Pesquisar este blog

TCM

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Com novidades, Brasileiro de Enduro FIM promete nível alto em 2010.

TCM - 28/01/2010.

(CBM, 27/01)
- Com o calendário definido desde outubro do ano passado, o Campeonato Brasileiro de Enduro FIM de 2010 promete ser um dos melhores dos últimos anos. Entre as novidades, uma etapa no nordeste; o retorno confirmado do mineiro Felipe Zanol; a divisão da categoria E3; e a final, novamente em Patrocínio/MG, sendo disputada em três dias, em uma espécie de “Mini ISDE”.
– O Enduro FIM foi a primeira modalidade a definir seu calendário. Logo após a última etapa no ano passado, fizemos uma reunião técnica entre os pilotos e a diretoria da CBM, definindo regulamento, datas e as cidades que receberiam as provas – disse Assis Aquino, diretor de Enduro FIM e vice-presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo.
O campeonato terá 13 etapas, divididas por cinco estados brasileiros. A temporada começa no dia 6 de março, em Farroupilha/RS, passando também por Santa Catarina, Paraná, Natal/RN, e, finalmente, Patrocínio/MG, fechando o ano, em outubro, com três etapas.
– Vivemos em um país continental. Trouxemos uma etapa para o nordeste, pois apesar de ser uma das modalidades mais praticadas por aqui, ainda faltava um intercâmbio. Antigamente o Campeonato Brasileiro era disputado apenas no Sul do país, mas a CBM não é formada por apenas três ou quatro federações. Existem outras, e agora implantamos uma nova filosofia, na qual o piloto que disputa o Brasileiro vai mostrar sua capacidade correndo em todos os terrenos: dunas, pedras, trilhas, etc. O custo é mais alto? Sim, mas pelo menos vai ser verdadeiramente um Campeonato Brasileiro. Um campeonato técnico, e que não é fácil de fazer – ressaltou Assis.
Nielsen Bueno - Foto de divulgação/Equipe Suzuki
O campeão Nielsen Bueno é um dos maiores nomes do Enduro no Brasil - Foto Divulgação/Equipe Suzuki
O dirigente falou também sobre o nível do esporte no Brasil e sobre o retorno do mineiro Felipe Zanol, bicampeão português, e que irá disputar as provas do Brasileiro em 2010.
– O Enduro FIM no Brasil vem em uma crescente no que se refere à qualidade dos pilotos. Hoje temos o Zanol com grande desempenho no Mundial, e esse ano, para nossa felicidade e do esporte, ele vai disputar o Campeonato Brasileiro. Mas além dele, temos o Nielsen Bueno, o Felipe Limonta, e diversos outros pilotos com grande técnica e capacidade no esporte – afirmou Assis Aquino.
Uma das modificações no regulamento para 2010 será a divisão da categoria E3 em E3a (Over35) e E3b (Over45).
– Isso foi uma solicitação dos pilotos. Vamos avaliar o resultado ao longo do ano para saber se a mudança foi válida – disse.
Equipe brasileira no Six Days vira meta
Evento máximo do Enduro padrão FIM, o ISDE – International Six Days Enduro será disputado este ano no México, e, no que depender da vontade do dirigente, o Brasil pode voltar a ter uma equipe participando da competição.
– A grande final do Brasileiro será em Patrocínio/MG. Vai ser um “Mini-Six Days”, com três etapas. Isso vai manter a disputa pelo título até a última etapa. Com certeza nenhuma categoria vai chegar definida à final – afirmou Assis Aquino. – O Six Days é competição mais importante do Enduro. Não posso afirmar que teremos, mas vou fazer todo o possível para que o Brasil volte a ter uma equipe participando da prova. Assim como o Motocross das Nações é importante, o Six Days é uma competição da qual o Brasil não pode ficar fora – encerrou o dirigente.
Confira o calendário do Brasileiro de Enduro FIM 2010:
1ª e 2ª etapas – Farroupilha/RS – 06 e 07/03
3ª e 4ª etapas – Santa Catarina – 27 e 28/03
5ª e 6ª etapas – Natal/RN – 01 e 02/05
7ª e 8ª etapas – Santa Catarina – 17 e 18/07
9ª e 10ª etapas – Paraná – 04 e 05/09
11ª, 12ª e 13ª etapas – Patrocínio/MG – 08, 09 e 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário