Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Dakar encurta etapa das motos, Marc Coma brilha e abre grande vantagem.

TCM - 09/01/2014.
Postado por: Luciano Poeys - TCM.
Fonte: Webventure.

Por questões de segurança, organização diminuiu o trajeto de hoje e espanhol passa a liderar a classificação geral.

Marc Coma abre mais de 40 minutos no Rally Dakar. Foto: Gustavo Epifânio / Webventure  
Marc Coma abre mais de 40 minutos no Rally Dakar. Foto: Gustavo Epifânio / Webventure
A etapa de hoje era para ser uma das mais longas: 911 km e 527 km de especial. Mas ao completarem a primeira parte do percurso e chegarem ao trecho de ligação, os competidores das motos e quadriciclos foram informados que a prova deles acabaria ali e seguiriam em deslocamento até Tucuman. 


Na primeira especial com 100% de areia, o espanhol Marc Coma brilhou. Deixou os adversários comendo poeira e abriu 12min54 do segundo colocado, seu compatriota Jordi Viladoms. Em terceiro, o polonês Jakub Przygonski, a 22min45 de diferença para Coma. 

Com isso, o campeão da quinta especial pula para o primeiro lugar na classificação geral, desbancando outro espanhol, Joan Barreda. Coma não só alcançou a primeira colocação, mas colocou uma grande diferença entre eles, 41min10. Barreda terminou o dia na 17ª colocação. Em terceiro na geral, o chileno Francisco Lopez Contardo, que perdeu muito tempo na especial de hoje e terminou apenas com o 27ª melhor tempo. 

Na etapa de ontem, Contardo tinha pouco mais de três minutos de diferença para o primeiro colocado. Hoje, esse tempo passou para mais de 53 minutos. 

A quinta etapa também marcou o abandono do português Paulo Gonçalves. O piloto liderava o dia quando sua moto pegou fogo. 

Brasil. Único brasileiro nas motos após a saída de Jean Azevedo, Dario Julio vinha fazendo uma excelente prova nesta quinta etapa, figurando entre os 10 primeiros. Mas até a publicação desta notícia, ele não aparecia na classificação geral. 

Ignacio Casale lidera nos quadriciclos. Foto: Victor Eleuterio / Webventure  
Ignacio Casale lidera nos quadriciclos. Foto: Victor Eleuterio / Webventure
Quadris. - Mesmo com o abandono do campeão Marcos Patronelli, a prova dos quadriciclos continua dominada pelos sul-americanos. Hoje foi a vez do uruguaio Sergio Lafuente levar a melhor. 

Com 3h53min48, ele bateu o líder chileno Ignacio Casale e agora ocupa a segunda colocação. O polonês Rafal Sonik ficou em terceiro e segue na terceira colocação na classificação geral. 

Vídeo: Dakar.com
5ª Etapa: Chilecito-Tucumán.

Resultados Motos – 5ª etapa
1) Marc Coma (ESP) – 3h02min08
2) Jordi Viladoms (ESP) – 3h15min02
3) Jakub Przygonski (POL) – 3h24min53
4) Helder Rodrigues (PRT) – 3h28min01
5) Riaan Van Niekerk (ZAF) – 3h34min12
Classificação geral – Motos
1) Marc Coma (ESP) – a 18h45min11
2) Joan Barreda Bort (ESP) – a 41min10
3) Francisco Lopez Contardo (CHL) – a 53min41
4) Jordi Viladoms (ESP) – a 58min58
5) Alain Duclos (FRA) – a 1h02min13

Nenhum comentário:

Postar um comentário