Pesquisar este blog

TCM

domingo, 19 de janeiro de 2014

AMA SUPERCROSS - 3ª ETAPA - ANAHEIM 2.

TCM - 19/01/2014.
Por: Luciano Poeys - TCM.
Fotos: motocross.transworld

Fim de semana lotado de competições pelo mundo. Começamos com a final do Rally Dakar, a etapa do mundial de SuperEnduro em Belo Horizente e finalizamos com a 3ª etapa do AMA SX em Anaheim 2, válida também pela 3ª etapa das categoria 250 lado oeste, prova esta que comemorava o 40º aniversário do Campeonato Americano de Supercross.

Destaque para as motos e equipamentos dos pilotos no estilo retrô, a pista que foi uma réplica da abertura da temporada 2001 e presença de campeões do passado como, Jeremy McGrath (o maior campeão de todos os tempos)Bob HannahJean Michel BayleRick Johnson, o primeiro campeão americano de Supercross, Pierre Karsmakers e muitos nomes consagrados do esporte.

Categoria 250 SX.

Após 2 vitórias seguidas de Jason Anderson em cima de Cole Seely com ultrapassagens sempre na última volta, nesta etapa a reação do piloto Honda. Vamos aos resultados das classificatórias e Heat's.

250 Heat One.

Dean Wilson fez o holeshot, no início da primeira Heat 1 da noite, o seu companheiro no Team Monster Energy / Pro Circuit / Kawasaki Justin Hill ficou em segundo, à frente do piloto GEICO Honda Zach Osborne.

Dean Wilson
250 Heat One Resultados.
1. Dean Wilson (Kaw)
2. Justin Hill (Kaw)
3. Zach Osborne (Hon)
4. Jessy Nelson (Hon)
5. Michael Leib (Hon)
6. Dakota Tedder (Kaw)
7. Chris Plouffe (Hon)
8. Aaron Siminoe (Kaw)
9. Valentin Teillet (Kaw)
10. Brandon Scharer (Suz)
250 Heat Two.
Os rivais Cole Seely e Jason Anderson encontraram-se na Heat 2, e foi o líder do campeonato, Anderson, que assumiu a liderança na primeira curva. Seely Lucas Oil / Troy Lee Designs / Honda perdeu a segunda posição para Shane McElrath, mas Seely rapidamente retornou a posição. O piloto Yamalube / Racing Star / 's Yamaha Cooper Webb aparece em quarto em seguida passa McElrath a bordo de sua YZ250F.
Anderson e Seely.
250 Heat Two Resultados
1. Jason Anderson (KTM)

2. Cole Seely (Hon)
3. Cooper Webb (Yam)
4. Shane McElrath (Hon)
5. Dean Ferris (KTM)
6. Malcolm Stewart (Hon)
7. Austin Burns (Hon)
8. Cole Martinez (Kaw)
9. Scott Champion (Yam)
10. Preston Mull (Yam)

250 LCQ Resultados.

1. Chris Howell (Yam)

2. Joseph Dalzell (Kaw)
3. Chris Proscell (Hon)
4. Connor Elliott (Hon)

FINAL - CATEGORIA 250 SX.

Cole Seely faz o holeshot, trazendo Cooper Webb, Dean Wilson, Malcolm Stewart e o líder e vencedor das 2 primeiras etapas Jason Anderson em quinto. Antes de completar a primeira volta Justin Hill sofre uma queda.


Completada a primeira volta Anderson passa  Stewart assumindo a 4ª posição.

Seely imprime um ritmo forte abrindo vantagem para os demais competidores, a diferença para seu principal oponente Jason Anderson gira em torno de 6 segundos.

Volta nº 4 - Dean Wilson que vinha na 3ª posição, sofre uma forte queda e espalhas os blocos de marcação da pista, atrapalhando Malcolm Stewart e derrubando Zach Osborne.

Cole Seely e Cooper Webb.

Ordem de classificação após 5 voltas - Seely - Webb - J. Anderson - M. Stewart - Shane Mcelrath - Leib - Wilson - Nelson - Osborne e Justin Hill, são os 10 primeiros colocados na prova. Wilson passa Leib indo para a 6ª posição.

Volta nº 8 - Jason Anderson ataca Cooper Webb e logo após o salto de chegada ultrapassa o piloto da Yamaha em uma curva para esquerda, assumindo a 2ª posição. A vantagem de Seely para Anderson agora está em torno de 5,7 segundos restando 5 voltas para o final.

Cooper Webb

Ordem de classificação - Seely - J. Anderson - Webb  - M. Stewart - Shane Mcelrath - Hill - Wilson - Osborne -  Leib e Nelson são os Top 10.

J. Anderson
2 voltas para o final - liderança tranquila para Cole Seely e as 10 primeiras posições permanecem inalteradas.

Malcolm Stewart e Dean Ferris

Seely caminha para sua primeira vitória na temporada 2014, o piloto Lucas Oil/Troy Lee Designs/Honda largou na frente, liderou toda a prova e mesmo com a recuperação de Jason Anderson, vence o evento final.

Seely comemora a primeira vitória.

Após a corrida, foi anunciado que Anderson seria punido com a perca de duas posições por saltar em uma seção que estava sobre bandeira de atendimento médico. O piloto Rockstar Energy Racing KTM caiu da segunda para quarta posição na classificação final e em segundo no campeonato.

Vídeo: Main Event.

Main Event Resultados:


1. Cole Seely (Hon)
2. Cooper Webb (Yam)
3. Malcolm Stewart (Hon)
4. Jason Anderson (KTM)
5. Justin Hill (Kaw)
6. Shane McElrath (Hon)
7. Dean Wilson (Kaw)
8. Zach Osborne (Hon)
9. Michael Leib (Hon)
10. Jessy Nelson (Hon)
11. Dean Ferris (KTM)
12. Dakota Tedder (Kaw)
13. Cole Martinex (Kaw)
14. Chris Plouffe (Hon)
15. Valentine Teillet (Kaw)
16. Chris Howell (Yam)
17. Chris Proscelle (Hon)
18. Conner Elliott (Hon)
19. Scott Champion (Yam)
20. Aaron Burns (Hon)
21. Aaron Siminoe (Kaw)
22. Josephe Dalzell (Kaw)


Monster Energy Supercross 250 West Coast - Classificação do campeonato (após 3 de 9 rodadas).


1. Cole Seely (69pts/1 win)
2. Jason Anderson (68/2 wins)
3. Zach Osborne (53)
4. Cooper Webb (53)
5. Dean Wilson (50)
6. Malcolm Stewart (49)
7. Justin Hill (44)
8. Jessy Nelson (35)
9. Dean Ferris (31)
10. Shane McElrath (29)



CATEGORIA 450 SX.

450 Heat One.

Justin Brayton da JGR Yamaha  liderou a prova desde o início, com o campeão Ryan Villopoto no seu encalço. RV atacou e roubou a liderança no início da segunda volta. Brayton, no entanto, retomou a posição mais tarde. 

O piloto BTOSports / KTM Andrew Short fez uma corrida tranquila e terminou sozinho em terceiro, enquanto o piloto Red Bull KTM Ryan Dungey com uma tocada bem agressiva terminou em quarto. Depois de começar mal, RD forçou ultrapassagens em cima dos pilotos RCH Suzuki, Broc Tickle e Josh Hill conquistando a posição de transferência para a final.

Justin Brayton
450 Heat One Resultados.
1. Justin Brayton (Yam)

2. Ryan Villopoto (Kaw)
3. Andrew Short (KTM)
4. Ryan Dungey (KTM)
5. Josh Hill (Suz)
6. Matt Moss (Suz)
7. Vince Friese (Hon)
8. Lawson Bopping (Suz)
9. Mike Alessi (Suz)
10. Kyle Chisholm (Yam)

450 Heat Two.

James Stewart - Yoshimura Suzuki lidera a segunda Heat do dia, mas Josh Grant - JGR Yamaha  vinha em  segundo bem próximo e esperando para dar a sua equipe a sua segunda vitória nas Heat's da noite. Stewart no entanto, tinha outras idéias e definiu um ritmo incrivelmente rápido a bordo de sua Suzuki RM-Z450 e estabeleceu boa vantagem até o final.

Justin Barcia - Muscle Milk Honda passou Grant no início e parecia ter o segundo lugar assegurado mas Ken Roczen - Red Bull KTM, finalizou em segundo após disputa com Justin Barcia.

James Stewart
450 Heat Two - Resultados.
1. James Stewart (Suz)
2. Ken Roczen (KTM)
3. Justin Barcia (Hon)
4. Chad Reed (Kaw)
5. Wil Hahn (Hon)
6. Josh Grant (Yam)
7. Jake Weimer (Kaw)
8. Weston Peick (Suz)
9. Matt Goerke (KTM)
10. Ivan Tedesco (KTM)
450 Semi One/Two.
Vitórias de Matt Moss (Suz) e Josh Hill (Suz).
450 Semi One Resultados.
1. Matt Moss (Suz)

2. Josh Grant (Yam)
3. Weston Peick (Suz)
4. Nick Wey (Kaw)
5. Ivan Tedesco (KTM)

450 Semi Two Resultados.
1. Josh Hill (Suz)

2. Jake Weimer (Kaw)
3. Mike Alessi (Suz)
4. Wil Hahn (Hon)
5. Matt Goerke (KTM)

450 LCQ Resultados.
1. Jimmy Albertson (Hon)

2. Vince Friese (Hon)
3. Chris Blose (Hon)
4. Kyle Partridge (Hon)

FINAL - CATEGORIA 450 SX.

Dungey larga na frente, com Short, Wey, James Stewart e Ryan Villopoto logo atrás, logo na sessão de costelas Stewart passa  Short e Wey, trazendo junto Ryan Villopoto, Reed e Ken Roczen.

Largada 450 SX

O alemão Ken Roczen passa Reed e vai na perseguição ao líder do campeonato, Ryan Villopoto, na sessão de mesas, Roczen ataca e passa Villopoto. Reed vem logo atrás observando. Dungey consegue abrir uma pequena vantagem na liderança.

Ryan Dungey

Na quinta volta a classificação é a seguinte, Ryan Dungey - James Stewart - Ken Roczen - Ryan Villopoto - Chad Reed - Justin Brayton - Wey - Barcia - Peick e Hill, estes são os 10 primeiros classificados até o momento.

Na 7ª volta o líder Ryan Dungey cai, ele perde o controle de sua moto na última costela da sessão que antecede uma curva para direita, indo para o chão, com isto ele retorna na 6ª posição.

Stewart é o novo líder, Roczem em 2º, Villopoto em 3º, Reed em 4º Brayton em 5º.

Chegamos a metade da prova, os 3 primeiros pilotos estão bem próximos, Villopoto ataca Roczen e assume a 2ª posição. Reed começa a encostar nos líderes.

Disputa pela liderança da prova - #7 Stewart - 1# Villopoto - Roczen e Reed.

Faltando 7 voltas para o final, RV pressiona Stewart e na curva que antecede o salto de chegada Villopoto aplica um block pass em Stewart sem sucesso, o piloto da Suzuki segue na liderança, mas na curva seguinte, Villopoto, coloca por dentro e divide a curva com Stewart, os dois se tocam e Villopoto cai.

Stewart e Villopoto.

5 voltas para o final - os 3 primeiros colocados vão bem próximo, Reed passa Roczen assumindo a 2ª posição, mas o alemão segue colado em Reed, com isto começam aproximar-se do líder James Stewart.

Reed e Roczen 

3 voltas para o final - Reed pressiona Stewart e conquista a liderança da prova com uma ultrapassagem limpa em uma curva para direita, Roczen vem logo atrás. Reed abre aproximadamente 2 segundos de vantagem e segue firme na liderança.

James Stewart

Volta final - Reed vem olhando para trás controlando a prova e cruza a linha de chegada vencendo a etapa, Stewart em 2º, Roczen em 3º, Brayton em 4º, fim de prova difícil, para Villopoto e Dungey, na última curva Dungey força sobre Villopoto e os dois vão para o chão, RV levanta primeiro e termina em 5º, Dungey fecha em 6º.

Reed comemorando a vitória.

Reed comemora bastante a vitória, ele para sobe no muro agradece os torcedores e logo após agacha ao lado de sua Kawasaki parecendo agradecer  a excelente prova.

Com estes resultados a categoria tem novo líder que agora é Ken Roczen, 1 ponto somente de vantagem para Ryan Villopoto.

Vídeo - Main Event:

Main Event Resultados:


1. Chad Reed (Kaw) 
2. James Stewart (Suz) 
3. Ken Roczen (KTM) 
4. Justin Brayton (Yam) 
5. Ryan Villopoto (Kaw) 
6. Ryan Dungey (KTM) 
7. Weston Peick (Suz) 
8. Josh Hill (Suz) 
9. Andrew Short (KTM) 
10. Jake Weimer (Kaw) 
11. Justin Barcia (Hon) 
12. Wil Hahn (Hon) 
13. Ivan Tedesco (KTM) 
14. Josh Grant (Yam) 
15. Nick Wey (Kaw) 
16. Matt Goerke (KTM) 
17. Vince Friese (Hon) 
18. Mike Alessi (Suz) 
19. Matt Moss (Suz) 
20. Chris Blose (Hon) 
21. Kyle Partridge (Hon) 
22. Jimmy Albertson (Hon)


Monster Energy Supercross 450 - Classificação do Campeonato (após 3 de 17 rodadas):


1. Ken Roczen (60/1 vitória) 
2. Ryan Villopoto (59/1) 
3. Chad Reed (57/1) 
4. Ryan Dungey (57) 
5. Justin Brayton (55) 
6. James Stewart (44) 
7. Justin Barcia (42) 
8. Andrew Short (38) 
9. Wil Hahn (30) 
10. Broc Tickle (26)



Nenhum comentário:

Postar um comentário