Cairoli e Musquin se aproximam da conquista do título
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Ray Archer / Divulgação
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda - Fotos: Ray Archer / Divulgação
Largada MX1 |
Quando
assumiu seu posto como diretor técnico na KTM em 2007, Stefan Everts disse que seu objetivo era colocar a marca no topo do Mundial de Motocross em ambas as categorias, e tinha prazo para isso: 3 anos.
A KTM sempre teve tradição e fez campeões na MX2 (e na antiga 125), mas nunca conseguiu emplacar um campeão na MX1. Na antiga categoria 250cc seu título mais recente foi em 1984 com o austriaco Heinz Kinigadner. Antes disso a marca conquistou três títulos com o russo Guennady Moissev nos anos 70. O jejum de longos 26 anos na categoria principal parece com os dias contados.
Os austriacos não economizaram esforços para contratar o campeão 2009 Antônio Cairoli, que trouxe na bagagem o "staff" da equipe De Carli. O incentivos não foram apenas financeiros, a KTM também oferecia a máquina que seria ideal para Cairoli, a SX350F. O italiano, mesmo após dois títulos mundiais na MX2, nunca foi muito atraido pelas motos de 450cc, inclusive reza a lenda que a Yamaha com a qual foi campeão em 2009 tinha a capacidade do motor reduzida para 420cc, se afinando mais ao gosto do piloto.
A KTM sempre teve tradição e fez campeões na MX2 (e na antiga 125), mas nunca conseguiu emplacar um campeão na MX1. Na antiga categoria 250cc seu título mais recente foi em 1984 com o austriaco Heinz Kinigadner. Antes disso a marca conquistou três títulos com o russo Guennady Moissev nos anos 70. O jejum de longos 26 anos na categoria principal parece com os dias contados.
Os austriacos não economizaram esforços para contratar o campeão 2009 Antônio Cairoli, que trouxe na bagagem o "staff" da equipe De Carli. O incentivos não foram apenas financeiros, a KTM também oferecia a máquina que seria ideal para Cairoli, a SX350F. O italiano, mesmo após dois títulos mundiais na MX2, nunca foi muito atraido pelas motos de 450cc, inclusive reza a lenda que a Yamaha com a qual foi campeão em 2009 tinha a capacidade do motor reduzida para 420cc, se afinando mais ao gosto do piloto.
Antônio Cairoli |
Agora em 2010 parece que a marca laranja está a poucos passos de seu grande objetivo e Everts cumprindo sua promessa, com a determinação e experiência característica do único ser humano a conquistar dez títulos mundiais de Motocross.
Tanel Leok |
Corridas
Cairoli conquistou sua terceira vitória consecutiva, sexta na temporada, e abriu mais cinco pontos do único adversário que ainda pode atrapalhar seus planos nesta temporada.
Na primeira bateria o italiano liderou metade da prova, mas não segurou o estoniano Tanel Leok que aproveitou-se dos problemas do líder com retardatários para assumir a liderança. Clement Desalle, segundo no campeonato, não largou muito bem e suou o uniforme para receber a bandeirada em terceiro.
A segunda corrida da MX1 em Locket começou com a má largada de Leok. Cairoli aproveitou para liderar de ponta a ponta. Desalle, saiu bem desta vez e completou a primeira volta em segundo, mas não foi rápido o suficiente para atacer o líder. O russo Evgeny Bobryshev fez uma grande corrida na terceira posição até três voltas do final, quando despencou a cada passagem até a sétima posição. Steve Ramon foi o terceiro na bateria.
Clement Desalle |
Cairoli: "Na primeira bateria tive problemas com os "tear-offs" e Leok me passou. Na segunda fiz o holeshot. Sabia que Desalle estava atrás de mim e tentei abrir vantagem nos 10 minutos finais."
O piloto pode garantir o título já no GP Brasil se abrir mais 16 pontos de vantagem sobre Desalle.
MX2 - Musquin também quase lá.
Marvin Musquin |
Ken Roczen |
As lembranças
de Marvin Musquin não eram nada boas sobre a pista da República Checa. Em 2008 ele sofreu uma fratura no pé e em 2009 abandonou com falhas mecânicas. Mas talvez o GP de 2010 mude as impressões do francês sobre o circuito.
Na primeira corrida Ken Roczen foi o dono da festa dominando do início à bandeirada. Musquin até que não largou tão mal, porém teve muito trabalho para alcançar a segunda posição, e a essa altura o alemão já estava longe. Musquin cruzou a chegada 30 segundos atrás.
Na segunda bateria o público assistiu uma batalha direta entre os dois favoritos. Musquin começou a prova na frente, Roczen chegou e até conseguiu a ultrapassagem, para cair logo em seguida.
Os dois pilotos continuaram num ritmo fotíssimo e nas voltas finais Roczen deu tudo novamente numa tentaiva de última hora. A diferença entre os dois na bandeirada foi de menos de um segundo. O terceiro colocado no GP foi o também francês Gautier Paulin, que passou boa parte do campeonato se recuperando de uma lesão.
Na primeira corrida Ken Roczen foi o dono da festa dominando do início à bandeirada. Musquin até que não largou tão mal, porém teve muito trabalho para alcançar a segunda posição, e a essa altura o alemão já estava longe. Musquin cruzou a chegada 30 segundos atrás.
Na segunda bateria o público assistiu uma batalha direta entre os dois favoritos. Musquin começou a prova na frente, Roczen chegou e até conseguiu a ultrapassagem, para cair logo em seguida.
Os dois pilotos continuaram num ritmo fotíssimo e nas voltas finais Roczen deu tudo novamente numa tentaiva de última hora. A diferença entre os dois na bandeirada foi de menos de um segundo. O terceiro colocado no GP foi o também francês Gautier Paulin, que passou boa parte do campeonato se recuperando de uma lesão.
Gautier Paulin conquistou o segundo pódio da temporada |
O ponto negativo da segunda bateria foi a queda do holandês Jeffrey Herlings que machucou o ombro e segundo as primeiras informações, deve ficar de fora do GP Brasil.
No campeonato a distância entre Musquin e Roczen permanece a mesma. Para conquistar o título em Campo Grande, MS, Musquin precisa abrir mais 22 pontos de vantagem.
Categoria Feminina
Stephanie Laier (1) é a líder da pontuação |
As mulheres voltaram à ação no GP da República Checa. No sábado, sob chuva e muita lama a vitória ficou com Maria Franke, mas no domingo Livia Lancelot venceu a corrida para faturar o GP. Na classificação do campeonato a liderança continua com Stephanie Laier com 274 pontos, 39 a mais que Lancelot.
Livia Lancelot venceu o GP |
Resultados
Pos | Nr | Rider | Nat. | Bike | Race 1 | Race 2 | Total |
1 | 222 | Cairoli, Antonio | ITA | KTM | 22 | 25 | 47 |
2 | 25 | Desalle, Clement | BEL | Suz | 20 | 22 | 42 |
3 | 40 | Leok, Tanel | EST | Hon | 25 | 16 | 41 |
4 | 11 | Ramon, Steve | BEL | Suz | 15 | 20 | 35 |
5 | 2 | Nagl, Maximilian | GER | KTM | 16 | 18 | 34 |
6 | 19 | Philippaerts, David | ITA | Yam | 18 | 12 | 30 |
7 | 777 | Bobryshev, Evgeny | RUS | Hon | 12 | 14 | 26 |
8 | 22 | Goncalves, Rui | POR | KTM | 11 | 13 | 24 |
9 | 4 | Strijbos, Kevin | BEL | Suz | 5 | 15 | 20 |
10 | 6 | Coppins, Joshua | NZL | Aprilia | 8 | 11 | 19 |
11 | 24 | Church, Tom | GBR | CCM | 4 | 10 | 14 |
12 | 90 | Pourcel, Sebastien | FRA | Kaw | 14 | 0 | 14 |
13 | 331 | Aubin, Nicolas | FRA | Kaw | 13 | 0 | 13 |
14 | 9 | de Dycker, Ken | BEL | Yam | 10 | 0 | 10 |
15 | 15 | Bill, Julien | SUI | KTM | 0 | 9 | 9 |
16 | 120 | Soubeyras, Cedric | FRA | KTM | 6 | 3 | 9 |
17 | 8 | Swanepoel, Gareth | RSA | Hon | 9 | 0 | 9 |
18 | 702 | Albertson, Jimmy | USA | Hon | 0 | 8 | 8 |
19 | 52 | Walkner, Matthias | AUT | KTM | 0 | 7 | 7 |
20 | 7 | Barragan, Jonathan | ESP | Kaw | 7 | 0 | 7 |
21 | 36 | Bonini, Matteo | ITA | Yam | 0 | 6 | 6 |
22 | 71 | Sword, Stephen | GBR | CCM | 0 | 5 | 5 |
23 | 17 | Söderström, Tom | SWE | Yam | 0 | 4 | 4 |
24 | 14 | de Reuver, Marc | NED | Suz | 2 | 2 | 4 |
25 | 57 | Neugebauer, Filip | CZE | Kaw | 3 | 0 | 3 |
26 | 383 | Bellino, Mathias | FRA | KTM | 1 | 1 | 2 |
Pos | Nr | Rider | Nat. | Bike | Race 1 | Race 2 | Total |
1 | 1 | Musquin, Marvin | FRA | KTM | 22 | 25 | 47 |
2 | 94 | Roczen, Ken | GER | Suz | 25 | 22 | 47 |
3 | 21 | Paulin, Gautier | FRA | Yam | 15 | 20 | 35 |
4 | 89 | van Horebeek, Jeremy | BEL | Kaw | 18 | 16 | 34 |
5 | 11 | Simpson, Shaun | GBR | KTM | 16 | 15 | 31 |
6 | 23 | Tonus, Arnaud | SUI | Suz | 13 | 14 | 27 |
7 | 183 | Frossard, Steven | FRA | Kaw | 7 | 18 | 25 |
8 | 34 | Roelants, Joel | BEL | KTM | 12 | 12 | 24 |
9 | 338 | Osborne, Zach | USA | Yam | 10 | 13 | 23 |
10 | 151 | Kullas, Harri | FIN | Yam | 11 | 10 | 21 |
11 | 111 | Herlings, Jeffrey | NED | KTM | 20 | 0 | 20 |
12 | 181 | Michek, Martin | CZE | TM | 8 | 8 | 16 |
13 | 91 | Karro, Matiss | LAT | Suz | 9 | 6 | 15 |
14 | 77 | Lupino, Alessandro | ITA | Yam | 5 | 9 | 14 |
15 | 430 | Charlier, Christophe | FRA | Yam | 14 | 0 | 14 |
16 | 335 | Verbruggen, Dennis | BEL | KTM | 6 | 7 | 13 |
17 | 37 | Teillet, Valentin | FRA | KTM | 0 | 11 | 11 |
18 | 35 | Larsen, Nikolaj | DEN | Hon | 0 | 5 | 5 |
19 | 71 | Butron, Jose Antonio | ESP | Suz | 2 | 3 | 5 |
20 | 152 | Petrov, Petar | BUL | Hon | 0 | 4 | 4 |
21 | 22 | Delince, Jeremy | BEL | KTM | 4 | 0 | 4 |
22 | 75 | Triest, Nick | BEL | KTM | 1 | 2 | 3 |
23 | 25 | Coldenhoff, Glenn | NED | Yam | 3 | 0 | 3 |
24 | 36 | Ullrich, Dennis | GER | Hon | 0 | 1 | 1 |
Classificação Geral
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário