Pesquisar este blog

TCM

terça-feira, 26 de outubro de 2010

PEDAL LIVRE - MIRACEMA RJ/ VARRE-SAI RJ/TOMBOS MG/NATIVIDADE RJ/MIRACEMA RJ.

TCM - 26/10/2010.
Por: Luciano Poeys - TCM.

Hora da partida em Varre-sai - RJ.

No último sábado os integrantes do TCM, Joãozinho "Tanguita", Betinho Toscano e Luciano Poeys, participaram do Pedal organizado pelo nosso amigo André Alvim o "Xôxô" do site Pedal Livre Miracema RJ, os amigos Felipe Lima, Rodrigo de Santo Antônio de Pádua RJ e Paulo Basstos, do Portal do Caminho de Porciúncula RJ, as motos foram trocadas pelas bikes, a velocidade diminuiu mas não a emoção.

Nossa cidade, sendo lembrada em Santa Clara - distrito de Porciúncula, na residência da Dona Ilda.

Vista do alto da serra na localidade de Fazenda do Céu.

Abaixo um relato da viagem feito pelo Xôxô, imagens e vídeos deste pedal.

Passeio de bicicleta entre Varre-Sai-RJ e Tombos-MG.

Esse passeio do Pedal Livre Miracema que iria acontecer no dia 24 de outubro, acabou sendo antecipado, já que todos os inscritos concordaram em fazê-lo no sábado dia 23 de outubro.

Ao todo sete cicloturistas participaram do passeio:Cinco de Miracema, um de S.A.de Pádua e um de Porciúncula. De Miracema João, Luciano, André, Felipe e Betinho, de Pádua o Rodrigo e de Porciúncula o Paulo Basstos do Portal do Caminho.

Saímos em dois carros de Miracema com destino a Varre-Sai a sede de município mais distante da capital do estado. Chegamos em Varre-Sai por volta de sete horas da manhã pois atrasamos na saída de Miracema. Entramos em contato com o Paulo que já tinha chegado a cidade vindo de ônibus de Porciúncula.

Tiramos as bicicletas da carreta fizemos uns ajustes nas magrelas e partimos para o pedal.
A primeira parada foi em frente a Igreja Matriz de Varre-Sai onde fizemos umas fotos. Em seguida fomos em busca da casa onde nasceu Baden Powell . Sem surpresa vimos que a casa já não existia mais e felizmente encontramos uma placa homenageando esse violonista brasileiro que levou o nome do Brasil e a nossa música para todos os cantos do planeta. Alí fizemos mais umas fotos e logo continuamos a pedalar.

Pegamos a estrada que nos levaria até Santa Clara, distrito de Porciúncula e um fato curioso logo aconteceu: Varre-Sai tem aparecido muito nos meios de comunicação nos últimos meses devido a queda de um meteorito em suas terras. E não é que pedalando, todos bem pertos uns dos outros, ouvimos um barulho de alguma coisa caindo do ceú e causando um som seco ao bater na estrada de terra. Um meteorito? Pensamos logo. Não, era uma cobra voadora que caira do céu. Mas como? Pelas marcas próximas a cabeça e no meio do corpo da cobra ainda viva, desconfiamos que um gavião teria perdido o seu café da manhã. Um rapaz que vinha caminhando em sentido contrário chegou perto de nós morrendo de rir do acontecido e foi testemunha do fato aqui registrado.

Novamente pedalando resolvemos ir rever o Recanto Ecológico, um espaço de lazer muito grande que fica na Zona Rural de Varre-Sai. Lá reencotramos o Sr.Anselmo que nos recebeu com um cafezinho fresquinho. Conversamos um pouco, visitamos o local e saímos de lá com a promessa de divulgar o que o Recanto Ecológico está oferecendo para esse verão. Por R$ 12,00 você passa o dia usando as piscinas, pescando, descendo no toboágua, passeando de pedalinho, e tem direito a almoço Self-Service.

Deixamos o Recanto Ecológico e fomos em direção a Jacutinga, na verdade uma comunidade que fica no vale. Lá paramos um pouco para mais informações. Fizemos mais algumas fotos e seguimos para Santa Clara, agora por novo trajeto mudado através das informações recebidas em Jacutinga.

Antes de chegar em Santa Clara, passamos por uma enorme plantação de cítricos, parecia laranja pelo cheiro doce que sentíamos das flores que não víamos pela distância.

Chegando em Santa Clara passamos em frente a um restaurante e logo alguns pensaram em almoçar mas depois de uma rápida conversa resolvemos não comer alí para depois pedalar. Lembrei de ir rever a D. Ilda, pessoa muito humana e amiga que eu conhecera alí em 2006 quando passei por lá com o Jorge. D.Ilda que convidou a turma para conhecer a casa antiga com cinco quartos e um forro de teto feito em bambú que tem mais de 100 anos.

Depois de muitas fotos e conversas, nos despedimos em partimos em direção a Cachoeira de Tombos. O percurso agora era de estrada asfaltada o que facilita a pedalada e nos descansa um pouco. Começamos uma longa e deliciosa descida que nos levou até o trevo para Purilândia. Alí dexamos o asfalto e fomos pelo chão. Antes de chegar a pista asfaltada que nos levaria a cachoeira, mais uma descida de uns quatro quilômetros com um visual de tirar o fôlego.

Chegamos na Cachoeira de Tombos por volta de meio dia e meia. Ali, sob forte sol, fizemos mais uma fotos, alguns tomaram banho e decidimos pedalar até Natividade.

De volta a pista asfaltada, agora com sol forte sobre nossas cabeças, pedalamos por uma estrada muito mal conservada e perigosa para pedalar. O piso de asfalto velho é todo esburacado e não existe acostamento. Com sacrfício chegamos em Natividade por volta de três da tarde.

Encontramos mais um amigo, fizemos um lanche e amarramos as bicicletas mais uma vez em nossa carreta. Um grupo veio embora e outro resolveu almoçar e ficar até mais tarde. Eu, Betinho, Luciano e o Chumbinho, nosso motorista oficial viemos embora, deixando João, Rodrigo e Felipe para tras.

Assim foi mais um passeio do Clube de Cicloturismo Pedal Livre Miracema.

73,95 Km percorridos.



Vídeo 01:


Vídeo 02:


Fotos: André Xôxô e Luciano Poeys.
Imagens: Luciano Poeys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário