TCM - 31/08/2010.
Calor, quedas e abandonos marcaram a antepenúltima etapa da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds
A cidade de Serres, na Grécia, recebeu nos dias 28 e 29 de agosto, a antepenúltima etapa do campeonato, com várias quedas e abandonos. Além disto, o forte calor de 40º C e vários rumores de trocas de equipes e novas contratações, marcaram a etapa grega do Mundial de Enduro, a sexta da temporada. A poeira também foi uma constante durante o fim de semana, obrigando a organização a aumentar o tempo de largada entre as motos para intervalos de um minuto, dando tempo da poeira baixar, tornando a pilotagem mais segura.
Para o líder da E1, o primeiro dia de provas poderia ter sido bem melhor. Antoine Meo foi obrigado a abandonar logo na primeira volta, com problemas elétricos em sua Husqvarna. Já o finlandês Eero Remes, que está 17 pontos atrás na classificação da categoria, fez uma excelente prova. Mesmo não estando tão acostumado com tanto calor, conquistou a vitória no último e longo Enduro Teste, abrindo pouco menos de 9 segundos sobre o segundo colocado.
"Sofri com o calor como todo mundo e ainda cometi alguns pequenos erros durante a volta final. Tentei me manter sempre veloz para conseguir esta vitória. Agora vou lutar muito nas próximas provas, ainda acredito que minhas possibilidades de conquistar o título mundial são altas", declarou Remes.
Para o Espanhol Cristobal Guerrero, o calor não foi problema e ele lutou pela vitória com Remes durante todo o dia. Menos constante no final, finalizou em segundo, logo à frente de Johnny Aubert, que perdeu algum tempo durante a manhã, quando ficou atolado na travessia de um rio.
Muito mais descansado que seus oponentes, já que não completou nem a primeira volta no dia anterior, Antoine Meo colocou toda sua energia para vencer a rodada de domingo. Depois de uma forte disputa com Johnny Aubert, Meo conseguiu uma pequena vantagem durante a segunda volta, para no final do dia terminar com quase 20 segundos sobre seu compatriota.
Remes não conseguiu o mesmo ritmo dos dois líderes e ainda foi atacado por Guerrero, que lhe roubou a última vaga no pódio, superando-o por apenas 69 centésimos. O italiano Maurizio Micheluz vinha próximo, também brigando pela terceira colocação, mas acabou sofrendo uma queda no final, abandonado a prova com o nariz quebrado.
Na E2, a briga pelo campeonato continua acirrada. Ivan Cervantes precisava de um bom resultado para continuar com chances de superar Mika Ahola e foi o que o espanhol fez. Mais adaptado às condições climáticas e muito mais agressivo durante todo o primeiro dia, Cervantes colocou 1,25 segundos de vantagem sobre o finlandês. Mais de um minuto atrás, chegou Pierre Alexandre Renet, que teve muito trabalho para segurar a terceira posição, pois Juha Salminen e Rodrig Thain, ambos voltando de contusões, vinham subindo de produção ao longo da prova.
Já o domingo, passou a ser um pesadelo para Cervantes, que nunca havia perdido na Grécia. Ele e seu companheiro de equipe, Thomas Oldrati, erraram seus horários de largada saindo com três minutos de antecedência. O fato gerou uma dura punição que derrubou Cervantes para a oitava colocação de domingo e dificultou ainda mais sua luta pelo campeonato.
O erro dos pilotos da KTM, abriu caminho para mais uma vitória de Ahola, que se aproxima cada vez mais do título da E2. "Tentei dar o meu melhor para conseguir um bom tempo porque você nunca sabe o que pode acontecer, ainda restam duas etapas no campeonato. Procurei me manter concentrado e estou realmente feliz com esta vitória", comentou o finlandês.
Este segundo dia também foi uma oportunidade para se presenciar o retorno de Juha Salminen. Depois de machucar o pé e ficar de fora de três etapas, o piloto do time BMW Husqvarna Motorsport levou o modelo TE 449 à seu primeiro pódio no Mundial, com a segunda colocação. Renet, com um grande sorriso debaixo de seu capacete, foi terceiro novamente, enquanto Rodrig Thain foi obrigado a abandonar, com problemas no amortecedor.
Mesmo vencendo a primeira rodada da classe E3, Christophe Nambotin não conseguiu uma grande aproximação na pontuação, já que seu principal oponente e líder da categoria, David Knight, também foi bem. O britânico foi o segundo, apenas 5,11 segundos atrás de Nambotin, depois de ser atrapalhado por um cachorro no meio da trilha.
No dia seguinte, Knight deu o troco conquistando a vitória, enquanto Nambotin abandonava a prova depois de sofrer uma queda e quebrar a suspensão de sua Gas Gas. Com o resultado deste fim de semana, o britânico Knight abre 53 pontos na frente do francês Nambotin, que ainda viu o terceiro colocado, Simone Albergoni, encostar na classificação com apenas um ponto de desvantagem.
Dança das cadeiras
O principal assunto nos boxes da etapa de Serres, girou em torno do destino dos pilotos em 2011. Alguns renovaram com seus atuais times, enquanto outros já assinaram com novas equipes, mas, na maior parte dos casos, por enquanto é tudo especulação. Mesmo assim, ao que tudo indica, a movimentação de pilotos entre as equipes será grande para o ano que vem.
Em alta no mercado depois de bons resultados nas últimas provas, Pierre Alexandre Renet (KTM), tem sido sondado por várias marcas, e provavelmente aceitará a proposta da Husaberg para competir na E2.
A KTM deverá perder também um de seus principais nomes na equipe, já que Ivan Cervantes está praticamente confirmado por dois anos na Gas Gas, disputando a E2, integrando a equipe ao lado de Christophe Nambotin, na E3, e Jordi Figueras, provavelmente na E1.
A fabrica espanhola deverá ter ainda uma segunda estrutura em 2011, com aproximadamente 5 pilotos, na sua maioria vindos da classe Enduro Junior, além do time Gas Gas Itália, que também deverá disputar o Mundial na próxima temporada.
Simone Albergoni será o principal nome da nova equipe Yamaha Racing Project, disputando a E1. Com mais este desfalque, a KTM Racing deverá ter 4 ou 5 pilotos em 2011, mantendo Tomas Oldrati, que deverá retornar para a E1, Johnny Aubert na E2 e David Knight na E3. Nada se falou ainda sobre os novos nomes que devem completar o time austríaco no ano que vem.
Mika Ahola continuará com a HM Honda, mas é quase certo que disputará a classe E3, único título Mundial de Enduro que o finlandês ainda não conquistou e poderá ter o francês Rodrig Thain como companheiro de equipe, disputando a E2.
Com participações discretas nesta temporada, as marcas Beta e TM estão ativas no mercado de transferências, procurando por nomes de ponta para seus times. Juha Salminen competirá na classe E3, permanecendo na BMW Husqvarna Motorsport, equipe criada no meio desta temporada especialmente para o Mundial de Enduro, com a fusão dos dois times.
Outros nomes importantes que tem seus contratos finalizados este ano e ainda não se decidiram para a próxima temporada são: Bartosz Oblucki, Sébastien Guillaume, Joakim Ljunggren, Julien Gauthier, Marko Tarkala, entre outros.
Resultados:
E1 - sábado
1, Eero Remes, Finlândia, KTM
2, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
3, Johnny Aubert, França, KTM
4, Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
5, Nicolas Deparrois, França, Kawasaki
E1 - domingo
1, Antoine Meo, França, Husqvarna
2, Johnny Aubert, França, KTM
3, Eero Remes, Finlândia, KTM
4, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
5, Mastti Seistola, Finlândia, Husqvarna
Classificação E1 - após 6 etapas
1, Antoine Meo, França, Husqvarna, 253
2, Eero Remes, Finlândia, KTM, 231
3, Johnny Aubert, França, KTM, 220
4. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna, 184
5, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha, 183
E2 - sábado
1, Ivan Cervantes, Espanha , KTM
2, Mika Ahola , Finlândia , Honda
3, Pierre Alexandre Renet, França, KTM
4, Juha Salminen, Finlândia , BMW
5, Rodrig Thain , França , TM
E2 - domingo
1, Mika Ahola, Finlândia, Honda
2, Juha Salminen, Finlândia, BMW
3, Pierre Alexandre Renet, França, KTM
4, Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg
5, Oscar Balletti, Itália, Honda
Classificação E2 - após 6 etapas
1, Mika Ahola, Finlândia, Honda, 288
2, Ivan Cervantes, Espanha, KTM, 258
3, Pierre Alexandre Renet, França, KTM 209
4, Thomas Oldrati, Itália, KTM, 207
5, Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg, 174
E3 - sábado
1, Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2, David Knight, Inglaterra, KTM
3, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
4, Aaron Bernardez, Espanha, KTM
5, Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna
E3 - domingo
1, David Knight, Inglaterra, KTM
2, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
3, Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna
4, Marcus Kehr, Alemanha, KTM
5, Oriol Mena, Espanha, Husaberg
Classificação E3 - após 6 etapas
1, David Knight, Inglaterra, KTM 281
2, Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 229
3, Simone Albergoni, Itália, KTM, 228
4, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna, 218
5, Marcus Kehr, Alemanha, KTM, 183
Calor, quedas e abandonos marcaram a antepenúltima etapa da temporada
Redação MotoX.com.br - Texto: Renato Fernandes - Fotos: Jonty Edmunds
Serres na Grécia, recebeu a 6ª etapa do Mundial de Enduro, antepenúltima do campeonato Foto: Divulgação EWC |
Antoine Meo Foto: Divulgação EWC |
A cidade de Serres, na Grécia, recebeu nos dias 28 e 29 de agosto, a antepenúltima etapa do campeonato, com várias quedas e abandonos. Além disto, o forte calor de 40º C e vários rumores de trocas de equipes e novas contratações, marcaram a etapa grega do Mundial de Enduro, a sexta da temporada. A poeira também foi uma constante durante o fim de semana, obrigando a organização a aumentar o tempo de largada entre as motos para intervalos de um minuto, dando tempo da poeira baixar, tornando a pilotagem mais segura.
Para o líder da E1, o primeiro dia de provas poderia ter sido bem melhor. Antoine Meo foi obrigado a abandonar logo na primeira volta, com problemas elétricos em sua Husqvarna. Já o finlandês Eero Remes, que está 17 pontos atrás na classificação da categoria, fez uma excelente prova. Mesmo não estando tão acostumado com tanto calor, conquistou a vitória no último e longo Enduro Teste, abrindo pouco menos de 9 segundos sobre o segundo colocado.
"Sofri com o calor como todo mundo e ainda cometi alguns pequenos erros durante a volta final. Tentei me manter sempre veloz para conseguir esta vitória. Agora vou lutar muito nas próximas provas, ainda acredito que minhas possibilidades de conquistar o título mundial são altas", declarou Remes.
Eero Remes |
Johnny Aubert |
Para o Espanhol Cristobal Guerrero, o calor não foi problema e ele lutou pela vitória com Remes durante todo o dia. Menos constante no final, finalizou em segundo, logo à frente de Johnny Aubert, que perdeu algum tempo durante a manhã, quando ficou atolado na travessia de um rio.
Muito mais descansado que seus oponentes, já que não completou nem a primeira volta no dia anterior, Antoine Meo colocou toda sua energia para vencer a rodada de domingo. Depois de uma forte disputa com Johnny Aubert, Meo conseguiu uma pequena vantagem durante a segunda volta, para no final do dia terminar com quase 20 segundos sobre seu compatriota.
Remes não conseguiu o mesmo ritmo dos dois líderes e ainda foi atacado por Guerrero, que lhe roubou a última vaga no pódio, superando-o por apenas 69 centésimos. O italiano Maurizio Micheluz vinha próximo, também brigando pela terceira colocação, mas acabou sofrendo uma queda no final, abandonado a prova com o nariz quebrado.
Cristobal Guerrero Foto: Team O. Pons Yamaha |
Pierre Alexandre Renet Foto: Divulgação Pela-Renet.com |
Na E2, a briga pelo campeonato continua acirrada. Ivan Cervantes precisava de um bom resultado para continuar com chances de superar Mika Ahola e foi o que o espanhol fez. Mais adaptado às condições climáticas e muito mais agressivo durante todo o primeiro dia, Cervantes colocou 1,25 segundos de vantagem sobre o finlandês. Mais de um minuto atrás, chegou Pierre Alexandre Renet, que teve muito trabalho para segurar a terceira posição, pois Juha Salminen e Rodrig Thain, ambos voltando de contusões, vinham subindo de produção ao longo da prova.
Já o domingo, passou a ser um pesadelo para Cervantes, que nunca havia perdido na Grécia. Ele e seu companheiro de equipe, Thomas Oldrati, erraram seus horários de largada saindo com três minutos de antecedência. O fato gerou uma dura punição que derrubou Cervantes para a oitava colocação de domingo e dificultou ainda mais sua luta pelo campeonato.
O erro dos pilotos da KTM, abriu caminho para mais uma vitória de Ahola, que se aproxima cada vez mais do título da E2. "Tentei dar o meu melhor para conseguir um bom tempo porque você nunca sabe o que pode acontecer, ainda restam duas etapas no campeonato. Procurei me manter concentrado e estou realmente feliz com esta vitória", comentou o finlandês.
Ivan Cervantes |
Mika Ahola Foto: Honda Racing Europe |
Este segundo dia também foi uma oportunidade para se presenciar o retorno de Juha Salminen. Depois de machucar o pé e ficar de fora de três etapas, o piloto do time BMW Husqvarna Motorsport levou o modelo TE 449 à seu primeiro pódio no Mundial, com a segunda colocação. Renet, com um grande sorriso debaixo de seu capacete, foi terceiro novamente, enquanto Rodrig Thain foi obrigado a abandonar, com problemas no amortecedor.
Mesmo vencendo a primeira rodada da classe E3, Christophe Nambotin não conseguiu uma grande aproximação na pontuação, já que seu principal oponente e líder da categoria, David Knight, também foi bem. O britânico foi o segundo, apenas 5,11 segundos atrás de Nambotin, depois de ser atrapalhado por um cachorro no meio da trilha.
No dia seguinte, Knight deu o troco conquistando a vitória, enquanto Nambotin abandonava a prova depois de sofrer uma queda e quebrar a suspensão de sua Gas Gas. Com o resultado deste fim de semana, o britânico Knight abre 53 pontos na frente do francês Nambotin, que ainda viu o terceiro colocado, Simone Albergoni, encostar na classificação com apenas um ponto de desvantagem.
Juha Salminen |
Dança das cadeiras
Christophe Nambotin Foto: Divulgação EWC |
O principal assunto nos boxes da etapa de Serres, girou em torno do destino dos pilotos em 2011. Alguns renovaram com seus atuais times, enquanto outros já assinaram com novas equipes, mas, na maior parte dos casos, por enquanto é tudo especulação. Mesmo assim, ao que tudo indica, a movimentação de pilotos entre as equipes será grande para o ano que vem.
Em alta no mercado depois de bons resultados nas últimas provas, Pierre Alexandre Renet (KTM), tem sido sondado por várias marcas, e provavelmente aceitará a proposta da Husaberg para competir na E2.
A KTM deverá perder também um de seus principais nomes na equipe, já que Ivan Cervantes está praticamente confirmado por dois anos na Gas Gas, disputando a E2, integrando a equipe ao lado de Christophe Nambotin, na E3, e Jordi Figueras, provavelmente na E1.
A fabrica espanhola deverá ter ainda uma segunda estrutura em 2011, com aproximadamente 5 pilotos, na sua maioria vindos da classe Enduro Junior, além do time Gas Gas Itália, que também deverá disputar o Mundial na próxima temporada.
David Knight |
Sébastien Guillaume Foto: Divulgação EWC |
Simone Albergoni será o principal nome da nova equipe Yamaha Racing Project, disputando a E1. Com mais este desfalque, a KTM Racing deverá ter 4 ou 5 pilotos em 2011, mantendo Tomas Oldrati, que deverá retornar para a E1, Johnny Aubert na E2 e David Knight na E3. Nada se falou ainda sobre os novos nomes que devem completar o time austríaco no ano que vem.
Mika Ahola continuará com a HM Honda, mas é quase certo que disputará a classe E3, único título Mundial de Enduro que o finlandês ainda não conquistou e poderá ter o francês Rodrig Thain como companheiro de equipe, disputando a E2.
Com participações discretas nesta temporada, as marcas Beta e TM estão ativas no mercado de transferências, procurando por nomes de ponta para seus times. Juha Salminen competirá na classe E3, permanecendo na BMW Husqvarna Motorsport, equipe criada no meio desta temporada especialmente para o Mundial de Enduro, com a fusão dos dois times.
Outros nomes importantes que tem seus contratos finalizados este ano e ainda não se decidiram para a próxima temporada são: Bartosz Oblucki, Sébastien Guillaume, Joakim Ljunggren, Julien Gauthier, Marko Tarkala, entre outros.
Resultados:
E1 - sábado
1, Eero Remes, Finlândia, KTM
2, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
3, Johnny Aubert, França, KTM
4, Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna
5, Nicolas Deparrois, França, Kawasaki
E1 - domingo
1, Antoine Meo, França, Husqvarna
2, Johnny Aubert, França, KTM
3, Eero Remes, Finlândia, KTM
4, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha
5, Mastti Seistola, Finlândia, Husqvarna
Classificação E1 - após 6 etapas
1, Antoine Meo, França, Husqvarna, 253
2, Eero Remes, Finlândia, KTM, 231
3, Johnny Aubert, França, KTM, 220
4. Matti Seistola, Finlândia, Husqvarna, 184
5, Cristobal Guerrero, Espanha, Yamaha, 183
E2 - sábado
1, Ivan Cervantes, Espanha , KTM
2, Mika Ahola , Finlândia , Honda
3, Pierre Alexandre Renet, França, KTM
4, Juha Salminen, Finlândia , BMW
5, Rodrig Thain , França , TM
E2 - domingo
1, Mika Ahola, Finlândia, Honda
2, Juha Salminen, Finlândia, BMW
3, Pierre Alexandre Renet, França, KTM
4, Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg
5, Oscar Balletti, Itália, Honda
Classificação E2 - após 6 etapas
1, Mika Ahola, Finlândia, Honda, 288
2, Ivan Cervantes, Espanha, KTM, 258
3, Pierre Alexandre Renet, França, KTM 209
4, Thomas Oldrati, Itália, KTM, 207
5, Joakim Ljunggren, Suécia, Husaberg, 174
E3 - sábado
1, Christophe Nambotin, França, Gas Gas
2, David Knight, Inglaterra, KTM
3, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
4, Aaron Bernardez, Espanha, KTM
5, Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna
E3 - domingo
1, David Knight, Inglaterra, KTM
2, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna
3, Bartosz Oblucki, Polônia, Husqvarna
4, Marcus Kehr, Alemanha, KTM
5, Oriol Mena, Espanha, Husaberg
Classificação E3 - após 6 etapas
1, David Knight, Inglaterra, KTM 281
2, Christophe Nambotin, França, Gas Gas, 229
3, Simone Albergoni, Itália, KTM, 228
4, Sébastien Guillaume, França, Husqvarna, 218
5, Marcus Kehr, Alemanha, KTM, 183
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