Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

BMW vende Husqvarna para Pierer Industries AG

TCM - 01/02/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.

Grupo austríaco é o novo dono da marca de origem sueca
Redação MotoX.com.br - Lucídio Arruda


Husqvarna TE310R





















A matriz do grupo BMW divulgou hoje a venda por valores não revelados da subsidiária Husqvarna para a Pierer Industries AG. O negócio ainda está sujeito à aprovação das autoridades anti-truste na Europa.

E quem é Pierer Industries AG? É propriedade de Stefan Pierer CEO da KTM - um dos sócios majoritários da marca austríaca ao lado da indiana Bajaj - que passa a deter 100% das ações da Husqvarna. Segundo fontes internacionais, o controle será transferido à KTM assim que a transação seja finalizada.

A notícia soou como surpresa na visão de muitos analistas visto o montante investido pela BMW no desenvolvimento de novos produtos Husqvarna recentemente.

Marca centenária

A Husqvarna iniciou a produção de motocicletas em 1903. Em seus primórdios produziu motocicletas street, mas ficou famosa décadas mais tarde pelas motocicletas foras de estrada que conquistaram diversos títulos no Mundial de Motocross e Mundial de Enduro.

Em 1987, a divisão de motocicletas foi vendida para o grupo italiano MV Agusta Motor, dono da Cagiva. A braço das não menos famosas motoserras seguiu seu caminho independente. Na época um grupo de engenheiros dissidentes lançou a Husaberg, mais tarde adquirida também pela KTM.

Em 2007, a Husqvarna Motocicletas foi adquirida pelo grupo BMW por estimados 93 milhões de Euros.

Reflexos no Brasil
O reflexo imediato, publicado pelo portal G1, foi o anúncio do cancelamento pela BMW do Brasil de todas as operações da Husqvarna no mercado nacional. Recentemente a marca anunciou o lançamento da TE477, Nuda 900 e Nuda 900R, que seriam montadas em Manaus, e da TE310R que viria importada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário