Após duas temporadas distante do Mundial, Rob Adelberg retorna para vencer e alterar a classificação do campeonato
Oliver Franke/IFMXF.com

Rob Adelberg venceu a 8ª etapa do Mundial de Freestyle Motocross. A prova ocorreu neste sábado, 26, em Riga, capital da Letônia. Após duas temporadas afastado do circuito, o australiano alcançou o topo do pódio disparando manobras desafiadoras. Maikel Melero terminou em segundo, e o novo líder do campeonato, Libor Podmol, em terceiro. Topo da tabela conquistado acima de tudo pelo sétimo lugar do então ponteiro David Rinaldo.
A vitória de Adelberg começou a se desenhar já na classificatória. O australiano avançou em primeiro. Podmol ficou em segundo e Melero em terceiro. A surpresa da fase se deu com o sétimo lugar de David Rinaldo. O ex-líder do campeonato errou. Tocou a parede da arena, e ao retomar a volta saltou sem manobrar. Consequências: sétimo lugar para Rinaldo, ausência na final (os seis melhores avançam), e a queda para a segunda posição na tabela.
Oliver Franke/IFMXF.com
Maikel Melero, segundo em Riga, marcou o seu melhor resultado no Mundial de FMX este ano


Na final, Adelbeg e Melero encabeçaram as disputas. Rotinas com abordagens distintas. Adelberg manobrando à base do desafio, o tempo todo. Melero por sua vez fluindo pela pista de modo equilibrado, executando os movimentos precisamente. Panorama das voltas:

Inverso, Rob Adelberg executou combinações de backflip, como backflip cordova, backflip tsunami e backflip cliffhanger. Deslocou a moto de eixo, num acentuado underflip. Contudo abusou um pouco dos grabs, colocando na rotina sideshow, one hand hartattack e double hart attack indy. Quebrou o ritmo da apresentação ao, no final da rotina, com tempo ainda restante, praticamente parar e aguardar o Double Up (último salto com pontuação dobrada).
Melero manteve a consistência da rotina. E mesmo em manobras como cliffhanger para no hander lander, manteve a definição dos movimentos e consistência nas transições. Ainda na combinação, apesar da proximidade da parede da recepção, manteve e transmitiu confiança. Nos flips, destaque para o flip cordova, e para a marca registrada, o flip double grab. Definido.


Oliver Franke/IFMXF.com
Mesmo perturbado por Adelberg e Melero, o terceiro lugar de Podmol rendeu ao tcheco a liderança no campeonato
Libor Podmol terminou em terceiro. Posição conquistada graças a uma coleção extrema de manobras, porém, pecando nas execuções. Como acontece corriqueiramente nas apresentações do tcheco. Manobras como backflip cordova no kicker, flip seat grab e flip cliffhanger. Comparado a Melero, o cliffhanger para no hander lander ocorreu sem tanta precisão. Ainda assim, uma rotina de primeira grandeza.

Surpresa no Highest Air. Kai Haase desbancou o favorito Massimo Bianconcini. O alemão saltou 7,80 metros. Massimo errou na primeira, e chegou a cair (sem maiores consequências) na segunda tentativa do salto derradeiro. Bianconcini parou nos 7,50 metros.
Com a vitória em Riga, Podmol agora colocou três pontos de vantagem sobre David Rinaldo (128 a 125). A nona etapa do Mundial ocorrerá em Liberec, República Tcheca, em 8 de novembro.
Resultado Final Mundial de FMX 8ª Etapa - Riga
1 Rob Adelberg 386 pontos
2 Maikel Melero 382 pontos
3 Libor Podmol 370 pontos
4 Petr Pilat 363 pontos
5 Brice Izzo 344 pontos
6 Jose Miralles 343 pontos