Pesquisar este blog

TCM

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Linha Husaberg 2011: EVOLUÇÃO & REVOLUÇÃO.

TCM - 09/07/2010.



A Husaberg apresenta seus modelos para 2011. A linha de produtos existente foi refinada visualmente e tecnicamente e além disso, pela primeira vez em 22 anos de história da Husaberg, motos com motores 2 tempos foram incluídas em sua gama de modelos.

Seguindo a expansão da linha modelos 4 tempos do último ano, a qual continua sendo a principal área da Husaberg, a companhia focou para 2011 na melhoria dos componentes individualmente. O que mais chama a atenção é o uso de garfo com cartucho fechado nos modelos FE, garfos estes que já foram usados com grande sucesso e uma performance excelente nos modelos de cross-country FX-450 da linha 2010. Em conjunção com o quadro que foi reforçado na área do canote de direção e as mesas em alumínio usinado, que têm sido um item de série desde 2009, os modelos FE 2011 oferecem um nível nunca antes alcançado de qualidade de amortecimento e sensibilidade para a roda dianteira. É claro que as características da suspensão traseira PDS foram também adaptadas para agir em harmonia ao novo garfo, resultado que este novo pacote de suspensão com características orientadas ao uso esportivo oferece um aumento de estabilidade em altas velocidades, ao lado de uma grande reserva de capacidade de amortecimento.

Para fazer esta clara melhoria em qualidade nos modelos off-road 2011 externamente visível também, a aparência das motocicletas foi completamente revisada e a impressão visual agora é mais suave e tipicamente Husaberg.

Ambas a FX-450 e a Supermoto FS 570 se beneficiaram também do novo quadro reforçado que reduz significativamente a flexibilidade na área do canote de direção e, desta forma, possibilita melhor estabilidade em altas velocidades, mas também proporciona um funcionamento melhorado da suspensão dianteira. A Supermoto FS 570, no ano passado foi responsável por fazer com que o revolucionário novo motor e concepção ciclística da Husaberg também fosse acessível aos amantes do asfalto pela primeira vez, foi, adicionalmente, equipada com um novo disco de freio dianteiro da BRAKING que presenteia a moto com ainda mais performance em frenagem.

Como a Husaberg sempre se manteve direcionada para a inovação tecnológica, construção em baixo peso e maneabilidade sensacional, aparenta ser lógico estender o sucesso dos modelos de 4 tempos à tecnologia de 2 tempos também. Como resultado, a Husaberg está oferecendo dois novos modelos – TE 250 e T 300 – para a linha 2011, ambas motorizadas por motores de alta performance e estado da arte em tecnologia 2 tempos. A Husaberg, conseqüentemente, também abriu uma alternativa para aqueles que particularmente apreciam a já bem conhecidas características de motos 2 tempos, como a leveza, soberba dirigibilidade, uma apimentada entrega de potência,, simplicidade de concepção mecânica e, por final e não menos importante, o menor valor de aquisição e baixo custo de manutenção.


O coração destes dos modelos TE é um compacto e extra-leve motor de 2 tempos com uma capacidade volumétrica de 249cc ou 293,2cc respectivamente. Estes motores são equipados com a mais refinada tecnologia, como válvulas de exaustão e ignição ajustável (com botão seletor de mapeamento, fornecido de série, no guidão), a qual propicia a oportunidade de adaptar as características do motor precisamente às necessidades do piloto e do terreno. A transmissão em seis marchas é também projetada para um uso real em enduro. E não se esqueça da suave embreagem hidráulica Brembo e do pequeno e leve sistema de partida elétrica, o qual é inestimável quando o piloto se encontra cansado ou em condições difíceis de acionar um pedal de partida.

Assim como as motos de Enduro 4 tempos da Husaberg, os modelos TE são equipados com os mais recentes garfos invertidos da WP, trazendo também a tecnologia de cartucho fechado. Com a unidade interna de amortecimento selada, este garfo garante uma sensibilidade única aliada a eficiente e constante característica de amortecimento através de todo o curso da suspensão. A suspensão traseira PDS foi calibrada de uma tal maneira que suas características satisfaçam completamente todos requisitos no duríssimo uso de um Enduro. Um conforto maior ou um melhor amortecimento é quase impossível. E aqueles que querem ainda refinar ainda mais o ajuste de sua suspensão, têm a opção de ajustar o retorno e a compressão dela com o uso dos tradicionais clicks. Além disto, o sistema PDS oferece ajuste separado para Compressão para alta e baixas velocidades de amortecimento.


Os novos modelos 2 tempos também trazem outros componentes top de linha, como proteções em alumínio usinado, mesas usinadas com anodização preta, rodas DID de alta resistência com cubos usinados em CNC, a última palavra em componentes BREMBO para o sistema de freio, e guidão fat bar em alumínio de alta qualidade. Um reforçado suporte em plástico injetado é responsável por prender perfeitamente a ponteira de escape ao subquadro de alumínio.

Um claro benefício aos pilotos é propiciado pelo tanque de combustível de 11 litros que permite longas seções de pilotagem off-road ou maiores intervalos para reabastecimento entre pit-stops em provas de cross-country e enduro. Somado a sua capacidade, o tanque em polietileno oferece uma ótima ergonomia para o Enduro.

As novas motos Husaberg de 2 tempos tem sua nomenclatura de acordo com o padrão Husaberg (FE = Four-stroke Enduro, TE = Two-stroke Enduro), e também recebem o renovado visual dos outros modelos off-road da Husaberg, tornando-as fácil de identificar mesmo a distância.

Os novos modelos da Husaberg estarão disponíveis nas concessionárias autorizadas a partir do meio de julho. Nota do colunista: Infelizmente não foi desta vez que veio a injeção direta, quem sabe vem num futuro próximo. As motos dois tempos são bem parecidas com os já conhecidos modelos da KTM (com partida elétrica inclusive), porém com componentes mais “top” lembrando aquelas edições “factory” que de vez em quando pintam no mercado.

Um grande abraço a todos, Gustavo Starling “mineiro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário