Pesquisar este blog

TCM

terça-feira, 23 de abril de 2013

Gautier Paulin quebra sequência de vitórias de Cairoli no Mundial de Motocross,

TCM - 23/04/2013.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.


Na MX2 Jeffrey Herlings continua imbatível vencendo mais uma vez as duas baterias

Sevlievo na Bulgária recebeu a 5ª etapa do Mundial de Motocross
Piloto francês repete o resultado de 2012 e vence mais uma vez a categoria MX1 na Bulgária, prova válida pela quinta etapa do Campeonato Mundial de Motocross. Depois da quarta posição na primeira bateria, Cairoli venceu a prova seguinte garantindo a segunda colocação geral da etapa com Clement Desalle em terceiro. Jeffrey Herlings manteve a invencibilidade na MX2 faturando novamente as duas baterias e mais uma vez seguido por seu companheiro de equipe, Jordi Tixier. O italiano Alessandro Lupino foi o terceiro colocado, conquistando o primeiro pódio de sua carreira no Mundial.

MX1

Gautier Paulin - Foto: Kawasaki Racing

Gautier Paulin obteve a primeira vitória geral da temporada para a Kawasaki Racing Team. O piloto francês venceu no circuito búlgaro pela segunda vez consecutiva, depois de dominar a prova de classificação de sábado e também assegurar a primeira colocação na bateria inicial da MX1. Na prova seguinte, foi o segundo atrás apenas de Cairoli e mesmo sem conseguir ultrapassá-lo, ficou satisfeito por poder andar perto e no mesmo ritmo do italiano por toda a prova. O resultado motivou Paulin a trabalhar ainda mais para tentar deter a liderança do italiano e continuar brigando pelo título, principalmente agora que o francês subiu para a segunda colocação na pontuação do campeonato.

Mesmo sem um bom resultado na corrida de classificação, Antonio Cairoli conseguiu andar melhor no domingo para garantir a segunda colocação geral da etapa. Na primeira prova o italiano largou bem mas na primeira curva foi empurrado para o lado de fora da curva por Max Nagl, caindo para a sétima posição. Cairoli andou a primeira metade da prova atrás de Nagl, mas uma vez que conseguiu a ultrapassagem logo alcançou Tommy Searle para brigar pelo quarto posto e garantir a posição. Com mais uma boa largada na bateria seguinte, se colocou na segunda posição atrás de Paulin para rapidamente superar o francês e liderar a prova até a bandeirada final.

Antonio Cairoli - Foto: Ray Archer / KTM Images

Este final de semana contou com o retorno de Clement Desalle ao pódio depois de ficar em terceiro nas duas provas. O piloto Rockstar Energy Suzuki World largou bem em ambas as baterias e precisou brigar bastante com seu companheiro de equipe, Kevin Strijbos, para conseguir chegar ao pódio. Enquanto na primeira corrida Desalle cometeu vários erros que não o deixaram superar Strijbos, na segunda o belga conseguiu terminar a frente, garantindo a terceira colocação.

Empatado na soma de pontos das duas baterias com seu companheiro Desalle, Kevin Strijbos ficou de fora do pódio apenas pelo resultado pior na segunda bateria. Mesmo assim se mostrou bastante satisfeito pela terceira posição na primeira bateria. Por outro lado a corrida seguinte foi um pouco frustrante para Strijbos, pois um problema em seus óculos não o deixou brigar pela terceira colocação na prova, já que toda vez que se aproximava de Desalle entrava muita areia em seus olhos.

Para Jeremy Van Horebeek o GP da Bulgária lhe deu seu melhor resultado na temporada, com a quinta colocação. O belga iniciou a primeira prova apenas em oitavo, passando a maior parte da bateria atrás de David Philippaerts, mas conseguiu diminuir a diferença nas voltas finais para superar o italiano e terminar coma sétima colocação. Na segunda corrida, Horebeek largou melhor e vinha em uma confortável quinta posição quando foi surpreendido por Ken De Dycker que o superou, deixando piloto da Kawasaki Racing Team na sexta posição.

Clement Desalle - Foto: Suzuki Racing

Tommy Searle começou a primeira bateria na terceira posição, mas perdeu a posição para Desalle depois de algumas voltas. O britânico fez de tudo para manter a posição mas não conseguiu deter o avanço de Cairoli que lhe roubou a quarta colocação. Com um início um pouco mais complicado na segunda prova, Searle vinha em sétimo e quando tentava superar Horebeek, acabou errando e caindo para a 15ª posição. No final, o piloto Kawasaki terminou com a oitava posição, que lhe deu o sexto posto geral da etapa.

Não foi um final de semana fácil para Ken De Dycker que sofreu com más largadas, conseguindo terminar a prova inicial apenas na nona posição. Na bateria seguinte fez uma incrível prova de recuperação, subindo da 11ª para a quinta posição e ficando com a sétima colocação da etapa. Seu prejuízo maior foi na classificação do campeonato, caindo da segunda para a quarta colocação mas em condições de se recuperar já que está apenas 6 pontos atrás do terceiro. David Philippaerts ficou com a oitava colocação da etapa seguido por Max Nagl em nono e Davide Guarneri completando os dez primeiros na MX1 do GP Belga.

MX2

Jeffrey Herlings - Foto: Ray Archer / KTM Images

Além de se manter invicto no campeonato vencendo todas as baterias até o momento, Jeffrey Herlings ficou muito satisfeito pois foi a primeira vez nos nove anos que disputa o Mundial, que consegue vencer na Bulgária. Mais uma vez o holandês impôs um ritmo muito superior ao de seus adversários para vencer a primeira bateria com uma vantagem de 25 segundos sobre Jordi Tixier. Na segunda prova sua superioridade foi ainda maior, ao receber a bandeirada de chegada com 40s na frente. Na coletiva de imprensa Herlings admitiu que sua base de comparação são os tempos da classe MX1 e seu principal objetivo no momento é continuar melhorando sua velocidade a cada corrida.

Companheiro de Herlings na equipe Red Bull KTM Factory Racing, Jordi Tixier conseguiu duas excelentes largadas, chegando a liderar as seis primeiras voltas da bateria inicial, mas uma vez superado por Herlings nada pôde fazer para dar o troco. Na segunda corrida Tixier foi forçado a fazer a primeira curva mais aberta perdendo a chance de fazer mais um holeshot. Mesmo assim o jovem piloto francês alcançou a segunda posição ainda na primeira volta para tentar seguir a mesma linha de Herlings. Tixier conseguiu acompanhar o líder durante as primeiras voltas mas foi impossível se aproximar e com isto, preferiu não se arriscar e garantir a segunda colocação, mantendo uma distância confortável para o terceiro colocado.

Jordi Tixier - Foto: Ray Archer / KTM Images

Foi um grande dia para Alessandro Lupino que foi oitavo e terceiro nas baterias, conquistando seu primeiro pódio na classe MX2. O piloto da equipe CLS MX2 Kawasaki Monster Energy Pro Circuit competiu com duas costelas quebradas decorrentes de uma queda na etapa anterior em Arco di Trento, mas declarou que nem lembrou das dores enquanto andava em terceiro na segunda prova. Quando cruzou a linha de chegada o italiano não sabia que havia conquistado o pódio e foi só quando viu seu compatriota Cairoli esperando por ele na saída da pista, é que 'caiu a ficha' do resultado que havia conquistado. Visivelmente emocionado na coletiva de imprensa ao relembrar estes momentos, Lupino declarou que continuará trabalhando duro para repetir o pódio nas próximas etapas que virão.

José Butrón andou mais uma vez para chegar ao pódio, mas o espanhol acabou a etapa na quarta colocação, apenas um ponto atrás de Lupino. Na primeira prova Butrón começou na frente mas fechou a primeira volta em terceiro e após sete voltas, não conseguiu manter o ritmo e foi superado por Valentin Teillet. A bateria seguinte contou com mais uma boa largada de Butrón, mas passado o primeiro terço de prova o espanhol sentiu o cansaço conseguindo terminar apenas em sétimo.

Alessandro Lupino - Foto: Kawasaki Racing

Max Anstie fez uma excelente recuperação na primeira corrida da MX2 depois de largar em 21º e concluir a prova na 9ª colocação. Na bateria seguinte Anstie não conseguiu largar no grupo da frente mais uma vez, mas na sexta volta já aparecia na quarta posição e mesmo depois de várias tentativas não conseguiu superar Lupino, mantendo o quarto posto, que lhe deu a quinta colocação na etapa.

Christophe Charlier ficou satisfeito com sua segunda prova ao largar em 13º e chegar em quinto. Suas largadas ainda o deixam desanimado, pois largar no pelotão intermediário não tem deixado o francês alcançar seu principal objetivo, que é o pódio. O piloto oficial Yamaha foi o sexto colocado seguido por Glenn Coldenhoff e Dean Ferris.

Resultados

MX1 - Classificação Geral da Etapa
1. Gautier Paulin (FRA, Kawasaki)
2. Antonio Cairoli (ITA, KTM)
3. Clement Desalle (BEL, Suzuki)
4. Kevin Strijbos (BEL, Suzuki)
5. Jeremy van Horebeek (BEL, Kawasaki)
6. Tommy Searle (GBR, Kawasaki)
7. Ken de Dycker (BEL, KTM)
8. David Philippaerts (ITA, Honda)
9. Maximilian Nagl (GER, Honda)
10. Davide Guarneri (ITA, KTM)

MX1 - Classificação do Campeonato após 5 etapas
1. Antonio Cairoli (ITA, KTM), 235 pontos
2. Gautier Paulin (FRA, Kawasaki), 195
3. Clement Desalle (BEL, Suzuki), 189
4. Ken de Dycker (BEL, KTM), 183
5. Kevin Strijbos (BEL, Suzuki), 160
6. Tommy Searle (GBR, Kawasaki), 147
7. Rui Gonçalves (POR, KTM), 109
8. Maximilian Nagl (GER, Honda), 100
9. Xavier Boog (FRA, KTM), 90
10. Evgeny Bobryshev (RUS, Honda), 87

MX1 - Mundial de Construtores após 5 etapas
1. KTM, 240 pontos
2. Suzuki, 199
3. Kawasaki, 195
4. Honda, 156
5. Yamaha, 85
6. TM, 72

MX2 - Classificação Geral da Etapa
1. Jeffrey Herlings (NED, KTM)
2. Jordi Tixier (FRA, KTM)
3. Alessandro Lupino (ITA, Kawasaki)
4. José Butrón (ESP, KTM)
5. Max Anstie (GBR, Suzuki)
6. Christophe Charlier (FRA, Yamaha)
7. Glenn Coldenhoff (NED, KTM)
8. Dean Ferris (AUS, Yamaha)
9. Jake Nicholls (GBR, KTM)
10. Valentin Teillet (FRA, Kawasaki)

MX2 - Classificação do Campeonato após 5 etapas
1. Jeffrey Herlings (NED, KTM), 250 pontos
2. Jordi Tixier (FRA, KTM), 185
3. Glenn Coldenhoff (NED, KTM), 157
4. José Butrón (ESP, KTM), 143
5. Christophe Charlier (FRA, Yamaha), 137
6. Max Anstie (GBR, Suzuki), 128
7. Dean Ferris (AUS, Yamaha), 115
8. Alessandro Lupino (ITA, Kawasaki), 109
9. Jake Nicholls (GBR, KTM), 104
10. Romain Febvre (FRA, KTM), 98

MX2 - Mundial de Construtores após 5 etapas
1. KTM, 250 pontos
2. Yamaha, 173
3. Suzuki, 150
4. Kawasaki, 130
5. Honda, 84
6. TM, 21
7. Husqvarna, 1

Redação MX Racing - Por: Renato 'Renas' Fernandes - Fonte: YouthStream

Vídeo; melhores momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário