Pesquisar este blog

TCM

domingo, 28 de abril de 2013

AMA SX 2013 - 16ª ETAPA - Salt Lake City.

TCM - 28/04/2013.
Por: Luciano Poeys - TCM.
Fotos: supercross.com

A 16ª etapa do AMA Supercross, foi realizada neste sábado 27/04/2013 em Salt Lake City,  University of Utah's Rice-Eccles Stadium, todos estavam de olho na performance de Ryan Villopoto, pois o piloto Kawasaki poderá conquistar pelo 3º ano consecutivo o título da competição, de olho também na conferência Oeste com a disputa pela liderança entre Ken Roczen e o atual campeão Eli Tomac.

Somente três outros pilotos (Hannah, McGrath, Carmichael) conquistaram três títulos consecutivos na história do AMA Supercross.


250 West Qualifying, Ken Roczen foi o mais rápido com o tempo de 48,48 sec., Martin Davalos foi o segundo com 48.89, seguidos por Jason Anderson 49 sec., Zach Osborne 49,11, Ryan Sypes 49,44, cole Seely 49,53, Malcoln Stewart 49,59, Christian Craig 49,84, Kyle Cunningham 50 sec e Eli Tomac 50,1 fecham os dez mais rápidos entre os 46 pilotos que disputarão a etapa.

Ken Roczen

450 SX Qualifying,  Davi Millsaps marcou a volta mais rápida com 47,46, em segundo Ryan Dungey bem próximo com 47,73 segundos. Ryan Villopoto foi o terceiro - 48,47 segundos., seguidos por Trey Canard - 48.52. Justin Barcia - 48.56, Justin Brayton 48.67, Josh Hill 48,85, Broc Tickle 48.99, Ben Lamay 49.01, Chad Reed foi o décimo entre os 40 pilotos com o tempo de 49.26.

Davi Millsaps.

250 West Heat 1 Martin Davalos #40, faz o holeshot, e ele é seguido por Zach Osborne. Eli Tomac cai na primeira curva, mas  no final da primeira volta já aparece em décimo.

A pista estava bem seca hoje cedo, mas agora está em perfeitas condições. A elevada altitude de Salt Lake City e a baixa umidade faz a pista secar rapidamente.

Na metade da prova a classificação é aseguinte,  Davalos é o líder, Osborne vem em segundo, e Joey Savatgy (#176 KTM) é o  terceiro. Tomac subiu para o quinto lugar!

Final, Martin Davalos vence com Zach Osborne em segundo. Joey Savatgy em terceiro. E Eli Tomac em quinto.


Martin Davalos.
250 West Heat 2 - o piloto Rockstar Energy Suzuki, Jason Anderson faz o holeshot, com Malcoln Stewart em segundo e Tyla Rattray em terceiro, queda do líder do campeonato, o alemão Ken Roczen vai para o chão ele largou no meio do bolo e na tentativa de recuperar posições toca a roda dianteira de sua KTM na roda traseira da Kawasaki de Tyler Bereman, mas quem assume a liderança da prova é Malcolm Stewart (# 32 KTM).

Chegamos a metade da prova e a liderança continua com Malcolm Stewart, Jason Anderson vem em segundo lugar, e Tyla Rattray em terceiro. Ken Roczen erra nas costelas devido a queda do piloto Suzuki Shawn Rhinehart, ele sai da pista e retorna a prova apenasem 17º lugar, mas ele sai da pista e vai em direção do pit da KTM, pega seu mecânico e ambos retornam para o box da equipe, abandonando a prova.

Malcolm Stewart (o irmão de James Stewart ) está prestes a vencer sua primeira prova no AMA Supercross! Ele conquista a vitória na Heat das 250 Oeste! Jason Anderson fica  com segundo lugar, Tyla Rattray em terceiro. Ken Roczen vai disputar a LCQ ...


Malcolm Stewart

450 SX Heat 1 - Ryan Dungey da KTM RedBull assume a liderança da prova. Trey Canard vem em segundo ...

No final da primeira volta,  Dungey, Canard, Andrew Short, Broc Tickle, Chad Reed, Vince Friese, Weston Peick, e Justin Brayton.

Na metade da prova, a liderança continua com Dungey, Canard em segundo, em terceiro Short, seguidos por Broc Tickle e Weston Peick. Chad Reed está parado na pista, ele olha para baixo em direção à parte inferior do motor de sua moto e retorna na 15ª posição.

Ryan Dungey vence! O segundo lugar vai para Trey Canard. O terceiro é Andrew Short.  Na sequência Tickle, Peick e Brayton. Reedy termina em 19º e terá que participar da LCQ também.

Ryan Dungey

450 SX Heat 2 - os dois primeiros na classificação do campeonato Ryan Villopoto  vem em primeiro, Davi Millsaps em segundo. Na volta seguinte Millsaps ultrapassa Villopoto! Na Terceiro e quarta posições aparecem Josh Hill e Justin Barcia.

Millsaps abre vantagen para  Villopoto. Millsaps marca a volta mais rápida da noite com o tempo de 46,6 segundos.

Davi Millsaps vence. Ryan Villopoto fica em segundo. Josh Hill leva  o terceiro e Justin Barcia termina em quarto lugar.

250 LCQ - dramático o início da corrida. Kenny Roczen, que lidera a 250 West, cai na primeira curva com um monte de outros pilotos. O líder é Topher Ingalls (91 da Honda).

É difícil de acreditar, mas no final da segunda volta Roczen já é o terceiro! Ele tem que  terminar pelo menos em segundo para classificar-se para o evento principal ...

Uma volta para o término da bateria e Travis Baker tem a liderança. Ingalls é o segundo. Roczen é cerca de cinco segundos atrás de Ingalls.

Vitória de Travis Baker, Ingalls em segundo e Roczen em terceiro.

Ken Roczen não classifica-se para o 250 Main Event! 

450 LCQ - Chad Reed vence com Cody Gilmore #374 Kawasaki em segundo.

Main Event's:

250 West Main Event -  Se Tomac terminar em terceiro no geral, ele e Roczen estarão empatados em pontos indo para a decisão do título em Las Vegas. Se Tomac ficar em segundo lugar, ele abrirá vantagem de dois pontos para Roczen. Se Tomac vencer, ele vai abrir vantagem de cinco pontos sobre Roczen.

O líder é Zach Osborne (Honda 338). Eli Tomac está em segundo lugar. Jason Anderson é o terceiro.

Segunda volta Jason Anderson passa Tomac e vai a trás de Osborne, Tomac erra e perde a 3ª posição para Seely, Anderson passa Osborne e assume a liderança. Em seguida, Cole Seely (Honda 43) passa Osborne e assume o segundo lugar!

Jason Anderson lidera, Cole Seely em segundo. Zach Osborne é o terceiro, e Eli Tomac é o quarto e Malcolm Stewart em 5º. Será que a tática de equipe pois (Osborne e Tomac são companheiros de equipe  pela Honda GEICO) entrou em jogo?

Volta nº 5 - Tomac aparenta ter dificuldades na pista principalmente nas sessões de costela ele é ultrapassado por Martin Davalos. Davalos  passa por Osborne. Faltando cinco voltas o líder é Anderson, Seely, Davalos, Osborne, Tomac e Kyle Cunningham.

Ken Roczen, mesmo não disputando esse evento, ainda pode ir para Las Vegas como líder na classificação geral. Tomac continua a cometer erros nas costelas e perde mais três posições, seu tempo em volta gira em dois segundo mais lento do que o líder.

Volta nº 10 Jason Anderson é o líder, ele poderá vencer a seu primeiro Main Event nas 250? Em seguida, Cole Seely é o segundo, Martin Davalos em terceiro. Malcolm Stewart subiu para a quarta posição! Logo após Zach Osborne, Ryan Sipes, Kyle Cunningham, Christian Craig e Eli Tomac em nono.

Bandeira quadriculada e Jason Anderson (#21 Rockstar Suzuki) vence seu primeiro Main Event nas 250 SX! Cole Seely termina em segundo. Martin Davalos em terceiro. Eli Tomac na sexta posição. Com o resultado de Tomac, Ken Roczen ainda lidera o campeonato indo para a final com 5 pontos de vantagem para a final em Las Vegas no próximo sábado à noite! 

Jason Anderson

450 Supercross Main Event - Ryan Dungey faz o holeshot mas na terceira curva, Ryan Villopto assume liderança! No final da primeira volta, Davi Millsaps é o terceiro.

Millsaps e Dungey são os únicos que podem adiar o título antecipado de Villopoto e levar a decissão para Las Vegas. Millsaps passe Dungey.

Volta nº 5 - Villopoto lidera Millsaps vem 2,5 segundos atrás. Dungey vem dois segundos atrás de Millsaps. Se as posições continuarem desta forma, Ryan Villopoto vencerá a corrida, o campeonato e fazer história.

Metade da prova, eles começas a pegar retardatários. Villopoto ainda lidera mas Millsaps começa a pressiona-lo.

Final dramática - faltando três voltas, Villopoto lidera, Millsaps pressiona, Dungey logo atrás dele.


Ryan Villopoto

Última volta, Millsaps pressiona, a vantagem caiu para 0,5 segundos mas Ryan Villopoto vence a corrida, e conquista o AMA Monster Energy Championship Series 2013, seu terceiro consecutivo! 

RV disse após a corrida "Ganhar o campeonato é irreal. É incrível, especialmente três vezes consecutivas. Começamos a temporada com dificuldades - Quero agradecer a todos, especialmente a minha esposa, o meu treinador, minha mãe e meu pai,  e toda a minha equipe . "

Villopoto e sua equipe.

Videos com as finais da 16ª etapa do AMA SX 2013 disputadas em Salt Lake City nesta noite de sábado 27/04/2013.

Main event 450 SX.

Main event 250 Oeste.




Resutados:

250 West Main Event:
  1. Jason Anderson - SUZ
  2. Cole Seely - HON
  3. Martin Davalos - KAW
  4. Malcolm Stewart - KTM
  5. Christian Craig - HON
  6. Eli Tomac - HON
  7. Ryan Sipes - SUZ
  8. Tyla Rattray - KAW
  9. Joey Savatgy - KTM
  10. Travis Baker - YAM
  11. Kyle Cunningham - YAM
  12. Zach Osborne - HON
  13. Dakota Tedder - KAW
  14. Topher Ingalls - HON
  15. Scott Champion - HON
  16. Tyler Bereman - KAW
  17. Casey Hinson - HON
  18. Ross Johnson - HON
  19. Austin Politelli - HON
  20. Bracken Hall - HON
250 West classificação geral:
  1. Ken Roczen - 163
  2. Eli Tomac - 158
  3. Cole Seely - 135
  4. Jason Anderson - 124
  5. Martin Davalos - 114
  6. Zach Osborne - 111
  7. Kyle Cunningham - 96
  8. Christian Craig - 87
  9. Tyla Rattray - 87
  10. Joey Savatgy - 87
  11. Malcolm Stewart - 74
  12. Austin Politelli - 74
  13. Travis Baker - 70
  14. Jessy Nelson - 60
  15. Ryan Sipes - 59
  16. Max Anstie - 38
450 SX Main Event:
  1. Ryan Villopoto - KAW
  2. Davi Millsaps - SUZ
  3. Ryan Dungey - KTM
  4. Trey Canard - HON
  5. Justin Barcia - HON
  6. Justin Brayton - YAM
  7. Josh Hill - SUZ
  8. Andrew Short - KTM
  9. Weston Peick - SUZ
  10. Chad Reed - HON
  11. Broc Tickle - SUZ
  12. Ben Lamay - YAM
  13. Jake Weimer - KAW
  14. Rob Kiniry - YAM
  15. Phil Nicoletti - YAM
  16. Vince Friese - HON
  17. Chris Blose - YAM
  18. Cody Gilmore - KAW
  19. A Enticknap - HON
  20. K Partridge - HON
450 SX classificação geral:
  1. Ryan Villopoto - 346
  2. Davi Millsaps - 318
  3. Ryan Dungey - 315
  4. Justin Barcia - 261
  5. Chad Reed - 224
  6. Trey Canard - 220
  7. Andrew Short - 202
  8. Justin Brayton - 177
  9. James Stewart - 174
  10. Broc Tickle - 165
  11. Jake Weimer - 139
  12. Matt Goerke - 139
  13. Mike Alessi - 107
  14. Weston Peick - 91
  15. Josh Hill - 86
  16. Robert Kiniry - 57
  17. Eli Tomac - 52
  18. Phil Nicoletti - 48
  19. Vince Friese - 45
  20. Chris Blose - 44

Nenhum comentário:

Postar um comentário