Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 31 de março de 2011

ABERTURA DO MUNDIAL DE ENDURO 2011.

TCM - 31/03/2011.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.



Neste fim de semana 02-03/04 tem início a temporada 2011 do Campeonato Mundial de Enduro, na cidade de Ponts na Espanha. no dia 09-10 será realizada a 2ª etapa em Portugal na cidade de Vale de Cambra.

Mais um grande campeonato que se inicia, promessa de grande espetáculo e belas disputas, é o que podemos esperar em mais esta temporada.

Abaixo um resumo dos candidatos ao título e principais participantes nas diversas classes.


Classe E1

A Finlândia apresenta este ano 3 pilotos capazes de lutar pelo título na classe E1. Grande rival de Meo no ano passado, Eero Remes, parte como um dos favoritos.Caso o piloto evolua sua pilotagem nos Extreme Test´s, a sua maior dificuldade, o finlandês poderá devolver o título à KTM, uma marca que a fábrica austríaca não conquista nesta classe desde 2007 com o piloto Juha Salminen.

Eero Remes
Mas a Husqvarna não vai querer entregar o título de 2010 e para manter-lo conta com os dois compatriotas de Remes, que podem fazer a diferença em 2011. Matti Seistola e Juha Salminen.

Matti terminou a 2ª prova do campeonato italiano 2011 em 2º na geral, atrás de Johnny Aubert, mostrando que está em grande forma. Já Salminen dispensa apresentações. 7 títulos mundiais e a motivação necessária após a mudança de equipe e motocicleta no final de 2010, podem levar o finlandês a destacar-se de Eriksson e Tiainen e tornar-se o piloto com mais títulos na história do enduro.

Juha Salminen
A França é a nação que pode evitar que o título siga para o país nórdico. Nicolas Deparrois continua na Kawasaki e apresenta a sua consistência como maior triunfo.

Julien Gauthier conta com o total apoio da TM para conquistar pódios e baralhar as contas.

Rodrig Thain na HM Honda, conta com a sua experiência e rapidez para desempenhar um papel importante na história da E1 em 2011.

A Sherco continua a evoluir e tem Fabien Planet como o seu piloto número um para levar a marca mais longe.

No meio de Finlandeses e Franceses, surge o italiano Thomas Oldrati. O campeão júnior em 2008 está cada vez mais rápido e talento não lhe falta para ser o futuro campeão na E1.

Lorenzo Santolino, Marc Bourgeois e o nosso Paulo Felícia são três jovens pilotos que têm pela frente mais um ano para evoluírem e aproximarem-se dos melhores da classe.


Classe E2

Johnny Aubert
Tradicionalmente considerada a classe principal do EWC, a classe E2 tem no entanto menos nomes em destaque do que é habitual. As saídas de Ahola, Salminen, Oldrati, Thain, Ljungreen e mesmo Tarkkala tirou um pouco o brilha da categoria, mas ainda assim a classe não será menos interessante de se seguir, pois Johnny Aubert e Antoine Meo resolveram competir juntos novamente e irão certamente reeditar a grande luta que tiveram no ano passado na classe E1.

Antoine Meo.
Ivan Cervantes é a terceira grande estrela desta classe. Agora aos comandos da Gas Gas, "El Torito" está cada vez mais rápido e tentará dificultar as coisas aos dois franceses.

O campeão de MX3, Pierre Renet, agora oficial Husaberg, será também um piloto interessante de se seguir e vai lutar certamente pelos lugares do pódio.

O mesmo se poderá dizer de Cristobal Guerrero. O piloto espanhol passou para a KTM e já venceu a primeira prova do campeonato espanhol de enduro à frente de grandes estrelas…mas Meo e Aubert estão no campeonato italiano. Será que o espanhol tem ritmo para eles?

Simone Albergoni é outro piloto cuja rapidez é suficiente para vencer provas. Porém tem-lhe faltado aquele extra que faz os campeões. Será diferente em 2011?

Numa segunda linha temos outros excelentes pilotos que estarão regularemente no top10. São eles o nosso Gonçalo Reis, agora piloto oficial Honda HM Zanardo, Mike Hartmann, Hans Vogels, Jordan Curvalle, François Goblet, Aaron Bernardez e Andrea Fossati.


Classe E3

Knight Vs Ahola, este poderá ser o duelo do ano. Mika Ahola está invicto à quatro temporadas e venceu os grandes Cervantes, Aubert, Salminen e Antoine Meo até chegar à classe cujo título faltava no seu currículo.

 Mika Ahola
Mas o Finlandês terá pela frente um gigante e é ele David Knight. O piloto da Ilha de Man é um mestre a conduzir a sua potente 530 e não será fácil de derrubar…

David Knight
Porém, há mais dois pilotos que poderão intrometer-se nesta luta de titãs e eles são Christophe Nambotin e Sébastien Guillaume. Com algum azar nos últimos tempos, os dois franceses vão tentar tudo por tudo para conquistar vitórias durante o ano.

Depois temos a Husaberg, com Oriol Mena e Joakim Ljungreen, dois excelentes pilotos que estão perto de atingir aquele nível que os tornará candidatos ao título em qualquer classe em que estejam presentes.

Mais pilotos animarão esta classe, pois talento é algo que não falta no EWC. São eles Marcus Kehr, Alessandro Botturi, Alex Salvini, Fábio Mossini, Maurizio Micheluz com a sua Fantic 300, bem como os espanhóis Viladoms e Figueras.

Taddy Blazusiak
O atual Bi-Campeão de Enduro Indoor, Tadeuz Blazusiak também estará presente nas três primeiras provas, na classe E3.


Vale destacar ainda a presença do português Luís Oliveira na classe Youth Cup (ver notícia). O piloto irá disputar a sua primeira temporada no mundial e este ano será de aprendizagem e de evolução, mas Oliveirinha não deixará de provocar uns amargos de boca aos seus adversários quando tiver oportunidade.

Motivos mais do que válidos para irmos todos a Vale de Cambra, organizada pelo incansável pessoal do Sport Clube de Cambra, assistir ao espectáculo do mundial!



Vídeo: Melhores momentos temporada 2010.



Fonte: enduroportugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário