Pesquisar este blog

TCM

domingo, 16 de janeiro de 2011

Marc Coma é tricampeão do Rally Dakar entre as motos.

TCM - 16/01/2011.

Marc Coma conquista seu terceiro título no Rally Dakar
Foto: Divulgação ASO/ Maindru


Marc Coma é o grande campeão do Rally Dakar 2011 entre as motos. Líder da competição desde a quarta etapa, quando foi beneficiado por uma punição de 10 minutos de Cyril Despres, o espanhol apenas administrou sua boa vantagem ao longo da disputa para conseguir seu terceiro título do maior rali do mundo. Na última etapa o piloto terminou apenas em 5º, atrás, inclusive, do brasileiro Jean Azevedo, que conquistou um ótimo resultado ao finalizar a especial na 3ª posição.



O grande trunfo de Coma para conseguir mais um título para seu extenso currículo foi manter um desempenho regular durante todo o rali. Em treze etapas, o espanhol ficou entre os quatro primeiros em onze delas, sendo que, em cinco (3ª, 4ª, 8ª, 10ª e 12ª), saiu vitorioso da especial.

As únicas duas etapas em que não conseguiu um bom resultado foram a nona etapa, que teve a largada em linha e o piloto acabou errando na navegação com outros pilotos e acabou na nona colocação, e também na etapa que aconteceu neste sábado (15), já que, com o título do Dakar praticamente garantido, o piloto preferiu poupar-se e não forçou muito, completando em quinto com o tempo de 1h27min23.

No duelo com Despres, Coma disse que o mais importante foi manter o foco em sim mesmo. “Me manter focado foi essencial, então eu foquei no meu desempenho. Foi a única maneira de vencer”, disse. “Eu não pude baixar a minha guarda, nem mesmo por um segundo”. Também campão em 2006 e 2009 do Dakar, o espanhol destacou o clima tenso que cercou a disputa pelo título. “Esta vitória é resultado do trabalho duro, a recompensa de muitos anos e muita tensão nos últimos dias”, completou.

Última etapa - Na última prova da edição 2010 do maior rali do mundo, o grande vencedor foi o belga Frans Verhoeven. O piloto conseguiu um ótimo desempenho nos fim da espacial de 181 quilômetros, completando o percurso em 1h25min07, apenas cinco segundos a frente do português Helder Rodrigues (1h25min12).

Jean Azevedo foi o grande destaque na disputa. O brasileiro completou a especial na terceira colocação com o tempo de 1h25min26, apenas 19 segundos atrás do belga. Este foi o melhor resultado do piloto nacional no Rally Dakar 2011, e seu melhor resultado em especiais desde 2007.

Cyril Despres, único piloto que ainda tentava algo para tirar o título das mãos de Coma, não conseguiu manter um bom ritmo, terminando na quarta posição, com o tempo de 1h25min51. Apesar de não vencer o dia, o francês, campeão do Dakar 2010, manteve-se na segunda colocação geral da competição, levando para casa o vice (51h40min04).

“A última especial do Dakar é sempre diferente se você está na primeira colocação ou se você está na segunda colocação. No primeiro caso, você quer que ela seja menor; no segundo, você quer que ela seja maior. Mas, de qualquer forma, o sentimento de completar o maior rali do mundo sempre é bom, principalmente aqui onde as pessoas lhe dão as boas vindas. Estou triste por não ter feito melhor, mas, desta vez, eu não poderia ter feito nada melhor. Cometi alguns erros. Dois em especial me trouxeram grandes consequências”, disse Despres.

O chileno Francisco "Chaleco" Lopez enfrentou problemas elétricos em sua moto durante toda a especial. Ele acabou sendo rebocado por Alain Duclos para conseguir completar a especial. Mas os problemas custaram caro, e ele perdeu a terceira posição na classificação geral para o português Helder Rodrigues.

Classificação - Confira os resultados da 13ª especial do Dakar e também a classificação final entre as motos:

13ª Etapa
1. Frans Verhoeven – 1h25min07
2. Helder Rodrigues – 1h25min12
3. Jean Azevedo - 1h25min26
4. Cyril Despres – 1h25min51
5. Marc Coma – 1h27min23

Geral Acumulado
1. Marc Coma – 51h25min00
2. Cyril Despres– 51h40min04
3. Helder Rodrigues – 53h05min20
4. Francisco Lopez Contardo - 53h34min45
5. Juan Pedrero Garcia – 54h32min03



Por Readação Webventure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário