TCM - 05/01/2014.
Por: Luciano Poeys - TCM.
Fotos: Lutes - http://motocross.transworld.net
A equipe Red Bull KTM nas 450 e Rockstar Energy KTM nas 250, fizeram a festa na primeira etapa do campeonato 2014.
Fotos: Lutes - http://motocross.transworld.net
A equipe Red Bull KTM nas 450 e Rockstar Energy KTM nas 250, fizeram a festa na primeira etapa do campeonato 2014.
O Monster Energy Supercross Series 2014 começou mostrando que será um ano cheio de emoções. A primeira etapa foi realizada no Angel Stadium, em Anaheim, no Estado da Califórnia.
Um novo formato de corrida onde mudo-se a forma de classificação para o Main Event da categoria 450. Os quatro primeiros de cada classificatória (Heat 1 e Heat 2), classificam-se direto para as finais. Depois nas semifinais, classificam-se mais cinco pilotos de cada, e mais quatro pilotos saem da Last Chance (repescagem), completando os 22 lugares no gate para a final (Main Event).
Um novo formato de corrida onde mudo-se a forma de classificação para o Main Event da categoria 450. Os quatro primeiros de cada classificatória (Heat 1 e Heat 2), classificam-se direto para as finais. Depois nas semifinais, classificam-se mais cinco pilotos de cada, e mais quatro pilotos saem da Last Chance (repescagem), completando os 22 lugares no gate para a final (Main Event).
Na categoria 250, praticamente igual ao ano passado, com Heat 1 e 2 + Last Chance. A única mudança é que agora sobem os quatro pilotos da Last Chance.
450 Supercross Class
Na Heat 1 vitória de, Mike Alessi (Smartop/MotoConcepts Racing MCR450) com Ryan Villopoto, Josh Grant e Justin Brayton classificando-se direto para a final. Na segunda, Justin Barcia (Team Honda Muscle Milk), James “Bubba” Stewart (Yoshimura Suzuki), Chad Reed e Ryan Dungey foram os classificados para o Main Event.
Resultados Heat 1.
Chad Reed |
1. Mike Alessi
2. Ryan Villopoto
3. Josh Grant
4. Justin Brayton
5. Ken Roczen
6. Wil Hahn
7. Broc Tickle
8. Ivan Tedesco
9. Chris Blose
Resultados Heat 2
1. Justin Barcia
2. James Stewart
3. Chad Reed
4. Ryan Dungey
5. Matt Moss
6. Weston Peick
7. Nick Scmidt
8. Vince Friese
9. Kyle Partridge
10. Kyle Chisholm
450 Semifinal 1.
Wil Hahn (GEICO Honda) conquistou a vitória. Weston Peick, Ivan Tedesco (Rockstar Energy Racing KTM), Josh Hill e Vince Friese garantiram vaga na final.
O veterano Ivan Tedesco de volta às pistas. |
Resultados:
1. Wil Hahn
2. Weston Peick
3. Ivan Tedesco
4. Josh Colina
5. Vince Friese
450 Semifinal 2.
Vitória de Ken Roczen (Red Bull KTM) seguido de Broc Tickle, Andrew Short, Matt Moss e Jimmy Albertson. Todos esses garantiram vaga no Main Event junto com os oito classificados nas Heats 1 e 2.
1. Ken Roczen
2. Broc Tickle
3. Andrew Short
4. Matt Moss
5. Jimmy Albertson
450 LCQ
Para fechar o gate do evento principal, Kyle Partridge, Matt Goerke, Jake Weimer (Monster Energy Kawaski) e Nick Schmidt foram os quatro classificados.
Resultados:
1. Kyle Partridge
2. Matt Goerke
3. Jake. Weimer
4. Nick. Schmidt
450 Main Event
Ryan Villopoto fez o holeshot trazendo em seguida Ken Roczen e Josh Grant. Roczen (Red Bull KTM) manteve a segunda posição, tentando acompanhar o ritmo de Villopoto para tentar uma possível ultrapassgem.
Ryan Villopoto |
Na quinta volta, Roczen já tinha perdido terreno para Villopoto e passando a ter a companhia do piloto da América Tires/ twotwo Motorsports Chad Reed. O veterano Reed parecia confortável a bordo de sua nova máquina da Kawasaki e provou tanto executando um ritmo semelhante ao de cima para dois pilotos.
Justamente quando parecia que Reed faria sua mudança para o segundo lugar, o a torcida explodiu, com a queda de Villopoto em uma curva no trecho de areia. O acidente deu a liderança para Roczen, mas havia muita corrida pela frente.
Ken Roczen |
James Stewart |
James Stewart (Yoshimura Suzuki) a pós uma má largada encontrou seu ritmo de prova e em questão de algumas voltas subiu o multi-campeão de Supercross passou do quinto para o segundo lugar, Roczen e Stewart começam um luta pela liderança faltando poucas voltas para o final da prova.
Disputa de Roczen e Stewart. |
Stewart tentou ultrapassar Roczen na sessão de costelas, mas o piloto da Suzuki, perdeu o controle de sua moto e foi arremessado para fora da pista com violência abandonando a prova.
Ken Roczen comemorando a sua 1ª vitória nas 450. |
Roczen vence a prova com seu companheiro de equipe Ryan Dungey em segundo e Chad Reed em terceiro.
Main Event:
Resultados:
1. Ken Roczen
2. Ryan Dungey
3. Chad Reed
4. Ryan Villopoto
5. Justin Barcia
6. Justin Brayton
7. Josh Grant
8. Broc Tickle
9. Andrew Short
10. Jake Weimer
11. Wil Hahn
12. Mike Alessi
13. Matt Moss
14. Nick Schmidt
15. Kyle Partridge
16. Weston Peick
17. James Stewart
18. Josh Colina
19. Jimmy Albertson
20. Vince Friese
21. Matt Goerke
22. Ivan Tedesco
Classificação do campeonato:
1. Ken Roczen 25pts
2. Ryan Dungey 22pts
3. Chad Reed 20pts
4. Ryan Villopoto 18pts
5. Justin Barcia 16pts
6. Justin Brayton 15pts
7. Josh Grant 14pts
8. Broc Tickle 13pts
9. Andrew Short 12pts
10. Jake Weimer 11pts
250 Supercross Class - Costa Oeste.
250 Heat 1
Malcolm Stewart (Troy Lee Designs / Lucas Oil / Honda), Zach Osborne, Cooper Webb e o piloto Monster Energy / Pro Circuit / 's Kawasaki - Darryn Durham foram os quatro primeiros a classificarem para o Main Event.
Resultados:
Malcolm Stewart |
1. Malcolm Stewart
2. Zach Osborne
3. Cooper Webb
4. Daryyn Durham
5. Jake Canadá
6. Austin Politelli
7. Shane McElrath
8. Dean Ferris
9. Scott Champion
10. Aaron Siminoe
Jason Anderson, Justin Hill (KTM Rockstar Energy Racing), Dean Wilson (Monster Energy / Pro Circuit / 's Kawasaki) e Cole Seely (Troy Lee Designs / Lucas Oil / 's Honda), foram os quatro pilotos classificados para o Main Event.
Resultados:
1. Jason Anderson
2. Justin Hill
3. Dean Wilson
4. Cole Seely
5. Zach Bell
6. Michael Leib
7. Jessy Nelson
8. Dakota Tedder
9. Preston Mull
10. Zach Freeberg
250 LCQ
Zach Freeburg (Strikt / Stalon Racing Yamaha), o francês Valentin Telliet, Cole Martinez e Topher Ingalls foram os classificados para o evento principal nas 250.
1. Zach Freeberg
2. Valentin Teillet
3. Cole Martinez
4. Topher Ingalls
Jason Anderson fez mais uma largada impecável e conquistou o holeshot na categoria 250 no principal evento da noite, mas o piloto da KTM Rockstar Energy Racing tinha companhia do rápido Cole Seely, Zach Osborne em terceiro e o estreante Dean Ferris em quarto.
Jason Anderson #17 e Cole Seely #21 |
Na início da quarta volta, os dois pilotos iniciaram uma grande batalha pela liderança, com Seely colocando de lado em um salto e assumindo a primeira posição em uma curva fechada para à direita após um limpo block pass. Na sequência Dean Wilson (Monster Energy/Pro Circuit/Kawasaki) em terceiro e Malcolm Stewart em quarto.
Anderson recuperou a compostura e perseguiu o piloto da Honda em um ritmo alucinante. Destaque pela bela disputa na 6ª posição entre Cooper Webb, Darryn Durham e Justin Hill.
Cooper Webb #37 e Justin Hill #35. |
Os tempos por volta dos dois pilotos ficaram dentro centésimos de segundos de um para o outro contrastando com estilos de pilotagem; Seely calculado e suave, Anderson agressivo e intenso.
Volta nº 8 - Dean Wilson e Zach Osborne travaram uma disputa ferrenha pela 3ª posição, após a sessão de costela em uma curva para esquerda Osborne vem por dentro e da um leve toque em Wilson assumindo a posição, mas logo após na curva que antecede o salto da chegada Wilson aplica um block pass e recupera a posição, mas o piloto da Geico Honda segue colado em Wilson, com Malcolm Stewart logo atrás.
Briga intensa pela 3ª posição, Wilson e Osborne trocam de posições várias vezes, melhor para Osborne.
|
Faltando 5 voltas para o final, os líderes começaram a encontrar tráfego pesado e liderança de Seely foi atrapalhada pelos pilotos mais lentos. Isso diminuiu a diferença entre os dois principais candidatos ligeiramente, mas Seely restabeleceu sua vantagem quando havia pista limpa à frente.
Duas voltas para o final e Malcolm Stewart cai logo após a curva que antecede a sessão de areia, devido ao piloto nº 565 Preston Mull, que estava caído em sua frente tendo de religar sua moto e perdendo sua quinta posição.
Na última volta, Anderson aumentou o ritmo e atacou Seely, que foi atrapalhado por três retardatários. O piloto KTM colocou sua moto por dentro e os dois se tocaram e Seely desequilibrou, mas tentou a ultrapassagem na última curva sem sucesso, melhor para Anderson que vence o Main Event.
Main Event:
Resultados:
1. Jason Anderson
2. Cole Seely
3. Zach Osborne
4. Dean Wilson
5. Cooper Webb
6. Justin Hill
7. Darryn Durham
8. Malcolm Stewart
9. Jessy Nelson
10. Austin Politelli
11. Michael Leib
12. Jake Canadá
13. Dakota Tedder
14. Dean Ferris
15. Zach Bell
16. Shane McElrath
17. Valentin Teillet
18. Zach Freeberg
19. Scott Champion
20. Topher Ingalls
21. Cole Martinez
22. Preston Mull
Classificação do campeonato:
Classificação do campeonato:
1. Jason Anderson 25pts
2. Cole Seely 22pts
3. Zach Osborne 20pts
4. Dean Wilson 18pts
5. Cooper Webb 16pts
6. Justin Colina 15pts
7. Darryn Durham 14pts
8. Malcolm Stewart 13pts
9. Jessy Nelson 12pts
10. Austin Politelli 11pts
Nenhum comentário:
Postar um comentário