o organizador adiantou possíveis novidades para a próxima temporada: "Este ano foi muito positivo para nós. Tivemos a nova parceria da Honda que ao lado da ASW incentivou muito, principalmente, as categorias de base. Em 2014, pensamos em atender a todas as cidades candidatas a sediar etapas da competição. Já temos cerca de 12 interessadas. Este ano tivemos seis fases e, quem sabe, para o ano que vem, conseguimos aumentar duas pelos menos".
A trilha contou com o levantamento de Renato Furmann, que também afirmou que esta foi uma etapa incomum. “Tivemos muita pedra e muitas montanhas, típicas da região. O levantamento foi feito com chuva constante, o que nos fez achar que a etapa seria mais difícil do que realmente foi para os pilotos. Em termos de dificuldade, acho que esteve dentro dos objetivos da Copa”, comentou.
A categoria Feminina, que ao longo do ano foi ganhando destaque e mais participantes, teve como campeã a piloto Janaína Souza. A paulista conquistou o público, durante a temporada, encerrando as provas da terceira colocação para cima e vencendo a maior parte das etapas da reta final da competição.
Janaina Souza, campeã da categoria Feminina na Copa EFX Honda ASW de Enduro - Foto: Luiz Garcia / Publix
No sábado foi a vez dos pequenos pilotos entrarem na trilha com a categoria de incentivo XC-CRF 110F.
Os demais campeões de 2013 foram: Ripi Ferreira de Oliveira (Enduro 1), Loandro Roger Anton (Enduro 2), Bruno Batista Martins (Enduro 3), André Tybiriçá (Enduro 4), Evaldo Tavares Nespoli (Enduro 5), Pelmio de Carvalho Filho (Enduro 6), Washington Caipira (Enduro 7) e Luiz Henrique Silveira (Enduro 8). Entre os clubes, a vitória foi do Gas Gas Racing Team, assim como na disputa do título por Equipes.
Classificação 6ª Etapa
Elite
1. Rômulo Bottrel
2. Cauê Aguiar
3. Rigor Rico
4. Nielsen Bueno
5. Vinicius Calafati Ribeiro
E1
1. Ripi Ferreira de Oliveira
2. Felipe Augusto Pacheco Limonta
3. Gustavo Henrique Correia Sena
4. Claudiney da Silva Couto
5. Marcos Paulo de Oliveira
E2
1. Loandro Roger Anton
2. Vinicius Luis Lopes da Silva
3. Paulo Henrique Vieira
4. Luiz Felipe Rosendo
5. Lucas Yoshio Ohara
E3
1. Bruno Batista Martins
2. Ronald Santi
3. Augusto Toshiro Matsumori
4. Betinho Polaz
5. Marcio Jose Ribeiro Junior
E4
1. Vicente de Melo Júnio
2. Nilson Jose Alves
3. Gustavo Marcondes Martins
4. Patric Chris Quentin
5. Rogério Rodrigues Montilla
E5
1. Evaldo Tavares Nespoli
2. Daniel Cardoso Silva
3. Gabriel Alvise Teixeira
4. Rodrigo Rivello
5. Caio Zanettin
E6
1. Pelmio de Carvalho Filho
2. Ernest Maiolini
3. Clericson Alan
4. Rodolfo Jose Ripamonti
5. Osmar Yuiti Shimosak
E7
1. Jean Pierre Buttazzi Junior
2. Breno Campos Christo
3. Valvissir Aguilar
4. Waldir Bertolucci Estevam
5. Heraldo Augusto Terra
E8
1. Felipe Gomes Alves
2. Luiz Henrique Silveira Bruno
3. Amarildo Borges de Carvalho
4. Luiz Felipe de Paula
5. Eder Luis de Vasconcelos
Feminina
1. Janaina Souza
2. Michelle Furmann
3. Tainá Aguiar
4. Andreia Fukumoto
5. Lilian Chagas
Equipes
1. Gas Gas Racing Team
2. Mão Colada
3. KR Internacional
Clubes
1. Gas Gas Racing Team
2. Sobre as Nuvens Campos do Jordão
3. KR Internacional
Classificação Final do Campeonato
Elite
1. Rômulo Bottrel
2. Nielsen Bueno
3. Cauê Paulini Aguiar
4. Rígor Rico
5. Júlio César Zavatti
E1
1. Ripi Ferreira de Oliveira
2. Carlo Bergamaschi
3. Claudiney da Silva Couto
4. Ramon Sacilotti
5. Giovanni Galzerano
E2
1. Loandro Roger Anton
2. Luiz Felipe Rosendo
3. Vinicius Luis Lopes da Silva
4. Lucas Yoshio Ohara
5. Henry Horita
E3
1. Bruno Batista Martins
2. Ronald Santi
3. Luiz Bueno da Silva Filho
4. Leonardo Machado Frossard
5. Marcio Jose Ribeiro Junior
E4
1. André Tibyriçá
2. Gabriel Carvalho Martins
3. Nilson Jose Alves
4. Felipe Lima
5. Thiago Guadelupe Biage
E5
1. Evaldo Tavares Nespoli
2. Riago Dilan de Oliveira
3. Rodrigo Rivello
4. Felipe Montechiari Vanelli
5. Flavio Yatsugafu
E6
1. Pelmio de Carvalho Filho
2. Clericson Alan
3. Rodolfo Jose Ripamonti
4. Julio Cesar Pereira
5. Leonardo da Graça Ribeiro
E7
1. Washington Caipira
2. Jean Pierre Buttazzi Junior
3. Valvissir Aguilar
4. José Antonio Ramos Cadima
5. Adalberto Gerez
E8
1. Luiz Henrique Silveira
2. Bruno Rafael Viviani
3. Luiz Felipe de Paula
4. Felipe Gomes Alves
5. Andre Ricardo Costa Lima
Feminina
1. Janaina Souza
2. Tainá Aguiar
3. Lilian Chagas
4. Marcella Gomes Gonçalves
5. Marina Caleffi de Souza
A Copa EFX Honda ASW é realizada pelo Adrenatrilha Trail Club, conta com o patrocínio de Honda e ASW, o co-patrocínio de Red Dragon, Motofield e Power Motorrad, apoio Dust Off Road, JetFio, Sig Visual, Estopa Joanita, Sacramento, Dahna Comércio de Areia e Pedra, Revista Pró Moto e Prefeitura de Poços de Caldas (MG).