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sexta-feira, 4 de março de 2011

Rally Internacional dos Sertões deixa Campeonato Mundial.

TCM - 04/03/2011.
Postado pro: Luciano Poeys - TCM.


Competição continua fazendo parte do calendário da FIM, mas sem contar pontos para o mundial

Prova não contará mais pontos para a competição organizada pela Federação Internacional de Motociclismo
Redação MotoX.com.br - Foto: Marcelo Maragni.

O Rally Internacional dos Sertões não fará mais parte do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. Segundo a Dunas Race, organizadora da prova, a decisão foi tomada pela própria empresa, por não concordar com algumas obrigatoriedades impostas pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). A competição, que este ano será realizada entre os dias 9 e 20 de agosto, fez história, principalmente por contar com a maioria de participantes do Brasil e da América Latina, mas sempre teve a presença de nomes importantes do cenário internacional como o francês Cyril Despres e o espanhol Marc Coma, entre as motos, e equipes oficiais da alemã Volkswagen entre os carros.

Veja também: Relembre o resultado final da mais recente edição do Sertões

Segundo o vice-presidente de marketing da Dunas Race, Lucas Moraes, esta resolução não afetará em nada o sucesso da próxima edição. "Outros ralis do gênero precisam do reforço de competições internacionais para sobreviver. O Rally dos Sertões, ao longo dos 19 anos de existência, se consolidou como um evento forte e independente", destacou.

Para ele, a participação de pilotos de outros continentes não ficará comprometida. "Mesmo sem contar pontos para o Mundial, sabemos que ainda teremos competidores de outros continentes. Isso por que o Sertões está estabelecido como uma das provas mais completas e organizadas do mundo, sem falar no alto nível técnico do desafio, que para muitos é o maior do mundo", completou Lucas.

Apesar de ter se retirado do Campeonato Mundial, o Rally dos Sertões ainda soma pontos para os campeonatos Sertões Series e Brasileiro de Rally Cross Country da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo, válida para carros e caminhões) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo, válida para motos e quadriciclos) e ainda faz parte do calendário oficial da FIM, só que sem contar pontos.

Para a Dunas, a principal insatisfação era o fato de que os competidores nacionais tinham obrigatoriamente que largar todos os dias atrás daqueles que participavam do Mundial, independente do resultado em cada etapa. "Isso chegou a desmotivar alguns pilotos nacionais. Portanto, acreditamos que nossa resolução irá valorizar ainda mais os competidores latino-americanos, nosso público-alvo em 2011", disse o dirigente.

Outra novidade planejada pela Dunas é a criação de uma categoria feita especialmente para aqueles que tem idade superior aos 45 anos, com o objetivo de incentivar pilotos veteranos a participarem da competição.

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